Seguidores

sexta-feira, 6 de maio de 2011

REVENDO COMENTÁRIOS

Por: José Mendes Pereira

             Revendo alguns textos anteriores, escritos por essa legião de escritores sobre o tema "cangaço",  existem vários comentários que devem ser publicados novamente em nossos blogs, levando em conta admiráveis conhecimentos que têm esses comentaristas.
            Alguns escrevem com tanta segurança que quem os lê, fica abismado com as suas palavras.
            Hoje trago um comentário de C. Eduardo, postado no dia 14 de Janeiro de 2011, no blog "Cariri Cangaço", sobre o texto do escritor:

Aderbal Nogueira


Aderbal, Severo e Sérgio

"Bomba! Ademar Albuquerque ou Benjamim Abraão?".

COMENTÁRIO - Por C. Eduardo

    Essa matéria colocada pela dupla Severo/Aderbal, a versão moderna de ABA/Benjamim, parece que conduziu a um consenso de que tudo ia muito bem até o Sr. Nirez mencionar a possibilidade do Padre Cícero ter participado da negociação para a filmagem. 


Pesquisador e memorialista Nirez

  Entre os que colocaram suas opiniões sobre o assunto, todos consideram pouco provável essa hipótese. Tanto pelo fato do Padre ter falecido dois anos antes do registro das imagens, quanto pela informação dos que estudam a biografia do Padim e asseguram que o Santo do Nordeste não mantinha contato frequente com o Rei do Cangaço.


Padre Cícero, Lampião

Durante palestra sobre a passagem de Lampião em Juazeiro, no Cariri Cangaço versão 2009, Dr. Napoleão Tavares Neves, afirmou com total segurança que o Padre recebeu contrariado a visita do cangaceiro, tendo nessa ocasião dito: “Já dizem de mim o que dizem, imagine agora com esse homem aqui.”


Doutor Napoleão Tavares

   Fica portanto difícil aceitar que o Padre Cícero tivesse qualquer participação no convencimento do cangaceiro em permitir as imagens. Isso, porém não anula a possibilidade de que tenha sido o Sr. Ademar Albuquerque quem tenha pensado em produzir a fita e convocado Abraão para operar o equipamento.


Ademar Albuquerque

     A curiosidade é saber como chegaram até Virgulino. Quem teria colaborado para localizar o cangaceiro e convencê-lo a aceitar o registro? Como acreditamos que não foi o Padre, quem seria a pessoa próxima ao Capitão que agenciou o processo?


Benjamim Abraão

    Será que a morte do Libanês foi mesmo um caso passional, ou poderia ter sido encomendada para apagar o registro do envolvimento de mais gente na produção da filmagem?
   Nesse momento já partiam do Palácio do Catete instruções para apertar o cerco aos cangaceiros, a ordem de confisco da fita de ABA/Abraão, é a prova documental dessa campanha. Os grandes coiteiros deveriam estar incomodados.

Macaco velho não mete a mão em cumbuca

Por: José Mendes Pereira


Bom para professores e alunos

              Enfiar a mão em cumbuca, ou meter a mão em cumbucaé expor-se a um risco sem nenhum resultado prático, e antes com prejuízo certo.      
            A expressão vem  de uma armadilha para apanhar macacos, que consiste em introduzir uma espiga de milho verde, numa cumbuca feita de cabaça seca, em cuja abertura só pode passar em sentido vertical.
           A cumbuca é amarrada numa árvore frequentada por macacos. Quando um destes mete a mão na cumbuca e segura a espiga, fica preso. Como não raciocina, de forma alguma ele  solta a espiga, querendo tirá-la junto com  a mão e fugir.
           Vem daí o provérbio: macaco velho não mete a mão em combuca, ou seja, quem tem experiência na vida não comete imprudências.


