Seguidores

segunda-feira, 25 de julho de 2016

SEVERINO DE SOUSA SILVA – BIRÓ DE BERADEIRO

Por Jerdivan Nobrega de Araújo

Severino de Sousa Silva,o “Biró de Beradeiro”,nasceu em 15 de novembro de l923, no sítio Jurema, município de Pombal, para onde veio em l953. Era casado com D. Maria de Almeida da Silva, pai de quatro filhos: Severino de Sousa Silva Filho. Francisco Sales Almeida Silva, Cláudio de Sousa Silva e José Araújo Filho.


Oriundo de uma numerosa família composta de oito irmãos e tendo como pais, Maria Próspera de Araújo e João Correia da Silva. Biró não carrega o sobrenome da família porque resolveu depois de adulto homenagear seu bisavô. Aos 18 anos foi ao cartório,conseguindo modificar o nome que era Severino Correia de Sousa para o que respondeu pelos resto da sua vida.

Em 1953, inicia-se na carreira de repentista e animador das campanhas políticas em Pombal, sendo interrompida em 1964, quando Biró migra com a família para Brasília, só retornando em 1969, ocasião em que se estabelece no comércio local com um restaurante, que funcionou por muito tempo na esquina leste do Mercado Público. Lembro-me dele, numa velha cadeira de balançar, soltando pilhérias e rindo de quem passava nas imediações, ou fazendo poesias para o deleito dosque ali frequentavam.


Como bem lembrou Wertevan, Biró era um homem do seu tempo e deve ser entendido dentro do contexto em que foi protagonista, atuando como agente transformador de opiniões populares, fruto de uma elaboração coletiva criada nas lutas políticas, engendradas pelas oligarquias locais...

Fez inúmeras campanhas políticas em Pombal.Com aptidão para a rima do tipo literatura de cordel, criou jargões, inventou tipos e caricaturas, compôs versos rimados, fez dezenas de paródias, que são imitações burlescas de outras composições. A cada eleição, Biró, leal ao estilo do cordel, fazia suas composições para animar a plateia e eleitores do seu partido e assim, muitas vezes, enfureceu seus adversários, mas que, ao passar do tempo se fez amigo daqueles com quem manteve contendas no calor das campanhas eleitorais. 

Sua primeira participação em campanhas foi em 1955 quando Dr. Avelino foi candidato a Prefeito contra Elry Medeiros, mas, as paródias só vieram a partir de 1963 desta feita era candidato Dr. Avelino contra Paulo Pereira Vieira.

Duas das mais lembradas são estas de 1963:


AVELINO VEM AÍ: (Paródia do frevo Gagárim)

Avelino é candidato de conceito.
Com Nelito vão marchar para a vitória.
O povo já lhes consideram eleitos.
Vai ser o nosso Prefeito
Que vai ficar na história

Pombal agora
Vai dar um passo à frente.
Duas figuras decentes.
Vão governar sem demora.
É Avelino e Nelito que o povo quer.
Vai ser nosso Prefeito
Em Pombal se Deus quiser


VAMOS PRA VITÓRIA (Na música Morena)

Para Pombal tomar jeito 
Eu vou, eu vou votar..
Em Avelino pra Prefeito 
Eu vou , eu vou votar. 
Eu vou, eu vou votar.
Junto a Nelito.
Vai se eleger.
Trabalhar pra nossa terra
Vou mostrar que vão fazer


O BOLINHA (Frevo)

Esse bolinha é parada 
É bem bolado, é genial.
Vai ser prefeito da cidade.
Vai governar esse meu Pombal.
Vai vaivaivaivaivai.

Vai vaivaivaivai.
Vai governar esse meu Pombal.
Vai vaivaivai.
Vai vaivaivaivai.
Vai governar esse meu Pombal.


Biró foi eleito vereador por duas vezes( 1973 a 1982). A primeira com um mandato de quatro anos e a segunda, de seis anos. Em l976, os mandatos de vereadores e Prefeitos foram prorrogados por mais dois anos, por isso na segunda legislatura, esse mandato de seis anos. Entre 1982 e 1988 foi vice prefeito de Pombal na chapa encabeçada por Levi Olinto.

Já no final da sua vida foi definitivamente eternizado pelo escritor e historiador pombalense Wertevan Fernandes que publicou o Livro “ A vida de Biró”, com duas edições editadas.

Biró faleceu no dia 08 de setembro de 2009 aos 80 anos de idade, três dias depois da Câmara Municipal de Pombal ter-lhe prestado homenagens por sua contribuição a história da cidade.

*Fonte: o livro a “ A vida de Biró” do Professor Wertevan Fernandes

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário