Seguidores

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

inacio de loiola, juazeiro, quinto dia

Por: José Cícero
Deputado Inácio de Loiola recebe título de cidadão juazeirense em noite de Cariri Cangaço

Na noite do sábado, 24 de setembro às 20h aconteceu no Memorial Padre Cícero na cidade de Juazeiro do Norte o penúltimo dia do evento Cariri Cangaço 2011. Ocasião em que a Câmara de vereadores de Juazeiro, realizou Sessão Solene de concessão do título honorário de cidadão juazeirense ao deputado alagoano Inácio de Loiola Damasceno. A sessão foi presidida pelo presidente da casa, o vereador José de Amélia Júnior que no seu pronunciamento ressaltou o papel de Loiola na projeção do nome da cidade ciceropolitana através das suas pesquisas e defesa que faz da figura histórica do


padre Cícero Romão Batista, assim como das potencialidades econômicas e culturais daquele município. O título também foi saudado pelo curador do Cariri Cangaço.


Manoel Severo que subiu a tribuna para agradecer ao legislativo pela decisão e ao parlamentar por sua contribuição ao evento e as pesquisas nas terras alagoanas.

Num discurso dos mais bem elaborados e eloquentes o deputado Inácio de Loiola, além de agradecer aos vereadores juazeirenses pelo tributo, também fez questão de expressar publicamente em sua fala, a grande importância do padre Cícero e do próprio Juazeiro para o Nordeste.


“Padre Cícero foi um salvador de almas e semeador de bondade e sabedoria. A igreja deve, portanto a este homem, além da reabilitação a canonização”, enfatizou Inácio em seu pronunciamento.

De forma incisiva, externou ainda: “Melhor do que as palavras, fala o coração e aqui fala um coração sertanejo”, disse com emoção o parlamentar das Alagoas. Ainda, prosseguiu ele na sua oratória fazendo referência direta ao título: “...Somos agora de direito, o que já somos de fato: conterrâneos.” Sendo neste instante ovacionado pelos presentes. Ainda, sobre o santo padre, emendou: “a vida só é importante quando dedicada a fazer o bem. E o padre do Juazeiro fez isso a vida inteira”. Citou igualmente o pioneirismo do padre em relação ao seus preceitos acerca da defesa da natureza e do meio ambiente. Por fim, encerrou o seu pronunciamento parafraseando um poeta da sua terra: “Quero morrer como nasci: brasileiro, sertanejo, nordestino, Piranhense, alagoano e agora - juazeirense...” Foi fortemente aplaudido pela platéia.

Mesa Solene de Abertura da Sessão da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte
Presidente da Câmara, vereador José de Amélia Júnior
Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo
Danielle Esmeraldo e deputado Inácio de Loiola

Em seguida, o homenageado que também é historiador e pesquisador do cangaço foi convidado novamente à tribuna para proferi palestra na penúltima noite do CC; sob o título - “Lampião, as volante e o mito” tendo a mesa sido formada pelos debatedores:


O escritor Alcindo Costa de Poço Redondo-SE,


o historiador Daniel Walker de Juazeiro do Norte-CE,


o secretário de cultura de Aurora-CE José Cícero, tendo como mediadora a secretária de Cultura do Crato-CE


Danielle Esmeraldo.

Com algumas intervenções do público, a exemplo do escritor


Antonio Amaury,


do cineasta Aderbal Nogueira,


dos pesquisadores Ivanildo Silveira,

http://arquivos.tribunadonorte.com.br/fotos/59902.jpg

Múcio Procópio dentre outros.

Uma comitiva formada por familiares e amigos do deputado Inácio Loiola, como também autoridades alagoanas esteve presente a sessão. Dentre as quais a esposa do parlamentar, a vice-prefeita de Piranhas-AL, o prefeito do município de Marechal Deodoro-AL, o desembargador de Alagoas Dr. Washington Luiz, o secretário de cultura de Piranhas-AL Cacau e o diretor de turismo, Jairo Luiz, dentre outros. O prefeito de Juazeiro Manoel Santana esteve representado na ocasião pelo seu secretário de cultura e cantor, Flávio Carneirinho. Logo depois, a coordenação geral do Cariri Cangaço ofereceu um jantar no Hotel Paságada localizado na serra do Crato, oportunidade onde o secretário José Cícero representando o prefeito de Aurora Adailton Macedo, agradeceu e se despediu de todos os pesquisadores visitantes que estiveram igualmente abrilhantando o evento aurorense na sua II edição 2011.

