Seguidores

domingo, 11 de junho de 2023

CORONEL ANTONIO GURGEL CONTA COMO LAMPIÃO ENTROU EM LIMOEIRO CE COMO UM REI

 Por Na Rota do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=moQtLJsxu8Q&ab_channel=NaRotaDoCanga%C3%A7o

“Lampião” e seus setenta bandidos observados de perto por uma de suas vítimas. O Coronel Antônio Gurgel, figura de destaque em Mossoró e que esteve prisioneiro dos salteadores – Semanas de combates e fugas – em seu diário relata como se dá a entrada triunfal do bando nas terras do Ceará. Fotos extraídas do google Foto de Manoel Barreto Leite extraída do livro nas garras de Lampião. Relato contido no livro Nas Garras de Lampião (Diário) Edição – Revista e Ampliada Edição Especial Para o Acervo Virtual Oswaldo Lamartine de Faria ANTÔNIO GURGEL RAIMUNDO SOARES DE BRITO Siga-nos no instagram e acompanhe todo o nosso bastidor @narotadocangaço

http://blogdomendesemendesd.blogspot.com

DIÁRIO DO CORONEL ANTÔNIO GURGEL. PARTE II.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=LiyxTM5bxOQ&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

LAMPIÃO NO RIO GRANDE DO NORTE. Nesta segunda parte do documentário apresentarei as notações que foram escritas no diário do coronel Antônio Gurgel nos dias 14 e 15 de junho de 1927, durante o período em que esteve refém de Virgolino Ferreira da Silva "Lampião" e de seu bando. Um relato surpreendente sobre a retirada (Fuga) do bando cangaceiro da cidade de Mossoró/RN, a tensão dos prisioneiros, a peleja dos mensageiros para entregar os valores dos resgates exigidos e a chegada triunfal de Lampião e de seu bando na cidade de Limoeiro do Norte no estado do Ceará. Uma extraordinária epopeia. Não percam. Convido a todos para se inscreverem no canal e ativar o sino para receber todas as nossas publicações e atualizações. Forte abraço... Cabroeira! Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal.

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

SÓ PARA DEIXARMOS OS CANGACEIROS RESPIRAREM UM POUCO. APÓS ESTA LEITURA, VAMOS SEGUI-LOS. - MORTE DE SADDAM HUSSEIN

Por José Mendes Pereira

Saddam Hussein quando era Presidente do Iraque

"Tantas alegrias vividas, tantos apertos de mãos queridos, tantos abraços recebidos de pessoas importantes, tantos elogios, tantos convites para participar de festas de celebridades, tantos amores apaixonados vividos, tantas festas em família, tantos carrões dos mais modernos e sofisticados modelos, tantos barcos, veleiros e navios no seu comando, tantos aviões à sua disposição, tanto dinheiro e ouro, tantas riquezas juntas e espalhadas, tantos ódios expostos e ocultos, tantos sim e tantos não, tantas promessas não realizadas..., e tudo isso, completava a felicidade de Saddan Hussein, que agora, não vale mais do que um cadáver adormecido no túmulo de um homem que um dia foi tão amado pelos seus admiradores e seguidores,  e além do mais, respeitado no mundo inteiro. 

https://www.youtube.com/watch?v=whtixbfe7_M&ab_channel=reVis%C3%A3o

Saddam Hussein agora está morto, nada mais vale, apenas seu nome figura entre os seus seguidores e mais nada.  Com o seu sorriso sarcástico entre os dentes, Saddan Hussein pensava que era o verdadeiro dono do Iraque. Matou, humilhou, judiou covardemente, coisa que ele mesmo sabia, que o homem arrogante que ainda não caiu, um dia cairá". 

https://revistaforum.com.br/opiniao/2021/7/29/por-que-diabos-ninguem-defendeu-estatua-do-saddam-por-lel-teles-101141.html

Hoje, de um homem que durante décadas mandava e desmandava no país chamado Iraque, simplesmente, só restam os seus restos mortais dentro de um túmulo esquecido, que nem todos iraquianos daquele país, querem um dia visitá-lo. Tudo que você fez de ruim, Saddan Hussein, um dia chegaria a sua vez, tinha que pagar assim mesmo, com a morte. Morreu de graça. Exílio foi oferecido, mas infelizmente você não quis, dizendo que queria ser o mártires do seu país. Péssima escolha, você fez.

BIOGRAFIA DA ESPOSA DE SADDAM HUSSEIN.

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/traicao-e-incesto-o-conturbado-casamento-de-saddam-hussein-e-sajida-talfah.phtml

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sajida_Talfah

Sajida Khairallah Talfah[1] (em árabe: ساجدة خيرالله طلفاح); nascida em 1937, é a viúva e esposa do antigo presidente iraquiano Saddam Hussein, e mãe de dois filhos (Uday e Qusay) e três filhas (RaghadRana, e Hala).[2]. Ela era também prima de Saddam, já que era a filha mais velha de Khairallah Talfah, tio materno de Saddam. 

Quando Saddam era jovem, foi morar com o tio Khairallah, e foi criado pela família de Sajida. Ela era uma professora de escola primária antes de casar-se com Saddam. Ela se casou com ele em um casamento arranjado em 1963.

Em 1986, Saddam casou-se com outra mulher, Samira Shahbandar, enquanto ainda estava casado com Sajida. Sajida ficou enfurecida, e Uday Hussein, filho de Saddam e Sajida, ficou também irritado com a nova esposa de seu pai. Uday acreditava que sua herança estava ameaçada pela nova esposa. Ele também tomou isso como um insulto à sua mãe. 

Em 1988, em uma festa em honra de Suzanne Mubarak, esposa do presidente egípcio, Hosni Mubarak, Uday espancou e esfaqueou Kamel Hana Gegeo até à morte. Uday acreditava que Kamel, havia apresentado Saddam a Samira, e que ele organizava suas reuniões. Alguns dizem que o assassinato de Gegeo foi um pedido de Sajida. Embora o marido casou-se com outra mulher, Sajida e Saddam nunca se divorciaram.

Em 1989, o irmão de Sajida, Adnan Khairallah, um general do exército iraquiano, foi morto em um suposto acidente de helicóptero no deserto durante uma tempestade de areia. Muitas pessoas acreditam que Saddam ordenou a um dos seus guarda-costas para plantar uma bomba no helicóptero por causa da crescente popularidade de Adnan. Sajida ficou furiosa, e culpou Saddam, acreditando que a morte de seu irmão não foi um acidente.

Ela foi colocada sob prisão domiciliar em 1997 por supostamente tramar um atentado contra o seu filho Uday, em dezembro de 1996. Pode-se mencionar que um ano antes disso, seu marido havia matado dois de seus genros, Hussein Kamel (o marido Raghad) e Saddam Kamel (o marido de Rana).

Sajida, juntamente com muitos membros de sua família, fugiram do Iraque em 1990 por causa da Guerra do Golfo, e deixaram o Iraque antes dos bombardeios começarem.

Referências

 Iraq sculpture destroyed by fire. BBC. 4 April 2008

 No UK asylum for Saddam's family. BBC. 5 June 2003

Leia também: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/traicao-e-incesto-o-conturbado-casamento-de-saddam-hussein-e-sajida-talfah.phtml

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO - CORONÉIS DO CARIRI CEARENSE

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=Lvqr1VyqDA0&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Cangaço - Coronéis do Cariri Cearense Dr. Napoleão Tavares fala sobre: - Coronéis do Cariri Cearense - Pacto dos coronéis - Floro Bartolomeu Participação: Historiador Renato Dantas Link desse vídeo:    • Cangaço - Coronéi...  

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO - ISAÍAS ARRUDA, COMPARSA E TRAIDOR DE LAMPIÃO

Por Aderbal Nogueira 

https://www.youtube.com/watch?v=fqy8_IW2Y6A

Esse vídeo é uma coletânea sobre Isaías Arruda. Os pesquisadores Bosco André, Antônio Amaury, José Cícero e Calixto Jr. falam um pouco sobre o temido Cel. Isaías Arruda. 

Nesse vídeo também, os depoimentos de João Nogueira e Valdemar Caracas, que conheceram pessoalmente Arruda. E ainda conheça com a gente o subsolo da casa do Coronel Isaías Arruda. Link desse vídeo:    • Cangaço - Isaías ...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

QUARTO BISPO DA DIOCESE DE MOSSORÓ

 Por Lindomarcos Faustino

EM 11 DE JUNHO DE 1960 – Foi eleito o quarto bispo da Diocese de Mossoró, o cearense Dom Gentil Diniz Barreto, sendo sagrado na Catedral de Nazaré-PE, tomando posse no dia 12 de outubro daquele mesmo ano. Dom Gentil Barreto renunciou o bispado. Escolheu o lema “ENVIAI O VOSSO ESPÍRITO”. Nasceu no dia 23 de novembro de 1910, na cidade de Fortaleza, Estado do Ceará, sendo seus pais: Artur Diniz Barreto e Maria Luiza Diniz Barreto. 

Faleceu no dia 09 de outubro de 1988, na cidade de Mossoró, vítima de um câncer no aparelho digestivo. Em sua homenagem o povo mossoroense deu o seu nome a um largo ao lado da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Abolição II, uma justa homenagem ao 4° bispo da Diocese de Mossoró.

https://www.facebook.com/groups/4678520748858463/?multi_permalinks=6071946699515854&notif_id=1686490526254099&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

http://blogdomenbdesemendes.blogspot.com

OLHA O MOCÓ, OLHA O MOCÓ!

