Seguidores

sexta-feira, 25 de maio de 2018

VEJA COMO FOI O ANIVERSÁRIO DA SRA. DULCE, EX-CANGACEIRA QUE FEZ 95 ANOS DE IDADE


Matéria compartilhada de Martha Menezes filha da aniversariante dona Dulce Menezes

Muito bolo salgados, e doces, e muito AMOR, DULCE MENEZES, MÃE AMADA, CERCADA DE FILHAS NETOS E BISNETOS.


PARABÉNS, MÃE QUERIDA PELOS 95 ANOS DE VIDA E SABEDORIA,

BJS TE AMO MÃE, OBRIGADA FAMÍLIA MENEZES, OBRIGADA PAPAI DO CÉU.




https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/

http://blogdomendesemendes.blogspoit.com


ZÉ CHAGAS E OS CAIXÕES DE DEFUNTO

Clerisvaldo B. Chagas, 25 de maio de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica 1.909

Já abordamos este assunto. Animando as cidades do interior, nunca faltam alguns gaiatos nas comunidades. Em Santana do Ipanema, o individuo Zé Chagas alegrava o ambiente quando chegava trazendo sua verve para brincadeiras. E se tivesse tido antes de falecer, a ideia de andar com um pajem para anotar os seus feitos, por certo teria publicado um livro humorístico de muitas e muitas páginas. Explorava casas de jogatina e, por ter um gogó acentuado, parecia um urubu.

CARTAS. (IMAGEM: DOMÍNIO PÚBLICO)
Foi lá no Beco de São Sebastião, na casa da esquina, cujo prédio já tinha sido muitas coisas e naquele momento abrigava o baralho. Nós, os meninos, brincávamos zoadentos sobre uma janela com meia tala, numa noite de festa de Senhora Santa Ana, a padroeira. Fui um dos atingidos por um balde d’água jogado pela janela. Havia sido jogado por Zé Chagas, o comandante da casa.
Já rapaz feito, vi sentado à porta fechada da nossa loja, dois negros altos conversando baixo: Filemon, ex-cangaceiro e Zé Preto, o manganheiro que construiu um oratório na croa da pedra do sapo, no rio Ipanema. Para todos os mortais, nada. Mas para Zé Chagas que vai passando, lembra um pássaro preto do sertão e exclama com toda maledicência: “Espia onde está um casal de anum”, e aponta para ambos.
E quando um amigo indaga a outro se acha Zé Chagas muito feio, o cabra responde: “Eu só não acho porque já me acostumei com ele”.
Assim chegou a cartomante Maria Galega, oferecendo seus préstimos e deitou cartas para Zé Chagas, quando abriu a sessão: “Estou vendo ouro na sua vida”. E o gaiato respondeu na bucha: “Só se for ‘ourina’, Maria”.
Quando o dono da casa de caixões de defuntos quis dá uma saidinha, pediu a Zé Chagas que tomasse conta que “ele chegaria já”. E Chagas, que atuava defronte com a casa de jogo “O Bafo da Onça”, prontificou-se em atender ao amigo. Eis que chegam pai e filho para comprar um caixão. Vão perguntando o preço e Zé Chagas dizendo. De repente o viúvo indaga se ele faz um preço menor no ataúde. Zé Chagas não mede consequência e liberta sua verve gaiata: “Só faço menor preço se o amigo levar dois”.
E o primo “véi” só não levou uma surra das maiores por causa da turma do deixa disso.
Deve estar brincando por aí, na outra dimensão.


