Seguidores

domingo, 6 de janeiro de 2013

Lançamento em dose dupla: Lampião em Alagoas e Negros em Santana


Dois belos trabalhos de pesquisa serão lançados ao público no próximo dia 19 de janeiro, em Santana do Ipanema, no Tênis Clube Santanense. O evento acontece às 19h30.

(Design: Diêgo Malta)

As duas obras são frutos do trabalho de três santanenses. Lampião em Alagoas foi escrito pelo já consagrado escritor, romancista, pesquisador e historiador 

O escritor Clerisvaldo B. Chagas

Clerisvaldo Braga das Chagas, que adotou o nome Clerisvaldo B Chagas, em parceria com o professor e pesquisador Marcello Fausto.

Professor e pesquisador Marcelo Fausto - http://www.maltanet.com.br

Negros em Santana conta, além dos dois citados, com a participação do comerciante Pedro Pacífico V. Neto, popularmente conhecido por Pedro da Loto.

Tive a grata satisfação de receber das mãos de um dos protagonistas desses trabalhos, o professor Marcello Fausto, as duas obras, logo que saíram do “forno”. Posso abalizar os dois trabalhos como sendo um riquíssimo teor literário e histórico para Santana do Ipanema e Alagoas.

Lampião em Alagoas

O assunto Cangaço de há muito vem sendo discutido em todo o Brasil e até no exterior. Quase sempre dividido entre a paixão e a revolta, muitos foram os escritores que falaram dos cangaceiros nordestinos. Mas poucos foram os que buscaram se aprofundar no assunto a fim de passarem, de uma forma imparcial, para os sequiosos pelo tema a verdadeira história de um dos piores momentos vividos por esta região, que muitas vezes pareceu ter sido fadada ao sofrimento eterno.

Foto do livro

Lampião em Alagoas é o primeiro livro que fala exclusivamente da história da passagem de Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião, e seu bando, por terras alagoanas.

Como citam os autores, “os veteranos escritores do cangaço, ávidos por novidade, não irão entrá-las em nosso trabalho, cujo mérito está apenas na organização sequenciada do que já foi dito por vários pesquisadores do estado e fora dele”.

Esta obra é interessante pela forma como está sendo apresenta, cronológica e didática, facilitando assim a leitura, sobre a passagem do maior líder do cangaço de todos os tempos no sertão de Alagoas na década de 30.

O livro tem 467 páginas e sua editoração eletrônica e impressão foi produzida na Grafmarques.

Negros em Santana

Foto do livro

Chamado pelos próprios autores como “pequeno grande livro”, por possuir apenas 51 páginas, Negros em Santana é fruto de uma adaptação do Trabalho de conclusão de curso (TCC), concluído pelos autores no Cesmac, em Maceió.

Como bem diz o título, a obra traz uma pesquisa sobre os primeiros negros no município de Santana do Ipanema, por volta de 1771.

Estudantes, curiosos e historiadores não podem deixar de prestigiarem este evento, que marca um novo rumo na história de Santana, do Sertão e de Alagoas.

Por Sérgio Campos

Notícias Relacionadas:


http://clerisvaldobchagas.blogspot.com.br/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com