Por Clerisvaldo B. Chagas, 9 de junho de 2023

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.902

Com a inflação em queda, faz lembrar o tempo de seca no Sertão alagoano no final do século XX.  A fome estava uma coisa série no campo e nas periferias das cidades. Mas dizem que “quando Deus tira os dentes, aumenta a goela”, chegou da providência Divina, uma grande praga de preás nos campos que invadiam as grandes plantações de palma forrageira. Muitas famílias, passaram a viver do consumo de preá e a renda da sua venda. Nos mercados das cidades sertanejas surgiram montes desses roedores fazendo com que a pobreza se fartasse dessa proteína. Em Pernambuco os agricultores colocavam veneno para acabar a praga, em Alagoas, o preá matava a fome do povo. Entretanto queremos falar de bicho parecido chamado mocó.

Foto - Mocó

O mocó (Kerodon rupestris) é um roedor que mede até 40 centímetros e que pode chegar a um quilo. Gosta de viver em comunidade, mora e passeia em pedregulhos de porte, aceiros e túneis de macambiras. Na Natureza pode viver entre 6 e 8 anos, sujeito a todos os predadores, inclusive, ao homem. É encontrado em todo o Nordeste, principalmente na caatinga até o norte de Minas Gerais. O mocó é um herbívoro e aprecia alimentar-se de casca de árvores mofumbo, faveleira e parreira brava, que se estiverem faltando faz o mocó procurar gramíneas. Gosta de malocas e rachaduras rochosas, onde se sentem mais seguros, mas estão sujeitos à onça, ao gato maracajá, ao gavião, ao carcará e à cobra. Sua pelagem varia de um amarelo-acinzentado ao alaranjado com a parte inferior branca.

Devido ao seu tamanho, é muito caçado pelo homem e alguns acham a sua carne mais saborosa do que a do preá. Este se encontra com frequência, porém o mocó é mais restrito. Podemos dizer que é um animal em extinção. Alguns pequenos proprietários rurais, procuram protegê-lo apenas evitando à caça nos seus imóveis, feito essas comunidades proliferam. Mas, nem todos os fazendeiros possuem essa consciência e os mocós ficam à mercê de caçadores profissionais ou amadores. Abater um bichinho desses, enche de satisfação o dono da espingarda, como se tivesse feito uma ação digna de ganhar troféu. Afinal, o homem é um exterminador voraz da flora e da fauna.

Brevemente mocó só em fotografias.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2023/06/olha-o-moco-olha-o-moco-clerisvaldo-b.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UM CAMPONÊS TRABALHADOR.

Por Antonio Correa Sobrinho. 

Numa estrada das bandas do povoado Maranduba, em Poço Redondo, alto sertão sergipano, paramos a viatura pra consultar este homem. 

- Bom dia! Como vai o senhor? 

Respondeu: 

- Lutando. 

Tirou nossas dúvidas. Perguntado, disse ter 80 anos de idade. Admirados, perguntamos se nos dava uma foto sua, para a posteridade. Assentiu. 

Não fez pose. Um calejado sertanejo, um vigoroso ancião.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=5999182180210608&set=a.290440857751464

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VAI FAZER FESTAS PARA "DEBUTANTE, CASAMENTO, BATIZADO...", PROCURA CONTRATAR O CANTOR ALAN JONES E SUA GALERA.

 Por José Mendes Pereira


Se vai promover festas para debutante, casamento, batizado..., procura com urgência contratar o cantor Alan Jones e sua galera, para a realização que você deseja. Grupo que faz a sua festa do seu gosto. Um cantor … Alan Jones - Radiola Clube ... Um tecladista - Um saxofonista ... Num cenário ! O mar!! Música , mar , artistas…a vida , a inspiração que vem de Deus !!

 Como entrar em contato com o grupo para contratá-lo:

Basta chegar até ao Restaurante "O ATALAIA" (que é propriedade do cantor Alan Jones),  localizado à Rua Raimundo Firmino de Oliveira, mesmo em frente à empresa TRANSBET, rua do IFRN, antigo CEFET. - Bairro Costa e Silva - Comunidade Teimosos, ou ainda através do seu facebook com o título "Alan Jones Príscila".

Príscila e Alan Jones.

Um grupo artístico já consagrado por sua vasta experiência com festa para debutante, casamento, batizado, além outros eventos comemorativos.

Prestigie os artistas mossoroenses! São os nossos conterrâneos que devemos contratá-los para estes fins. Cuida  logo para localizá-lo, porque, às vezes, a agenda já está cheia.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ENCONTRANDO POETAS E VIOLEIROS

  Por José Mendes Pereira

Manel Soares (Careca) e José Di Rosa Maria (Zé Ribamar). 

Se você vai promover uma brincadeira em sua casa e está pensando em fazer uma cantoria com bons violeiros e poetas, procura o José Di Rosa Maria, que além dele, tem vários amigos profissionais na poesia e na viola, que animarão a sua festa.

Entre em contato com ele através deste número 9.9458-6607, ou pelo endereço eletrônico - ibamarpoeta@outlook.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DIÁRIO DO CORONEL ANTÔNIO GURGEL. PARTE I.

Por Cangaçologia
 https://www.youtube.com/watch?v=ijW4Es5GflI&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

LAMPIÃO NO RIO GRANDE DO NORTE. ANOTAÇÕES DOS DIAS 12 E 13 DE JUNHO DE 1927.
Nesse documentário que apresentarei em episódios, trarei as anotações escritas no diário do coronel Antônio Gurgel que foi sequestrado por Lampião e seu bando no dia 12 de junho de 1927, na ocasião da travessia do bando rumo à cidade de Mossoró no estado do Rio Grande do Norte, onde tencionavam invadir e saquear.

No trajeto até Mossoró, Lampião e seus comandados sequestraram várias pessoas a fim de utilizá-las como escudo, assim como exigir importâncias para suas solturas, sendo um desses sequestrados o coronel Antônio Gurgel, que teve a brilhante ideia de registrar em um diário particular o dia a dia do bando e dos sequestrados e todos os acontecimentos que envolveram a aproximação, a chegada e a fuga de Mossoró/RN, após a malograda tentativa de invasão à cidade por parte do bando.
Uma extraordinária epopeia que vocês conhecerão a partir de hoje. Não percam. Convido a todos para se inscreverem no canal e ativar o sino para receber todas as nossas publicações e atualizações. Forte abraço... Cabroeira!
Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ZÉ SERENO - DEPOIMENTO DE UM EX-CANGACEIRO DO BANDO DE LAMPIÃO. PARTE I.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=9wvD-nmvqGM&t=3s&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Um fantástico e surpreendente depoimento, onde Zé Sereno, um ex cangaceiro do bando de Lampião, fala sobre sua vida durante o período em que integrou as hostes cangaceiras e como ele e sua companheira Sila, escaparam da morte naquela manhã de 28 de Julho de 1938 em Angico, quando a Força Volante Alagoana deu cabo de Lampião, Maria Bonita e outros nove cangaceiros.

Detalhes impressionantes que farão vocês repensarem sobre os momentos finais da vida do Rei do Cangaço.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO - LAMPIÃO EM MINAS GERAIS

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=VYjnN6zCTa4&t=366s&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

O pesquisador Júnior Almeida analisa a obra "Lampião, o Invencível", também conhecida como "Lampião de Buritis", livro este que fala sobre a suposta vida de Lampião no estado de Minas Gerais. Link desse vídeo:    • Cangaço - Lampião...  

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO E A MORTE DE CHICO CHICOTE - A TRAGÉDIA DAS GUARIBAS

 Por No Rastro do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=MpjZbbRLf28&ab_channel=NoRastroDoCanga%C3%A7o

Após espalhar a notícia de que estavam no encalço de Virgulino Ferreira da Silva, Lampião, o Rei do Cangaço e seu Bando de Cangaceiros, uma junção de três Forças Policiais Volantes, sendo uma pernambucana, uma cearense e outra paraibana, auxiliadas por civis, cercaram e atacaram a fazenda e após trinta e uma horas de cerrado tiroteio conseguiram eliminar o bravo, valente e temido Chico Chicote e parte de seus apoiadores.

O "Fogo das Guaribas" aconteceu no dia primeiro de fevereiro de 1927, na Fazenda Guaribas de propriedade do coronel Francisco Pereira de Lucena, conhecido como "Chico Chicote", localizada entre os municípios de Porteiras e Brejo Santo no estado do Ceará.

Ficando esse fato conhecido na história como a "Tragédia das Guaribas".

Fonte: Relato baseado no livro Lampião a Raposa das Caatingas - José Bezerra Lima Irmão.
Relacionados: Sertão Nordestino, Lampião e Maria Bonita, Grota de Angico, Contos do cangaço no sertão, cangaço Lampiônico, Cangaceiros de Lampião, cabras de Lampião, História Nordestina, Literatura do Sertão Brasileiro, Crime de castração, história do eunuco, lampião a raposa das caatingas, o governador do sertão, lampião mata inocente, crimes de Lampião, lampião herói ou bandido, Volantes Policiais no cangaço, volante policial Nazarenos, Volante Zé Rufino, Volante Mané Neto, Padre Cícero, Rota do cangaço, cangaceiro Corisco, cangaceiro Moreno, Cangaceiro Zé Baiano, cangaceiro Gato, histórias e contos, filmes completos, canais de cangaço, A morte do cangaceiro Corisco.
Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações.
#NoRastroDoCangaço
Vejam também: