Seguidores

sábado, 15 de junho de 2013

Lampião - Assaltos e Morte em Sergipe

 Escrito por Juarez Conrado

O que será do escritor, pesquisador..., se em vida não fizer amigos? Jamais será lembrado! Unam-se para serem lembrados  - José Mendes Pereira

Todos aqueles que são fanáticos pelas histórias sobre "Cangaço", e se tem interesses de comprar este livro, do então lembrado jornalista Juarez Conrado, devem procurar o seu  filho, Helder Dantas, no endereço de e-mail: heldidantas@bol.com.br, que receberão informações sobre o envio e valor do volume.
 
Dr. Archimedes Marques

Se desejar ler o que falou este escritor Archimedes Marques sobre a obra do jarnalista, procura nas páginas do blog: "Cariri Cangaço", título: "Lampião - Assaltos e Morte em Sergipe" - Por: Archimedes Marques, pois você terá uma visão sobre  o conteúdo da obra.

Sobre o jornalista Juarez Conrado

Juarez Conrado
            
Nascido na Bahia, radicado em Aracaju, e pelos serviços prestados a este Estado, foi reconhecido Cidadão Sergipano pela Assembléia Legislativa em título concedido no ano de 1995. Foi diretor da sucursal do jornal A Tarde (BA) em Sergipe e atuou em diversos veículos de comunicação do Estado.

A estréia literária acontece com Sindicato da Morte, pesquisa sobre o banditismo organizado no Nordeste Brasileiro, lançado em 1966. Em seguida, revela-se romancista e lança ‘A Dama da Noite’ e ‘O Último dos Coronéis’. Retoma o jornalismo investigativo no ano de 1983 e lança "A Última Semana de Lampião", que foi adaptado para o cinema, num filme de 60 minutos de duração, totalmente gravado em Sergipe, com técnicos e artistas sergipanos.

No ano de 1990, incursa pelas veredas da Prosa e da Poesia e lança "O Grande Akuntô", sobre a escravidão negra no Brasil. A obra foi traduzida para o francês, inglês e yorubá, e lançado simultaneamente na Nigéria, Angola e Zaire.

Ivanildo Alves da Silveira - pesquisador e colecionador do cangaço

Segundo Ivanildo Alves, o jornalista Juarez Conrado, na década de 80, escreveu para o Jornal "A TARDE", uma série de 03 reportagens, depois transformada em livro, sobre os últimos dias de Lampião, antes da chacina, que o vitimou, na Grota do Angicos/SE, em 28/julho/1938.

 Cabeças dos cangaceiros abatidos na Grota de Angicos

Com base em depoimentos de coiteiros e ex-cangaceiros, em entrevistas com testemunhas oculares, e apoiado em cuidadosa pesquisa, que incluiu visitas ao cenário dos acontecimentos, o jornalista refez os sete dias, os últimos da vida do Rei dos cangaceiros. 

O coiteiro Manoel Félix  

Uma das reportagens feitas pelo citado jornalista, foi com o grande coiteiro " MANOEL FÉLIX". Esse coiteiro esteve com LAMPIÃO, na Grota do Angico, em vários dias, seguidos, inclusive, no PENÚLTIMO DIA QUE ANTECEDEU A MORTE DO REI DO CANGAÇO.

ADENDO -  José Mendes Pereira

Como este artigo foi publicado neste blog no dia 14 de Abril de 2011, informo ao leitor que o escritor, pesquisador  e Delegado de Polícia Civil no Estado  de Sergipe, Dr. Archimedes Marques, informou-me através de e-mail que havia comprado todos os livros restantes desta edição "Lampião Assaltos e Morte em Sergipe", ao filho do jornalista Juarez Conrado, pois o mesmo não iria mais publicá-lo.

Estou informando o e-mail do Dr. Archimedes Marques, que com certeza confirmará se ainda tem volumes disponíveis aos leitores do cangaço.
archimedes-marques@bol.com.br

Fonte:  Parte do todo.
"Blogdomendesemendes" 
 "Cariri Cangaço" "Lampião Aceso"

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Cariri Cangaço Parayba a partir de hoje, sábado ! Fique sabendo tudo aqui...

Cariri Cangaço Parayba


Mais uma vez a grande família Cariri Cangaço se reúne desta vez em terras paraibanas.

 Hoje, sábado, dia 15 os municípios de Sousa e Nazarezinho receberão a versão paraibana de nosso Cariri Cangaço, com o forte apoio do Centro Cultural do BNB em Sousa e da Prefeitura de Nazarezinho.

E você ficará sabendo de tudo aqui, na página do Cariri Cangaço na internet:


Aguardamos Você!

www.cariricangaco.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

SEMINÁRIO PARAYBA CANGAÇO


Dentro de poucas horas estaremos tendo a solenidade de abertura do Cariri Cangaço Parayba, uma verdadeira festa regional. 

O Cariri Cangaço rompe as barreiras do Ceará e inicia mais um ciclo percorrendo e integrando o nordeste. O mérito sem dúvidas é de toda esta grande família Cariri Cangaço. 

Muito obrigado, até lá !

Cangaceiros do Cariri

http://carircangaco.blogspot.com
htt://blogdomendesemendes.blogspot.com