Seguidores

quinta-feira, 31 de março de 2011

O velório de José Alencar no Planalto - Brasília

             Segundo o blog:  "Folha.com" mais de 6.200 pessoas visitaram o velório do ex-vice-presidente José Alencar no Palácio do Planalto até as 20h30 desta quarta-feira. As visitas   começaram às 12h30. A presidente Dilma Rousseff e de seu antecessor, Lula, estavam presentes.O acesso do público foi fechado durante a cerimônia. Pela manhã, uma missa com autoridades e familiares foi celebrada pelo núncio apostólico no Brasil, Lorenzo Baldisseri.

José Alencar

            José Alencar Gomes da Silva  foi um empresário e político brasileiro. Foi senador pelo estado de Minas Gerais e vice-presidente do Brasil de 1 de janeiro de 2003 a 1 de janeiro de 2011. Foi um dos maiores empresários do estado de Minas Gerais. Construiu um império no ramo têxtil, sendo a Coteminas sua principal empresa. Elegeu-se vice-presidente da República do Brasil na chapa do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, conseguindo a reeleição em 2006, assegurando, portanto, a permanência no cargo até o final de 2010.

Lula e Dilma

            Nascido em Itamuri, no município de Muria é, aos 17 de outubro de 1931, filho de Antônio Gomes da Silva e Dolores Peres Gomes da Silva. começou a trabalhar com sete anos de idade, ajudando o pai em sua loja. Tinha 14 irmãos e irmãs. Quando fez quinze anos, em 1946, foi trabalhar como balconista numa loja de tecidos conhecida por "A Sedutora". Em maio de 1948, mudou-se para Caratinga, para trabalhar na "Casa Bonfim". Notabilizou-se como grande vendedor, tanto neste último emprego, quanto no anterior. Ainda durante sua infância, entrou para o movimento escotista.
            A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula da Silva, que no momento da morte de Alencar se encontravam em Portugal por motivo da atribuição de um doutoramento honoris causa ao ex-presidente do Brasil concedido pela Universidade de Coimbra, anteciparam o seu regresso, para o dia 30 de março Dilma Rousseff ofereceu à família de Alencar o Palácio do Planalto para que o corpo seja velado e decretou um luto nacional de uma semana. Lula e Dilma deveriam deixar Portugal apenas ao final do dia.           José  Alencar faleceu no dia 29 de março de 2011.


Se você quiser saber mais sobre a vida de José Alnecar, leia em: Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário