Seguidores

quinta-feira, 1 de agosto de 2024

A ROTA DO CANGAÇO, COM LUIZ BERNARDO PERICÁS

TV Boitempo
https://www.youtube.com/watch?v=topF9Jn0Vus

O historiador da USP Luiz Bernardo Pericás foi um dos convidados do especial do programa "caminhos da reportagem" da TV Brasil, para tratar do tema do cangaço. Autor do premiado "Cangaceiros: ensaio de interpretação histórica", Pericás é também colunista mensal do Blog da Boitempo. Com o título "A rota do cangaço", a matéria foi ao ar no dia 5 de setembro. A reportagem é de Carina Dourado, com imagens de Osvaldo Alves e Davi Nascimento, finalização de Márcio Stuckert e Hugo Carmelo, edição de Roberto Piza. Saiba mais sobre "Cangaceiros: ensaio de interpretação histórica", de Luiz Bernardo Pericás: http://bit.ly/1aEy5aU

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO: AS MISTERIOSAS FOTOS QUE LEVARAM O REI DO CANGAÇO À MORTE | SOBREPOSIÇÃO | EPISÓDIO 2

 Por Politize!

https://www.youtube.com/watch?v=sJSBlrDi0jM

Você sabia que entre 1936 e 1937 Lampião e seu bando foram fotografados por um fotógrafo Libanês? Mas o que está por trás desse ensaio? E o que ele tem haver com a caça ao “Rei do Cangaço”? Te contamos tudo no segundo episódio de Sobreposição. Sobreposição é uma série original da Politize!, que te convida a conhecer os mistérios por trás das fotos que marcaram a história política do Brasil. A cada episódio uma foto diferente, e a cada foto, um pedaço da história que ninguém nunca te contou. 📚 Confira as fontes utilizadas na produção desse vídeo! 💻 Politize!: “Era Vargas: 1930-1945” https://bit.ly/3rwYhsX 💻 Senado Federal: “Combate a Lampião quase entrou na Constituição de 34” https://bit.ly/3thwXzm 💻 O Povo: “Lampião fazia os partos e sonhava em ser governador” https://bit.ly/3PZsxWJ 📄 UNICAMP: "Lampião no imaginário popular” https://bit.ly/46CveTL 📄 Tok de História: “As faces e os relatos das vítimas de Lampião na Bahia” https://bit.ly/3tg3NAF 00:00 As lentes premiadas de Benjamin 00:43 A era dos Cangaceiros 01:58 As lendas em imagens: O Ensaio 03:08 Lampião através das fotos 04:03 A luta contra os Cangaceiros 06:21 Objetivo alcançado, Lampião executado! 06:50 No próximo episódio
⭐ PORTAL Politize!: www.politize.com.br ⭐ TikTok: https://bit.ly/3TE5Git ⭐ Instagram: https://bit.ly/3F4m7kd ⭐ Twitter: https://bit.ly/3VNsLRN

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

QUEM MANDOU MATAR A CANGACEIRA ROSINHA DE MARIANO?

 Por José Mendes Pereira


O amigo Maurício Alves em sua página no facebook, fez as seguintes perguntas: "- Bom dia caros amigos: Essa mulher na foto é a cangaceira Rosinha? Alguém sabe se ela foi realmente morta a mando de Lampião?".

Maurício Alves

Que bom que estas perguntas fossem respondidas por algum escritor ou pesquisador das caatingas do nordeste brasileiro. Mas como ainda ninguém as respondeu, respondo ao amigo Maurício Alves de acordo com o que eu li no livro do Alcino Alves Costa. Não  estou querendo ser o sábio no que diz respeito a cangaço. Apenas no intuito de aprender mais sobre a Rosinha.

 Alcino Alves Costa

Segundo o escritor Alcino Alves Costa no seu livro "Lampião Além da Versão - Mentiras e Mistérios de Angico", Rosinha de Mariano foi assassinada por ordem de Lampião.

 O cangaceiro Mariano - companheiro da Rosinha

Quando o seu companheiro Mariano foi assassinado, ela pediu que Lampião a deixasse ir fazer uma visita aos seus familiares. Lampião não queria aceitar a sua visita aos familiares, mas como ela era a viúva do seu grande amigo das antigas, o qual ele teve muito respeito e consideração quando vivo, autorizou que ela fosse visitar os seus parentes, mas numa condição: voltar ao coito o mais rápido possível. Mas a felicidade no meio dos parentes fez com que a Rosinha esquecesse de voltar ao coito, para obedecer às ordens do poderoso chefão.

O rei Lampião

Lampião temendo que ela fosse presa pelos policiais, e entregasse aos mesmos o local onde eles estavam com barracas armadas, ordenou a sua morte. E isto foi feito por alguns cangaceiros. Afinal, ordem de rei é de rei! 



Amigo Maurício Alves, esta que aparece na foto do tópico, é identificada como Rosinha, companheira de Mariano. Acima segue uma foto com Áurea, companheira de Manoel Moreno, e Rosinha de Mariano, grávida. Foto do fazendeiro Júlio de Freitas Machado.


Se você ainda não tem o livro: "Lampião Além da Versão - Mentiras e Mistérios de Angico", escrito por Alcino Alves Costa, entre em contato com Rangel Alves da Costa através deste e-mail. 
rangel_adv1@hotmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

RUÍNAS DA FAZENDA CAPOEIRAS ANTIGA MORADA DO PAI DAS CANGACEIRAS ROSINHA E ADELAIDE

 Por Manoel Belarmino

Renato Bandeira e Manoel Belarmino ao lado João Dedé

Nas margens do São Francisco, nas proximidades do Povoado Curralinho, em Poço Redondo (SE) está a Fazenda Capoeiras que, no tempo do cangaço, pertenceu ao pai das cangaceiras Adelaide e Rosinha.

Lé Soares era filho de Maria da Invenção do Maranduba e casado com Pureza (dos Camburanga) de Curralinho. Duas filhas do vaqueiro Lé Soares foram para o Cangaço. Rosinha seguiu o cangaceiro "Mariano" e Adelaide acompanhou o cangaceiro "Criança".

Rosinha, ex-cangaceira.

Rosinha ficou viúva quando o seu companheiro Mariano foi morto em um combate com as volantes. Ela tentou deixar o subgrupo, mas foi morta pelos próprios cangaceiros nas Pias das Panelas, também em território de Poço Redondo.

Adelaide morreu por complicações no parto, nas proximidades de Curituba.

Lé Soares, depois que as suas duas filhas entraram para o Cangaço deixou as suas terras da fazenda Sítio, no Maranduba, e mudou-se com esposa e filho(a)s para a sua fazenda Capoeiras.

Antes de morrer, Rosinha teria se demorado uns 15 dias com os seus pais nas Capoeiras.

http://lampiaoaceso.blogspot.com/2024/07/ruinas-da-fazenda-capoeiras.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com