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segunda-feira, 14 de agosto de 2023

A ALMA SERTANEJA...

 Por Manoel Severo

A Alma Sertaneja prepara-se para mais um Grande Encontro …

Dia de 19 de agosto de 2023 na cidade de Gurjão, no Cariri paraibano , vamos conhecer mais de perto um dos maiores personagens do Cangaço : Antônio Silvino - o Rifle de Ouro,

Vem com a gente !

Cariri Cangaço Serra da Borborema, em Gurjão.

Arte de Lulu Lacerda

Juazeiro do Norte

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CARIRI CANGAÇO GURJÃO 19 DE AGOSTO DE 2023

 Por Manoel Severo

Antônio Silvino será nosso convidado especial. O Rifle de Ouro, foi um dos mais famosos cangaceiros da História do Brasil, sendo muitas vezes tratadas como o Rei do Cangaço que antecedeu Lampião, mesmo que ele tenha vivido até mais tempo que o próprio capitão Virgulino, Lampião.

Nascido na cidade pernambucana de Afogados de Ingazeira e batizado como nome de Manoel Baptista de Morais, teve sua saga cantada em prosa e verso durante todo o século !!! Sua história influencia até hoje a cultura sertaneja

Quando pequeno, Silvino era conhecido pelos apelidos de Batistinha e Nezinho, e adentrou ao cangaço bem cedo, por influência do pai — que também era bandoleiro. Aos 21 anos, Batistão de Pajeú foi assassinado na região da caatinga pernambucana, numa disputa por terras, o que levou os filhos Manoel (que se referiria como Antônio) e Zeferino a uma busca por vingança.

Saiba de tudo no Cariri Cangaço

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PROGRAMAÇÃO OFICIAL CARIRI CANGAÇO SERRA DA BORBOREMA - SEMINÁRIO EM GURJÃO

Por Manoel Severo

 

SEMINÁRIO CARIRI CANGAÇO
SERRA DA BORBOREMA EM GURJÃO
Paraíba - Nordeste do Brasil

19 de agosto 2023 - Sábado

MANHÃ

8h Visita ao Instituto Histórico e Geográfico de Gurjão
Casa de Padre Ibiapina - Gurjão PB

8h30 Abertura do Seminário
FUNDAC - Gurjão PB

8h35 Formação da Mesa Oficial
Autoridades e Convidados

8h40 Apresentação da Filarmônica Nossa Senhora do Rosário
8h45 Entrada Estandarte Cariri Cangaço
CAPITÃO QUIRINO e CÉLIA CANGACEIRA 

9h Palavras de Saudação aos Presentes
MANOEL SEVERO-  Curador do Cariri Cangaço
   JULIERME WANDERLEY - Presidente da Comissão Organizadora
CARLOS ANTÔNIO G DA COSTA - Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Gurjão
JOSÉ ELIAS BORGES BATISTA - Prefeito Municipal de Gurjão

9h15 "A Gênese do Cangaço"
BISMARCK OLIVEIRA - Pocinhos PB 

10h15 " O Cariri Histórico"
DANIEL DUARTE PEREIRA - São João do Cariri PB

Mesa de Debates
JULIERME WANDERLEY - Campina Grande PB
MANOEL SEVERO - Fortaleza CE
LUIZ FERRAZ FILHO - Serra Talhada PE

11h30 Almoço Sertanejo

TARDE

13h30 "A Morte do Alferes Maurício"
   GRIJALVA MARACAJÁ HENRIQUES - São João do Cariri PB

14h10 "De Lagoa de Pedra para o Seridó: A fuga do bando de Antônio Silvino após o assassinato do Alferes Maurício"
FABIANA AGRA - Picuí PB

15h "O Cangaceiro Antônio Silvino na Literatura"
KYDELMIR DANTAS- Nova Floresta PB

15h50 "Quem foi Antônio Silvino na percepção da família"
RAFAEL BORGES - Caruaru PE

16h40 "Serra da Colônia - Pajeú: O Berço de Antônio Silvino"
HESDRAS SOUTO - Tuparetama PE

17h30 Encerramento
Grupo de Xaxado
Uma Família em Missão - Gurjão PB


Realização:
PREFEITURA MUNICIPAL DE GURJÃO
CONSELHO ALCINO ALVES COSTA DO CARIRI CANGAÇO
COMISSÃO ORGANIZADORA SERRA DA BORBOREMA

Apoio:
INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRAPHICO DO CARIRI
INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRAFICO DE GURJÃO
SBEC - SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS DO CANGAÇO
ABLAC - ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS E ARTES DO CANGAÇO
GPEC - GRUPO PARAIBANO DE ESTUDOS DO CANGAÇO 
GECC - GRUPO DE ESTUDOS DO CANGAÇO DO CEARÁ

Cariri Cangaço
Território de Grandes Encontros

LIVRO

 


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honoriodemedeiros@gmail.com


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O CEEC LANÇA O VOLUME 2 DO PERIÓDICO CANGAÇO EM REVISTA

 Por Lucas Souza Viana

Dando seguimento ao seu projeto editorial, o Centro de Estudos Euclydes da Cunha – CEEC/UNEB, lançou hoje (14/08/23) o segundo volume do periódico CANGAÇO EM REVISTA, única publicação do país exclusivamente voltada para este acontecimento histórico que tanto mobilizou o aparelho repressivo dos estados nordestinos, como também, toda a imprensa brasileira que reportava quase que diariamente as façanhas de Virgulino Ferreira, o Lampião e seu bando, durante as décadas de 30 e 40 do século passado.  

No último dia 28/07, completou-se 85 anos da morte de 11 cangaceiros e cangaceiras, entre os quais Lampião e Maria Bonita, na Grota do Angico. Após tanto tempo do decorrido, o tema e seus personagens permanecem nas pautas acadêmicas, nos debates culturais e, o mais importante, na memória popular. Isso demonstra o quão é importante a CANGAÇO EM REVISTA, como um espaço para novos escritos e novos olhares sobre esse assunto de notável importância histórica, antropológica e sociológica, e para a lembrança do povo brasileiro.  

O volume 2 do periódico homenageia o eterno pesquisador, escritor, memorialista, Antonio Amaury Corrêa de Araújo e traz, além de uma série de artigos sobre a temática como de costume, uma entrevista cedida pelo grande mestre aos pesquisadores do CEEC na ocasião da realização do documentário Feminino Cangaço, como também um rico depoimento do seu próprio filho, Carlos Elydio Corrêa de Araújo. 

Clique aqui para acessar o periódico:  

https://www.revistas.uneb.br/index.php/cangacoemrevista/issue/view/784 

Atenciosamente,

Lucas Viana

Núcleo Audiovisual do CEEC

Centro de Estudos Euclydes da Cunha - CEEC/UNEB

Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Tel. 3321 5081

Enviado por e-mail

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ENFIM, FOI PUBLICADA MINHA APOSENTADORIA DA UERN. É MAIS UM CICLO QUE SE FECHA.

Por Carlos Alberto Nascimento de Andrade

“Coisa que gosto é poder partir

Sem ter planos

Melhor ainda é poder voltar

Quando quero...

A hora do encontro

É também, despedida

A plataforma dessa estação

É a vida desse meu lugar...”

Milton Nascimento

Comunico aos meus amigos, amigas e familiares, e aqui eu incluo meus ex-alunos, que com a publicação no Diário Oficial do Estado do RN no dia 15 de fevereiro de 2020 passo da condição de Professor Efetivo para a de Professor aposentado da UERN. Dei entrada solicitando minha aposentadoria em janeiro de 2019 na UERN, e entre boicotes e sabotagens internos na instituição, o processo só chegou concluído no IPERN em janeiro de 2020.

Oriundo de Natal-RN, onde fui professor da rede estadual básica de ensino – tendo lecionado nas escolas estaduais Jean Mermoz e Nestor Lima – e Técnico de Nível Superior da Secretaria de Educação daquele município, fui aprovado no Concurso Público de Provas e Títulos para professor da UERN em primeiro lugar de um total de 36 candidatos em 1995, onde tomei posse no dia 19 de setembro do mesmo ano. Fiquei lotado na Faculdade de Educação, e exatamente por isso ministrei a maioria de minhas disciplinas no Curso de Pedagogia, embora durante alguns semestres também fosse deslocado para ministrar disciplinas em outros cursos, tendo em vista que minha formação me credenciava para lecionar em outras áreas afins.

Nestes 25 anos de instituição “enfrentei fortes batalhas”. Na UERN não me limitei a ser apenas mais um professor tecnicista. Preocupado com a qualidade e com o futuro da universidade, e sendo herdeiro de uma tradição pessoal de “sujeito da história”, além da sala de aula, procurei participar e intervir de forma institucional, ética, solidária, corporativa, “sem ódio e sem medo” das instâncias acadêmicas, como nas plenárias departamentais, CONSAD, CONSEPE, CONSUNI, CONSELHO DIRETOR, CONSELHO CURADOR e obviamente como associado e como membro da ADUERN.

Além dos interesses acadêmicos, são nessas instâncias onde ocorrem as disputas politicas, no bom e no mal sentido de sua prática. São nelas onde as demandas clientelistas orientadas para e por grupos pontuais da politica institucional, do empresariado local e de grupos policialescos clandestinos são concretizadas, tudo apoiado por uma correlação de forças favoráveis a tais práticas, sempre comandadas institucionalmente pelo reitor de ocasião, sobretudo por forças ocultas e clandestinas estranhas a universidade. A função destas forças ocultas é boicotar, sabotar, perseguir, cooptar, neutralizar através de flagrante forjado os opositores dessas demandas, além obviamente de ser uma rede de proteção para quem se dispõe a colaborar com a operacionalização e manutenção desses esquemas de favorecimento ilícito. Meus princípios, pautados na ética, na solidariedade e na burocracia racional-legal, adquiridos ao longo da vida através de um processo educacional onde participaram diversos atores disciplinadores, além de meus paradigmas literários e militantes, não me permitiram fazer parte desses esquemas. Como consequência de meu posicionamento, tive uma vida acadêmica quase que totalmente limitada à prática docente, tendo em vista que outras atividades, como a pesquisa, que dependia de instâncias institucionais para ser aprovada e que são comandadas por integrantes a serviço das redes ilícitas, dificultavam e impediam a aprovação de projetos institucionais.

O que mais me atraiu e o que mais me deu prazer em Mossoró foi minha convivência com meus alunos e ir para o Nogueirão torcer pelo Potiguar, clube que adotei como meu segundo time decoração, o primeiro é o Alecrim F.C. de Natal, agremiação originária do bairro em que nasci. Sobre este tema, abro aqui um parêntese para afirmar sem nenhuma dúvida que os interesses empresariais associados a interesses de grupos políticos estão trabalhando juntos para acabarem com o futebol profissional da cidade, todos com o olho grande no terreno onde se localiza o Estádio Manoel Leonardo Nogueira, o Nogueirão Em relação a essa temática, em outra ocasião dissertarei sobre essa problemática. Mas, voltando ao foco da minha interação com meus alunos, por que esta foi a melhor coisa que me aconteceu em Mossoró? Como é sabido, fui professor do Curso de Pedagogia. Esse curso na UERN tem uma clientela, na sua grande maioria, de alunos originários da zona rural e da periferia das cidades. São filhos de trabalhadores rurais, muitas vezes criados pelos avós; filhos de trabalhadores assalariados com carteira assinada, mas com trabalho precarizado; filhos de trabalhadores sem carteira assinada (informalidade) e de trabalhadores por conta própria, os autônomos. Com essa origem social, eu me vi espelhado nesses alunos, afinal também tenho essas mesmas origens. Quando comecei a pensar nessa afinidade social com esses discentes, um “velho filme me passou pela cabeça”. Recordei meus tempos de aluno de graduação na UFRN quando toda sorte de dificuldade se aliava para dificultar e até mesmo impedir a continuidade do curso em que estava matriculado. Falta de dinheiro para pegar o transporte para a universidade, falta de dinheiro para comprar apostilas, falta de dinheiro para o lanche, tinha dia que era obrigado a decidir se lanchava ou se comprava as apostilas. E, esta é exatamente a realidade da grande maioria dos alunos do curso de Pedagogia da UERN. Assim como eu na época da graduação, esses alunos têm como objetivo central concluir o curso, se submeter a um concurso público e ser aprovado para ajudar a si, a seus pais, seus avós e seus familiares. Nada me atraiu e me sensibilizou tanto como essa afinidade e essa identificação com esses alunos. E, isso provocou um dos meus princípios basilares, a solidariedade. Sobretudo por conta disso me motivei a ser um professor propositalmente “tradicional” na acepção da palavra. Por adotar essa pedagogia, fui ironizado, incompreendido e criticado, principalmente por professores sem firmeza teórica própria que costumam se adaptar e adotar certos paradigmas modais (teoricismo) ou lineares (dogmatismo), sem considerar os contextos, fato muito corriqueiro na academia. Como tenho personalidade autônoma e, por conseguinte não sou afeito a modismos, nada disso me fez demover um centímetro de minha postura em sala de aula. Como “professor tradicional” para o contexto em que estava inserido, procurei elaborar estratégias de aprendizagens que em minha opinião melhor se adaptavam a clientela do Curso de Pedagogia.

Esmiuçar o detalhamento dessas estratégias não é objeto deste texto, mas posso adiantar que a diretriz principal estava pautada na disciplina para a aprendizagem, o que fez com que alguns alunos estranhassem essa metodologia e até mesmo resistissem. Mas, sempre entendi essa “rejeição”, afinal a maioria dos alunos originários de escolas públicas e de origens sociais populares, tem um perfil pouco afinado com limites e disciplina.

Agradeço sobremaneira a convivência que tive com todos que compartilhei momentos de tensão, de alegrias, de tristezas, de incertezas, de conflitos políticos, mas agradeço especialmente aos meus ex- alunos e alunas, por ter me proporcionado a oportunidade de exercer meu caráter humanitário, pois ao me identificar com eles reafirmei meus princípios de vida que me são muitos caros. Para estes discentes, deixo aqui uma mensagem que poderá servir como fator motivador para o difícil enfrentamento de obstáculos e desafios que todos deverão ter ao longo de suas vidas. Aos que continuam no curso de graduação, minha orientação é que procurem focar mais no curso, redes sociais em geral só atrapalham, evitem ao máximo; procurem estudar em bibliotecas, é mais produtivo do que em casa. Embora saiba da necessidade financeira de vocês evitem determinados “trabalhos remunerados” durante o curso, pois atrapalham mais do que ajudam, isto se a remuneração for apenas para atender consumos pessoais, mas caso seja para complementar renda familiar, não tem outro jeito.

Lembro que quase todos os alunos de graduação têm ainda no mínimo, em média, 55 anos de vida pela frente, então 04 anos de curso passa rápido. É melhor se sacrificar durante 04 do que ao longo de 55 anos. Concluído o curso, o foco agora é estudar para concurso. Quando se trata de competir com outros para galgar algum degrau na vida, as palavras-chave são perseverança e autoestima elevada (confiança em si), nada de “seja o que Deus quiser”, essa máxima leva a acomodação e ao determinismo. Lembro sempre que existem três problemas em concursos públicos que leva o sujeito a acomodação, ou seja, a não fazer ou não estudar. Primeiro é em relação a quantidade de vagas. Muitas vezes o edital indica poucas vagas para serem preenchidas, todavia essas vagas são para aquele momento do edital. É preciso lembrar que normalmente concurso tem uma validade de dois anos, prorrogável por mais dois. Com efeito, as vagas iniciais do concurso poderão ser bem maiores ao longo de quatro anos. Segundo, é muito comum ouvir “à boca pequena” que as vagas de tal edital já estejam comprometidas com apaniguados desse ou daquele prefeito ou deste ou daquele político.

Disso ninguém tem certeza, então é preciso desconsiderar esta provável fofoca. Esse tipo de desinformação, muitas vezes é propagada exatamente para acomodar e desmobilizar possíveis concorrentes, o pior é que muita gente acredita e fica desmotivada para se inscrever no concurso e quando se inscreve não estuda, fica esperando que aconteça um milagre. Terceiro, ninguém se impressione se este ou aquele candidato tem mais títulos no currículo do que você, isso tem um peso, mas é relativo. O peso maior é o da prova escrita. Tem candidato que acha que por já ter concluído o curso e ter especialização, mestrado e doutorado já sabe de tudo, e muita gente acredita nisso. Pela minha experiência, a maioria dos candidatos que são aprovados em concurso público são aqueles que estudaram pela manhã, pela tarde e pela noite, a partir do dia em que fez a inscrição no concurso até o dia da prova. Esse período leva em média de 40 a 50 dias, que vai do lançamento do edital até am realização da prova do concurso. Espero ter contribuído com a motivação que vocês precisam para continuarem estudando com afinco e com disciplina, porque para aluno honesto e de origem popular, só existe um caminho: estudar.

Agradeço a todos vocês que me proporcionaram a oportunidade de ser um “professor tradicional”.

Meu desejo é vê-los felizes como diz na canção de Gonzaguinha: “Viver e não ter a vergonha de ser feliz”. Sou ateu, mas como a grande maioria acredita e têm fé, digo para todos que fiquem com Deus, mas lembrem-se, façam a sua parte que Deus provavelmente os ajudará também. Vocês ficarão eternamente guardados em meus sentimentos. Até breve “matutada”, um beijo no coração de todos.

* Carlos Alberto Nascimento de Andrade, aos 25 dias, do mês dois, do ano de dois mil e vinte.

Mossoró – RN.

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