Seguidores

domingo, 12 de julho de 2015

[CANGAÇO NA BAHIA] PASSOS DIVIDIDOS

Por Rubens Antonio

A primeira divisão mais clara, em pequenos subgrupos, do bando de Lampeão, na Bahia, ocorreu em outubro de 1929.


Eram basicamente três os subgrupos, liderados por Lampeão, Corisco e Antônio de Engrácia.

Estes são os roteiros aproximados seguidos pelos subgrupos de Lampeão e Corisco.

O subgrupo de Corisco era formado por cinco cangaceiros.

O subgrupo de Antônio de Engrácia somente indica a região em que ele estava, naquele momento, zanzando.


Enviado pelo professor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio

http://cangaconabahia.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

"LAMPIÃO - O CANGAÇO E SEUS SEGREDOS"

 Por Sabino Bassetti

O mais novo lançamento do espetacular pesquisador e escritor SABINO BASSETTI

IMPERDÍVEL !!!

Faça seu pedido diretamente com o autor, através do e-mail:
sabinobassetti@hotmail.com

R$ 40,00 (Quarenta reais)

com frete já incluído, e será enviado devidamente autografado pelo autor, para qualquer lugar do país.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO X MANOEL NETO (NAZARENO)


Se esses dois homens tivessem lutado juntos no cangaço, provavelmente o Nordeste teria sido devastado e não duvido que a história teria tomado outro rumo.

Dois grandes combatentes, duas "forças da natureza" que lutaram em lados opostos... para a sorte do Nordeste e sua população. 

Ambos se respeitavam em combate..., mas... um sempre foi a pedra no sapato do outro. 

ADENDO - Chagas Nascimento disse: 


Manoel Neto de Souza marcou presença em quase todos os grandes combates entre o grupo de Lampião e a polícia. Participou dos combates de Poço da Cruz, Fazenda Tapera, Serra Grande, Fazenda Piçarra, Maranduba e outros.

Nas quebradas do sertão... 
Geraldo Antônio de Souza júnior (administrador)

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO "LAMPIÃO A RAPOSA DAS CAATINGAS"


PARA ADQUIRI-LO VEJA OS ENDEREÇOS ABAIXO:

(71)9240-6736 - 9938-7760 - 8603-6799 

Pedidos via internet:
Mastrângelo (Mazinho), baseado em Aracaju:
Tel.:  (79)9878-5445 - (79)8814-8345

Clique no link abaixo para você acompanhar tantas outras informações sobre o livro.
http://araposadascaatingas.blogspot.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VÍDEO SOBRE LAMPIÃO - MOACIR ASSUÇÃO


Luciana Ferreira entrevista o escritor e jornalista Moacir Assunção falando sobre a lembrança de Virgolino Ferreira da Silva, o capitão Lampião, e Maria Gomes de Oliveira, a conhecida por rainha do cangaço, Maria Bonita, uma das principais personagens da cultura do nosso Brasil. 

Fonte: facebook
Página: Rubens Antonio

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O ANTIGO CONSULADO AMERICANO EM NATAL SERÁ DEMOLIDO?

Por Rostand Medeiros

Com a entrega das edificações do 3º Distrito Naval, o que será feito com o antigo prédio do Consulado Americano em Natal na época da II Guerra? Virá abaixo?

A edificação do antigo Consulado Americano em Natal é o que se encontra mais a direita na foto, ao lado dos canhões. Foto – Junior Santos – Fonte – http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/marinha-negocia-sede-do-3o-distrito-naval/230490

Aqueles que gostam do tema Segunda Guerra Mundial e a participação de Natal neste conflito, creio que sabem que poucos dias após o ataque japonês a Pearl Harbor, em 7 de dezembro de 1941, a presença militar americana em Natal se tornou intensa.

Em Natal estiveram baseados vários esquadrões da Marinha Americana, equipados com inúmeros modelos de aeronaves como PBY Catalina, Martin Mariner, Consolidated PB4Y (versão naval do B-24), Lockheed Hudson, Blimps (dirigíveis não rígidos) e outros. Milhares de aviões destinados aos vários teatros de operação durante a Guerra passaram por Natal. A capital potiguar foi escolhida por ter uma posição geográfica privilegiada, facilitando deslocamentos para África e Europa. Parnamirim Field era, na década de 1940, uma das maiores bases aéreas estadunidenses em território estrangeiro. Ao fim da guerra, o fato rendeu à capital potiguar o apelido de “Trampolim da Vitória”.

Roosevelt e Vargas em Natal – Fonte – http://www.sixtant.net

A capital potiguar recebeu um contingente que, para alguns pesquisadores, chegou a alcançar 10.000 soldados Norte-americanos. Este fato mudou radicalmente a até então pequena capital, que à época possuía cerca de 50.000 habitantes. Aqui foi igualmente palco de importantes decisões políticas. O acerto para o envio de tropas brasileiras ao continente europeu foi realizado em Natal no ano de 1943. Para isso, foi necessária a vinda do presidente dos Estados Unidos, Franklin Delano Roosevelt, e o do Brasil, Getúlio Vargas. Os dois circularam pela cidade, reconheceram mais uma vez a posição estratégica do lugar e acordaram como seria a parceria entre o Brasil e o bloco dos Aliados com a ida dos soldados brasileiros para a guerra.

Para representar o governo americano em seus interesses e em meio a toda esta intensa movimentação de seus militares, foi criado em Natal o Consulado do Governo dos Estados Unidos. Você sabe onde ele funcionava?

Segundo nós conta o Professor Itamar de Souza, o traçado atualmente conhecido da Avenida Hermes da Fonseca foi uma obra iniciada em setembro de 1940, durante a gestão do prefeito Gentil Ferreira, e tinha o objetivo de ligar a cidade ao Campo de Parnamirim.

Antiga residência do industrial potiguar João Severiano da Câmara – Fonte – Coleção de Edgar Magno Wanderley Ferreira,https://www.facebook.com

Não sabemos quando esta casa foi construída. Sabemos que ela pertenceu ao industrial João Severiano da Câmara, proprietário da firma exportadora de algodão João Câmara e Irmãos Com. Ltda., com sede a Rua Frei Miguelinho, n° 112, bairro da Ribeira. Sabemos também que foi em fins de 1940 que esta edificação passou a ser utilizada como Consulado Americano em Natal. Conforme podemos ver abaixo, essa informação é baseada nos jornais natalenses “A República” e “A Ordem”, em suas edições de 27 de dezembro de 1940, onde é noticiado que o Interventor Federal Rafael Fernandes Gurjão assina documento reconhecendo o Sr. Elim O’Shaughnessy como Vice-cônsul dos Estados Unidos em Natal. Um ano e meio antes do Brasil declarar guerra a Alemanha e a Itália.

Jornal natalense A República, edição de 27 de dezembro de 1940, página 2.

Durante todo o período da presença das forças militares estadunidenses em Natal, este foi um dos principais locais de sua estrutura de trabalho na cidade. Por lá passaram várias autoridades, como no exemplo da foto abaixo. Nela vemos, de chapéu e terno branco o então Embaixador dos Estados Unidos na União Soviética, o Sr. Joseph E. Davies, que esteve em Natal em setembro, ou outubro, de 1943. Na foto é possível ver parte da antiga estrutura da casa de João Câmara, uma das palmeiras imperiais e o símbolo característico utilizado nas embaixadas e consulados dos Estados Unidos.

De chapéu e terno branco o então Embaixador dos Estados Unidos na União Soviética, o Sr. Joseph E. Davies, que esteve em Natal em setembro, ou outubro, de 1943. Na foto é possível ver parte da antiga estrutura da casa de João Câmara, uma das palmeiras imperiais e o símbolo característico utilizado nas embaixadas e consulados dos Estados Unidos.

Até 1947 os americanos vão utilizar este local como seu consulado oficial em Natal.

Ainda segundo o Prof. Itamar de Souza, em 1958, após a criação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, este imóvel foi adquirido por esta instituição de ensino superior para servir como a primeira sede da reitoria. A partir de 1960 sua área construída foi ampliada.

Com a inauguração do atual Campus Universitário, esta edificação foi vendida para a Marinha do Brasil, que em 15 de junho de 1976 ali instalou o Comando do 3° Distrito Naval.

Em agosto de 2012, conforme noticiado pela imprensa potiguar, o 3° Distrito Naval permutou, por cerca de R$19 milhões de reais, a sua atual sede com a Construtora ECOCIL. A construtora então está construindo uma nova sede desta unidade militar no local onde funcionava o estacionamento da antiga balsa, no Canto do Mangue. Em troca desta construção (e da edificação de uma casa em Fortaleza – CE), a ECOCIL igualmente recebeu da Marinha do Brasil uma casa na Avenida Hermes da Fonseca e outro prédio na Avenida Alexandrino de Alencar.


Não se sabe o destino da antiga sede do Consulado Norte-americano em Natal.

A questão da permuta entre o 3º Distrito Naval e a empresa ECOCIL, uma grande construtora de edifícios em Natal, foi bastante comentado na internet (Ver –http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/marinha-negocia-sede-do-3o-distrito-naval/230490 ehttp://www.naval.com.br/blog/2012/10/31/comando-do-3o-distrito-naval-tera-nova-sede/ ).

Essa coisa de permutar não está errada, não é ilegal. Sabe-se que a ECOCIL vai construir naquele local alguns edifícios. O que também não tem nada de errado nisso!

Mas existe uma questão nisso tudo!

E o que vão fazer com a parte destas edificações que foram a antiga sede do Consulado Norte-americano de Natal, Vão simplesmente demolir?

Não sabemos o posicionamento da ECOCIL. Mas por ser esta uma empresa de credibilidade, conhecida, com muitos anos de atuação na construção civil no Rio Grande do Norte, esperamos que a mesma tenha uma posição positiva em relação a esta questão.

Não sei se estou certo, mas, caso não tenha sido pensado, talvez uma das soluções fosse que o futuro projeto da empresa ECOCIL contemplasse uma adequação em relação à existência desta casa. Que está numa parte frontal e é relativamente pequena em relação a toda área que eles permutaram com a Marinha do Brasil. Outra situação interessante seria uma reforma para trazer as características desta edificação no tempo da Segunda Guerra.

A participação de Natal durante a Segunda Guerra Mundial é algo muito importante em termos de identidade para o povo desta cidade, entretanto pouco do patrimônio histórico está preservado – Fonte – Getty Images.

Em Recife, onde a questão do patrimônio histórico é levada mais a sério e mobiliza a sociedade (Veja o caso do Movimento Ocupe Estelita – http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2015/05/ato-contra-plano-para-o-estelita-dura-5h-e-acaba-em-shopping-do-recife.html), é normal existirem modernos espigões de apartamentos de alto padrão, mantendo na parte frontal do terreno uma antiga e bem conservada vivenda colonial. Normalmente estas casas do século XIX são utilizadas como recepções condominiais e salões de festas.

Mesmo que a área não seja de uso público, o que já não é na atualidade por ser uma área militar, ao menos a edificação se manteria em pé.
É pouco? É verdade!

Mas, diante do que já se perdeu em termos de patrimônio histórico em Natal, talvez seja melhor isso do que a demolição pura e simples deste local!
VEJA TAMBÉM 

22 FOTOS COLORIDAS DOS AMERICANOS EM NATAL DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
O ÚLTIMO MILITAR AMERICANO EM NATAL
ELEANOR ROOSEVELT E PARNAMIRIM FIELD COMO A MAIOR BASE AÉREA DOS AMERICANOS NA II GUERRA MUNDIAL

 Fontes

– Souza, Itamar. Nova História de Natal, 2. Ed. – Natal-RN: Departamento Estadual de  – Imprensa, 2008. Páginas 443 a 445.
– Pinto, Lenine. Natal, USA. 2. Ed – Natal-RN: Edição do autor, 1995. Páginas 27 a 48.
– Smith Junior, Clyde – Trampolim Para a Vitória. 1. Ed. – Natal-RN: Ed. Universitária, 1993, Páginas 15 a 27.

Extraído do blog do historiógrafo e pesquisador do "Cangaço" Rostand Medeiros.

http://tokdehistoria.com.br/2015/07/11/o-antigo-consulado-americano-em-natal-sera-demolido/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MINHA SOGRA SILA

Por Susi Ribeiro Campos

Boa Noite amigo José Mendes Pereira, como lhe prometi, venho continuar o meu relato sobre minha convivência com minha sogra Sila.

Susi Ribeiro e o coronel do exército Conrado Lima

Em 13 de novembro de 1995 meu pai, que já morava em Rio Claro, sofreu um derrame Cerebral e minha mãe em desespero nos telefonou avisando.

Wilson e eu corremos para casa de meu pai, que já se encontrava internado e após 12 dias de internação veio a falecer no dia 25 de novembro de 1995.

Susi e esposo Wilson Ribeiro filho dos cangaceiros Sila e Zé Sereno

Meu casamento com Wilson já estava marcado e resolvemos nos casar mesmo eu ainda estando de luto por meu pai, pois era um grande desejo dele que nos casássemos e nosso também!

O casamento foi então uma cerimônia simples, apenas os noivos, minha mãe que já demonstrava sinais de Mal de Alzeimer, nossos padrinhos e alguns amigos.

Sila estava no Nordeste e a família de Gilaene não compareceu.

Prosseguimos nossa vida, Sila estava trabalhando em suas reportagens, minha mãe ficou completamente sozinha e doente em uma casa enorme... tive que deixar Wilson em São Paulo, trabalhando para cuidar de minha mãe em Rio Claro.

Logo no início de 1996 Wilson sofreu seu primeiro derrame cerebral, estava sozinho em casa, pois eu estava cuidando de minha mãe em Rio Claro.

Foi socorrido às pressas pelos vizinhos que o viram cair e rastejar até a escada da frente da casa, pedindo ajuda!

Foi por eles encaminhado imediatamente ao Hospital da USP e logo me ligaram avisando.

Não tive tempo para pensar, peguei minha mãe doente e fui com ela para São Paulo.

Graças a Deus Wilson não apresentava maiores sequelas, apenas um problema na mão direita.

Avisei uma amiga em Rio Claro para cuidar dos meus animais e fiquei na casa de Sila cuidando dos dois, de minha mãe, que já se encontrava bem desorientada e de Wilson acamado.

Susi Ribeiro Campos e sua mãe Lea Ambrogini de Lima

Algum tempo depois Sila foi avisada e retornou do Nordeste.

Voltei para Rio Claro com minha mãe e Sila ficou cuidando do Wilson que já estava quase bom e Graças a Deus, como um dia eu havia previsto, havia parado completamente de beber qualquer tipo de bebida alcoólica e cigarro.

Minha mãe queria permanecer em sua casa, então Wilson começou a pedir transferência para Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz ESALQ em Piracicaba-SP, cidade próxima a Rio Claro para que pudéssemos cuidar de minha mãe.

Afinal, Sila tinha Gilaene e três netos adultos!

Gilaene (Gila) filha de Zé Sereno e Sila

Nos mudamos e cuidei de minha mãe por cinco anos, até seu falecimento por falência dos órgãos!

Permanecemos em rio Claro, pois agora Wilson trabalhava em Piracicaba e sonhava com a aposentadoria.

Sila foi muitas vezes nos visitar, levava suas novas histórias, seus trabalhos.

Wilson sofria muito com reumatismo (gota) herança do álcool e por várias vezes cuidei dele em casa.

Lembro-me de uma vez em que ele piorou muito, o reumatismo agravou-se para febre reumatoide e ele não conseguia andar.

Sila ex-cangaceira

Através da ESALQ ele foi internado em Piracicaba, Sila veio de São Paulo, mas ele não tinha alta nunca, sua internação já contava 17 dias!

Wilson pedia que a enfermagem nos telefonasse, estava desesperado para sair, o médico não lhe dava alta, acredito que devido á persistência da febre!

Nós duas, desesperadas em casa, comecei a ficar indignada com aquela situação, liguei para o Hospital, mandei chamar o médico, que negou a alta.

Eu sabia que correria riscos pela saúde dele, mas ele implorava para ficar em repouso em casa e uma febre, Deus me ajudaria a controlar!

Então respondi ao médico, do qual, não me recordo o nome:

- O Senhor pode dar alta a meu esposo, pois daqui há no máximo quarenta minutos estarei aí para buscá-lo"(tempo de viagem entre Rio Claro/Piracicaba).

O médico se ofendeu e em tom áspero do outro lado da linha gritou: 

- A Senhora sabe com quem está falando? rsrsrsrsrs.

Ao que lhe respondi enfaticamente: 

- Não me interessa, você pode ser o Papa, vou aí buscar meu marido e não saio daí sem ele de jeito nenhum.

Sila me olhou assustada: 

- Parece Lampião rsrsrsrs, com certeza de onde ele estivesse deveria estar nos protegendo e orientando sim!

Chovia muito, entramos no carro e eu disse a ela: 

- Confie Madrinha, vamos buscar nosso Wilson.

Ela sorriu, e assim como eu, confiante no Bom Deus e seus anjos! E o trouxemos de volta para casa, Graças a Deus!!

Logo que Wilson se recuperou, Sila aproveitando sua estadia em Rio Claro, realizou um Lançamento e Exposição de seu Livro: Sila, memórias de Guerra e Paz, era o ano de 2001 e foi a última vez que a vi com saúde!

Logo Sila voltou a seus trabalhos no Nordeste e Wilson e eu passamos por uma fase muito difícil de nossas vidas (quando nos afastamos por completo de Gilaene) as tentativas de engravidar através de fertilização in vitro em Sorocaba-SP, a tristeza devido aos resultados dos exames de infertilidade dos dois, os três abortos e o falecimento de nosso único filho ao nascer, natimorto!

Após esse período, doei todo meu enxoval para as crianças carentes e começamos a fazer planos e entrevistas para adotar uma menina.

Mas infelizmente não houve tempo, em 12/02/2003 Wilson faleceu de ataque cardíaco e derrame cerebral, Gila foi chamada pelos estranhos que roubaram minha casa, veio ao enterro, recolheu tudo que pertencia ao Cangaço e estava com Wilson e foi embora, sem ao menos uma palavra... Sila apareceu no enterro em cadeira de rodas... essa imagem me marcou muito, ela era tão forte!

Dois anos mais tarde, em janeiro de 2005, lutando sozinha para reconstruir minha vida, fiquei sabendo através dos antigos vizinhos de São Paulo, que Gila havia vendido a casa de Sila, que na verdade lhe pertencia e Sila estava internada em um Asilo em Guarulhos!

Consegui o telefone e liguei.

Do outro lado a enfermeira atendeu: 

- Você que é a Susi?

Respondi: 

Sim, sou eu, porque? 

- Olha, dona Sila já está muito debilitada, mas é consciente e chama muito por você! Diz que você é a pessoa que virá tirá-la daqui!

Quem me dera! Pensei comigo, mesmo que eu quisesse... eu ainda não estava restabelecida e sofria muito, morava no meio de ruínas nessa época! Uma chácara em construção no meio do mato).

Pedi para falar com ela, ela chorou ao telefone, e eu também!

Prometi: 

- Madrinha, quando minha situação melhorar você vem morar comigo está?

Sila, mais conhecida como Ilda Ribeiro de Souza faleceu no dia 15 de fevereiro de 2005 em São Paulo e foi enterrada ao lado de seu esposo e também ex-cangaceiro Zé Sereno, José Ribeiro Filho!

Zé Sereno quando era cangaceiro

Encontrou sua tão querida Paz!

Descanse em paz Sila, um dia iremos todos nos reencontrarmos! Muito obrigada porque tudo, mas Tudo Mesmo, Valeu a Pena, a seu lado e de "Nosso Wilson"

Com carinho da nora
Susi Ribeiro Campos.

Enviado pela nora do casal de cangaceiros Zé Sereno e Sila Susi Ribeiro Campos.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com