Seguidores

quarta-feira, 13 de julho de 2016

ANTÔNIO CONSELHEIRO, AS LUTAS DO POVO SERTANEJO E A CULTURA REGIONAL NA VISÃO CORDELISTA DO MENESTREL DE MONTE SANTO

Por José Romero Araújo Cardoso
Foto:

Antônio Vicente Mendes Maciel, cearense de Quixeramobim, cuja marca indelével, impressa na História das lutas do povo brasileiro de forma positiva e concisa, permanece viva nas mentes lúcidas daqueles que buscam elucidar o sentido das repetidas negações das versões oficiais, efetivadas ao longo de um processo de construção histórica que beneficia donos do poder e que reproduzem a própria essência da manutenção do status quo em nossa sociedade.
          
Adjetivos pecaminosos foram lançados contra àquele homem que desafiou as estruturas de poder em um sertão sem lei e cheio de reis do final do conturbado século XIX, cuja histeria em torno do que abalaria a república tornou-se condição sine qua non para a própria efetivação da perversidade levada avante pelos militares e corroborados por civis, como Prudente de Morais.
          
Monte Santo, localizado em pleno sertão adusto do Estado da Bahia, território histórico em sua expressão absoluta, palco de inúmeros fatos verificados quando da campanha de Canudos, tem todo direito de se orgulhar de dileto filho de nome José Gonçalves, pois a lucidez do grande pesquisador da história sertaneja vislumbra de forma impecável e aconselhável a importância histórico-social de Antônio Vicente Mendes Maciel enquanto condutor de massas e veículo de contestação à contundente ordem estabelecida a partir dos interesses que nortearam todo processo de ocupação territorial da hinterlandia, cujo reflexo no que ficou estabelecido na zona litorânea perpassa a essência das desigualdades que tiveram em Canudos, entre outros movimentos sociais, resultado da contestação a um sistema desumano que no presente responde diretamente pela perpetuação de mazelas fragorosas.
          
Conselheiro tornou-se sinônimo de luta por melhores dias para gente sofrida que buscou Belo Monte a fim de desfrutar de melhor existência. Para os detentores de privilégios indescritíveis, o beato nordestino representava sérias ameaças que precisavam ser removidas a ferro e fogo.
          
O ódio devotado à notável experiência de sociedade alternativa construída com afinco, fé e determinação nos carrascais perdidos ao longo das elevações do Cocorobó, cristalizado por aqueles que se arvoraram em donos da situação desde os primeiros momentos da colonização brasileira traduziu, em essência, a intolerância que a própria elite dirigente destina aos insurgentes que buscam caminhos diferenciados, livres da exploração desmedida que vem gerando infortúnios desagradabilíssimos para a maioria da população brasileira.
          
A decisão de não deixar pedra sobre pedra, esmagando Canudos, sintetiza claramente como vem sendo efetivado todo pacto social que pudesse beneficiar parcela historicamente excluída do processo coletivo de construção social no Brasil.
          
Coroando com invulgar perfeição a proposta literária, temas diversos são inseridos na presente e oportuna obra, a exemplo de fábulas indígenas que fazem parte do nosso folclore, enriquecendo-o significativamente, não esquecendo a influência exercida no autor pela extraordinária produção científico-cultural legada por Euclides da Cunha e pelo movimento armorial encabeçado por Ariano Suassuna.
          
Escrito de forma brilhante, em linguagem simples e direta, primando pela ênfase à autentica literatura nordestina – o cordel – Antônio Conselheiro, Canudos e outros temas vem contribuir de forma brilhante para o engrandecimento da cultura regional.

José Romero Araújo Cardoso. Geógrafo. Escritor. Professor-Adjunto IV do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Especialista em Geografia e Gestão Territorial e em Organização de Arquivos. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Sócio da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC) e do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP).

Enviado pelo autor.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário