Seguidores

sexta-feira, 8 de julho de 2022

CANGAÇO E FUTEBOL | ENTREVISTA COM ROBÉRIO SANTOS DO "O CANGAÇO NA LITERATURA"

 Por O Cangaço na Literatura

https://www.youtube.com/watch?v=Viw-9s2R8Uk&ab_channel=OCanga%C3%A7onaLiteratura

Canal Mandacaru Esportivo https://www.youtube.com/channel/UC69g...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A EMBOSCADA NA CAATINGA E ONDE NASCEU O PRIMEIRO FILHO DE LAMPIÃO E MARIA

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=_OvcBfTMoq4&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCG8-...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SILA, DO CANGAÇO AO ESTRELATO DE ELANE MARQUES POR:VOCÊ EM DIA

 

Conselheira Cariri Cangaço, pesquisadora e 
escritora sergipana Elane Marques 
no programa "Você em Dia".
Fonte:YouTube

http://cariricangaco.blogspot.com/2019/02/sila-do-cangaco-ao-estrelato-de-elane.html

http://blogdomendesemendes.blogspót.com

LIVRO DO ESCRITOR ARCHIMEDES MARQUES

 

A excelente obra pode ser adquirida diretamente com o autor, através do email: archimedes-marques@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO LAMPIÃO EM ALAGOAS

 Por Sérgio Campos

“Lampião em Alagoas” foi escrito pelo já consagrado escritor, romancista, pesquisador e historiador Clerisvaldo B Chagas, em parceria com o professor e pesquisador Marcello Fausto.

Tive a grata satisfação de receber das mãos de um dos protagonistas desse trabalho, o professor Marcello Fausto, a obra, logo que saíu do “forno”. Posso abalizar o trabalho como sendo um riquíssimo teor literário e histórico para Alagoas.

O assunto Cangaço de há muito vem sendo discutido em todo o Brasil e até no exterior. Quase sempre dividido entre a paixão e a revolta, muitos foram os escritores que falaram dos cangaceiros nordestinos. Mas poucos foram os que buscaram se aprofundar no assunto a fim de passarem, de uma forma imparcial, para os sequiosos pelo tema a verdadeira história de um dos piores momentos vividos por esta região, que muitas vezes pareceu ter sido fadada ao sofrimento eterno.

Lampião em Alagoas é o primeiro livro que fala exclusivamente da história da passagem de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, e seu bando, por terras alagoanas.

Como citam os autores, “os veteranos escritores do cangaço, ávidos por novidade, não irão encontrá-las em nosso trabalho, cujo mérito está apenas na organização sequenciada do que já foi dito por vários pesquisadores do estado e fora dele”. Esta obra é interessante pela forma como está sendo apresenta, cronológica e didática, facilitando assim a leitura, sobre a passagem do maior líder do cangaço de todos os tempos no Sertão de Alagoas na década de 30.

SERVIÇO:

* O livro tem 468 páginas;

* Onde comprar?

Com o revendedor oficial e “exclusivo” Professor Pereira através do E-mail: franpelima@bol.com.br ou pelos telefones: (83) 9911 8286 (TIM) / (83) 8706 2819 (OI).

 http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/search/label/Alagoas

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO DO ESCRITOR JOÃO DE SOUSA LIMA

 Por Volta Seca

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=1826585200883749&notif_id=1643239062982060&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DE BOSTA SECA A VOLTA SECA

Por Guilherme Machado

Em 1929 Um menino por nome Antônio dos Santos chegar em Guloso atual Novo Triunfo vilarejo a 4 léguas distante de Bom Conselho atual Cicero Dantas Lampião foi visitar um amigo oculto o delegado Antonio Guerra, este casado com a filha de um dos maiores fazendeiros da região, Saturnino Nilo ( Nilo das Abobreiras) este foi avô do deputado Baiano Marcelo Nilo. Lampião conversava com o delegado a espera da hora do almoço, quando Ezequiel e outros Cangaceiros foram dar uma volta nos arredores atrás de cavalos foi quando encontrou um moleque com mais ou menos 10 ou 11 anos com uma franga em baixo dos braços, provavelmente roubada em algum galinheiro dos arredores do Guloso.

Volta Seca

E perguntaram como é o seu nome menino? "Antônio" respondeu o molecote, e perguntou o Cangaceiro: você sabe onde tem cavalos por aqui? E sem tutibiar o moleque respondeu "sei me acompanhe!" e levou os cangaceiros em todos os currais da região onde tinha bons cavalos de fazendeiros. Em virtude da franga que o menino levava em baixo dos braços os cangaceiros passaram a chama-lo de Tonho da Pinta!

Quando chegaram ao Guloso com o menino, Lampião olhou e perguntou: mais onde diabo vocês vai com este menino? Achamos este peste no mato Capitão ele nos ajudou a achar boas montarias ( risos ) com esta franga nas mãos nos botamos seu apelido de Tonho da Pinta; O delegado interveio! Tonho da Pinta? por aqui nos conhecemos ele como Bosta Seca! E falou Lampião ah é:Bosta Seca vá lavar aqueles cavalos, mais cuidado para não sujar os cavalos de bosta ( risos ). Tonho não perdeu tempo banhou os cavalos em tempo recorde e chamou a atenção de Lampião que lhes deu 50 mil réis, até ai o menino ja estava familiarizado com os cangaceiros e eles ao menino que já conhecia a todos pelos seus nomes. 

de Bosta Seca a Volta Seca

Lampião perguntou se ele já tinha comido e ele respondeu que não; logo o moleque estava almoçando na casa do delegado com toda a cabroeira de Lampião, não calava a boca dava conta de tudo e sabia de tudo da vida de todo mundo. Um dos cangaceiros sugeriu que levassem o moleque, a principio Lampião não aprovou disse: este moleque tem a língua solta! de tanto os cangaceiros insistirem Lampião aceitou que o moleque fossem com eles.

Assim que o bando saiu do Guloso o moleque foi na garupa do cavalo de Corisco. Em Tanque Novo atual Duas Serras, Lampião mandou um Bilhete ao Coronel Saturnino Nilo pedindo uma quantia em dinheiro e o portador foi o moleque Bosta Seca. Depois seguiram viajem para Bom Conselho onde prenderam dois Soldados do destacamento de Salvador que vinham servir em Bom Conselho e os dois foram Sangrados por Bosta Seca, onde foi parar nos noticiários da capital; nos jornais saiu a nota escrita soldados mortos e estrangulados pelo terrível cangaceiro "Estrume Seco" por não poderem escreverem Bosta Seca... Com presteza a sabedoria logo logo o molecote teve o reconhecimento de suas perversidades por Lampião que exigiu que o bando o chamasse de Volta Seca, e assim foi feito, e o malfeitor passou a chamar Lampião de Padrinho.

Fontes. Livros Raposa das Catingas. As 4 Vidas de Volta Seca. Jornal da Bahia 1932.

Guilherme Machado, pesquisador e escritor

Bahia, 06 de julho de 2022

https://cariricangaco.blogspot.com/2022/07/de-bosta-seca-volta-seca-por-guilherme.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NO RASTRO DE LAMPIÃO - LANÇAMENTO DO PODCAST CARIRI CANGAÇO

Lançamento do Podcast Cariri Cangaço
01 de julho de 2022
NO RASTRO DE LAMPIÃO
Manoel Severo, Ângelo Osmiro e Ricardo Beliel

https://cariricangaco.blogspot.com/2022/07/no-rastro-de-lampiao-lancamento-do.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JOSÉ ZEFERINO DOS SANTOS - O CANGACEIRO MENINO DE OURO.

 Por José Mendes Pereira


Todos que estudam cangaço, e que me conhecem através do nosso blog, sabem muito bem, que eu não sou nenhuma autoridade no que diz respeito ao estudo cangaceiro, apenas tenho que dizer aos amigos, não criado por mim, que 

Dona Francisca está ladeada pelos pesquisadores do cangaço Aderbal Nogueira e Kydelmir Dantas.

dona Francisca da Silva Tavares, viúva do ex-cangaceiro Asa Branca, que reside em Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte, certa vez me falou em sua residência, que "Menino de Ouro" morou em Macaíba-RN, e era seu vizinho, e muito ajudou a Asa Branca criar a sua prole. A situação não era muito boa para a família, assim, o cangaceiro foi uma peça muito importante para que o casal criasse os seus filhos. 

O ex-cangaceiro Asa Branca - http://blogdomendesemendes.blogspot.com/2021/04/dona-francisca-da-silva-tavares-viuva.html

Quero apenas falar o que ela me contou, que na literatura lampiônica, há quem diga que o Menino de Ouro foi morto após sair de Mossoró, quando o bando de Lampião tentou invadir a cidade, no dia 13 de junho de 1927. Lembrando que não estou contrariando, vez que eu sou um apreciador do cangaço, e não autoridade.

Mas ela não me falou quem chegou primeiro em Macaíba. Acho que, devido a amizade que eles construíram quando viviam no cangaço do capitão Lampião, um chegou primeiro, e depois convidou o outro para morar por lá. 

Qualquer dia que eu fizer uma visita em sua residência, vou saber dela quem chegou primeiro em Macaíba e repassarei para os estudiosos do cangaço.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO NO RN, MEDO TERROR E SANGUE - PARTE XIII - REFÉNS LIBERTADOS SEM PAGAMENTO

 Por José de Paiva Rebouças


Nas proximidades da fazenda Lagoa do riacho, já no Ceará, um portador apareceu com o resgate de Manoel Freire. Ainda no Vale do Jaguaribe, no dia 18 de junho, o vaqueiro Manoel Alves levou o resgate do coronel Joaquim Moreira.

Fonte - http://lampiaoaceso.blogspot.com/2018/07/lampiao-no-ceara.html

Somente no dia 25 de junho, depois de enfrentar novos confrontos, sede e fome, e por decisão dos cangaceiros, é que Antônio Gurgel e Maria José Lopes foram libertados, mesmo sem pagamento do resgate.


A primeira foto é o coronel Antônio Gurgel com a sua família. - Diversos site publicaram estas fotos.

Lampião pediu que dona Maria tivesse cuidado na volta e a Gurgel entregou duas moedas de ouro. "É para sua netinha", disse para a surpresa do coronel. Os dois se despediram e foram guiados por Sabino, Mormaço e outros três.

Da esquerda e  Mormaço e o da direita é Sabino.

Mais à frente, Sabino mandou que os dois esperassem no leito de um riacho. Ficaram ali meia hora achando que os homens não voltariam, mas dali a pouco, retornaram com alguns mantimentos. Sabino entregou a eles metade de um queijo coalho e 100 mil réis ao coronel e outros 60 à dona Maria.

Apontou o caminho que ia dar numa cabana e partiu sem despedida. No lugar, foram mal recebidos. Tentaram outra casa, mas o medo de que fossem cangaceiros afugentava as pessoas. Dormiram ao relento.

Perto das nove horas do dia 26, toparam com os sertanejos Agápito Ferreira Maia, da fazenda Boqueirão, e Manoel Herculano da Cunha, do sítio Letrado. Os homens os levaram até a fazenda Lagoa do Córrego, de Alexandrino Diógenes, onde foram bem recebidos.

Tylon Gurgel 
http://honoriodemedeiros.blogspot.com/2012/09/os-misterios-do-ataque-de-lampiao.html

Alexandrino emprestou dois cavalos para levá-los até a fazenda Letrado. Ao saber que Tylon, seu irmão estava pelas redondezas, o coronel Antônio Gurgel lhe mandou um bilhete. No mesmo dia se encontraram e seguiram para Mossoró. Dona Maria José Lopes ficou na casa de herculano Cunha, no letrado. Recebeu telegrama do irmão pedindo para esperá-lo ali mesmo.

Quando chegou, Antônio Batista Maia trazia consigo um pequeno grupo volante. Há dias, marchava em busca da irmã. Queria resgatá-la à força. Tinha se unido ao coronel Manoel Gonçalves, de Lastro/PB, mas estavam sempre há dois dias de atraso em relação a Lampião.

Continuarei amanhã.

Fonte - Revista Brava Gente  do Jornal de fato.com

Página 33.

Mês Junho de 2022.

Digitado e Ilustrado por José Mendes Pereira - administrador deste blog.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com