Mesa de Debates; Alcino Costa, Danielle Esmeraldo, Inácio de Loiola, José Cícero e Daniel Walker
Danielle Esmeraldo, José Cícero e Manoel Severo
Arquimedes Marques, Desembargador Washington Damasceno, Prefeito de Marechal Deodoro, Dr. Cristiano, Manoel Severo, deputado Inácio de Loiola e Esposa


José Cícero


Não haverá mais a fórmula de retrocedermos

Por: Paulo Medeiros Gastão

Caros irmãos Severo e Danielle,


meu grande e fraternal abraço, O 3º Seminário Cariri Cangaço com sua edição neste setembro de 2011 está consolidado. Houve superação em todos os sentidos que desejemos fazer observações, comparações, análises e mais, definições que apresentam fortes conotações de desenvoltura e objetividade. Devemos observar que praticamente o Brasil se fez representar pelos seus dedicados pesquisadores.

O aprimoramento relativo a parte cultural propriamente dita tomou rumos, que até então eram desconhecidos frente aos posicionamentos estabelecidos pelos aficionados do Cariri Cangaço e assim conseguimos plantar uma nova semente que tem no seu íntimo o sêmen da renovação, de novos conceitos e caminhos a serem percorridos. Não haverá mais a fórmula de retrocedermos. Só nos resta um único caminho, seguirmos em frente na busca de novos segmentos e conhecimento. É momento de lembrarmos que dispomos dos melhores sistemas de comunicação em vigência do mundo e assim, por intermédio da comunicação haveremos de preencher as lacunas que nós mesmos acabamos de construir.

Com as características esboçadas o Cariri Cangaço marca o antes e o depois para com a cultura popular nordestina e brasileira. A busca incessante pelo aprimoramento das idéias e dos posicionamentos, muitas das vezes divergentes, tem nos mostrado caminhos seguros para galgarmos novas posições junto ao mundo da cultura popular brasileira. O Cariri Cangaço tem nos proporcionado momentos de reflexão na busca do melhor, que possamos construir em prol dos neófitos e de uma gama imensa de brasileiros, que precisam tomar conhecimento da história dos seus antecedentes em todos os quadrantes deste imenso país.

Gastão em manhã de Angico e Cariri Cangaço

O papel que hora o Cariri Cangaço vem desenvolvendo com muita segurança haverá de nos levar as portas da Academia e assim estaremos utilizando os conceitos da matemática, quando haveremos de trabalhar com as progressões geométricas, pois, estaremos sendo os multiplicadores do conhecimento para todos os brasileiros e estrangeiros.

É apenas uma questão de tempo e oportunidades. Dispomos do melhor que existe, que é aquele que estuda, pesquisa, escreve e estabelece o diálogo.A presença das mulheres ligadas intrinsecamente ao movimento do cangaço já estão participando com todo vigor. Jovens em busca de conceitos sólidos, confiáveis e, anotam os elementos desejados para concluirem suas defesas de mestrado e doutorado junto a universidade brasileira. O somatório de vários municípios têm redundado em sucesso palpável servindo de estímulo para outros que fazem parte da meso região caririense.

Estamos sentindo o dessecar dos nomes e histórias mais representativas e o futuro nos parece altamente promissor. O carinho que é ponto alto durante o evento nos deixa desarmados para qualquer reação em contrário. A habilidade usada pelo distinto casal Severo e Danielle, tem uma textura inconfundível, chegando ao ponto de levar energia positiva a todos aqueles, que queiram comungar com os dogmas oriundos do oriente.

