Seguidores

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

João de Sousa Lima escreveu: - O jornal de Lampião,

sobre a modelo  Anna Evers, e o historiógrafo Rostand Medeiros  complementou com as suas informações.

Rostand Medeiros, João de Sousa Lima e Juliana Ischiara

 Anna Evers, a modelo fotografada na capa de “A Noite Ilustrada”, na verdade era a atriz Ann Evers, que atuou em Hollywood entre as décadas de 1930 e 40, sendo contratada pelos Estúdios Paramount.


Entre seus trabalhos cinematográficos se destacam Marie Antoinette (1938), If I Were King (1938), The Mad Miss Manton (1938), Gunga Din (1939, onde contracenou com:


Cary Grant),

Casanova Brown (1944, onde contracenou com

Ficheiro:Gary Cooper in For Whom the Bell Tolls trailer.jpg

Gary Cooper). 

Ann Evers nasceu no dia 6 de Setembro de 1915, em Scranton, Pennsylvania e faleceu aos 71 anos de idade, no dia 4 de junho de 1987.


Já a “Noite Ilustrada” era uma revista de variedades. Ironicamente um exemplar de “A Noite Ilustrada” estamparia a famosa foto da derrocada de Lampião e seu bando, aquela onde aparecem as cabeças.


Esta revista tinha grande importância na imprensa brasileira da época, conforme podemos ver na capa que mostra o retorno dos combatentes da FEB – Força Expedicionária Brasileira dos campos
 de batalha da Itália, em 1945.


Fontes:

Blogs: "João de Sousa Lima" e
"Tok de História", do Rostand Medeiros

O cangaceiro Luiz Pedro

 O cangaceiro Luiz Pedro e Nenem do Ouro

Luiz Pedro Cordeiro era o seu nome verdadeiro; Luiz Pedro da Canabrava ou ainda Luiz Pedro do Retiro. Era Pernambucano da gema, lá da cidade Triunfo, conterrânio do escritor e fundador da "SBEC", Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, 


 Paulo Medeiros Gastão.

Foi um dos amigos de Lampião que o acompanhou até a morte, na madrugada de 28 de julho de 1938, lá na Grota de Angicos, no Estado de Sergipe. Era um dos maiores astros da Empresa de Cangaceiros Lampiônica & Cia. 


Assim como Mariano, preservou o seu verdadeiro nome no cangaço. Aos 14 anos decidiu fugir da companhia dos pais, e sem muita demora foi contratado por Lampião para participar do seu respeitado bando.

http://expressopb.com/wp-content/uploads/2011/07/LAMPI%C3%83O_maria_bonita.jpg

Essa sua decisão deixou seus familiares em choques. Dizia ele que era semelhante a urubu, e tinha o mesmo valor de um palito de fósforo riscado. Participou da invasão de Mossoró no dia 13 de junho de 1927, tendo a glória de chegar à Serra da Baixa Verde, em Triunfo, que de lá tomaram rumo às terras baianas, apenas oito cangaceiros, inclusive Lampião. 

 http://www.citybrazil.com.br/arquivos/imagens/galfotos/gfu_800_00009610.jpg

Aos vinte e três anos de vida, fez visita à cidade de Princesa, na Paraíba, e lá, juntamente com os seus companheiros, exterminaram a vida de sete pessoas, inclusive um menino de doze anos, de nome Pedro Valdivino.
 
Luiz Pedro participava do comando maior do cangaço. Apesar de ser calmo, mas era valente ao extremo. O rei tinha o maior respeito a Luiz Pedro, e foi o seu comandado mais fiel. Compadre do rei e da rainha do cangaço. 


Apesar de ter assassinado por acidente o Antonio Ferreira da Silva, o irmão de Lampião, e muito prosar com 

Maria Bonita, 

tinha um respeito pessoal e consideração ao casal. A amizade de Luiz Pedro com o casal era mútua. Pelo seu comportamento calmo, ganhara dos companheiros carinhosamente, o apelido de príncipe do cangaço.
A sua companheira era a Neném do Ouro, lá da Bahia, mas ela faleceu ainda muito jovem em combate, no ano de 1936, lá no município de Mocambo, nas adjacências do Rio São Francisco. Com a sua morte, Luiz Pedro caiu em profunda tristeza, pois muito a amava.
 

Era um dos cangaceiros mais rico do bando, tão rico que quando o policial Mané Véio o assassinou lá na Grota de Angicos  saqueou toda sua riqueza, levando consigo: jóias, prata, ouro, dinheiro etc. E com o saque do cangaceiro, Mané Véio tornou-se o policial mais rico de Santa Brígida, lá no Estado da Bahia, na terra de Maria Bonita).


