Seguidores

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

BICICLETAS NO CANGAÇO?

Por Dênis Carvalho

Pouco provável que o rei do cangaço tenha feito uso de tal meio de transporte.


Na foto abaixo, entretanto, civis armados durante a resistência ao bando de Lampião na cidade de Mossoró-RN, à direita, um "rapazote" montado em uma bicicleta inglesa, provavelmente uma Philips, item de "luxo" na época.


O mais curioso é a expressão do garoto: sorridente, despreocupado. 


Será que não havia entendido a gravidade da situação ou apenas queria ver o "circo pegar fogo"? rsrs.


https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MAIS DUAS EXCELENTES OBRAS SOBRE CANGAÇO CHEGARAM ESTA SEMANA PARA RESIDIREM EM MINHA ESTANTE

Por José Mendes Pereira

Ontem, 30 de agosto de 2017, recebi na minha casinhola o livro que tanto os pesquisadores, escritores, leitores do cangaço e eu, esperávamos, com o título “LAMPIÃO E O CANGAÇO NA HISTORIOGRAFIA DE SERGIPE” VOLUME I (os volumes II, III, IV e V serão lançados posteriormente), escrito pelo pesquisador do cangaço Dr. Archimedes Marques um dos mais competentes com suas pesquisas sobre o movimento social dos cangaceiros. 

Além deste, recebi também o livro "SILA DO CANGAÇO... AO ESTRELADO" escrito pela sua esposa, a escritora e pesquisadora do cangaço Elane Marques. 


Agradeço  ao nobre escritor e pesquisador do cangaço Dr. Archimedes Marques por sempre lembrar deste estudante do cangaço e da minha humilde estante, que aos poucos, está aumentando os seus hóspedes.

Os interessados pelos livros citados é só entrarem em contato com o escritor Dr. Archimedes Marques através deste e-mail: archimedes-marques@bol.com.br, que serão atendidos imediatamente. 

Ao autor o meu agradecimento e continuamos, o blog e eu ao seu inteiro dispor.

Estudante do cangaço José Mendes Pereira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ÓI, ÓI O TREM!

Clerisvaldo B. Chagas, 8 de setembro de 2017
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica 1.733

“Café com pão
Café com pão
Café com pão

Bolacha não...”

VLT. Foto (Divulgação).

Era assim que a meninada marcava o ritmo do trem de ferro, antiga Mara Fumaça. Enquanto o tufo de fumo subia contorcido pelo vento, a máquina apitava roucamente próxima às estações; ponto de encontro entre os que ficavam e os que partiam dividindo as lágrimas com os vendedores de laranja e tapioca nas plataformas. Quase todos escritores filhos de cidades onde havia linha férrea, não deixaram de descrever cenas acontecidas no trem. Nas Alagoas foi romance necessário que fez desenvolver os vales dos rios Mundaú e Paraíba do Meio, repletos de canaviais. Eram eles condutores de cargas para os antigos trapiches armazenadores de mercadorias para esportações pelos navios do Porto de Jaraguá.  Da Zona da Mata de Viçosa, novo ramal tomou direção do Agreste e foi bater em Palmeira dos Índios para descer até Porto Real de Colégio, no Baixo São Francisco.
Perdendo a luta para os transportes rodoviários, as antigas ferrovias morreram pelo abandono. E agora nos tempos modernos ressuscita-se o trem nas capitais como transporte urbano sob a denominação de VLT – Veículos Leves Sobre Trilhos – um misto de trem e bonde, bonito que só uma boneca e confortável que só braços de mãe. O preço de cada viagem é simbólico e transporta diariamente milhares de trabalhadores em parte da zona metropolitana de Maceió. Finalmente chega outra excelente notícia para a capital e os municípios de Satuba e Rio Largo. A reinauguração da antinga linha ferrovária, totalmente modernizada, do Centro de Maceió ao Porto de Jaraguá, coisa que parecia um sonho.
Valeu, portanto, o transtorno causado com as obras dos trilhos até o histórico bairro. Com seria bom viajar num bichão desse do Sertão à capital! Mas esse sonho nunca aconteceu antes e pelo jeito parece que nunca acontecerá. O Sertão agora está movido à Vans, também chamadas de Bestas, por aqui. Até os ônibus passaram a sofrer à nova onda de transporte menor. O exemplo é o fechamento de importante empresa de ônibus da cidade de Palmeira dos Índios a qual serviu durantes décadas. Com a ressureição do trem com alma de VLT pelo menos se resgata parte do romantismo de outrora, na capital. No restante, vamos embarcando na música de Raul Seixas: Ói, Ói o Trem...
Ô vida “Marvada”!


http://blogdomendesemendes.blogspot.com


O CARIRI CANGAÇO VISITANDO CURRALINHO, NO SERTÃO SERGIPANO DE POÇO REDONDO

*Rangel Alves da Costa

Nesta sexta-feira 08 de setembro, o sertão de Poço Redondo e das beiradas do Velho Chico, em Curralinho, recebeu a visita de uma grande comitiva do Cariri Cangaço. Capitaneados por Manoel Severo, os ilustres caririenses arribaram de terras distantes e vieram parar nas terras sertanejas de Poço Redondo.
Quando Manoel Severo me telefonou informando que alguns integrantes do Cariri Cangaço estariam nesta data em Poço Redondo, objetivando principalmente uma primeira reunião acerca do grandioso evento que será o Cariri Cangaço Poço Redondo 2018, logo imaginei que seriam apenas de seis a oito pessoas. Mas não. Para surpresa e prazer, mais de vinte pessoas chegaram às portas do Memorial Alcino Alves Costa.
A comitiva caririense estava formada, dentre outros, por Manoel Severo, Ingrid Rebouças, Ivanildo Silveira, Quirino Lampião e Célia Maria Bonita, João de Sousa Lima, Archimedes Marques e Elane Marques, Professor Afrânio, Aderbal Nogueira, Maristela Mafuz, Louro Teles, Lili Nely e Camilo. E muitas outras pessoas, e todos escritores, pesquisadores, estudiosos do cangaço, apaixonados pela história e pela cultura do sertão nordestino.
A escolha de Curralinho como localidade para tão importante encontro possuiu sua razão de ser. Será nesta povoação ribeirinha, às margens do Velho Chico, que as atividades do Cariri Cangaço Poço Redondo 2018 se iniciarão, na manhã seguinte à solenidade de abertura. Com efeito, na manhã do dia 15 de junho de 2018 terão início as visitas e as palestras, e estas não entre quatro paredes, mas ao largo das margens do São Francisco, rio que é outra história dentro da história sertaneja.
E também pela importância histórica da localidade, desde a sua estrada às suas beiradas. Curralinho que um dia possuiu vereda alargada por Antônio Conselheiro e seus seguidores, que possui as Cruzes dos Volantes ali fincadas pela vingança sangrenta dos cangaceiros, que possui as pedras onde o corpo de Zé de Julião foi encontrado após famosa vindita de sangue, que possui igrejinha levantada pelo Conselheiro, que possui história em cada pedaço de chão até a beirada do rio e mais adiante.
Curralinho se constitui, assim, no cenário ideal para o início de um evento do porte do Cariri Cangaço. Há o contexto histórico, a proximidade, pois apenas quatorze quilômetros entre a sede municipal, e também a beleza paisagística. Desse modo, após uma rápida visita à prefeitura municipal, onde o prefeito Júnior Chagas já aguardava a comitiva, saímos em direção às beiradas do Velho Chico.
De Poço Redondo, o prefeito e o vice-prefeito, parte do secretariado municipal, assessores, e também grande parte da Comissão Organizadora do CCPR-218: Maria Oliveira, Belarmino e Rose, Ricardinho, Vera Lúcia, Djalma, Dico, Marlinda, Rangel e Milla, Danilo, além de Taty Portela, Tainara, Petra, e os pequenos Levy e Cecília, dentre outros. Por lá estavam Orlando de Serra e sua esposa Maria José, além de outros convidados. Também a presença do radialista Iran Gonçalves.
Foi um encontro dos mais proveitosos, com pessoas admiradas com tamanha beleza da povoação e um Manoel Severo simplesmente encantado com a responsabilidade e envolvimento de Poço Redondo no evento futuro. Mais uma vez o prefeito Júnior Chagas firmou o compromisso de proporcionar todo o apoio necessário ao CCPR-2018, dando, assim, início a um novo tempo de valorização da história, da cultura e das tradições de Poço Redondo. Incluindo a municipalidade na Rota do Cangaço, também a certeza de ascensão turística e de geração de emprego e renda.
Assim essa importante visita desta sexta-feira, que fiz questão de chamar de Cariri Cangaço Curralinho 2017. Voltem sempre, caririenses. Avante! E que logo venha o Cariri Cangaço Poço Redondo 2018!


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.bogspot.com

DESFILE DA ESCOLA ESTADUAL IRACEMA MARQUES - PRINCESA ISABEL-PB (07/09/2017).

 Por Rena Bezerra

Desfile da Escola Estadual Iracema Marques - Princesa Isabel-PB (07/09/2017), onde foram apresentados os mais diversos temas de nossa cultura nordestina. Aqui destaco o pelotão APRENDIZ DE POETA homenageando os poetas da terra, Nilda Maria, Rose Monteiro, Rena BezerraValbam Lopes LopesNeto Cdl Neto Caçula, Marcos Marcosesonia Da Silva Antas, Doralice Marrocos e Rita de Siqueira Pita.Mais uma vez agradeço aos professores e gestores dessa tradicional escola princesense.













Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PEDRINHO POPOFF DO CORDEL E DO BAIÃO

Por Carla Mota

Que alegria, que emoção.
Ser homenageado em cordel!
Sua essência e sua verdade é sagrada.

Consequência de seu amor meu filho Pedro. Sua arte e missão pulsa e reverbera. 

O poeta De Assis, mestre nas palavras e nas rimas teve extrema sensibilidade e generosidade em absorver e entender a sua missão. 

Muitas vezes nós mesmos, como pais ficamos sem entender. Mas sabemos que nos resta é lutar junto com você. 

Te apoiar e te proteger, afinal , os que você faz vai contra a muita coisa. A "fama" se fosse o objetivo com certeza não seria desta forma e com este estilo né? Tão pouco difundido e longe dos grande interesses do show business.

De Assis, ficamos muito gratos por este reconhecimento e no futuro do Pedro, seja qual for o seu caminho, ele poderá se lembrar com gratidão que não foi em vão toda a luta que fazemos para difundir cada vez mais o valor que o povo de alma do nosso filho tem! 

Em nome da família, nossa gratidão. 

Quem quiser poderá reservar o seu!!

Deixe um alô e assim também fortalecer no projeto Brincando de Cordel. (14) 997315676.

Carla Motta - Mãe do Pedrinho Pedro Motta Popoff do cordel e do baião.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O ESCRITOR JOÃO DE SOUSA LIMA LANÇA LIVRO EM PAULO AFONSO

Os escritores João de Sousa Lima e Antonio Galdino

ATENÇÃO AMANTES DA ARTE E DA CULTURA..., dia 14, as 19:00 hrs, no Memorial Chesf, lançamento OFICIAL do livro PAULO AFONSO E A VILA POTY: A HISTÓRIA NÃO CONTADA...


E A POSSE DA NOVA PRESIDÊNCIA DA ACADEMIA DE LETRAS DE PAULO AFONSO.

PARTICIPEM!

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FESTIVAL VOLTA SECA (PARTE 2)

Por Geziel Moura

Em 1953 na condição de liberto, Volta Seca esteve no Rio de Janeiro, com sua companheira Rosemary e filha (fotos anexadas), conhecendo a "Cidade Maravilhosa", compartilho também, a segunda parte da entrevista, que ele concedeu ao Diário da Noite, que fora publicado em 28.12.49, e falou sobre a chacina de Queimadas (BA), ocorrida em 22 de dezembro de 1929, em que foram assassinados 07 soldados da policia baiana, com a presença efetiva de Volta Seca.

As imagens são da revista Manchete publicada em 07.02.1953, de meu acervo físico pessoal. 

Boa Leitura


Segundo o pesquisador do cangaço José Luiz De Lima Albuquerque Essa foto foi feita atrás do hotel Copacabana Palace, e está do mesmo jeito, inclusive o ponto de ônibus. Igualzinho. Impressionante! - https://www.facebook.com/photo.phpfbid=916251115198778&set=pcb.1823864444592725&type=3&theater


Segundo o pesquisador do cangaço José Luiz De Lima Albuquerque Praia de Copacabana. RJ. - https://www.facebook.com/photo.phpfbid=916251245198765&set=pcb.
1823864444592725&type=3&theater

Segudo o pesquisador Danilo David Carvalho ELE RECORDANDO JARDINEIRA - https://www.facebook.com/photo.php?fbid=916251258532097&set=pcb.1823864444592725&type=3&theater


https://www.facebook.com/groups/1617000688612436/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MISSA DE 30º. DIA!


Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com