Liderança, respeito, objetividade, congraçamento e respeito tem sido adjetivos corriqueiros durante todas as edições do Cariri Cangaço, quando nesta edição sentimos um real aprimoramento. O senhor Curador além de nos acolher com muita dignidade, nos presenteia com o ajuntamento de pessoas por ele escolhidas para formar um Conselho Consultivo. Assim torna-se mais fortalecido o grande projeto Cariri Cangaço, onde a divisão de forças caracteriza o somatório de novos posicionamentos que abrilhantarão nossas futuras promoções. É preciso ser grande de espíritto para saber dividir o poder e de imediato usar o fator da multiplicação na construção do desejado.

Está análise é pequena, diminuta, em relação a grandiosidade do CARIRI CANGAÇO. Precisamos olhar para ele como sendo uma parte de nós mesmos. Muito se poderia dizer, mas, para mim basta. Deixo para outros momentos, neste espaço ou ao vivo, porque só assim haveremos de somar o quanto é esperado por cada um dos participantes. Está na hora de regaçarmos as mangas da camisa e partirmos para a próxima edição 2012 e lá nos confraternizaremos mais uma vez, buscando novas forças para embalarmos cada vez mais o rebento que agora, mais do que nunca é nosso, pois as responsabilidades redobraram.

Que fique meu abraço, do Curador a pessoa mais humilde, que colaborou para que mais uma vez o Cariri Cangaço fosse grande, magestoso e acolhedor.Outro abraço cheio de vigor e carinho para as comunidades do Crato, Juazeiro, Barbalha, Missão Velha, Aurora, Barro e Porteiras que nos recebrem como verdadeiros príncipes. Até 2012!!!


Fica aqui o abraço de Paulo Gastão.
Sócio da SBEC
Conselheiro do Cariri Cangaço

LANÇAMENTO DO LIVRO "LAMPIÃO EM SERGIPE"

CONVITE



O governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado de Governo e SEGRASE - Serviços Gráficos de Sergipe, tem a honra de convidar Vossa Senhoria para solenidade de lançamento do livro "LAMPIÃO EM SERGIPE", de autoria do escritor


Alcindo Alves Costa, publicado pela Editora Diário Oficial.

Data: 19 de Outubro de 2011
Horário: 18 horas
Local: Sociedade SEMEAR
Rua Vila Cristina, 148 - São José 
Aracaju - Sergipe
Editora: Diário Oficial 


Seu Barriga também já participou do programa do Ratinho


Antes da cirurgia

O ator mexicano Édgar Vivar, conhecido por interpretar os personagens “Seu Barriga” e “Nhonho” no seriado Chaves, já passou por poucas e boas. Ele já esteve na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) quatro vezes e, após realizar cirurgia de redução de estômago, perdeu 84 quilos. Para quem não sabe, além de ator, Édgar é médico!

Depois da cirurgia


Durante coletiva em São Paulo, ele falou sobre o convívio com o elenco do seriado “Chaves” e suas experiências após o término do programa. Atualmente, o mexicano atua em filmes, telenovelas e dublagens.

O ator veio ao Brasil para apresentação única,  no Festival “4FunFest”, no bairro de Pinheiros, em São Paulo;
Edgar Vivar, que interpreta o personagem Seu Barriga na atração, também já participou do programa do Ratinho.
Além de participar da atração, o ator veio ao Brasil para o 2º Festival da Boa Vizinhança, que aconteceu no dia 24 de abril de 2010, no Mart Center, em São Paulo.

"FELIZ DIA 15 DE OUTUBRO - DIA DO PROFESSOR"

Por: Maria Angélica Corrêa dos Santos

[100_3532.JPG]
Bragança: Pará: Brasil

Sou professora aposentada de Ensino Fundamental, no qual exerci a função de Diretora das Escolas: Luiz Paulino Mártires, Augusto Corrêa, e Coração de Jesus.E atualmente estou na ativa no Ensino Médio como professora de Português e também na função de Diretora da ERC Centro Eduacional Coração de Jesus.Tenho formação em Letras (UFPA) e Gestão Escolar(SEDUC,UEPA, UNAMA, CESUPA).Venho de uma experiência comunitária com associações de bairros, serviços de voluntariados, entidades filantrópicas, além de ter tido dois mandatos de vereadora na cidade de Bragança (1º mandato 1996 e outro em 2008). Acredito no poder da Educação como processo de transformação do ser humano, como uma experiência de "COMUNHÃO" entre as pessoas envolvidas na arte de aprender, afinal: "Ninguém educa ninguém, ninguém se educa sozinho, os homens se educam em COMUNHÃO"(Paulo Freire).

Obs: Imagem extraída do site: kifofo.com

"FELIZ DIA 15 DE OUTUBRO - DIA DO PROFESSOR"

Parabéns colega professor, pela missão de educar,
Realizar homenagem especial ao professor é difícil,
Os dedicados dias de educar cidadãos são esquecidos,
Feridos, sofridos e não reconhecidos pelo trabalho,
Exigimos respeito, dos governantes de nosso país,
Somos muitos professores e unidos somos fortes,
Sabedoria nos leva a lutar por justiça social, afinal,
O professor é agente de transformação da sociedade,
Realizar  a tarefa de educar é importante para a nação.
Autora: Maria Angélica Corrêa dos Santos

Obs: Escrevi este acróstico em homenagem a todos os meus colegas professores desejando muitas felicidades  pela grande missão de educar.


Enquanto não vem "Cangaço" - Com Chiquinha do “Chaves”, “Programa do Ratinho” chega a 12 pontos



Maria Antonieta de Las Nieves a queridíssima Chiquinha do seriado mais famoso do Brasil o “Chaves” participou nesta quinta-feira do “Programa do Ratinho”, ao vivo a intérprete da “Chiquinha” se emocionou relembrando o seriado “Chaves”,  Maria Antonieta também cantou e dançou seus grandes sucessos ao lado do elenco do Ratinho.


Na audiência foi também um sucesso, Ratinho não conseguiu se segurar e comemorou a vice liderança com o programa no ar, Ratinho registrou média de 8 pontos de média com 12 pontos de pico e 12% de share, neste mesmo horário a Rede Globo foi líder com 37 pontos, a Rede Record ficou em terceiro com 7 pontos. Esses números são prévios e podem sofrer alterações no consolidado.



SENSACIONAL VÍDEO DO



 "ADERBAL NOGUEIRA"

PROJETO: VEREDAS DO BRASIL 

Posted Via UpFoto

NESSE VÍDEO, ABAIXO POSTADO, NA PARTE FINAL TEMOS ALGUMAS INFORMAÇÕES E IMAGENS DO CANGAÇO..

PARABÉNS "GRANDE ADERBAL", POR MAIS ESSE MAGNÍFICO TRABALHO....


Abraço a todos.....O ADERBAL É O NOSSO BENJAMIN ABRAHÃO DOS TEMPOS MODERNOS...rsrsrsrsrsrs

IVANILDO ALVES SILVEIRA
Colecionador do cangaço
Natal/RN


Visite o blog do escritor Cicinato Neto



Da esquerda para direita:

Barros Alves,  Antonio Vilela, Ângelo Osmiro e Cicinato Neto


Cicinato e o escritor Alcindo Alves da Costa, autor do livro: "Lampião Além da Versão - Mentiras e Mistérios de Angicos"


Cicinato Neto e o escritor Antonio Vilela, no último Cariri Cangaço. 

O Cariri Cangaço teimava em não sair da minha cabeça

Jorge Remígio
"Vicentino..."  Jorge Remígio

Caros amigos e amigas, com o término do grandioso evento, considero vitorioso e bem sucedido, o já consolidado CARIRI CANGAÇO. Maior encontro brasileiro de escritores, estudiosos, colecionadores e aficcionados do cangaceirismo. Parabenizo a organização, capitaneada pelo ilustre casal Manoel Severo e Danielle, gente fina.
 
 
Agradeço também, a chance de desfrutar à convivência por quatro dias, junto à pessoas brilhantes e agradáveis.

É impossível imaginar, a realização de um evento cangaceirístico da magnitude do CARIRI CANGAÇO, logrando êxito em outro espaço geográfico, que não esse. A micro região do Cariri Cearense. O argumento, está no amálgama de manifestações culturais. Região berço histórico de um coronelismo forte, que influenciou toda formação social, desde os primórdios. Prática religiosa de um catolicismo arcáico, diversidade da flora, no casamento da caatinga braba sertaneja com uma floresta híbrida, habitando um chapadão que vem desde o Piaui, margeando a divisa dos Estados de Pernambuco, Ceará e Paraíba. Porém, privilegiando o Cariri Cearense, com floresta, fontes, córregos, vales e baixios verdejantes.

