Seguidores

quarta-feira, 11 de abril de 2018

CONVITE LIVRO LAMPIÃO E O CANGAÇO NA HISTORIOGRAFIA DE SERGIPE

Por Archimedes Marques

Neste segundo volume passeamos sobre a estada, a passagem, a vida das cangaceiras naqueles inóspitos tempos, suas dores e seus amores nas guerras do cangaço e também após esse tempo para aquelas sobreviventes.

A história de Carira, seus arruaceiros, seus bandoleiros, seus pistoleiros, os cangaceiros e policiais que por ali atuaram, também é minuciada e melhor estudada com a participação inequívoca de historiadores locais de renome que remontam esse tempo.

Laranjeiras, a histórica e linda Laranjeiras dos amores e horrores, não poderia ficar de fora, pois além de tudo, há a grande possibilidade de Lampião ali ter pisado, até mais de uma vez, para tratamento do seu olho junto ao médico Dr. Antônio Militão de Bragança. Nesse sentido a história, a ficção e as suposições se misturam para melhor compreensão do leitor.

Boas novidades também são apresentadas neste volume, uma com referência ao “desaparecido” Luiz Marinho, cunhado de Lampião, então casado com a sua irmã Virtuosa, outra referente ao casamento de um casal de cangaceiros ainda na constância desse fenômeno ocorrido em Porto da Folha, com a prova documental e, em especial o extraordinário fato novo relacionado a Maria Bonita em Propriá na sua segunda visita àquela cidade para tratamento médico. Fotos inéditas também estão apostas neste volume, que acredito será bem aceito pelos pesquisadores do cangaço.

Enviado pelo escritor, pesquisador do cangaço Dr. Archimedes Marques

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TANTA GRITARIA PRA NADA

*Rangel Alves da Costa

Eu já sabia, todos já sabiam - ao menos os sensatos -, mas ontem andei relendo um resumo de tudo. Lula foi investigado, denunciado, processado e condenado. Condenado em primeiro grau, mantida a sanção penal em grau recursal, tendo sempre rejeitados seus embargos de declaração. Teve mais de um habeas corpus negado tanto pelo STJ como pelo STF e a análise de seu processo já passou por juiz de primeiro grau, por desembargadores e por ministros, e ainda assim continua a ladainha de condenação sem provas.
Chega ser aviltante tamanha ignorância na ladainha dos fanáticos. Como diz na nota que li, ou o juiz, os desembargadores e os ministros são todos despreparados para a judicatura ou o Brasil está perdendo juristas por todo lugar. Os fanatismos é que estão com a razão, as paixonites agudas é que entendem o direito, os desajuizados é que conhecem os limites de um julgamento. Neste caso, Lula é a vitimização em pessoa por ser tão inocente quanto a inocência em pessoa.
Há uma tentativa desenfreada de reverter a razão jurídica e os embasamentos das decisões judiciais. Ora, dizem, não se pode condenar sem provas. Será que os julgadores estão todos cegos e somente os lulistas enxergam a veracidade dos fatos? Será que tudo foi julgado à revelia e pelos simples fato de querer condenar uma santidade? Há de se observar que desde o início do processo do tríplex nada foi acolhido pela tese da inocência. E se foi condenado, assim o foi porque as provas foram induvidosas.
Mas agora, por que tanto choro e tanta gritaria depois da prisão do condenado? Somente pela insanidade, pela maluquice, pela falta de ter o que fazer. Difícil imaginar que o Brasil ainda tenha tanta gente que vive com a cabeça enterrada por conta própria, que não quer enxergar a verdade por conta própria, que chama a si uma cegueira que chega até imoral. Bastaria a mínima coerência para saber que caíram no jogo falso e mentiroso daquele que agora se diz “uma ideia”.


A cegueira desmedida leva a situações verdadeiramente estapafúrdias. A loucura tomando mentes como se numa lavagem cerebral coletiva. E não são poucos os absurdos. Todo petista agora é jurista, todo fanático agora é um togado, todo apaixonado agora é um julgador, todo insano que esbraveja pelas ruas é um doutrinador do direito. Ora, se todos repetem e repetem que a condenação foi sem provas, então os julgadores dos fóruns e tribunais não sabem de nada. É um absurdo que isso aconteça e que tenha continuidade.
E o pior é que acham que podem fazer o que quiserem e nada lhes reprimir. Atos e atitudes fascistas, tomadas de ódio, guiam os fanatizados por onde passam. Os vandalismos estão por todo lugar, as agressões se tornaram corriqueiras, as badernas parecem emergir dos instintos desnorteados. E tudo numa depravação que vai muito além da desordem. Picharam de vermelho o prédio onde mora a família da presidente do STF, agrediram jornalistas, tomaram e quebraram equipamentos de trabalho, numa série de atos de verdadeira guerrilha urbana.
Mas pergunto: o que vai adiantar a baderna, a gritaria, o xingamento, o quebra-quebra, a desordem, o mau-caratismo, a violência desenfreada? Nada, absolutamente nada. Nenhum grito vai modificar a situação jurídica do condenado. Nenhum ato violento vai diminuir a pena do condenado. Nenhuma grosseria vai retirar o condenado da cela. Nenhuma aglomeração de desocupados vai fragilizar o estado da lei. Nenhuma tomada de rua, esquina ou quarteirão, vai modificar um tantinho assim a situação do condenado. Então, por que fazem assim?
Continuam fazendo assim por falta de reprimenda. As forças legais jamais deveriam permitir que desocupados se entrincheirassem para colocar em perigo os prédios públicos, pessoas, profissionais e instituições. Não se pode permitir que os excessos do fanatismo possam ameaçar pessoas ou instituições. Nisto faz falta as botinas dos generais. Para os baderneiros os brucutus.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LUIZ GONZAGA - PROGRAMA PROPOSTA COMPLETO (1972)

https://www.youtube.com/watch?v=E6fsItmgm9k&t=178s

Publicado em 19 de fev de 2013

Entrevista completa de Luiz Gonzaga, na programa "Proposta" da TV Cultura. Com Júlio Lerner, Gonzaguinha, Dominguinhos e Quinteto Violado. Vídeo raro! Compartilhem e visitem o blog: www.zabumblog.blogspot.com
Categoria
Licença
Licença padrão do YouTube

http:/blogdomendesemendes.blogspot.com

DOCUMENTÁRIO LUIZ GONZAGA - VIDA, MÚSICA E CONQUISTAS - TV ASSEMBLEIA CEARÁ

https://www.youtube.com/watch?v=4R5HG-d-uIk

Publicado em 4 de fev de 2013

Produzido pelo Núcleo de Documentários da TV CEARÁ Coordenação de Núcleo e Finalização: Angela Gurgel Roteiro: Ana Célia Oliveira e Angela Gurgel Produção: Ana Célia Oliveira Apresentação: Marina Ratis Edição: Daniel Cardoso, Vinicius Augusto Bozzo e Paulo Tomé Direção de Fotografia: Vinicius Augusto Bozzo Imagens: Odério Dias, Fabiano Moreira, Hermann Lustosa, Fábio Ferraz.
Categoria
Licença
Licença padrão do YouTube
Música
"A Triste Partida" por Gonzaguinha, Luiz Gonzaga ( • )

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DOCUMENTARIO PRINCESA DO SERTAO

https://www.youtube.com/watch?v=VTbYaR-NBoM

Publicado em 12 de jul de 2013
video que retrata um pouco sobre a historia da PB!!!
Categoria
Licença
Licença padrão do YouTube
Música
"Maracatu do Rei Coroado" por Roberto Stepheson ( • )

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

QUADRO HISTÓRIAS DO CANGAÇO - LAMPIÃO "O MITO" (PARTE 3)

https://www.youtube.com/watch?v=K68vCfdZPow

Publicado em 25 de fev de 2014
Documentário "Lampião - O Mito" (Parte 3). Programa Na Aba do Totoró.
Categoria
Licença
Licença padrão do YouTube

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FILME A SOLIDÃO DE JESUÍNO


A imagem pode conter: 2 pessoas, chapéu e atividades ao ar livre 

Já temos uma data para lançamento do curta A SOLIDÃO DE JESUÍNO: 30 de abril 18h. Vamos fazer uma festa online! Compartilhe esta imagem, vamos divulgar ao máximo.

https://www.facebook.com/OCangacoNaLiteratura/photos/a.473048182846337.1073741829.472994219518400/1010692565748560/?type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FRANCISCO CANINDÉ E ANTÔNIO DOMINGOS - CD UM SONHO REALIZADO.


Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Por Benedito Vasconcelos Mendes

Amigo, conto com o seu trabalho e boa vontade, para me ajudar a levar à Natal os nossos amigos de Mossoró.
C O N V I T E

ENTREGA DO TÍTULO DE CIDADANIA AO PROF. BENEDITO VASCONCELOS MENDES                                                                    

A data  da entrega do Título de CIDADÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE ao Prof. Benedito Vasconcelos Mendes será no próximo dia 19 de abril (quinta-feira), às 9 horas, no Plenário da Assembleia Legislativa, em Natal.                                              

Local: Assembleia Legislativa ( Natal ).          
Data: 19 de abril (quinta-feira).                              
Horário: 9 horas

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UMA REVOLUÇÃO PELO VOTO – A CAMPANHA PARA GOVERNADOR DE 1960 NO RIO GRANDE DO NORTE

Por Rostand Medeiros

Rostand Medeiros é historiógrafo, pesquisador do cangaço. Membro da Diretoria do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte


No ano de 1960 era governador no Rio Grande do Norte o caicoense Dinarte de Medeiros Mariz, da União Democrática Nacional – UDN. Neste seu último ano de mandato o governador buscava consolidar os candidatos à sua sucessão.
Dinarte Mariz discursando.
Paralelamente as bases oposicionistas, representados pelo Partido Social Democrático – PSD se organizavam para eleger o então deputado federal Aluízio Alves, tendo como vice-governador monsenhor Walfredo Dantas Gurgel.
As limitadas bases do PSD no Rio Grande do Norte começaram a apoiar a candidatura e as definições de apoio ao candidato oposicionista se avolumavam. Foi então deflagrada a campanha “Cruzada da Esperança”, com o apoio da maioria dos deputados federais potiguares, inclusive dois da UDN e o apoio de vários partidos anteriormente conflitantes que se uniram para assegurar a vitória dos candidatos da “Cruzada”.
marqueteiro-3
Aluízio Alves e Monsenhor Walfredo Gurgel na campanha de 1960 – Fonte – http://www.moradadamemoria.com.br/aluizio-alves/
Sob muitos aspectos a campanha de Aluízio Alves ao governo potiguar de 1960 foi revolucionária, onde contou, por exemplo, com a participação de um profissional que havia estudado marketing político nos Estados Unidos e até mesmo participado naquele país da vitoriosa campanha presidencial de Dwight David “Ike” Eisenhower.
Este homem era Roberto Albano e esta era uma situação até então inédita em uma campanha eleitoral no Rio Grande do Norte.
Albano havia participado em 1958 da vitoriosa campanha de governador do pernambucano Cid Sampaio e em terras potiguares ele repetiu de forma inédita por aqui o uso do sistema de pesquisas eleitorais e o uso de material propagandístico como adesivos, cartazes e foram criadas músicas que contagiavam as multidões. Uma destas músicas que chamou muita atenção durante a campanha foi a “Marcha da Esperança” e o slogan principal foi “A esperança e a fé salvarão o Estado”.
Old Natal (340)
Ponte sobre o Rio Potengi na década de 1960. Era uma época onde o Rio Grande do Norte carecia de obras estruturantes.
Logo Aluízio Alves chegou do Rio de Janeiro e a campanha “Cruzada da Esperança” começou para valer.
Começa a Campanha
Segundo o jornal Tribuna do Norte estampa, no dia 22 de maio de 1960, um domingo à noite, Aluízio desembarcou de um avião do Loyde Aéreo no extinto Aeroporto Augusto Severo. Era por volta das sete e meia da noite e Aluízio já desembarcou direto nos braços do povo. Foi realizada uma grande carreata com mais de 400 veículos até a Praça Gentil Ferreira, onde se realizou um comício que foi classificado como o primeiro grande evento de sua campanha no Rio Grande do Norte, com mais de 15.000 pessoas presentes.
No Rio Grande do Norte a campanha de Aluízio pegava fogo. Foram muitas as vigílias, passeatas de longa e de curta distância, mas sempre com muitas pessoas presentes. Foi criado o “Caminhão da Esperança”, onde os principais candidatos percorriam bairros da capital e as cidades do interior do Estado. O “Caminhão da Esperança” percorreu todos os quadrantes do Rio Grande do Norte.
marqueteiro-1
Trem da Esperança – Fonte – http://www.moradadamemoria.com.br/aluizio-alves/
Na busca para alcançar o maior número de adeptos foram utilizamos outros meios disponíveis existentes na época, como o “Trem da Esperança”. Que saiu de Natal até a cidade de Nova Cruz, realizando muitas paradas e comícios ao longo do percurso.
A convenção que homologou os nomes dos candidatos se realizou no dia 11 de agosto de 1960, uma quinta feira, dia do aniversário de Aluízio Alves. Segundo o jornal Tribuna do Norte primeiramente aconteceu pela manhã uma missa comemorativa do aniversário de Aluízio na antiga Catedral. Depois ocorreu uma reunião nos jardins da residência do empresário Rui Moreira Paiva, na Avenida Rodrigues Alves, com a presença dos principais candidatos e lideranças políticas, onde Aluízio leu o esboço do seu programa de governo.
Depois todos seguiram para a Praça André de Albuquerque, no centro da cidade, onde se realizou uma grande concentração popular, formada por pessoas de todas as partes da cidade que para lá se dirigiam em numerosas passeatas, destacando-se em número de pessoas e animação a passeata que veio do popular bairro das Rocas. Em meio a muito entusiasmo foi realizada a parte programática da convenção, onde foram homologados os nomes dos candidatos da “Cruzada da Esperança”. Foram escolhidos os seguintes candidatos.
69476
Campanha nas ruas. Aluízio na carroceria do “Caminhão da Esperança” – Fonte – http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/50-anos-do-governo-da-esperanca-a-campanha-da-esperanca/171456
Para governador – Aluízio Alves;
Para vice-governador – Monsenhor Walfredo Gurgel;
Para prefeito da capital – Djalma Maranhão;
Para vice-prefeito – Luiz Gonzaga dos Santos.
Em praça pública Aluízio e Djalma Maranhão anunciaram ao povo seus respectivos planos de governo.
A Campanha no Interior
Já logo no início Aluízio e o monsenhor Walfredo Gurgel seguiram para o interior do Rio Grande do Norte para levar a “Cruzada da Esperança”. Um destes casos ocorreu em uma grande movimentação política no Seridó.
marqueteiro-4
Fonte – http://www.moradadamemoria.com.br/aluizio-alves/
No dia 13 de agosto Aluízio e seus companheiros de campanha saíram de Natal, seguindo para Currais Novos, onde o candidato deu uma entrevista na Rádio Brejuí e depois o destino para a cidade de Jucurutu.
No outro dia, domingo, dia de feira em Acari, houve uma grande concentração dos aluizistas. Onde foi realizado um grande comício na antiga Praça Presidente Vargas, hoje Cipriano Pereira, diante da Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
D. Célia e Mon.Walfredo Gurgel2 (1)
Monsenhor Walfredo Gurgel em Caicó, atuando como educador, anos antes da campanha de 1960. A primeira jovem a esquerda é Dona Célia Vale, esposa do norte-americano Emil A. Petr e biografado em 2012 pelo autor deste texto.
O palanque foi o tradicional e ainda existente coreto. Ali, no começo da noite, em meio a uma multidão expressiva falaram várias lideranças. No momento de Aluízio falar ele então elencou várias metas que pretendia executar no seu governo para a Região do Seridó e, antes de encerrar o discurso, informou a multidão o apoio que recebeu para a sua candidatura do líder seridoense José Augusto Bezerra de Medeiros, ex-governador potiguar que nesta época vivia no Rio de Janeiro. A multidão aplaudiu de maneira entusiástica e ensurdecedora o teor da missiva e esse acontecimento tiveram muita repercussão em toda a região.
Cruzada-da-Esperanca-em-Macau-1960-arq-Laercio-de-Medeiros-Bezerra-foto-3-reduzida
Aluízio Alves em Macau – Fonte – http://www.obaudemacau.com/?page_id=30330
Um dos maiores eventos foi a caminhada da capital até a cidade de Macaíba, a maior manifestação em prol de Aluízio que ocorreu naquela campanha de 1960.
O povo seguiu seu líder a pé, chamou atenção a quantidade de pessoas, de bandeiras e todos percorrendo o velho caminho que passava pelos Guarapes. Era gente de todos os cantos da capital e dos sítios vizinhos. Havia homens, mulheres, jovens, velhos, crianças, ricos, pobres, enfim o povo potiguar se fez presente nesse dia.
As Eleições
Segundo as páginas da Tribuna do Norte e do Diário de Natal as eleições ocorreram em uma segunda-feira, 3 de outubro, onde foi decretado feriado nacional em todo o país. Tropas federais foram convocadas para conter os ânimos de uma campanha onde, infelizmente, ocorreram excessos decorrentes do radicalismo que marcou a mesma.
politica-3
Aluízio Alves e Monsenhor Walfredo Gurgel – Fonte – http://www.moradadamemoria.com.br/aluizio-alves/
Entretanto, as manifestações ocorridas na capital no sábado e no domingo antes da eleição foram intensas, mas sem problemas.
Houve muita previsão de violências, mas elas não aconteceram. Os eleitores dos dois candidatos, cada um ao seu modo, chegaram ao último momento da luta eleitoral em um clima de normalidade. Desde cedo muita gente foi para as ruas com suas bandeiras verdes dos aluizistas e vermelhas dos seguidores de Djalma Marinho. Havia em Natal um clima de verdadeiro carnaval, com a improvisação de blocos, de passeatas e de pequenos comícios, com pessoas de todas as idades participando.
Na segunda as eleições foram tranquilas, com um amplo comparecimento do eleitorado aos locais de votação e com abstenção mínima. Não se registraram maiores ocorrências nas inúmeras seções eleitoras espalhadas pelo Rio Grande do Norte. Soube que muitas destas terminaram a votação cedo devido ao comparecimento maciço de eleitores assim que as mesmas foram abertas. Às cinco da tarde encerrou-se o pleito.
politica-1
Juscelino Kubitschek e Aluízio Alves – Fonte – http://www.moradadamemoria.com.br/aluizio-alves/