http://bogdomendesemendes.blogspot.com

FRASES SEM EFEITO

*Rangel Alves da Costa

Graças a Deus que não sou um Paulo Coelho, um Dalai Lama, um Padre Fábio de Melo, um escritor qualquer de autoajuda. Graças a Deus por que odeio suas frases de efeito e que nada dizem senão o mesmo açucaramento derramado em mel.
Qual o efeito de uma frase de efeito, vinda de reconhecida personalidade, mas que expressa o nada, sim, apenas o nada? Tanta frase de feito sem efeito eu tenho lida, que juntei abaixo minhas próprias frases. E todas sem efeito.
Leiam - acaso desejem - e imediatamente esqueçam, pois, como dito, não surtirá efeito nenhum. Aquelas frases adocicadas não possuem efeito alguma, quem dirá estas que surgiram apenas como lacuna ao ócio ou por não ter mesmo o que fazer. Mas vamos a elas:
Os pés não são as mãos. Uns caminham, outras seguram. Mas há quem segure com os pés e caminhe com as mãos. Tudo depende da arte ou do cansaço.
As pessoas só não esqueceriam que possuem família se nos seus sobrenomes fossem grafados até quinta geração. Algum dia elas iriam querer saber o porquê daquele Santos, daquele Silva, daquele Costa, daquele Sacramento.
Não ter dinheiro nem na conta nem no bolso possui suas vantagens. De vez em quando a pessoa tem de deixar a ilusão de riqueza para sentir a pobreza na pele, no desejo, no querer ter e não poder.
Não troco um proseado com um velho sertanejo por dez livros técnicos ou acadêmicos. Prefiro a palavra da sabedoria ao linguajar mofo e incompreensível. Preciso de lição viva e não daquilo que eu só entenderia se perdesse meu tempo procurando cada termo no dicionário.


A juventude é um livro aberto. Eis aí o perigoso. Por isso mesmo a existência de tantas páginas rasgadas, ao sabor das ventanias e dos desatinos, em outonos perdidos e sem esperança de alcançar outras estações na vida.
Perguntaram-me o que era o amor e então respondi que é o desamor. Perguntaram-me se eu estava enlouquecendo por responder assim, então respondi que sim. Enlouquecido por um amor tronado em desamor.
Não há retrato mais fiel que o trazido e exposto pela saudade. Na saudade, o amor é amor, a dor é a dor, o sofrimento é o sofrimento, a morte é a morte. Não será saudade acaso chegue com outra face ou outra feição.
Não tem fome quem não come outra coisa que não seja o prato de nome esquisito. Tripa assada mata a fome, ovos com salsicha mata a fome, farinha com rapadura mata a fome, resto de panela mata a fome, qualquer comida mata a fome. É preciso mostrar que não abre mão do strogonoff depois de dois dias sem fome. Duvido que não implore uma batata podre.
Quem beija na boca e se lambuza não sabe beijar, já dizia a menina que um dia voou. E como ela subiu aos céus, passeou entre as nuvens e depois suavemente pousou? Quando beijou leve, suave, doce e levemente enamorada.
O verdadeiro Deus não é o Deus do acaso, da igreja ou das escrituras. O verdadeiro Deus está no templo do coração. Não é um Deus de todos, pois um Deus próprio. Não é um Deus que está no céu, mas que vive dentro e na presença daquele que o reconhece como o Deus de sua vida.
Falar sozinho e pensar em silêncio fazem o mesmo efeito. As palavras são as mesmas, os diálogos são os mesmos. A única diferença está no poder de voo. Elas só podem voar quando a boca as solta de qualquer modo e pede que vão, ao longe, buscar sua significação.
Mais que correto o ditado dizendo que nem um dia sem uma linha. Isso mesmo. Escrever, escrever, escrever. Ainda que só se consiga escrever coisas sem importância como as avistadas acima.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PRINCESA ISABEL, ABOLICIONISTA DA GEMA

Pesquisa do professor Adinalzir Pereira

Conta-nos o historiador Eduardo Silva:

‘‘A Princesa Isabel protegia escravos fugidos em Petrópolis. Temos sobre isso o testemunho insuspeito do engenheiro André Rebouças, que tudo registrava em suas cadernetas implacáveis. Só assim poderemos saber hoje, com números precisos, que no dia 4 de maio de 1888, ‘almoçaram no Palácio Imperial 14 africanos fugidos das fazendas circunvizinhas de Petrópolis’. E mais: todo o esquema de promoção de fugas e alojamento de escravos parece ter sido montado pela própria Princesa. André Rebouças sabia de tudo porque estava comprometido com o esquema. O proprietário do Hotel Bragança, onde André Rebouças se hospedava, também estava comprometido até o pescoço, chegando a esconder mais de trinta fugitivos em sua fazenda, nos arredores da cidade. 

O advogado Marcos Fioravanti era outro envolvido, sendo uma espécie de coordenador-geral das fugas. Não faltava ao esquema nem mesmo o apoio de importantes damas da corte, como madame Avelar e dona Amanda Paranaguá Dória e Cecília, Condessa da Estrela, companheiras fiéis de Isabel e também abolicionistas da gema. Às vésperas da Abolição, no dia 12 de maio, conforme anotou Rebouças, já subiam a mais de mil os fugitivos ‘acolhidos’ e ‘hospedados pela Comissão Libertadora sob os auspícios de Isabel, a Redentora’.’’²

FONTES:

1. ECHEVERRIA, Regina. A história da Princesa Isabel: amor, liberdade e exílio. Rio de Janeiro: Versal, 2014. p.224.

2. SILVA, Eduardo. As camélias do Leblon e a abolição da escravatura: uma investigação de História Cultural. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. p.29.

3. Arquivo do Diretório Monárquico de Santa Cruz.

Extraído do http://saibahistoria.blogspot.com do professor e pesquisador Adinalzir Pereira lá do Rio de Janeiro.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MORRE EX-DEPUTADO ALOYSIO PEREIRA, DA REGIÃO DE PRINCESA ISABEL

Por Os Guedes

Os meios políticos e sociais paraibanos ficaram enlutados na manhã de hoje com a notícia do falecimento do ex-deputado estadual Aloysio Pereira, descendente de família política tradicional da região de Princesa Isabel, no interior da Paraíba. Aos 95 anos, deputado por várias legislaturas, tendo exercido cargos importantes na Mesa da Assembleia Legislativa e militado naArena e no seu sucedâneo, o PDS, Aloysio era filho do coronel José Pereira Lima, chefe político e protagonista da chamada “República de Princesa”, território que ficou livre do Estado por algum tempo, durante confrontos políticos de repercussão nacional, sobretudo na década de 30.
Há anos, Aloysio vinha com a saúde frágil e contabilizava perdas emocionais com a morte de sua mulher e de familiares muito próximos do seu círculo. Estava inteiramente afastado, há anos, da conjuntura política paraibana, chegando a ter participação expressiva nos governos de Wilson Leite Braga, eleito em 1982, e no segundo mandato de Tarcísio Burity, eleito pelo voto em 1986. Figura bastante influente na tomada de decisões partidárias, relacionadas, inclusive, à eleição presidencial, por ocasião do embate travado dentro do PDS entre o ex-ministro Mário Andreazza e o ex-governador de São Paulo, Paulo Maluf, Aloysio Pereira destacou-se pela seriedade de posições na tribuna do Legislativo paraibano e por intervenções oportunas em defesa de Princesa Isabel e dos municípios da microrregião que representava.
Era um político sensível às carências dos pobres, segundo depoimentos de testemunhas da época de sua atuação, quer na política, quer na imprensa. O coronel José Pereira Lima, pai de Aloysio, tornou-se figura controversa na história do Brasil ao se indispor contra o governo do presidente João Pessoa, que acabou assassinado na Confeitaria Glória em 26 de julho de 1930. Aloysio foi chamado, diversas vezes, em palestras e entrevistas a órgãos de imprensa, a opinar sobre episódios associados à trajetória de seu pai, cuja memória venerou até a morte. Num dos depoimentos, ele desfez boatos espalhados de que no governo de João Suassuna, quando Lampião campeava no Nordeste, arrebanhando adeptos para as milícias de cangaceiros que formou, o coronel José Pereira tenha colaborado com os cangaceiros. Relembrou que, pelo contrário, foi por sugestão do coronel que o presidente João Suassuna criou o Segundo Batalhão da Polícia Militar em 1925, sediado em Princesa, justamente para dar combate a Lampião e a seus protetores. O contingente militar do Batalhão era numericamente pequeno, razão porque o coronel José Pereira recrutou igual número de vivis.
Numa sessão especial realizada na Assembleia para homenagear o centenário de nascimento do coronel José Pereira em 1984, o ex-deputado Evaldo Gonçalves foi enfático, em discurso: “Não procedem mais aquelas insinuações, muito difundidas, de que José Pereira Lima representou uma época obscurantista, em que o coronelismo respondia pelo atraso dos nossos costumes políticos. As lideranças políticas eram exercidas, como ocorre hoje, em função do interesse público. Existia uma concentração maior de poderes nas mãos dos chamados coronéis, exatamente em razão da ausência do Estado quanto ao provimento dos meios e recursos necessários à manutenção da ordem pública, tarefa que era naturalmente delegada aos chefes políticos do interior, sobre cujos ombros repousavam as responsabilidades de não deixarem faltar nada aos seus amigos”.
O ex-deputado Aloysio Pereira foi colega de legislatura de várias figuras que depois se projetaram a cargos mais relevantes na conjuntura política do Estado e do país. A Assembleia Legislativa, por intermédio da Mesa presidida pelo deputado Gervásio Maia Filho (PSB), decretou luto oficial pela morte de Aloysio Pereira, o mesmo se dando com a prefeitura municipal de Princesa Isabel, através do gestor Ricardo Pereira, que enalteceu os benefícios carreados para a população da cidade por Aloysio Pereira, cujo corpo está sendo velado em João Pessoa, com sepultamento previsto para a sua terra natal.
Os Guedes

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ASCRIM/PRESIDENCIA – CONFIRMAÇÃO E RETRANSMISSÃO AO CONVITE DA AMLERN– LANÇAMENTO DO LIVRO DO “FUNDO DO MEU CORAÇÃO” -OF. Nº 025/2018.

1481522002230_PastedImage

ASCRIM/PRESIDENCIA – CONFIRMAÇÃO E RETRANSMISSÃO AO CONVITE DA AMLERN– LANÇAMENTO DO LIVRO DO “FUNDO DO MEU CORAÇÃO” -OF. Nº 025/2018.

MOSSORÓ-RN, 24 de MAIO de 2018.

 ‘RECEBES ESTE EXPEDIENTE PORQUE A ASCRIM O(A)VALORIZA E RESPEITA, PELO ALTO NÍVEL DE QUEM TEM O PRESTÍGIO DE SER ASSIM CONSIDERADO(a).’ 
   É DA PRAXE DESTA PRESIDÊNCIA, QUANDO OFICIALMENTE CONVIDADO(VIA EPISTOLAR OU ELETRÔNICA), TEMPESTIVAMENTE, DIGNAR-SE RESPONDER AOS ECLÉTICOS CONVITES DOS EXCELENTÍSSIMOS PRESIDENTES DE SUAS CO-IRMÃS. EXEMPLO QUE NOTABILIZA O VIÉS DE UM DIRIGENTE INTELECTUAL CORRESPONDER A ESSE ECLETISMO, PORQUE SABE A DIFERENÇA ENTRE O LIAME DA PARTILHA E DO PRESTÍGIO QUE ASCENDE E CRESCE, NO INTERCÂMBIO, ENTRE OS QUE PRESTIGIAM OS ABNEGADOS DEFENSORES DA CULTURA MOSSOROENSE.
   NESTA SINTONIA, UM CONVITE PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CULTURAIS E A CONFIRMAÇÃO, INTERCAMBIADOS, ENTRE PARTICIPANTES E ENTIDADES SINGULARES, MERECE E FUNCIONA COMO UM “FEEDER”, EVIDENTE, REPASSADO A TODOS OS ACADÊMICOS E INTEGRANTES DE SEUS CORPOS ADMINISTRATIVOS/SOCIAIS, PELO SEU PRÓPRIO DIRIGENTE, CUJO ESSE FEEDBACK ALIMENTA, NATURALMENTE O FERVOR E A CONSIDERAÇÃO EM QUE SINGRAM OS INTELECTUAIS E SERVIDORES   DESSAS PLÊIADES.

   DESTA FORMA, AGRADECENDO PELO CONVITE, AO EXCELENTÍSSIMO DR. JUDAS TADEU DE AZEVEDO, M.D. PRESIDENTE DA ACADEMIA MAÇÔNICA DE LETRAS DO RIO GRANDE DO NORTE-AMLERN, RESERVO-ME ATRIBUIR MESMO VALOR DE PARTILHA, DIZENDO QUE É UMA HONRA CONFIRMAR PRESENÇA A SESSÃO INTELECTUAL LANÇAMENTO DO LIVRO DE SUA AUTORIA ”DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO”.   A REFERIDA SESSÃO ACONTECERÁ NO PRÓXIMO DIA 25.05.2018(AMANHÃ), ÀS 19H30MIN, NO AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL NEY PONTES DUARTE, LOCALIZADO NA PÇA. DA REDENÇÃO “JORNALISTA DORIAN JORGE FREIRE, 17, CENTRO, NESTA URBE.

  AINDA NÃO TIVE A HONRA DE LER O LIVRO ”DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO”, MAS CONHECENDO O DESTEMOR E DOS BONS FEITOS DO ENTUSIASTA DAS LETRAS,  JUDAS TADEU, O TRABALHO DE SUA LAVRA COM CERTEZA É DE PROFUNDIDADE LITERÁRIA INDISCUTÍVEL.

   PORTANTO, REPASSO A TÍTULO DE LEMBRETE O ASSUNTO DO ALVO CONVITE(ANEXO) DE IGUAL MODO, POR CÓPIA, A0S INSIGNES DIGNITÁRIOS ELENCADOS NO “POST SCRIPTUM”, -OS QUE DISPONIBILIZARAM, GENEROSAMENTE, SEUS ENDEREÇOS ELETRÔNICOS-, POR SER DO INTERESSE, CLARO, DOS MESMOS, TOMAREM CONHECIMENTO E DIGNAREM-SE, DO SEU MISTER, CONFIRMAR SUAS HONRADAS PRESENÇAS, JUNTAMENTE COM AS EXCELENTÍSSIMAS FAMÍLIAS CONSORTES.  
    CONCLAMANDO AOS ACADÊMICOS E POTENCIAIS CANDIDATOS A ACADÊMICOS DA ASCRIM, COMPARECEREM AO EVENTO SUPRAMENCIONADO, COMUNICO, DEVEM CUMPRIR O RIGOR OBRIGATÓRIO ESTATUTÁRIO DE USO DO UNIFORME OFICIAL (VESTE TALAR), CONSOANTE NORMA ESTATUTÁRIA, ATRIBUTO SIGNATÁRIO DO DECORO INTELECTUAL E ORGULHO DA MORAL QUE ASSIM OS IDENTIFICA, ENTRE OS PARES, EM ATIVIDADES CULTURAIS DESSA GRANDEZA.

  NA OPORTUNIDADE, ESTE PRESIDENTE REQUER DIGNE-SE O EXCELENTÍSSIMO PRESIDENTE DR. JUDAS TADEU DE AZEVEDO, AUTORIZAR SEJA A BANDEIRA OFICIAL DA ASCRIM COLOCADA JUNTO AO PAVILHÃO DA AMLERN, NO MAGNO EVENTO. 

SAUDAÇÕES ASCRIMIANAS,

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO
-PRESIDENTE DA ASCRIM-

P.S.: 1. CONSIDERANDO A ESSÊNCIA DA HUMANIDADE INTELECTUAL, INSERIDA NA REPRESENTATIVIDADE DE TODOS SEGMENTOS SOCIAIS ABAIXO RELACIONADOS, ENCAMINHA-SE ESTA CÓPIA ORIGINAL, EM CARÁTER PESSOAL DIRETO AOS  INSIGNES DIGNITÁRIOS:
  
EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES GOVERNAMENTAIS, JURÍDICAS, MAÇONICAS E MILITARES.
REVERENDÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES RELIGIOSAS.
MAGNÍFICOS REITORES E AUTORIDADES DE UNIVERSIDADES.
EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS.
EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES CULTURAIS E INSTITUIÇÕES CONGENERES.
ILUSTRÍSSIMO(A)S DIRIGENTES DE INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS, EDUCACIONAIS E DE CIDADANIA.
ILUSTRÍSSIMO(A)S JORNALISTAS E COMUNICADORES.
DIGNOS ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM.
POTENCIAIS CANDIDATO(A)S A ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM. 


