Seguidores

terça-feira, 28 de junho de 2022

A MORTE DE CORISCO NA FAZENDA PACHECO - BARRA DO MENDES:

 


Corisco era um sanguinário e famoso cabo de guerra do cangaceiro lampião.

No dia 02 de maio de 1940, corisco e Dadá, acompanhado de rio Branco e Florência, e a afilhada de corisco, Zefinha, com 10 anos de idade, viajaram com destino à Bom Jesus da Lapa, na Bahia.

O Tenente José Osório de Faria (Zé Rufino) soube que corisco, abandonara as armas e havia viajado, sabia quanto ouro e dinheiro, corisco levava consigo. Saiu então com 4 comandados em sua perseguição. Chegando a Miguel Calmon teve notícias da passagem de corisco, conseguindo mais companheiros e um caminhão para seguir viagem.

No dia 23 de maio, chegou à fazenda Pacheco- Barra do Mendes, dois casais e uma menina. Pediu pousada ao dono da fazenda- o velho José Pacheco. Os forasteiros, corisco e Dadá, rio Branco e Florência e a menina Zefinha, disseram que estavam de viagem para  Bom Jesus da Lapa e queriam hospedagem, foram instalados em uma casa de farinha.

No dia 25 de maio, era dia de feira em barro alto, quando José Antônio Pacheco, filho do proprietário da fazenda, viajou para aquela localidade para fazer compras, corisco pede-lhe para trazer algumas mercadorias, logo que o rapaz voltasse eles viajariam.

Nesse dia, o Tenente Zé Rufino chega à barro alto e começa a perguntar a uns e outros sobre o paradeiro do pessoal.


José Antônio já estava de saída, quando foi abordado pelo tenente Zé Rufino, que queria saber sobre os dois casais e a menina. Ele então o informa que os procurados estão em sua residência. Eles vão até o local, e armam-lhe uma tocaia.

Ao entardecer, houve uma confusão, onde Dadá levou um tiro, instantes depois, corisco também foi baleado. Os atingidos foram levados ao hospital pelo caminhão do tenente. Chegaram ao hospital, Dadá resistiu. Era madrugada, quando corisco morre. No dia 26, ocorre o sepultamento do cangaceiro no cemitério de Miguel Calmon, no momento, Dadá sofria a amputação da perna direita.

Após 5 dias do sepultamento, as autoridades levaram a cabeça e o braço direito do defunto para o museu "Nina Rodrigues" em salvador.

Em 1972, Dadá veio à Miguel Calmon em busca dos ossos do marido, conduzindo-os para salvador, onde estão sepultados no cemitério das quintas.

Em 7 de fevereiro de 1994, durante a madrugada, no hospital são Rafael, Dadá chega a falecer, vítima de câncer generalizado, aos seus 78 anos.








Os revoltosos, a passagem da coluna Prestes por Barra do Mendes: 

O povo sertanejo vivia em pânico nesta época, pois a coluna prestes por onde passavam, deixavam suas marcas de grande crueldade. O 4º destacamento da coluna prestes, comandado pelo Major Djalma soares Dutra no dia 28 de março de 1926, ocupou Barra do Mendes, após ligeiro combate contra as tropas do coronel Horácio de matos.


Os revoltosos:

O povo sertanejo vivia em pânico nesta época, pois a coluna prestes por onde passavam, deixavam suas marcas de grande crueldade. O 4º destacamento da coluna prestes, comandado pelo Major Djalma soares Dutra no dia 28 de março de 1926, ocupou Barra do Mendes, após ligeiro combate contra as tropas do coronel Horácio de matos. Ao penetrar em Barra do Mendes, depois de desalojar a tropa que se encontrava defendendo a vila, o Major Dutra, encontrou na sua casa comercial, dona Mª Romana, que intercedeu a favor do povo local, comunicando ao Major que não foi à população da vila que tomara parte no combate, e que a peleja era comandada pelos jagunços de Horácio de matos, Dutra resolveu atendê-la tratando os moradores com delicadeza.

A morte de Lamarca:

Barra do Mendes foi palco de mais um assassinato de um ex-capitão, chamado Lamarca. Este comandou inúmeros assaltos à bancos, desde então, passou a ser perseguido pela policia federal.

No dia 17 de setembro de 1971, três equipes de repressão, se movimentaram perto do povoado de pintada, vasculhando o município de Ipupiara. Pois, havia suspeitas que Lamarca e Zequinha estivesse por perto. Os oficiais estavam perto de pintada, quando foram abordados pelos lavradores, que lhes avisaram que Lamarca e Zequinha estavam dormindo de baixo de uma baraúna, na estrada que liga pintada às fazendas dos moradores locais, eles aproximaram e desferiu-lhes vários tiros a queima-roupa. Lamarca deitado estava, teve morte instantânea, o seu comparsa tentou fugir, mas foi baleado mais adiante e morreu. No dia 19 de setembro, Carlos Lamarca foi sepultado no cemitério do campo santo, em salvador.

Carlos Lamarca

  REFERÊNCIAS:
MENDONÇA, Edízio; Barra do Mendes, uma história de lutas - 2003

FOTOS: EDUARDO TEIXEIRA MENDONÇA
                   LIANDRO ANTIQUES 

http://historiadebarradomendes.blogspot.com.br/2012/03/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ASCRIM/ACADEM PRESIDENCIA – CONFIRMAÇÃO E RETRANSMISSÃO AO CONVITE DA AMOL: “SOLENIDADE DE POSSE NOVA ACADÊMICA WELMA MARIA FERREIRA DE MENEZES À CADEIRA Nº 15, PATRONO JOAQUIM RIBEIRO FREIRE” - OFÍCIO. Nº 016/2022.

MOSSORÓ-RN, 26 de JUNHO de 2022.   

 

   

 ‘RECEBES ESTE EXPEDIENTE PORQUE A ASCRIM O(A)VALORIZA E RESPEITA, PELO ALTO NÍVEL DE QUEM TEM O PRESTÍGIO DE SER ASSIM CONSIDERADO(a).’    

  

             

   AGRADECENDO AO EXCELENTÍSSIMO DR. ELDER HERONILDES DA SILVA, M.D. PRESIDENTE EXECUTIVO DA ACADEMIA MOSSOROENSE DE LETRAS-AMOL, PELO CONVITE, RESERVAMO-NOS ATRIBUIR MESMO VALOR DE PARTILHA, DIZENDO QUE É UMA GRANDE HONRA CONFIRMAR QUE NOS FAREMOS REPRESENTAR, OFICIALMENTE, A: 

 “SOLENIDADE DE POSSE NOVA ACADÊMICA WELMA MARIA FERREIRA DE MENEZES À CADEIRA Nº 15, PATRONO JOAQUIM RIBEIRO FREIRE”, OCUPADA ANTERIORMENTE PELA IMORTALIZADA D’ALVA STELLA NOGUEIRA FREIRE”, QUE ACONTECERÁ  

 

NO DIA 02(SÁBADO) DE JULHO DE  2022, A PARTIR DAS 19H, NO AUDITÓRIO LAURO MONTE FILHO, PÇA VIG. ANTONIO JOAQUIM RORIGUES - CENTRO – MOSSORÓ(RN).  

A RECEPÇÃO EM NOME DA AMOL SERÁ FEITA PELO ACADÊMICO BENEDITO VASCONCELOS MENDES.  

 

REVERENCIAL  DO PRESIDENTE E VICE PRESIDENTE EXECUTIVOS DA ASCRIM AO IMORTAL: “CONSIDERANDO UM DOS PONTOS MAIS PUNDONOROSOS NA SIMETRIA ENTRE O IMORTAL E O IMORTALIZANDO, EVIDENTE, O “ELOGIO AO PATRONO DA CADEIRA Nº 15, PELA NEO TITULAR DESTA”, ADREDE, PARTICIPAMOS DO ABRAÇO COMUNGATÓRIO, ANTE O RITO SINGELO QUE EMOLDURA A FORTALEZA DO ELOGIASTA ESPELHAR-SE NO ELOGIADO, MORMENTE O FASCÍNIO DESSA ELOQUÊNCIA PERMITIR-NOS, CONTEMPLAR E COMPREENDER A PEQUENEZ HUMANA ANTE A GRANDEZA DIVINA, DÍSTICO DO TRANSITÓRIO APRENDIZADO CONTÍNUO DA IMORTALIDADE. (TEXTO AUTORAL DE FRANCISCO JOSE DA SILVA NETO) 

  

     PORTANTO, REPASSO O ASSUNTO DO ALVO CONVITE(ANEXO) DE IGUAL MODO, POR CÓPIA,  AS EXCELENTÍSSIMAS AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS,  ACADÊMICOS DA ASCRIM E POTENCIAIS CANDIDATOS A ACADEMICOS DA ASCRIM E ACADEM, ILUSTRES PRESIDENTES DE ENTIDADES CULTURAIS E DIRIGENTES DE INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS, GOVERNAMENTAIS, PÚBLICAS, PRIVADAS E MAÇÔNICAS,  JORNALISTAS E COMUNICADORES, POR SER DO INTERESSE, CLARO, DOS MESMOS, TOMAREM CONHECIMENTO E DIGNAREM-SE, DO SEU MISTER, CONFIRMAR SUAS PRESENÇAS, JUNTAMENTE COM AS EXCELENTÍSSIMAS FAMÍLIAS CONSORTES.    

    DESTA FORMA, É DA PRAXE DESTA PRESIDENCIA, QUANDO OFICIALMENTE CONVIDADO, DIGNAR-SE RESPONDER AOS ECLÉTICOS CONVITES DO PRESIDENTE DE ACADEMIAS, EXEMPLO QUE NOTABILIZA O VIÉS DE OUTRO PRESIDENTE CORRESPONDER A ESSE ECLETISMO, PORQUE SABE A DIFERENÇA ENTRE O LIAME DA PARTILHA E DO PRESTÍGIO QUE ASCENDE E CRESCE NO INTERCÂMBIO ENTRE OS QUE PRESTIGIAM OS ABNEGADOS DEFENSORES DA CULTURA MOSSOROENSE.  

   NESTA SINTONIA, UM CONVITE PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CULTURAIS E A CONFIRMAÇÃO, INTERCAMBIADOS ENTRE PARTICIPANTES E ENTIDADES SINGULARES, MERECE E FUNCIONA COMO UM “FEEDER”, EVIDENTE, REPASSADO A TODOS OS ACADÊMICOS E INTEGRANTES DE SEUS CORPOS ADMINISTRATIVOS/SOCIAIS, PELO SEU PRÓPRIO DIRIGENTE, CUJO ESSE FEEDBACK ALIMENTA, NATURALMENTE O FERVOR E A CONSIDERAÇÃO EM QUE SINGRAM OS INTELECTUAIS E SERVIDORES   DESSAS PLÊIADES.  

  

    CONVOCANDO OS ACADÊMICOS DA ASCRIM PARA ESSE MAGNO EVENTO, COMUNICO, AOS QUE COMPARECEREM E SE IDENTIFICAREM COMO TAIS NO EVENTO SUPRAMENCIONADO, DEVEM CUMPRIR, NO QUE FOR POSSÍVEL, O RIGOR OBRIGATÓRIO ESTATUTÁRIO DE USO DO UNIFORME OFICIAL (VESTE TALAR), CONSOANTE NORMA ESTATUTÁRIA, ATRIBUTO DIGNITÁRIO DO DECORO INTELECTUAL E ORGULHO DA MORAL QUE ASSIM OS IDENTIFICA, ENTRE OS PARES, EM ATIVIDADES CULTURAIS DESSA GRANDEZA.  

  

      

SAUDAÇÕES ASCRIMIANAS, 

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO 

-PRESIDENTE EXECUTIVO DA ASCRIM ACADEM- 

 

MARIA GORETTI ALVES DE ARAÚJO 

-PRESIDENTA EXECUTIVA INTERINA DA ASCRIM- 

 

P.S.: 1. CONSIDERANDO A ESSÊNCIA DA HUMANIDADE INTELECTUAL, INSERIDA NA REPRESENTATIVIDADE DE TODOS SEGMENTOS SOCIAIS ABAIXO RELACIONADOS, ENCAMINHA-SE ESTA CÓPIA ORIGINAL, EM CARÁTER PESSOAL DIRETO AOS  INSIGNES DIGNITÁRIOS: 

 

P.S.-1): EVENTUALMENTE – EM RESPOSTA À TRANSMISSÃO DE CONVITE - RECEPCIONAMOS MENSAGENS QUE NOS SÃO ENVIADAS PELOS SIGNATÁRIOS DOS EMAILs DESTINATÁRIOS DESTE, AS QUAIS ENVIAMOS PARA OS PATROCINADORES DOS EVENTOS, ATRAVÉS DO NOSSO MALOTE DIGITAL OFICIAL DA ASCRIM-MADA .  

P.S.-2): ESTA É UMA CÓPIA ORIGINAL, ENCAMINHADA, OFICIALMENTE, EM CARÁTER PESSOAL DIRETO PARA O(A)S:   

  

EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES GOVERNAMENTAIS, JURÍDICAS, MAÇONICAS E MILITARES.  

REVERENDÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES RELIGIOSAS.  

MAGNÍFICOS REITORES E AUTORIDADES DE UNIVERSIDADES.  

EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS.  

EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES CULTURAIS E INSTITUIÇÕES CONGENERES.  

ILUSTRÍSSIMO(A)S DIRIGENTES DE INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS, EDUCACIONAIS E DE CIDADANIA.  

ILUSTRÍSSIMO(A)S JORNALISTAS E COMUNICADORES.  

ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM.  

POTENCIAIS CANDIDATO(A)S A ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM.  


De: Elder Heronildes <eheronildes@uol.com.br>
Enviado: domingo, 19 de junho de 2022 21:08
Para: asescritm@hotmail.com <asescritm@hotmail.com>
Assunto: ENC: Convite posse AMOL
 
  
  
...

[Mensagem cortada]  Exibir toda a mensagem
Área de anexos

ERVAS NA PEDRA DO REINO

Por Valdir Jose Nogueira

Dom Sebastião

As notícias das pregações do profeta impostor João Antônio dos Santos, a respeito do desencantamento do reino de D. Sebastião, haviam se espalhado com rapidez. Tendo sido avisado do que ocorria, o padre Francisco José Correia de Albuquerque se dirigiu para a Fazenda Cachoeira, pertencente ao capitão Simplício Pereira da Silva, por parecer-lhe ficar mais próxima dos lugares, em que mais enraizada se achava a doutrina plantada pelo mameluco, e ali chegando expeliu emissários em sua procura, e tratou de missionar alguns dias com o único fim de eliminar do povo tão pernicioso fanatismo. Quando João Antônio ali chegou, foi notificado de que não deveria prosseguir em suas atividades. Sem esboçar qualquer resistência, ele concordou com as determinações do padre, retirando-se com sua mulher para os lados do Rio do Peixe, passando dali para o sertão dos Inhamuns na Província do Ceará.

Conforme narrou o historiador Mário Melo, no seu artigo do Diário de Pernambuco, de 9 de agosto de 1931: “João Ferreira, cunhado de João Antônio, assume a chefia do bando, faz-se coroar rei daquele povo e marcha com sua gente em direção a Serra do Catolé, onde já repontava a torre do castelo de El – Rei Dom Sebastião. Das imediações da serra, continuavam a chegar fanáticos. João Ferreira lhes dava a beber um composto de manacá e jurema e a fumar uma erva com a propriedade de ópio – talvez a maconha. Com o espírito entorpecido pela beberagem e pelo fumo, os fanáticos viam as riquezas de que lhes falava o rei e já se sentiam possuidores daqueles tesouros imaginários.”

Valdir José Nogueira de Moura, pesquisador e escritor

Conselheiro Cariri Cangaço

São José de Belmonte

https://cariricangaco.blogspot.com/2022/06/ervas-na-pedra-do-reino-por-valdir-jose.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

ÚLTIMA ENTREVISTA DE LAMPIÃO

O Cangaço na Literatura

https://www.youtube.com/watch?v=5Z8rDbFQPOE&ab_channel=OCanga%C3%A7onaLiteratura

 LIVRO MARCA NA PROMOÇÃO https://www.amazon.com.br/dp/65872930...


ENTREVISTA JUAZEIRO https://youtu.be/vJUU3d4Ypus



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O ASSASSINATO DE ZÉ PAULO, PRIMO DE LAMPIÃO.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=JWv00gyN0bo&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

OS MELHORES LIVROS SOBRE OS TEMAS CANGAÇO E NORDESTE VOCÊS ENCONTRAM AQUI: https://www.lojaodonordeste.com Um crime lamentável que foi cometido por membros das Forças Volantes contra um simples e humilde sertanejo como forma de vingança contra crimes cometidos no passado por Lampião. E assim Zé Paulo foi executado pelo simples fato de ser primo de Lampião. Conheçam essa história. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações e publicações. Forte abraço! Atenciosamente: Geraldo Antônio de S. Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia, Cangaçologia Shorts e Arquivo Nordeste. Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCDyq...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PÉSSIMO SINAL

 Estamos sem condições de postagens.

Bastante lenta.


MAIS UMA VEZ, OS COMPONENTES DO ANTIGO TRIO MOSSORÓ NÃO FORAM CONVIDADOS PARA PARTICIPAREM DAS FESTIVIDADES JUNINAS DA SUA TERRA NOSSORÓ..

 Por José Mendes Pereira


Mais uma vez, os componentes do antigo "Trio Mossoró" não foram convidados para participarem das festividades juninas da sua cidade Mossoró. O que faltou? Foi o interesse dos organizadores culturais das festividades incluírem o Carlos André, a Hermelinda Lopes e João Mossoró na programação.

Quanto custo um cantor como o Luan Santana este ano? Nem tenho ideia. Mas o valor da sua vinda à Mossoró, deve ter sido dinheiro que daria para alimentar uma porção de gente faminta. 

Os organizadores das festividades juninas em Mossoró, não estão pensando nos artistas da terra. Que falta de respeito aos componentes do antigo Trio Mossoró!

Que pobreza!!!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com