Seguidores

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

ENGRAÇADO...!

 Por José Mendes Pereira


Falam que os madeireiros tiram madeiras ilegais, mas na verdade, para a natureza, nada é legar, se é para destruir, tudo é ilegal. Então, deixem de derrubar as árvores, provando aqui, ali, se dizendo que é legal. 


Os mais beneficiados com o desmatamento da floresta amazônica, são as verdadeira raposas de poderes políticos, que governam os Estados e vendem as árvores e as riquezas da Amazônia. 

https://pt.org.br/com-bolsonaro-desmatamento-na-amazonia-aumenta-212-em-outubro/

https://www.brasildefato.com.br/2019/09/16/amazonia-em-chamas-90-da-madeira-exportada-sao-ilegais-diz-policia-federal

https://amazoniareal.com.br/amazonia-em-chamas-retirada-de-madeira-contribui-para-o-desmatamento/

https://infoamazonia.org/2021/09/21/maior-parte-madeira-consumida-ilegal-desmatamento-amazonia/

Peia nessas raposas safadas!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JOSÉ LEITE DE SÁ

 Por Hildegardo Luna Ferraz Nogueira

Esse é José Leite de Sá, ex combatente do cangaço, pai do saudoso primo João Leite de ITAPETINGA. José Leite era casado com Melania Ferraz Nogueira, prima legitima do meu pai Hildebrando de Souza Nogueira, a mãe de José Leite chamava-se Clara Otília de Souza Ferraz, também prima legitima do meu pai, Inclusive na cidade de Petrolândia-PE existe uma rua com o nome de Clara Otília.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=9740741472662738&set=a.298781363525510

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO ERA GAY? MARIA BONITA ERA ADÚLTERA? AMBOS MANTINHAM UM TRIÂNGULO AMOROSO COM UM CANGACEIRO?

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=wx9rZdRmZG0&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Um parecer a respeito desse assunto que há tempos atrás foi trazido ao debate e foi tema polêmico e causador de de discussões acirradíssimas em torno da masculinidade do rei do cangaço e da vida conjugal do casal cangaceiro Lampião e Maria Bonita. 

Tudo isso provocado por conta de uma falsa acusação (Livro) sem nenhum embasamento, provas ou fontes confiáveis que fossem capazes de confirmar as questões debatidas nesse vídeo. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. Colaborem com o crescimento e com as melhorias do canal. 

Seja membro deste canal e ganhe benefícios:/ @cangacologia   

INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações e publicações. Forte abraço! Atenciosamente: Geraldo Antônio de S. Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia, 

Cangaceirismo e cultura nordestina e Arquivo Nordeste.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO, EMBORA CANGACEIRO, ERA UM HOMEM DE PALAVRA.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=LGx8fsD3UDo&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

A palavra e a moral de um homem nos antigos sertões do Nordeste eram questões de honra. Um homem sem esses requisitos era mal visto e praticamente excluído pela sociedade da época e Lampião não fugia à essa regra, pois segundo consta na história nas vezes em que deu sua palavra não voltou atrás e cumpriu o prometido, conforme alguns exemplos que citarei no decorrer desse vídeo.

Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. Colaborem com o crescimento e com as melhorias do canal. Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCDyq... INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações e publicações. Forte abraço! Atenciosamente: Geraldo Antônio de S. Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia, Cangaceirismo e cultura nordestina e Arquivo Nordeste.

https://www.youtube.com/watch?v=LGx8fsD3UDo&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TRIBUTO AO CARTEIRO - JOSÉ DI ROSA MARIA - CANTAM: ANTÔNIO DOMINGOS & JOSÉ DI ROSA MARIA

Por José Di Rosa Maria 

https://www.youtube.com/watch?v=Rvk9m3aHCRA&ab_channel=Jos%C3%A9DiRosaMaria

Autor: José Di Rosa Maria Interpretação: Antônio Domingos & José Di Rosa Maria Acompanhamento & Arranjos: Bonedis Eduardo Apoio: Do professor Lucas Vinícius & Severino Inácio (Poeta)

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FREI DAMIÃO EM MOSSORÓ NA DÉCADA DE 70.

Por José Mendes Pereira


Foto do Relembrando Mossoró - Lindomarcos Faustino

Nas décadas de 60, 70, 80..., constantemente Frei Damião de Bozzano visitava a nossa querida Mossoró, a pedidos de alguns empresários mossoroenses, que mantinham aquela fé no religioso, para que os seus comércios e indústrias fossem abençoados pelo sacerdote. Em sua companhia, como uma grande mãe protetora, Frei Damião sempre carregava o seu inseparável religioso amigo Frei Fernando. 

Disse Relembrando Mossoró - Lindomarcos Faustino: 

"E.M. ////071//// FREI DAMIÃO NA CASA FERREIRA - MOSSORÓ

Neste antigo registro, o comerciante (in memorian) JOSÉ FERREIRA DA COSTA, recebendo em sua loja de calçados e confecções, no centro da cidade, o missionário capuchinho italiano, FREI DAMIÃO DE BOZZANO, também de saudosa memória. Por onde passava o frade arrastava multidões em seu trabalho de evangelização no Nordeste brasileiro". 

Frei Damião e seu inseparável amigo Frei Fernando. - http://www.cnovos.com/2014/08/saudoso-frei-damiao-lembranca-de-seus.html

Frei Damião não aceitava mãos de fiéis sobre a sua cabeça, mas não era por orgulho, e sim porque aumentava o problema da sua escoliose. 

www.panormaio.com

Eu me lembro-me que na década de 70, em uma das suas missões em Mossoró, à noite, no lago da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no grande Alto da Conceição, a fila de fiéis era enorme, e quando chegou a minha vez de ser abençoado pelo frei Damião, coloquei a minha mão sobre a sua cabeça. De repente com a sua mão, frei Damião tirou a minha mão que estava sobre a sua cabeça dizendo-me:

 "- Não ponha a sua mão sobre a minha cabeça!". 

Eu estranhei aquela atitude do religioso, vez que ele era e é considerado um verdadeiro santo entre os homens do nordeste brasileiro e de outras regiões do chão do Brasil.

Mas, posteriormente, não sei se é verdade, falaram-me que ele tinha sido advertido por um médico que tratava da sua escoliose, que não deixasse ninguém colocar a mão sobre a sua cabeça, porque aumentava mais ainda o problema. 

De fato! Uma, duas mãos sobre um corpo, não afeta. Mas milhares de mãos, mesmo uma de cada vez, na sequência, tem que pesar, e isso faz com que prejudique mais ainda o corpo que tem escoliose.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com