Seguidores

sábado, 2 de julho de 2016

JACOB FRANTZ: UM GAÚCHO QUE FOI PREFEITO DE POMBAL

Por Jerdivan Nóbrega de Araujo

Jacob Franzt Foi prefeito de Pombal, nomeado por Ruy Carneiro, quando e este foi interventor da Paraíba. Era comerciante em sua terra no Rio Grande do Sul, e tinha 24 anos de idade quando soube que o Presidente da Paraíba João Pessoa, estava convocando voluntários para que quisesse lutar em Princesa em defesa da hegemonia admirativa do Estado, ameaçada pelo coronel José Pereira, que em 1930, proclamou a independia de Princesa Isabel, separando àquela cidade do território brasileiro.

Legenda da foto: - GRUPO ESCOLAR JOÃO DA MATTA - FORMATURA DO 5º ANO PRIMARIA - 1944 - Professor: Newton Seixas. - Por trás - Esq/Dir. - 1 - Elionor. 2 - Cotir. 3 - Maria Helena. 4 - Elisa Abrantes. 5 - Lia Tavares de Araujo (Mãe do professor Universitário e escritor José Romero de Araújo Cardoso). 6 - Dulce de Severino Rosa. 7 - Osa Rodrigues. - Em frente, Esq/Dir. 8 - Pedrinho Pinheiro (Irmão de Anjinho). 9 - Conceição (Irmã de Padre Vicente de Freitas). 10 - Major Jacob Franzt (Prefeito). 11 - Clezilte Nóbrega. 12 - Airton Bezerra. - Arquivo: Verneck Abrantes.

Jacob chegou à Paraíba no dia 28 de abril de 1930, se hospedando no Hotel Globo, por conta própria para se apresentar ao governo como voluntário no dia seguinte diretamente no gabinete do Presidente que mandou-lhe dizer que o Estado não pagaria, pelo menos por enquanto, a Comissão. Naquela época os cargos na Policia de sargento e até Oficial eram comissionados. Jacob fez ver que estava ali por idealismo e não fazia questão de cargo. Foi aceito e naquela mesma noite já se apresentou no Estado Maior da Policia Militar da Paraíba.

No dia 29 de abril, dois dias depois de chegar a Paraíba, já viajou como soldado raso, comandado pelo Coronel Sobreira a bordo de um Ford 29 para Teixeira, antes passaram em Esperança, Campina Grande e Taperoá. No dia 30 de abril foram de Teixeira até Tavares. Este já era território do controle do Coronel Zé Pereira.

Na mesma semana, por ser reservista do Exercito Jacob foi incluído no Batalhão como 3° sargento e dois dias depois 2° sargento. Já como comandante de tropa Jacob percorreu, em combate, por todas as áreas de ocupação do Coronel Zé Pereira, com a incumbência de entrar em Princesa.

Depois de enfrentar várias batalhas nos sertões da Paraíba Jacob Frantz chegou a penetrar com seu contingente até o vizinho estado de Pernambuco e depois Bahia. 

Em Pernambuco foi nomeado Prefeito Provisório de Pilão Arcado por alguns dias. Voltando a Paraíba, que estava decidido a pedir baixa da policia e voltar ao Rio Grande do Sul, foi convencido por Antenor Navarro, então interventor da Paraíba, a assumir a Prefeitura de São João do Rio do Peixe, tomando posse no dia 22 de dezembro de 1930 e administrou até setembro de 1931, quando foi chamando de volta a capital por Antenor Navarro.

Com a morte de Antenor Navarro, em 1932 em desastre de Avião, na Bahia, assume o governo Gratuliano da Costa Brito que nomeia o gaúcho como Ajudante de Ordem, cargo que exerceu também no governo Argemiro de Figueiredo. Frantz voltou a ser prefeito de São João do Rio do Peixe, em 1934 quando o município já se chamava Antenor Navarro.

Algum tempo depois Gratuliano Brito o convidou para dirigir os serviços Elétricos da capital. Em 1935 foi nomeado prefeito de São Jose de Piranhas, isso no governo de Argemiro Figueiredo. Foi prefeito de Pombal, nomeado por Ruy Carneiro, quando e este foi interventor da Paraíba. Na década de 60 foi prefeito de Antenor Navarro, desta feita eleito. Foi ainda deputado estadual durante doze anos a partir de 1947 e depois Deputado Federal, Secretário da Agricultura, Sec. de Interior e Justiça e candidato a vice-governador.

Na Polícia Militar Jacob chegou a Coronel, embora fosse conhecido apenas como Major.

Jacob Frantz, o Gaúcho que foi Prefeito de Pombal, morreu na década de 1980.


Jerdivan Nóbrega de Araújo. Advogado. Escritor. Poeta. Funcionário da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Natural de Pombal/PB. Sobrinho legítimo de Lia Tavares de Araújo )(In memoriam) (Maria de Lourdes Tavares de Araújo, solteira, quando casada com o primo em segundo grau Severino Cruz Cardoso passou a se chamar Maria de Lourdes de Araújo Cardoso).

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário