Seguidores

domingo, 14 de outubro de 2012

"Chico Pereira" - O CANGACEIRO

Por: Ivanildo Alves da Silveira

Vingança no Sertão – Código de honra

O sertão nordestino sempre teve seus códigos de honra. Quando alguém ousava quebrar tais códigos, estaria assinando uma sentença de morte.

Sabemos que o sertanejo é homem forte e destemido, enfrentando as intempéries da seca, além de outras adversidades, mas capaz de superá-las, com coragem e altivez. O sertão é misterioso, implacável e não perdoa os erros ou quebra da palavra empenhada, que significa dizer: código principal da honra sertaneja.

O cangaceiro Chico Pereira

O que aconteceu com Chico Pereira não poderia jamais ter sido diferente, mesmo tendo prometido ao pai moribundo, não participar ou promover qualquer tipo de vingança. Vingança aconteceu. E a história já fez o seu julgamento.

Vejamos, através da narração dos fatos, como tudo aconteceu.

O coronel João Pereira, morava na cidade de Nazarezinho, outrora distrito de Souza/PB, era casado com Dona Maria Egilda, proprietário da fazenda Jacu, possuía um barracão em Nazarezinho e tinha sete filhos, sendo quatro homens e três mulheres.

Uma noite, João Pereira, já prestes a fechar seu estabelecimento, viu entrarem três homens
armados. Ao atendê-los, o coronel chamou a atenção deles sobre o uso de armas, quando na época havia uma proibição municipal que não permitia pessoas andarem armadas. Isso foi o suficiente para início de uma discussão seguida de tiroteio e facadas, pancadarias e gritaria, resultando em alguns mortos e outros feridos, inclusive o coronel João Pereira, o qual foi levado para sua casa na fazenda Jacu, distante cerca de cinco quilômetros.

Em consequência dos ferimentos graves, o coronel veio a falecer diante de sua família, suplicando aos filhos para que não se vingassem. "Vingança, NÃO." foram suas últimas palavras.

Há revolta do povo que não se conformava com a morte do coronel e pedia justiça, uma vez que a polícia apresentava nenhum interesse em prender o foragido Zé Dias, envolvido na chacina e protegido pelas autoridades locais.

Chico Pereira, o filho mais velho do coronel, com apenas vinte e dois anos de idade, se viu impelido pela comunidade a fazer justiça. Pressionado, sai à procura de Zé Dias que se refugiara nas serras da região. Chico Pereira encontra-o, prende-o e o leva à delegacia, sendo ovacionado pelo povo que queria ver Zé Dias preso.

Após alguns dias, o criminoso já se encontrava solto. A população revolta-se e passa a exigir vingança por parte do filho mais velho do coronel. Este, sem outra opção, se vê obrigado a não cumprir o pedido do pai moribundo e parte para a Vingança, como era costume na época, exigência da lei de honra, familiar do sertão. Depois de alguns dias, o criminoso é encontrado morto. Maria Egilda, finalmente ouve do filho a declaração que mais temia: "Mamãe, fizeram-me criminoso':

E foge, passando a viver clandestinamente nas matas da região. Para enfrentar a polícia e não ser preso cria um bando de cangaceiros.

Chico Pereira começa então sua saga que dura mais de seis anos, ora fugindo da polícia, ora comandando o bando. Mesmo diante de tantos problemas e da vida tumultuada, sua noiva, Jardelina, jovem adolescente de doze anos de idade, quando noivara, não hesitou em se casar com ele, aos quatorze, em cerimônia realizada por procuração. Foi esta a única saída possível e que lhe possibilitou ser pai de três filhos, os quais não chegaram a conhecê-lo, pois Jarda, como era conhecida, já estava viúva com apenas dezessete anos de idade.

Absolvido em júri popular, na Paraíba, Chico Pereira foi acusado de um crime que não cometeu no Rio Grande do Norte, onde nunca estivera. Apesar de contar com a proteção do Presidente do Estado da Paraíba, através de um irmão deste, foi levado para aquele estado e entregue à justiça potiguar.

Tempos depois, foi Chico Pereira transferido do presídio de Natal/RN para o interior do estado. Os policiais potiguares, devidamente instruídos, forjaram um capotamento do carro, massacraram-no e o matam sem a menor chance de defesa. Estava Chico Pereira com vinte e oito anos de idade. Sua mãe, dona Maria Egilda, nem sequer teve a sorte de enterrar o seu filho, pois preferiu seguir a orientação do advogado da família, Doutor João Café Filho ( futuro presidente do Brasil), que recomendou para ninguém da família pisar em terras do Estado vizinho sob pena de ser morta.

A tragédia continua com o assassinato inesperado e brutal de Aproniano, e a prematura morte de Abdon, que estuda medicina no Rio de Janeiro. Este, acometido de tuberculose, veio a falecer nos braços de sua mãe, na fazenda Jacu.

Vida longa teve o único sobrevivente, Abdias, que veio a falecer recentemente, no dia 28 de julho de 2004, com cento e três anos de idade. Dos três filhos de Chico Pereira, Raimundo formou-se engenheiro, no Recife; Francisco ordenou-se padre em Roma e o terceiro, Dagmar, é frade franciscano com nome de Frei Albano.

Chico Pereira foi um dos homens mais destemido do sertão paraibano, que levado pelas circunstâncias da época, fez "justiça" com as próprias mãos e tornou-se cangaceiro.


FONTES DE PESQUISA:

01- Vingança, Não - Autor: F. Pereira Nóbrega (Filho de Chico Pereira);
02- A Vingança de Chico Pereira - Autor: João Dantas


Um abraço, obrigado pela leitura, e poste seus comentários, logo abaixo.

Ivanildo Silveira
Natal RN

Extra - Procura-se


Francisco Batista nasceu na cidade de João Câmara, mas foi criado emParazinho, também no Rio Grande do Norte. Ele é filho de Filomena Batista e Antonio Firmino Carlos. Seus irmãos são: Manoel Batista, Luiz Batista, Cícero Batista, Gideão Batista e Lourdes Batista. 

Após a morte do seu pai, sua mãe casou-se com seu tio Argemiro Chaves e tiveram mais filhos, sendo eles: Alvino Chaves Batista, Arnaldo Chaves Batista e Raimunda Chaves Batista. Estes últimos foram criados em Angico Velho.

Francisco  Batista não vê seus familiares a mais de 60 anos. Hoje Francisco Batista mora em Cuiabá. 

Se alguém souber aonde se encontra os seus irmãos, entrar em contato com  os telefones: (065)92725022 / (065) 92862585, falar com Neusa, ou mesmo através deste email facebook tatianny_motta@hotmail.com.
Caso contrário, entrar em contato com: 

josemendesp58@hotmail.com, 
josemendesp58@gmail.com 
ou ainda através deste blog. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Convite do lançamento do meu novo livro

O autor do livro:  "Eu não sou herói-A história de Emil Petr". Rostand Medeiros

Amigos e amigas,

Com satisfação e alegria envio



o convite do lançamento nosso novo trabalho


"Eu não sou herói-A história de Emil Petr".

O evento ocorrerá no dia 31 de outubro de 2012 (quarta-feira), ás 19:00, no Iate Clube de Natal. 

A edição deste nosso livro ficou a cargo da Editora Jovens Escribas, tendo a frente o editor e autor Carlos Fialho.

Convido todos vocês que batalham pela história a visitarem o nosso blog TOK DE HISTÓRIA e conhecerem mais deste nosso livro.

Um abraço a todos e gratos pela atenção.

Rostand Medeiros