Seguidores

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

ANÁLISE DA FOTO

Por Abdias Filho

Na foto vemos Maria Bonita em pé próxima ao companheiro Lampião. Já disseram que ele está lendo um jornal. Se observarmos mais detidamente ele está segurando uma caneta e provavelmente escrevendo. Maria está segurando um tinteiro na mão esquerda.

Outro detalhe importante nesta foto é o fato de Maria estar portando um revólver, ao invés da pistolinha. Pelo tamanho do coldre deve ser um calibre 38 ou 32 cano longo.

As mulheres não participavam dos combates, eram retiradas para um lugar seguro protegidas por um ou dois cangaceiros.

Elas usavam pistolas ou revólveres para defesa pessoal em algum imprevisto. Um último detalhe é o fuzil de Lampião, repousando entre as pernas, bem ao alcance da mão.

Na opinião de vocês Lampião está escrevendo uma lista de compras pra o coiteiro ou uma carta para extorquir algum fazendeiro?

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

HAGAHÚS, FILHO DO CANGACEIRO LUIZ PADRE. ELE FOI DEPUTADO FEDERAL

 Por Helton Araújo

Pouca gente sabe, mas o ex-deputado federal Hagahús Araújo (foto à esquerda, em destaque) é filho do afamado ex-cangaceiro Luiz Pereira da Silva, o temido Luiz Padre — visto nas duas imagens à direita. Luiz Padre era primo direto do grande chefe de Lampião, o cangaceiro Sinhô Pereira.

Após deixar o cangaço, Luiz Padre adotou o nome José Araújo (Zeca Piauí) e construiu uma nova vida em Goiás. Lá, casou-se com Amélia Póvoa Araújo, com quem teve quatro filhos.

Ele faleceu aos 74 anos, em 6 de abril de 1965, após complicações em uma cirurgia de vesícula.

Hoje, aos 97 anos, Hagahús Araújo continua sendo um dos últimos elos vivos com essa fascinante e distante história do cangaço.

Helton Araújo

Você já conhecia essas informações?

Inscreva-se em nosso canal no YouTube!

https://www.facebook.com/jose.mendes.pereira.52603

http://blogdomendesemendes.blogspot.com