Juazeiro do Norte, a Meca nordestina, com toda sua história forjada na luta e no credo. Crato, cidade bela e aprazível, que prima pela educação. Todas as outras cidades que aderiram ao circúito do evento, Barbalha, Barro, Aurora, Missão Velha e Porteiras, tem suas histórias associadas ao ciclo do cangaço e ao poder coronelístico. Portanto, houve uma sintonia, nada destoou do objetivo principal. Inclusive, todas as cidades recepcionaram demasiadamente bem, toda comitiva cangaceira.

Enfim, conheci muita gente interessante de vários locais desse Brasilzão. Foram produtivas as palestras, debates, visitas técnicas, lançamento de livros, proporcionando e contribuindo para um enriquecimento maior da temática Cangaço. Quero resaltar, que não fiz intervenções, mas, em "off", conversei bastante, ponderei, discuti, discordei, elogiei, aprendi e fotografei. Confesso, que estava em um show dos Paralamas do Sucesso, desesseis horas após ter chegado da viagem de retorno a João Pessoa, e apesar de todo agito do ambiente, o CARIRI CANGAÇO, teimava em não sair da minha cabeça.

" A PESQUISA AVANÇOU", Valeu mesmo, por tudo
Jorge Remígio
João Pessoa-PB / Custódia-PE
 
 

Conselho Consultivo Cariri Cangaço toma posse em noite solene em Missão Velha

João de Sousa Lima, um dos Conselheiros empossados na noite

O Plenário da Câmara Municipal de Missão Velha, acolheu no último dia 23 de setembro, sexta-feira, a quarta noite do Cariri Cangaço; o plenário lotado, acompanhou a posse dos 25 conselheiros que assumiram a partir dali, o Conselho Consultivo Cariri Cangaço, com mandato até 2013.

"Sempre tivemos o cuidado de registrar que o êxito da realização do Cariri Cangaço; com toda sua capilaridade e todas as repercussões alcançadas; foram na verdade o resultado da dedicação e responsabilidade de uma grande equipe de trabalho...se hoje o Cariri Cangaço realiza sua terceira edição, reunindo mais de 150 personalidades de todo o Brasil, com solidez e responsabilidade; é fruto do trabalho, determinação e zelo, de todos esses homens e mulheres, que acreditam que podemos construir um novo momento, dai nasceu o Conselho Consultivo do Cariri Cangaço", ressalta o Presidente do Conselho e Curador do evento, Manoel Severo.

O Portal de Missão Velha, homenagem do município aos Conselheiros

Ângelo Osmiro, presidente do GECC, assume uma cadeira de Conselheiro

Alcino Costa é Sergipe com assento no Conselho

Honório de Medeiros fala em nome dos Conselheiros

Conselho Consultivo – Cariri Cangaço-Biênio 2011 / 2013


Presidente :


Manoel Severo Barbosa

Vice-Presidente:


Danielle Esmeraldo

Membros Efetivos

Antônio Vilela


Garanhuns

Aderbal Simões Nogueira


Fortaleza

Ângelo Osmiro Barreto


Fortaleza

Alcino Alves Costa


Poço Redondo

João Bosco André 


 Missão Velha

Carlos Elydio Araújo 


São Paulo

Geraldo Ferraz


Recife

Honório de Medeiros


Natal

Ivanildo Silveira


Natal

Jairo Luiz


 Piranhas

João de Sousa Lima


Paulo Afonso

José Cícero


Aurora

Juliana Ischiara


Quixadá

Alessandro Monteiro
 Lagarto

Múcio Procópio


 Natal

Napoleão Tavares Neves


Barbalha

Narciso Dias


João Pessoa

Paulo Gastão


Mossoró

Pedro Luiz Camelo


Crato

Francisco Pereira


Cajazeiras

Renato Cassimiro


Juazeiro do Norte

Hugo Rodrigues


Barbalha

Rodrigo Sampaio 
 Barbalha


Produção Cariri Cangaço 2011

http://blogdomendesemendes.blogspot.com