Seguidores

sexta-feira, 12 de abril de 2024

A JORNADA CONTINUA D, MARIA OSSANTA BORGES SALLES, VIÚVA DO SUB, DELEGADO HERCULANO BORGES DE SALLES

Por Adelson Mota

Homenagem a D, Maria Ossanta Borges Salles, viúva do Sub, Delegado Herculano Borges de Salles, e suas duas filhas, Enerina Borges Salles, e Edith Borges Salles, Herculano vindo da feira de, Santa Rosa, Jaguarari, 19 de Setembro de 1931 juntamente com seu ajudante, Hygino, 

Depois de longa e exaustiva caminhada, param para se refrescar em uma aguada, assim também bebe os animais, e neste momento são surpreendidos pelo Vingativo, Cangaceiro, Corisco seu desafeto este o faz prisioneiro, e joga- lhe aos berros a promessa da vingança, que tarda mais não falha, e injusta assim, Corisco maltrata Herculano, e o mata ao amanhecer do dia 21/09/1931 na localidade, Fazenda Bom Despacho, Jaguarari, tinha 37 anos de idade passado este momento triste, D, Ossanta depois de muito tempo reclusa, junta os restos mortais do Amado, esposo e leva pra, Bonfim, Atual Senhor do Bomfim. 

Ela se muda para, Serrinha e cria suas filhas, estas continuam a vida e progridem, como pessoas do bem, ela ainda, adota as crianças, Deluison Cardoso da Silva, nascido em 1937,e Balbina Maria Salles, nascida em 1962, D, Ossanta faleceu em 1990, aos 88 anos em, Serrinha, Bahia Enerina de Salles Santos faleceu, em 2006, aos 85 anos de idade. Edith Borges Salles Bulcão faleceu, em 2015, aos 91 anos de idade....

Adelso Mota, Té Mota, Memorialista contador de histórias do cangaço na Bahia e na nossa região, agradecimentos, Ana Cataldi , Rubens Antônio, com inserção de fotos livro, Cangaço na Bahia, Cavalos do Cão, Professor e Historiador Rubens Antonio.

https://www.facebook.com/groups/179438349192720

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MARIA BONITA É DE TRIUNFO

Por Wanessa Campos

Este ano, a peça Massacre de Angico- A morte de Lampião tem Serra Talhada em novidade; a atriz que faz o papel de Maria Bonita será outra. Ela se chama Bruna Flori, formada em Teatro pela UFPE, nasceu em Triunfo e já mostrou a que veio. Criou grupos populares, fez palestras; aprendeu Xaxado etc. Ela e os espectadores aguardam a sua participação . Veja mais em www.mulheresdocangaco.com.br.Foto Otávio Alexandre.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, chapéu e Sacsayhuaman

11 Eduardo Ferreira, Salete Rêgo Barros e 9 outras pessoasTodas as reações:

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

"AO ANOITECER BATIA O DESESPERO" SILA SOBRE O CANGAÇO - CANAL CANGAÇO EM FOCO

 Por Cangaço em Foco

https://www.youtube.com/watch?v=wlRpiH14W3Y&ab_channel=CANGA%C3%87OEMFOCO

Cortes da live. Getúlio Moura e Aderbal Nogueira. CANAL CANGAÇO EM FOCO

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AQUI FOI SEPULTADO O CORONEL SANTANA - CANAL CANGAÇO EM FOCO

Por Cangaço em Foco
 
https://www.youtube.com/watch?v=2ybiEIHc1AI&ab_channel=CANGA%C3%87OEMFOCO

Visitamos o Cemitério Público de Barbalha/CE. Junto com o neto do coronel santana, fomos ao local onde o mesmo foi enterrado.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com