Osama bin Laden, líder da rede terrorista Al Qaeda, em foto de data desconhecida

          
           Foi o caso do terrorista Bin Laden. Tão experiente, tão observador, cuidadoso com a sua rede de terrorista, mas com todos esses adjetivos, sabendo que os Estados Unidos estavam o procurando, findou indo morar em plena via pública do Paquistão, exposto a tudo e a todos.
          O líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, foi morto com um tiro disparado por militares da Marinha dos Estados Unidos que invadiram de helicóptero, sua mansão de alta segurança em Abbottabad, a cerca de 50 km da capital paquistanesa.
          A operação durou apenas 40 minutos e nesse combate, deixou um dos filhos do terrorista, uma mulher e dois homens mortos. Nenhum militar americano ficou ferido.
          Bin Laden foi o mais afamado terrorista, mas não foi o último, e sem dúvida, deixou uma porção de filhotes espalhados por todo globo terrestre.
         Mas assim como Osama Bin Laden, muitos chefes de terroristas perderão a sua vida, perseguidos por diversos países que tentam acabar de uma vez por toda redes de "terroristas".
         Finalmente, o afamado terrorista,  o homem mais poderoso do mundo, deixou de arquitetar as suas maldades contra seres humanos. Está morto.
          Após a sua captura, empacotaram-no e o jogaram dentro do rio.

Se eu fosse você eu não olhava

AS IMAGENS SÃO FORTÍSSIMAS
















Fonte: Blog: Insônia

Chico Anysio - Comediante


Com a mulher Malga, humorista , Chico Anysio, recorda os 20 dias de internação.



            Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho cearense da gema. Nasceu em Maranguape,  no dia  12 de Abril de 1931. Aos sete anos de idade, foi para o Rio de Janeiro em companhia da mãe  e três irmãos. O pai não viajou, já que era construtor de estradas de rodagem.  Nesse período em que viajaram para o Rio, o seu irmão mais velho  já morava, preparando-se  para o vestibular. E lá, a família ficou  morando numa pensão, no bairro do Catete. Chico Anysio fazia faculdade de advocacia, mas desistiu, o seu desejo era ser comediante, e a necessidade de trabalhar mudaram o rumo de sua vida.
           Na juventude já fazia  imitações de personalidades e preparou um número com 32 vozes, enfrentando concurso em programas de calouros,  em rádios, que geralmente eram no Rio e na grande São Paulo, como Papel carbono, de Renato Murce, e a Hora do pato, apresentado por Jorge Cury, ambos da Rádio Nacional. Como havia ganho alguns, não foi mais aceito para participar dos diversos concursos. Os que marcaram o início de sua carreira, foram: O de locutor e outro de radioator, ambos feitos na Rádio Guanabara. Nesse período ele estava com 17 anos de idade. 
          Após 15 dias de trabalho, na Rádio Guanabara, virou locutor nas madrugadas, ator de radionovela, comentarista esportivo, apoiado  por Raul Longras, e autor de três programas. De galã de novela passou para a linha de shows, ao lado de humoristas como Grande Otelo, Antônio Carlos e Nádia Maria. Em 1949, Chico Anysio foi convidado para trabalhar na Rádio Mayrink Veiga, onde escrevia 13 programas por semana.
          Já com 19 anos de idade, foi contratado  pela Rádio Clube de Pernambuco, em Recife, mas o seu desejo era o Rio de Janeiro, e um ano depois retornou  ao Rio.
            Em 1952, retornou à Mayrink Veiga, como autor e diretor de vários programas, A rainha canta, com Ângela Maria; Rio de Janeiro a Janeiro; Buraco de fechadura; Vai levando, mas ao mesmo tempo atuava  em programas de Haroldo Barbosa, Antônio Maria e Sérgio Porto...
            Chico Anysio foi o criador da  Escolinha do professor Raimundo, inicialmente composta por três alunos: Afrânio Rodrigues (o que sabia tudo), João Fernandes (o que não sabia nada) e Zé Trindade (o que embromava o professor). 
            Chico Anysio empregou-se na TV Globo em 1969, e em 1970 estreou o humorístico mensal Chico Anysio especial, gravado apenas em externas. No ano seguinte lançou Linguinha x Mr. Yes, seriado infanto-juvenil apresentado entre o telejornal e a novela das oito. Em 1972, estreou Chico em quadrinhos. Já nessa época, começou a lançar discos com músicas utilizadas ou inspiradas por seus programas e personagens, além de continuar atuando no teatro, uma constante ao longo da sua vida.
             Posteriormente, em 1973,  criou o programa Chico city, O programa  contava com a participação de outros comediantes, como Agildo Ribeiro e Luiz Carlos Miele, mais um enorme elenco de atores.
Alguns desses personagens já eram famosos, como o ator canastrão Alberto Roberto, o professor Raimundo, o pão-duro Gastão Franco, o coronel Pantaleão, o pai-de-santo Véio Zuza, o velhinho ranzinza Popó, o alcoólatra Tavares e sua mulher Biscoito (Zezé Macedo..., mais a Salomé,  com linha direta com o presidente da República João Batista Figueiredo, fazia críticas ao governo. Um que fez muitos sucesso foi o Bozó, que enganava as mulheres dizendo ser funcionário da Globo. Em seguida veio Chico total (1981), que  no ano seguinte, foi substituído por Chico Anysio show,  ficando no ar até 1990. 
              Em 1990, apresentou novamente ao brasileiro a Escolinha do professor Raimundo,  como um quadro do humorístico, em 1987, com personagens novos como a D. Cacilda, interpretada por Cláudia Gimenez; o mineiro Barbacena, personagem de Antônio Carlos; e D. Bela, vivida por Zezé Macedo.
              A  Escolinha durou até o ano de  1995, voltando em 1999 como um quadro do humorístico Zorra total. O  elenco era formado por: Lúcio Mauro, Rogério Cardoso, Antônio Pedro, Benvindo Sequeira, David Pinheiro, Tom Cavalcante, Pedro Bismarck, Brandão Filho, Eliezer Mota, Lug de Paula, Nádia Maria, Rony Cócegas, Walter D'Ávila, Zilda Cardoso, Tim Rescala, Emiliano Queiróz, Colé, entre  outros artistas.
              Em 1994, o programa recebeu o Diploma de Honra ao Mérito no Festival Internacional de Filme e TV de Nova York. Esta era a segunda vez que o Festival premiava Chico Anysio, e recebera a Medalha de Ouro na categoria Humor em 1991. 
              O casamento de Chico Anysio com a Globo só a fez crescer. Bom ator, bom comediante, admirado no Brasil e no mundo como um dos maiores humorista do mundo.
              Chico Anysio casou-se várias vezes, e um casamento que muito foi badalado, foi com Zélia Cardoso, ministra no governo de Fernando Collor de Melo.
              Chico Anysio é como diz o capitão Alfredo Bonessi, é um acervo vivo do Brasil.