Fonte:  
Lampião Além da Versão – Mentiras e Mistérios de Angicos) 
- Alcindo Alves da Costa


O JORNAL DE LAMPIÃO

Por: João de Sousa Lima


Em uma das fotografias mais clássicas de toda a  história do cangaço, podemos ver Maria Bonita sentada acariciando os cães Ligeiro e Guarany e Lampião ao seu lado, em pé, com um jornal nas mãos.

http://2.bp.blogspot.com/-syQx_z2o1qA/TkSkI-qVl0I/AAAAAAAABjc/2QVL1Hmkq-c/s320/lampiao-e-maria-bonita.jpg

Sempre tive curiosidade em saber que jornal era aquele e quem seria a mulher que aparecia na página.
Conversando com um amigo, grande pesquisador do cangaço, ele disse ser ela uma miss Brasil, informação vaga e insegura.
Quando comecei a pesquisar  sobre  o


coronel João Sá,

deputado constituinte da Bahia, figura  histórica da cidade de Jeremoabo e um dos maiores coiteiros do cangaço em todo território baiano, descobri na sua fazenda Espaduada  alguns documentos que teimavam em permanecer intactos mesmo estando cercados por cupins devoradores. Muita coisa havia se perdido e dentre as poucas que sobreviveram estava lá o jornal que tanto prendia minha curiosidade:  A NOITE ILUSTRADA. Na capa não é uma miss e também não é brasileira, ela é uma modelo e no texto da capa diz o seguinte:

“A SEREIA E SUA REDE...
ANNA EVERS EXHIBINDO UM FORMOSO MODELO PRAIANO
EM SANTA MÔNICA, CALIFÓRNIA (vide página 32)”

Na página 32 tem a foto  da modelo e podemos apreciar o texto que segue em anexo.

A capa do jornal  (ou revista)
NOITE ILUSTRADA.

Na verdade Lampião não está naquele momento lendo o jornal, ele está apenas fazendo pose para ser fotografado, a foto da modelo é a capa do jornal e Lampião tem para sua visão a contracapa.
Na capa tem as informações: Director: Gil Pereira – Gerente: Vasco Lima- 27-5-1936- N. 354 – CAPITAL  400 rs.- ESTADOS  500rs.
Segundo depoimentos das cangaceiras

Manoel Severo, Aristeia e João de Sousa Lima

Aristeia


e Dadá
as fotos feitas por


Benjamin Abraão

foram entre Junho e Julho de 1936, portanto um mês ou dois depois do lançamento do jornal que tem a data de 27 de maio de 1936.
O jornal  (ou mais provável revista) tem 40 páginas, dezenas de excelentes fotografias e propagandas de cremes, remédios, loções e veneno para insetos.

A foto interna da modelo, na página 32.

Dentre as propagandas citadas, algumas coisas que ainda temos na atualidade, tais como: Vick Vaporub, Canetas Parker, Emulsão Scott, Leite de Colônia, Leite Condensado Marca Moça, Gillette, Pastilhas Valda, General  Eletric, Sal de Fruta ENO e Creme Dental Colgate.
Li todo o jornal e pude ter uma ideia do que circulava nas reportagens da época.

A contracapa vista por Lampião  

O jornal-revista faz parte de meu acervo particular, porém servirá para quem estuda  as histórias  do Brasil, principalmente a história do nordeste e está aqui à disposição para quem interessar possa.
Par as lentes eternas de Benjamin Abraão e  a posteridade da fotografia brasileira, repousa uma mulher que acaricia dois cachorros e uma modelo que figura em páginas hoje amareladas pelo tempo, as noticias guardadas atiçam a curiosidade de quem pesquisa, o achado alegra a visão de quem acha o que procura, o olhar enigmático nega a visão de quem lê na pose que perpetua o contexto histórico de uma simples fotografia, retratos da vida, imagens de uma época, figuras infinitas.


João de Sousa Lima é Escritor, Pesquisador, autor de 09 livros. membro da Academia de Letras de Paulo Afonso e da SBEC- Sociedade Brasileira de estudos do Cangaço.

Telefones para contato:

(75) 8807-4138
 9101-2501
 email: joaoarquivo44@bol.com.br /


Extraído do blog João de Sousa Lima,
o autor deste artigo


Independente do artigo do escritor João de Sousa Lima

Amigo leitor:


Veja bem o que procura um pesquisador, seja sobre qualquer assunto. O escritor João de Sousa Lima por um simples detalhe no jornal que Lampião segura em mãos,  se preocupou com a foto que aparece visivelmente na página, e, através desta imagem formou um excelente artigo. Só mesmo pesquisadores descobrem esses detalhes. São verdadeiros peritos.



José Mendes Pereira

Não se esqueçam! - É hoje.


Por: José Mendes Pereira

Minha foto

Lembrando aos leitores que são amantes da literatura lampiônica e demais gêneros literários, e que moram em Paulo Afonso, ou nas proximidades desta, no Estado da Bahia, o escritor, pesquisador, poeta e historiador do cangaço,

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEipWyQI3S-A0bxxW2FBgL7dJm6cO3WmltoR5BihLpYDHO1Pwx-FS8BYwzDrcTbNiwqztzEWkqz61NvWe7NDv1rLbCoTSzudsvIJQAfsAqyTgQ4YWX7VFpICr3nydkCzknBnskJferPdbhwv/s1600/foto11.jpg
Joselma e João de Sousa Lima

João de Sousa Lima, lançará HOJE, sexta-feira, às 20;00 horas, no auditório do Colégio Sete de Setembro,  o livro de poesias:

"NO SILÊNCIO  DO OCASO".

O lançamento está sendo organizado pelo GMPA - Grupo Multicultural de Paulo Afonso.

Não se esqueçam!

O lançamento será HOJE, às 20;00 horas, no Colégio Sete de Setembro.



Visite este blog:


Kátia Regina Corrêa Santos