Seguidores

sábado, 3 de fevereiro de 2018

SERTÃO E A VITÓRIA TRÊS EM UM

Clerisvaldo B. Chagas, 2 de fevereiro de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica 1.837

     Abrimos o mês de fevereiro dentro do anúncio não oficial da implantação de uma faculdade particular no Sertão alagoano. Para a cidade polo, Santana do Ipanema, segundo os comentários, a referida faculdade estará funcionando por aqui ainda este ano com os cursos de Fisioterapia, Enfermagem e Direito. Mesmo sendo uma faculdade particular, as alvíssaras são motivos de regozijo e mais uma merecida mega festa para o Sertão inteiro. Isto faz lembrar os filhos de Santana tentando formatura em cidades como Belo Jardim, Arco Verde (Pernambuco) Pão de Açúcar, Palmeira dos índios e Arapiraca, lugares mais procurados nos últimos tempos. A quem interessar os cursos, economizará nas viagens, alimentação e hotel, além de mais preservar a vida pelas estradas aventureiras.

CENTRO DE SANTANA DO IPANEMA.  FOTO: (CLERISVALDO B. CHAGAS).

Ganhará Santana do Ipanema definitiva consolidação como polo universitário do interior nordestino. Nova onda de estudantes de outras cidades buscarão serviços, notadamente em hotéis, pousadas, casas de lanches, postos de gasolina, gráficas, livrarias, papelarias, barzinhos, transportes e o Comércio em geral com suas compartimentações. Certo que ainda estamos esperando a cereja do bolo que continua sendo a Medicina. Mas pode chamá-la que ela virá. Hoje em dia só não estuda quem não quer. Os convites ao tapete vermelho do Saber estão chegando por todas as ruas, becos e avenidas da facilidade. E nada mais valioso na vida de que o alto conhecimento que liberta.
É bom lembrar que a Festa do Feijão, acabou porque a fama cresceu mais do que a estrutura. Chegou gente por aqui de todos os recantos brasileiros, mas deu no que deu. Santana do Ipanema há muito vem atuando com três bancos federais: Caixa, Banco do Brasil e Banco do Nordeste, despejando dinheiro e alavancando o desenvolvimento sertanejo. Com UNEAL, IFAL, UFAL e outros cursos particulares, a tendência é virar a Índia no trânsito por falta de alternativas para a mobilidade. Tudo que foi feito até hoje pelo trânsito foi a ponte sobre o rio Ipanema e o Aterro na BR-316. Precisamos redesenhar o espaço físico da cidade, indenizando casas, terrenos... Criando novas vias com uma engenharia eficiente e um planejamento de alto nível.
Chega de administrações pífias e covardes que escravizam o povo e não passam de pedra de calçamento e recolhimento de lixo.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OS BICHOS DA NOITE

*Rangel Alves da Costa

Depois das sombras da noite, depois dos sinos do amém e das preces de proteção, quando a escuridão começa a se espalhar pelos quadrantes e tudo se transforma em negação de toda luz, e sequer a lua dá conta de a tudo dar feição, então começam os mistérios que tanto atormentam os homens. Surgem então os bichos da noite, que não são apenas seres possíveis ou imaginários, mas também aqueles gestados nas profundezas inexplicáveis da alma.
Na infância, quando a criancinha era levada a adormecer por causa do bicho-papão, que debaixo da cama se escondia com unhas afiadas e dentes grandes, o temor impingido antecipava o que mais tarde se transformaria em outros bichos-papões. Os papões saíram debaixo das camas e foram espreitar na infinidade dos noturnos humanos. Depois disso, seja em qualquer idade, sempre haverá um bicho-papão perante os frágeis seres humanos. Dizem-se fortes demais, sem medo de nada, mas estremecendo sempre ante o desconhecido que surge após a boca da noite.
E assim por que a noite é um mistério sem fim. Nada mais instiga a alma humana que os segredos noturnos. Também assim com os animais das matas e florestas, tomando-se por exemplo os hábitos noturnos de muitos e principalmente do lobo sempre uivando a sua pujante dor. Não seria o homem um ser que se revela noutro, e este mais sensível e temeroso, perante os escuros, os desconhecidos e os mistérios da noite? A verdade é que a escuridão sempre revela a nitidez da fragilidade humana. Tem-se o medo como prova maior.
Além desse misterioso manto que a tudo recobre, tem-se que a noite é um zoológico sem fim, é uma povoação sem tamanho de bichos e outros seres que vão muito além da imaginação. Zoológico terrível pelas espécies que habitam as selvas da escuridão e da imaginação. Povoação medonha pelo que fica à espreita nos invisíveis labirintos. Portas fechadas que vão se abrindo nas revelações surgidas, nas histórias, nos causos e proseados, bem como no medo comum do povo.
Que se tenha como verdade ou não, mas indiscutivelmente que a noite é dos bichos. E quanto mais noite sem lua, no breu dos escondidos, mas os bichos surgem ferozes, vorazes, ameaçadores, comilões. Que ninguém se atreva a caminha sozinho pelas encruzilhadas, debaixo dos tufos de mato, em meio aos despovoados escurecidos. Aí as mãos e as garras ocultas das medonhices. Que ninguém se atreva passar perto dos cemitérios, das casinhas de orações nas estradas, perante as cruzes fincadas em tristes motivos.


Seja de pelo ou de pata, seja com unhas apunhalas ou dentes de sangue, seja em espectro ou desconhecido manto, seja arrastando correntes ou vagando em lamentosos gemidos, seja em assombrações que aparecem e somem, seja em medonhices invisíveis ou através de atitudes inexplicáveis, fato é que o desconhecido sempre aparece e sempre envolve a noturna escuridão. Daí ser a noite esse portal de onde vão aparecendo as estranhezas do mundo - ou do outro mundo - tanto para instigar como para amedrontar ainda mais o ser humano. Contudo, ainda assim sempre querendo ser conhecidas.
Todo mundo tem medo, mas também todo mundo quer ter esse medo. Até inexplicável que tanto se deseje conhecer aquilo que amedronta, mas a verdade é que o ser humano sempre quer conhecer histórias de assombrações, coisas do outro mundo, de aparições do desconhecido, de fatos e situações de arrepiar os cabelos. Depois tem medo de sair ou ficar sozinho, de enfrentar qualquer situação ao menos parecida com o relatado, mas nunca foge da vontade de conhecer as histórias. E histórias da noite que vão sendo contadas dentro da noite, como cenário ideal para o deslumbramento do espantoso.
Quem já ouviu falar do lobisomem, da mula-sem-cabeça, do fogo-corredor, do cancão de fogo, da visagem, do cavaleiro da noite, da gemedeira, do homem que vira bicho, do carro que pisca e pisca e nunca sai do lugar, do cavalo de olhos de fogo, da menina de branco, do menino sorridente, da voz sem rosto, da vela acesa na beira da estrada e do gemido ao lado dela, da mortalha que de repente aparece quando alguém está passando, do bicho de duas cabeças e vinte patas, do morto-vivo, do fantasma da corrente, das muitas e múltiplas assombrações que persistem alimentando os medos?
Não são, contudo, apenas estes espectros que se enraizaram como os bichos da noite humana. Outros bichos existem que não são menos terríveis que aqueles de repente surgidos para o arrepio ou o grito. Há também o bicho feio da depressão, o bicho horrendo da dor, o bicho perigoso da angústia, o bicho horripilante da culpa, o bicho terrível da solidão. Para não falar da lágrima, do luto, da perda, da desvalia de tudo ante as fragilidades humanas.
Bichos da noite, na alma noturna, nos sentimentos, no íntimo dos seres, mas que também possuem garras, dentes afiados, que arrastam grilhões, que atacam para devorar. Tão destrutíveis são que muitos os temem mais que os lobisomens da noite sem lua.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIAO E SEU PRECONCEITO:


No dia 9 de maio de 1931, Lampião e bando chega à Fazenda Bom Jardim, próxima à Maçaracá, logo à frente de Canudos-BA, fazenda pertencente a Antonio Dantas de Oliveira, conhecido por Antonio de Abel. 

Lampião pediu ao fazendeiro que matasse um boi, pois os meninos estavam com fome. O próprio Lampião e uns cabras foram com o fazendeiro procurar um animal pra abater. Antes de saírem, o fazendeiro preocupado com sua família, pediu a Lampião sobre sua família.

- O sinhô tem razão, seu tonho! -  Disse Lampião.

Chamou o cabra Luiz Pedro e ordenou: 

- Cumpade mande um home de cunfiança ficar o tempo todo guardando a casa, nihum cangaceiro pode intrá lá, na casa de amigo meu, todo respeito é pouco. 

E foram procurar o boi, se dirigiram pra beira do tanque, onde os animais bebem água. Enquanto esperavam o gado no paredão do tanque, o fazendeiro Antonio explicou que tinha alguns animais que ia beber água ali, não era dele, tinha gado de outros fazendeiros da região, inclusive do filho do barão de Jeremoabo.

- Quá deles? - Perguntou Lampião.

- João Batista Dantas - respondeu ao fazendeiro:

Lampião tirou do bolço um caderninho e anotou o nome João da Costa Pinto Dantas. 

- E comentou:

- Voçês aqui é uma confusão danada, todo mundo é Danta...

- De fato, capitão, Dantas é o sobrenome de todo mundo de Canudos ate Inhambuque" disse o fazendeiro.

- Após é um boi do doutô Costa Pinto que nós vamo comê hoje" decidiu Lampião. 

Na verdade, como os cangaceiros estavam com muita fome, abateram o primeiro boi que apareceu, que de acordo com o ferro no quarto traseiro, pertencia ao fazendeiro Antonio da Várzea do Burro. 

Lampião perguntou quem era esse tal de Antonio da Várzea do Burro.

Quando lhe disseram que era um negro fazendeiro, Lampião disse: 

- o que home! quer dizer que o dono do boi é um preto? num sei pra que diabo de preto quer boi. Só se for pra andá por aí dizendo que é fazendero".

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=180693822535152&set=a.102315577039644.1073741828.100017836055765&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FACA NORDESTINA. PUNHAL CANGAÇO


Por Dêniz Carvalho

Interessante faca nordestina com ferro JB, bastante semelhante ao ferro usado pelo cangaceiro José Baiano.

Cabo em alpaca e chifre
Bainha em couro
Valor R$ 499,00
Frete por conta do.comprador






https://www.facebook.com/groups/545584095605711/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

EMPRESA DE DVDs, HDs...

Por Ana Cecília Correia Lima‎

AMIGOS: 

Eu tenho uma microempresa que vende filmes e Séries DVDs HDs e Games chamada Ana Lima Store/ Loja virtual há 4 anos.

*Para os interessados em DVDs tenho "Chapéu Estrelado" (documentário sobre o Cangaço não distribuído), "Os Últimos Cangaceiros" (documentário sobre Moreno e Durvinha), "Duas Irmãs" (ficção sobre o Cangaço), "Luneta do Tempo" (ficção de Alceu Valença sobre o Cangaço), "Revoada"( ficção sobre Cangaço) e qq outro tipo de DVD ...

***Saiu um documentário como Guimarães Rosa construiu as batalhas do Grande Sertão: "O outro Sertão"...

**Aceito qualquer encomenda de qualquer filme e série a confirmar.

***Frete R$10,00 para todo o Brasil até 3 Filmes.

****Interessados chame-me in box...

(OBS: Eu também tenho uma Livraria Virtual FB/Ana Lima Bookseller há 16 anos)...












https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1317596358386100&set=pcb.767728780102735&type=3&theater

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

CARRO QUE TRAZIA CORPO DE JOGADOR MOSSOROENSE QUE MORREU EM RECIFE É INTERCEPTADO POR ASSALTANTES NA ENTRADA DE MOSSORÓ


O carro funerário que trazia o corpo do ex-jogador Paulo Júnior, de Recife-PE, foi interceptado por assaltantes na BR-304, na entrada de Mossoró. A ação criminosa aconteceu por volta das 00h deste sábado, 3.

Segundo informações, o veículo foi interceptado próximo ao viaduto do Alto de São Manoel. Os criminosos levaram pertences pessoais do motorista, que foi até a DP de Plantão registrar boletim de ocorrência. Por conta do assalto, o corpo do ex-jogador só conseguiu chegar a cidade às 2h.

O corpo de Paulo Júnior está sendo velado no Centro de Velórios da sempre, em frente ao Tiro de Guerra (07-010), no Centro da cidade. O sepultamento ocorrerá às 16h no Cemitério Novo.

Morte

Natural de Mossoró, o atacante Paulo Júnior que chegou a atuar em clubes fora do Brasil em países como França Coreia do Sul,Omã Bharain e Emirados Árabes, morreu na manhã desta sexta-feira (ontem), no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no Recife, em Pernambuco. Paulo estava se tratando de leucemia desde quando recebeu o diagnóstico da doença em 2015. O atleta teve passagem pelo Campinense em 2014 e a família e amigos lamentaram a sua morte nas redes sociais.

Aos 33 anos, a rotina de Paulo se dividia entre a quimioterapia e a UTI. O ex-jogador chegou a fazer um transplante de médula ainda em 2015 e superou a doença. Mas, ainda assim desistiu de atuar como jogador nos gramados em 2016 e passou a atuar como agente de atletas e gerente de futebol.

http://www.passandonahorarn.com/2018/02/carro-que-trazia-corpo-de-jogador_3.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A LUTA E SUA HISTÓRIA! RIVANIA MOURA - PRESIDENTA DA ADUERN

Por Rivania Moura Presidenta da ADUERN

Estamos permanente em luta, pois escolhemos a via da transformação, da indignação, da revolução. O caminho a percorrer exige coragem, força, determinação, firmeza, mas também exige compreensão, confiança, entusiasmo, mediação. O combate tem nos ensinado que o nosso cansaço, as nossas fragilidades quando somadas se transformam em força e determinação. Ombro a ombro, lado a lado seguimos com a certeza que precisamos continuar e acreditar na nossa firmeza e, na confiança de que cada passo é importante.

Hoje tivemos uma vitória frente ao poder instituído no Estado para representar o capital. Por isso é uma vitória, pois não significa apenas uma derrota do governo ou das próximas eleições, mas uma derrota dos desmandos do capital sobre o fundo público. Com isso quero parabenizar a cada trabalhador e trabalhadora que enfrentou, sob o sol quente, a repressão policial, as adversidades e acreditou na luta, na resistência.

Temos clareza dos limites dessa luta e das vitórias, mas temos também a alegria da comemorar um ganho numa conjuntura adversa e perversa. 

Vamos continuar a nossa organização, a nossa luta, a nossa garra e persistência. Novas batalhas, novas conquistas virão. Vamos alimentar os sonhos, impedir o medo e construir nossas vitórias.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzagueano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PORTO FRANCO.


 Por Jerônimo Vingt-un Rosado Maia Neto

Porto Franco era o local que ligava Mossoró a Areia Branca. Através dele, produtos potiguares como o gesso dos Rosado e o algodão dos Fernandes, além do óleo de carnaúba, iam para as barcaças, que os levavam para o Sul e de volta traziam outras mercadorias, o que fez com que o porto de Areia Branca fosse o 6º maior do Brasil em volume de movimentação. 


Areia Branca era a menor das cidades entre os seis portos mais movimentados do Brasil. À frente da pequena cidade potiguar estavam os portos das cidades de Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Salvador (BA) e Pelotas (RS).

Jerônimo Vingt-un Rosado Maia Neto

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzagueano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FOTOS COM IDENTIFICAÇÕES COM ABSURDOS ERROS DE CANGACEIROS


 Por Kydelmir Dantas

Pois bem, caro Professor José Mendes Pereira. Há poucos dias colocamos para análise, na página do pesquisador Sálvio Siqueira uma foto com os cangaceiros BARRA NOVA, JURITI, NENEM de Luiz Pedro e SABONETE II... 


Só para confrontar com as informações encontradas num livro didático, distribuído no Estado da Paraíba, onde os personagens estão assim identificados: Jutiti, Nenem, Luiz Pedro e Maria Bonita. 


Na bibliografia do cangaço há muitos equívocos, erros e até falta de conhecimento... Principalmente se formos para os livros ditos Didáticos ou Paradidáticos... O que não deveriam ter sido aprovados - com informações erradas - pelo MEC e deveriam ser criteriosamente por especialistas das áreas abordadas. 


O texto é razoável, mas a foto mal identificada, mesmo que tenha sido colocada 'acervo de Frederico Pernambucano', demonstra que os autores (Gislane Azevedo e Reinaldo Seriacopi) sequer se preocuparam em identificar os presentes nela... Deve ter sido 'pinçada' da net e inserida no livro... Não dá pra ficar calado!!!

https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5/posts/1419921624785684?comment_id=1419981304779716

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CANTOR JOÃO MOSSORÓ FARÁ SHOW HOJE (SÁBADO DIA 03 DE FEVEREIRO DE 2018, NO RIO DE JANEIRO.


O cantor João Mossoró fará show hoje (sabado dia 02 de fevereiro de 2018, no Rio de Janeiro, no bairro Benfica, no"Mercadão Cadeg".
Uma festa portuguesa, no "Cantinho das Concertinas".
 

Será uma festa bastante animada, quando o artista cantará as mais lindas canções. 
Você que mora no Rio de Janeiro prestigie o artista, participando do seu show. 
Para quem não sabe João Mossoró é um dos fundadores do Trio Mossoró, que fez muito sucesso nas décadas passadas, mas lembrando ao leitor que o Trio Mossoró está apenas adormecido. Vez por outra, os irmãos Carlos André, Hermelinda Lopes e João Mossoró fazem shows por este Brasil afora como sendo  "Trio Mossoró".

https://www.youtube.com/watch?v=Hxu76ddt9Yg

Clique neste link e ouça uma bela música interpretada pelo João Mossoró

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LUTO NO FUTEBOL POTIGUAR!!!

Por Lindomarcos Faustino

É com pesar que o Relembrando Mossoró vem informar o falecimento do ex-jogador Paulo Júnior.O mesmo vinha lutando contra a leucemia, diagnosticada em 2015. Ele faleceu hoje (ontem) em Recife-PE, onde estava internado. O mesmo já foi jogador do Baraúna, Potiguar, América, Salgueiro-PE, além de outros. A Família do Relembrando Mossoró manifesta sua solidariedade aos familiares.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1444024529056681&set=gm.1522848837798541&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com