Fonte de pesquisa: EPTV.com - notícias
                                                                 Globo.com-G1

SUSTO! Frederico Pernambucano de Mello sofre enfarto

 

O blog: "LAMPIÃO ACESO", do amigo Kiko Monteiro, publicou a seguinte informação:


           O escritor Frederico Pernambucano de Mello, faria ontem (Quinta Feira,05) a abertura da exposição "Maria Bonita em Nós" na cidade de Paulo Afonso, BA. Porém na terça feira ele sofreu um enfarte e foi submetido a uma cirugia e nesses próximos dias passa por mais uma intervenção cirúrgica. Esteve na UTI, mas já se encontra em apartamento.
 
           Fica aqui nossa oração e o desejo de uma breve recuperação, e de muita saúde ao grande vaqueiro da história do cangaço. 
Informou : JOÃO DE SOUSA LIMA

Frederico Pernambucano de Melo

O blog: "CARIRI CANGAÇO", do amigo Manoel Severo, publicou a seguinte informação:

Frederico Pernambucano de Melo
 
Palavras do amigo Severo
 
           Recebemos a informação, através do amigo João de Sousa Lima, que o pesquisador e escritor, confrade e amigo, Frederico Pernambucano de Melo, sofreu nesta terça feira última um enfarte e precisou ser submetido a uma cirugia, sendo necessária ainda, nesses próximos dias , mais uma intervenção cirúrgica. Ainda de acordo com informações de João de Sousa Lima, Frederico esteve na UTI mas já se encontra em apartamento.
 
          Gostaríamos, em nome de toda família Cariri Cangaço, nos solidarizar com o amigo Frederico Pernambucano de Melo, estimando  e tendo  a mais absoluta certeza do reestabelecimento de sua saúde, no mais rápido espaço de tempo possível.
Manoel Severo
.