De: José Romero Cardoso <romero.cardoso@gmail.com>
Enviado: quinta-feira, 24 de maio de 2018 17:44
Para: Wilson Bezerra de Moura; Elder Heronildes; filemon rodrigues; jwellingtonbarreto@bol.com.br; ASSOCIAÇÃO DOS ESCRITORES MOSSOROENSES ASCRIM
Assunto: CONVITE LANÇAMENTO DO LIVRO "DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO" - FONTE: https://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2018/05/convite-lancamento-do-livro-do-fundo-do.html
 

quinta-feira, 24 de maio de 2018

CONVITE LANÇAMENTO DO LIVRO "DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO"


O presidente da Academia Maçônica de Letras do Rio Grande do Norte - AMLERN, acadêmico Judas Tadeu de Azevedo tem a máxima satisfação em convidar Vossa Senhoria e a Excelentíssima Família para prestigiarem o lançamento do seu novo livro "DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO" em evento que será realizado a partir das 19h30 do próximo dia 25 (amanhã à noite) de maio de 2018 - tendo como espaço o auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, Centro de Mossoró.

Mossoró, RN, 09 de Maio de 2018.

Judas Tadeu de Azevedo
Autor - Presidente da AMLERN 

ALAGADIÇO: ZÉ BAIANO E ANTÔNIO DE CHIQUINHO, DO COITO À TRAIÇÃO.

Por Manoel Belarmino

Na manhã deste dia 23 de junho e já no fervor do Cariri Cangaço Poço Redondo, depois de passarmos por alguns lugares, eu (este que escreve), Rose, Djalma, Taty Portella e Raí, chegamos, numa passagem rápida, ao povoado Alagadiço, no Município de Frei Paulo. E o ponto de parada no Alagadiço, claro, foi no Museu do Cangaço.


O Alagadiço foi lugar de coito do terrível e temido cangaceiro de Lampião chamado Zé Baiano. Zé Baiano, natural de Chorrochó, era chefe de um subgrupo de cangaceiros de Lampião. Malvado, cruel e chegou a ferrar o rosto de mulheres com ferro quente de ferrar bois.


Lampião e seus cangaceiros, e inclusive o subgrupo de Zé Baiano, tiveram diversas vezes em Alagadiço. E se sentiam ali açoitados com segurança sob os cuidados do grande coiteiro de confiança dos cangaceiros, o senhor Antônio de Chiquinho.


Com o tempo, e já cansado de servir aos cangaceiros, e sob as perseguições cada vez mais rigorosas das volantes da Bahia e de Sergipe, o coiteiro Antônio de Chiquinho decide trair o mais cruel cangaceiro do Nordeste. 

No dia 07 de julho de 1936, Antônio de Chiquinho resolve reunir alguns amigos, entre eles Toinho, Biridin, Dedé e Pedro Nica, e arma uma emboscada, de forma traiçoeira, para matar Zé Baiano e seu bando. E o resultado da traição foi a morte dos cangaceiros Chico Peste, Acelino, Demudado e Zé Baiano.


Atualmente, no Povoado Alagadiço, existe um Museu do Cangaço, repletosde peças do tempo do Cangaço como armas brancas e de fogo e outras,e lá também pode ser visto o famoso ferro utilizado pelo cruel cangaceiro ferrador de mulheres.

https://www.facebook.com/search/top/?q=alagadi%C3%A7o%3A%20z%C3%A9%20baiano%20e%20ant%C3%B4nio%20de%20chiquinho%20do%20coito%20%C3%A0%20trai%C3%A7%C3%A3o.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ASCRIM/PRESIDENCIA – CONFIRMAÇÃO E RETRANSMISSÃO AO CONVITE DA AMOL – SESSÃO MAGNA OF. Nº 024/2018.


MOSSORÓ-RN, 24 de MAIO de 2018.

 RECEBES ESTE EXPEDIENTE PORQUE A ASCRIM O(A)VALORIZA E RESPEITA, PELO ALTO NÍVEL DE QUEM TEM O PRESTÍGIO DE SER ASSIM CONSIDERADO(a).’ 
    
     É DA PRAXE DESTA PRESIDÊNCIA, QUANDO OFICIALMENTE CONVIDADO(VIA EPISTOLAR OU ELETRÔNICA), TEMPESTIVAMENTE, DIGNAR-SE RESPONDER AOS ECLÉTICOS CONVITES DOS EXCELENTÍSSIMOS PRESIDENTES DE SUAS CO-IRMÃS. EXEMPLO QUE NOTABILIZA O VIÉS DE UM DIRIGENTE INTELECTUAL CORRESPONDER A ESSE ECLETISMO, PORQUE SABE A DIFERENÇA ENTRE O LIAME DA PARTILHA E DO PRESTÍGIO QUE ASCENDE E CRESCE, NO INTERCÂMBIO, ENTRE OS QUE PRESTIGIAM OS ABNEGADOS DEFENSORES DA CULTURA MOSSOROENSE.
   NESTA SINTONIA, UM CONVITE PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CULTURAIS E A CONFIRMAÇÃO, INTERCAMBIADOS, ENTRE PARTICIPANTES E ENTIDADES SINGULARES, MERECE E FUNCIONA COMO UM “FEEDER”, EVIDENTE, REPASSADO A TODOS OS ACADÊMICOS E INTEGRANTES DE SEUS CORPOS ADMINISTRATIVOS/SOCIAIS, PELO SEU PRÓPRIO DIRIGENTE, CUJO ESSE FEEDBACK ALIMENTA, NATURALMENTE O FERVOR E A CONSIDERAÇÃO EM QUE SINGRAM OS INTELECTUAIS E SERVIDORES   DESSAS PLÊIADES.

   DESTA FORMA, AGRADECENDO PELO CONVITE, AO EXCELENTÍSSIMO DR. ELDER HERONILDES DA SILVA, M.D. PRESIDENTE DA ACADEMIA MOSSOROENSE DE LETRAS-AMOL, RESERVO-ME ATRIBUIR MESMO VALOR DE PARTILHA, DIZENDO QUE É UMA HONRA CONFIRMAR PRESENÇA ”SESSÃO MAGNA DE POSSE” NA CADEIRA Nº 38, PATRONADA PELO DR, WALTER FONSECA WANDERLEY, ANTES OCUPADA PELO EXCELSO MASSILON PINHEIRO DA COSTA, O EXCELENTÍSSIMO DR. JOSÉ WELLINGTON BARRETO, M.D. PRESIDENTE DA ACJUS.   A REFERIDA SESSÃO ACONTECERÁ NO PRÓXIMO DIA 08/06/2018(SEXTA-FEIRA), ÀS 19H30MIN, NO AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL NEY PONTES DUARTE, LOCALIZADO NA PÇA. DA REDENÇÃO “JORNALISTA DORIAN JORGE FREIRE, 17, CENTRO, NESTA URBE. NA OPORTUNIDADE, O EXCELENTÍSSIMO VICE-PRESIDENTE DA AMOL, M.D. ANTONIO FILEMON RODRIGUES PIMENTA, FARÁ A SAUDAÇÃO RECEPTIVA.