O grupo aluizista em Natal manteve uma equipe bem organizada para coordenar os trabalhos da “Cruzada da Esperança” no dia da eleição. À frente estava o ex-governador Silvio Pedroza, o seu cunhado Graco Magalhães Alves e o candidato a prefeito Djalma Maranhão.
O Resultado
Naquele tempo as apurações eram mais lentas, pois eram manuais. Mas na terça-feira, 4 de outubro, já estava consolidada a vitória de Jânio Quadros em todo o país, de Aluízio Alves no Estado e de Djalma Maranhão como prefeito de Natal.
Para se tenha uma ideia da vantagem de Aluízio na eleição para governador, o jornal Tribuna do Norte aponta que em todas as urnas das 1ª e 2ª Zonas Eleitorais de Natal e em 12 urnas da 3ª Zona Eleitoral da Capital, Aluízio obteve 12.499 votos, contra 6.424 de Djalma Marinho, ou seja, o dobro da votação do candidato governista. Nas ruas o povo dizia com razão – “Aluízio ganhou na capital e Djalma perdeu no interior”.
69473
Discuso da vitória – Fonte – http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/50-anos-do-governo-da-esperanca-o-tempo-das-mudancas/171453
Os festejos foram muitos com o sucesso de Aluízio, mas os ecos da campanha ainda mantinham os ânimos bem acirrados. O jornal Diário de Natal de 8 de novembro de 1960 trás os detalhes de um caso que chamou a atenção no Rio Grande do Norte.
Tiros na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte
Mas a vitória de Aluízio Alves por si só não evitou o desarmamento dos ânimos bastante radicalizados pela campanha política de 1960. E isso se refletiu em todas as áreas, até dentro de locais onde o decoro exigia mais tranquilidade. 
No dia 7 de novembro, uma segunda-feira, aconteceu uma seção extremamente tensa na Assembleia Legislativa e com desdobramentos violentos. O deputado estadual Carvalho Neto, que apoiou a eleição de Aluízio, denunciou nesta sessão o deputado Moacir Duarte de forma bastante agressiva. Moacir era genro de Dinarte Mariz e líder de seu governo na Assembleia Legislativa.
20180409_114654
Segundo Carvalho Neto o líder udenista teria pedido uma contribuição financeira “por fora” ao empresário italiano Cornélio Giordanetti, proprietário do “Moinho Mobrasa”, na Ribeira. O dinheiro seria uma contribuição para ser utilizada na campanha política daquele ano.
Na mesma hora Moacir repeliu a insinuação e exigiu provas das acusações contra ele, na sequência foi para frente da tribuna e perguntou a Carvalho Neto se realmente era sobre ele que o deputado estava falando. Diante da resposta positiva Moacir Duarte partiu para cima do seu acusador tomando o microfone e o conflito começou.
Moacir então puxou um revólver e disparou contra Carvalho Neto, que aparentemente percebeu o que iria ocorrer tentou se baixar, mas escorregou e caiu. Se não fosse essa sua ação teria levado dois tiros, que inclusive vararam a tribuna feita de madeira de lei.
7-11-1960-DN (2).JPG
Aí, segundo a versão estampada no jornal,  mesmo caído no chão Carvalho Neto puxou a sua arma e atirou.
De cinco a seis tiros foram disparados, mas logo a sua arma engasgou. Inclusive uma das balas atingiu uma janela do velho Palácio Amaro Cavalcanti, onde a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte tinha a sua sede e hoje se encontra o Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte.
O Deputado Garibaldi Alves, irmão de Aluízio Alves, ao buscar apaziguar os ânimos entre os dois deputados levou um tiro na perna. Quem desarmou Carvalho Neto foi o deputado Valdemar Veras, então 1° Secretário da Mesa, que lhe tomou uma pistola calibre 45.
20180409_114514.jpg
Foi quando José Varela, então Presidente da Assembleia Legislativa e vice-governador, entrou na confusão aos gritos e de revólver na mão. Mandou de maneira forte que os dois deputados que se agrediram baixar as armas, se não “Quem atirava neles dois era ele”.
Varela desarmou a todos e pôs ordem na casa. Em seguida Garibaldi foi levado ao Hospital Miguel Couto, atual Hospital Universitário Onofre Lopes e depois seguiu para Recife.
Essa situação extrema na Assembleia Legislativa mostrou um dos aspectos negativos resultantes desta campanha política e do acirramento do clima entre a classe política do Rio Grande do Norte na década de 1960.
https://tokdehistoria.com.br/2018/04/09/uma-revolucao-pelo-voto-a-campanha-para-governador-de-1960-no-rio-grande-do-norte/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com