Seguidores

quinta-feira, 31 de março de 2011

Sedição de Juazeiro, do Ceará para o mundo...

 .          Foi liberado o 1º Teaser-Trailer da Minissérie Cearense Sedição de Juazeiro, que serve para dar ao público uma prévia do que estar sendo preparado.


             Na segunda década do século XX, o poder central no Brasil era exercido pelo chamado homem forte do regime, Pinheiro Machado, presidente do senado. O presidente da república, Hermes da Fonseca, homem medíocre e fraco, lhe era submisso.
 
Hermes da Fonseca
Hermes Rodrigues da Fonseca
 
            Pinheiro Machado trata de criar condições para, a menos de dois anos da sucessão presidencial suprema, substituí-lo com o apoio das chefias dos Estados.
 
Floro Bartolomeu
 
              Em Juazeiro reúne-se uma assembléia estadual insubmissa, sob a presidência de Floro Bartolomeu, aliado do Senador Pinheiro Machado. Declara-se assim uma dualidade de poderes legislativos no Estado. Na segunda quinzena de janeiro de 1914, tropas enviadas de Fortaleza pelo governador Franco Rabelo atacam Juazeiro. Floro e seus soldados esperavam o ataque.
 
Governador Franco Rabelo

             As forças atacantes foram logo repelidas e postas em fuga. Os sediciosos de Floro Bartolomeu marcharam-lhes ao encalço e não deixaram pedra sobre pedra. Invadiram e saquearam sucessivamente o Crato, Barbalha, Missão Velha e Iguatu. Dali os combatentes de Floro tomam o trem e saem ocupando as cidades de Quixeramobim, Quixadá, Baturité, Redenção, até atingem a periferia da Capital, em Parangaba. O governo central decreta a intervenção federal no Ceará a 14 de março de 1914. Os jagunços de Floro Bartolomeu chegam a capital Fortaleza. Franco Rabelo embarca de volta ao Rio de Janeiro. Triunfa a SEDIÇÃO DE JUAZEIRO: A GUERRA DE 1914.
 
Tropas de Jagunços comandadas por Floro Bartolomeu
 
Visite e conheça:. http://sedicaodejuazeiro.blogspot.com

              NOTA CARIRI CANGAÇO: O nosso abraço aos amigos Jonas luis de Icapuí, Daniel Abreu, Renato Cassimiro, Aderbal Nogueira e todos os talentosos amigos que irão nos presentear com a espetacular Sedição de Juazeiro.
.

O velório de José Alencar no Planalto - Brasília

             Segundo o blog:  "Folha.com" mais de 6.200 pessoas visitaram o velório do ex-vice-presidente José Alencar no Palácio do Planalto até as 20h30 desta quarta-feira. As visitas   começaram às 12h30. A presidente Dilma Rousseff e de seu antecessor, Lula, estavam presentes.O acesso do público foi fechado durante a cerimônia. Pela manhã, uma missa com autoridades e familiares foi celebrada pelo núncio apostólico no Brasil, Lorenzo Baldisseri.

José Alencar

            José Alencar Gomes da Silva  foi um empresário e político brasileiro. Foi senador pelo estado de Minas Gerais e vice-presidente do Brasil de 1 de janeiro de 2003 a 1 de janeiro de 2011. Foi um dos maiores empresários do estado de Minas Gerais. Construiu um império no ramo têxtil, sendo a Coteminas sua principal empresa. Elegeu-se vice-presidente da República do Brasil na chapa do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, conseguindo a reeleição em 2006, assegurando, portanto, a permanência no cargo até o final de 2010.

Lula e Dilma

            Nascido em Itamuri, no município de Muria é, aos 17 de outubro de 1931, filho de Antônio Gomes da Silva e Dolores Peres Gomes da Silva. começou a trabalhar com sete anos de idade, ajudando o pai em sua loja. Tinha 14 irmãos e irmãs. Quando fez quinze anos, em 1946, foi trabalhar como balconista numa loja de tecidos conhecida por "A Sedutora". Em maio de 1948, mudou-se para Caratinga, para trabalhar na "Casa Bonfim". Notabilizou-se como grande vendedor, tanto neste último emprego, quanto no anterior. Ainda durante sua infância, entrou para o movimento escotista.
            A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula da Silva, que no momento da morte de Alencar se encontravam em Portugal por motivo da atribuição de um doutoramento honoris causa ao ex-presidente do Brasil concedido pela Universidade de Coimbra, anteciparam o seu regresso, para o dia 30 de março Dilma Rousseff ofereceu à família de Alencar o Palácio do Planalto para que o corpo seja velado e decretou um luto nacional de uma semana. Lula e Dilma deveriam deixar Portugal apenas ao final do dia.           José  Alencar faleceu no dia 29 de março de 2011.


Se você quiser saber mais sobre a vida de José Alnecar, leia em: Wikipédia.