   ANTES DO COQUETEL, OCORRERÁ DE MAGNITUDE HISTÓRICA, O LANÇAMENTO DO LIVRO INÉDITO “FATOS DO TEMPO”, AUTORIA DO ESCRITOR E PESQUISADOR MOSSOROENSE ANTONIO FILEMON RODRIGUES PIMENTA, QUE TIVE A HUMILDE OUSADIA DE FAZER ENSAIOS DE METACOMENTÁRIO SOBRE O MESMO. PERMITE-SE ESCLARECER QUE FILEMON, “PER SI”, NO SOBREDITO LIVRO, FILOSOFA ELOQUENTEMENTE SOBRE O CLÁSSICO DO COTIDIANO MOSSOROENSE.

   PORTANTO, REPASSO A TÍTULO DE LEMBRETE, AUTORIZADO PESSOALMENTE PELO PRESIDENTE DA AMOL, O ASSUNTO DO ALVO CONVITE(ANEXO) DE IGUAL MODO, POR CÓPIA, A0S INSIGNES DIGNITÁRIOS ELENCADOS NO “POST SCRIPTUM”, -OS QUE DISPONIBILIZARAM, GENEROSAMENTE, SEUS ENDEREÇOS ELETRÔNICOS-, POR SER DO INTERESSE, CLARO, DOS MESMOS, TOMAREM CONHECIMENTO E DIGNAREM-SE, DO SEU MISTER, CONFIRMAR SUAS HONRADAS PRESENÇAS, JUNTAMENTE COM AS EXCELENTÍSSIMAS FAMÍLIAS CONSORTES.  
    CONCLAMANDO AOS ACADÊMICOS E POTENCIAIS CANDIDATOS A ACADÊMICOS DA ASCRIM, COMPARECEREM AO EVENTO SUPRAMENCIONADO, COMUNICO, DEVEM CUMPRIR O RIGOR OBRIGATÓRIO ESTATUTÁRIO DE USO DO UNIFORME OFICIAL (VESTE TALAR), CONSOANTE NORMA ESTATUTÁRIA, ATRIBUTO SIGNATÁRIO DO DECORO INTELECTUAL E ORGULHO DA MORAL QUE ASSIM OS IDENTIFICA, ENTRE OS PARES, EM ATIVIDADES CULTURAIS DESSA GRANDEZA.

  NA OPORTUNIDADE, ESTE PRESIDENTE REQUER DIGNE-SE O EXCELENTÍSSIMO PRESIDENTE DR. ELDER HERONILDES DA SILVA, AUTORIZAR SEJA A BANDEIRA OFICIAL DA ASCRIM COLOCADA JUNTO AO PAVILHÃO DA AMOL, NA DECANTADA SESSÃO MAGNA ANUNCIADA .

SAUDAÇÕES ASCRIMIANAS,

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO
-PRESIDENTE DA ASCRIM-

P.S.: 1. CONSIDERANDO A ESSÊNCIA DA HUMANIDADE INTELECTUAL, INSERIDA NA REPRESENTATIVIDADE DE TODOS SEGMENTOS SOCIAIS ABAIXO RELACIONADOS, ENCAMINHA-SE ESTA CÓPIA ORIGINAL, EM CARÁTER PESSOAL DIRETO AOS  INSIGNES DIGNITÁRIOS:

EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES GOVERNAMENTAIS, JURÍDICAS, MAÇONICAS E MILITARES.
REVERENDÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES RELIGIOSAS.
MAGNÍFICOS REITORES E AUTORIDADES DE UNIVERSIDADES.
EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS.
EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES CULTURAIS E INSTITUIÇÕES CONGENERES.
ILUSTRÍSSIMO(A)S DIRIGENTES DE INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS, EDUCACIONAIS E DE CIDADANIA.
ILUSTRÍSSIMO(A)S JORNALISTAS E COMUNICADORES.
DIGNOS ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM.
POTENCIAIS CANDIDATO(A)S A ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM. 

                             =========================================================

Enviado: quarta-feira, 16 de maio de 2018 17:24

Assunto: Segue CONVITE DA AMOL para nossa posse na cadeira 38
 
Agradeço a presença de todos. 
 José Wellington Barreto
Presidente da ACJUS
Contatos: (84) 98868-4824 / 99917-5970

Enviado pelo professor, escritor pesquisador do cangaço e gozaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com