Seguidores

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

LAMPIÃO A RAPOSA DAS CAATINGAS

Autor José bezerra Lima Irmão

Este livro contém:
 736 páginas. 
Tamanho: 28 centímetros.
Largura: 20,5 centímetros.
Altura: 4 centímetros

Adquira logo o seu através deste e-mail: 

Pedidos via internet:
Mastrângelo (Mazinho), baseado em Aracaju:
Tel.: (79)9878-5445 - (79)8814-8345
E-mail: lampiaoaraposadascaatingas@gmail.com
josebezerra@terra.com.br

Material extraído no facebook, na página do autor do livro: "Lampião a Raposa das Caatingas".

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OS FUZILADOS DO LEITÃO - 5 janeiro de 1928


Naquela data, 5 acusados de cangaceirismo (entre eles, um de menor idade), foram retirados da cadeia de Barbalha, no Estado do Ceará, e, levados para um lugar denominado ALTO DE LEITÃO. Ali, cavaram suas próprias sepulturas, e, foram fuzilados, sumariamente.

Na foto acima, três dessas vítimas, apresentam ALGO, em comum.

Fonte: facebook
Página: Voltaseca Volta

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VERSOS DE LAMPIÃO


Por minha infelicidade
entrei nesta triste vida
Não gosto nem de contar
A minha história sentida
A desgraça encheu meu rosto
Em minh'alma entra um desgosto
Meu peito é uma ferida.

Quem é esta senhora?



"O amigo José Luiz Rezende fez o 'gol' relâmpago da competição. ARREBENTOU!!! Parabéns. Trata-se de Maria Ferreira de Queiroz, filha de José Ferreira dos Santos e de Maria Lopes da Conceição. Ela nasceu em 08 de janeiro de 1906, no Estado de Pernambuco. Era irmã de Virgolino Ferreira da Silva, o afamado Lampião. Era chamada carinhosamente por todos de "Mocinha". Ela fez várias visitas a Pernambuco, onde nasceu".

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogsot.com.br

VÍDEOS QUE VALEM A PENA VER






Fonte: Youtube

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

...UM CASO PARA SE PENSAR. CHOCANTE...!

Na fotografia vemos o Beato com o Jornalista Hidelbrando Espínola

(Transcrição completa do Massacre do Caldeirão)

"(...) O massacre de 700 seguidores do beato José Lourenço, na comunidade rural de Pau da Colher, na Bahia, uniu a Polícia Militar e o Exército em uma das ações mais violentas contra movimentos populares”.

A origem da tragédia remonta ao sítio do Caldeirão, perto de Juazeiro, um lugar de fartura em pleno sertão nordestino, fundado pelo beato José Lourenço em terras doadas pelo Padre Cícero, que despertou a cobiça de latifundiários. A aglomeração causou inquietação no governo, que temia que se repetissem as experiências de Canudos (1887/1897) e do Contestado (1912-1916).

Para o caldeirão convergiam levas de romeiros vindos Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia em busca de um pedaço de terra para plantar e viver. A comunidade rural autossuficiente chegou a abrigar 3 mil pessoas, que não mais queriam trabalhar para os fazendeiros da região.

Segundo o jornalista Hidelbrando Espínola, repórter do então Jornal Correio do Ceará, José Lourenço fabricou máquinas, tratou a terra e fez a propriedade prosperar. Todos tinham a sua função no grupo e seguiam uma disciplina rígida. Tudo o que produziam era repartido entre os membros da comunidade.

A fazenda começou a ser erguida no início dos anos 30 e foi destruída pela polícia em Setembro 1936. José Lourenço e as famílias, que moravam no Caldeirão, foram despejados e instalaram-se de novo em Pau da Colher.

As condições de vida ainda eram muito precárias quando um grupo ligado ao beato matou em uma emboscada seis policiais militares. Em represália, o acampamento foi metralhado e bombardeado por três aviões. Em seguida as tropas atacaram a população, saquearam, incendiaram e destruíram casas e plantações. Os sertanejos resistiram ao ataque e partiram para a luta corporal armados de facões, ferrões e cacetes contra os soldados de fuzis e metralhadoras. O beato José Lourenço conseguiu escapar e refugiou-se em Pernambuco, onde morreu em 1946.

Quase não restou vestígios da comunidade. No museu histórico do Ceará, no Centro de Fortaleza existem apenas seis peças que lembram o povo do Caldeirão e sua luta: A bandeira da comunidade manchada de sangue, três fotos publicadas em um jornal da época, uma espingarda e um machado. Os objetos estão expostos na sala em memória a Padre Cícero.


Fonte Enviado por: Denise de Almeida em 10/05/2009 

PS. * A SOS - DIREITOS HUMANOS, ONG com sede em Fortaleza - Ceará, ajuizou no ano de 2008 uma Ação Civil Pública na Justiça Federal contra a União Federal e o Estado do Ceará, requerendo que informem a localização exata da COVA COLETIVA onde enterraram os 1000 camponeses católicos assassinados pelo Exército brasileiro e pela Polícia Militar do Ceará, no GENOCÍDIO praticado no Sítio da Santa Cruz do Deserto, bem como, indenização à todas as vítimas sobreviventes e familiares. Junte-se à nossa causa! Dr. Otoniel Ajala Dourado OAB/CE 9288 Presidente da SOS - DIREITOS HUMANOS.


*Claudia Ferreira Dias enviou em 25/09/2010

Sou filha de Florisbela, umas das sobreviventes do massacre minha mãe (FALECIDA), esteve naquele massacre, ela e sua irmã Maria da Conceição, minha mãe tinha um estilhaço de bala no braço, perdeu quase toda a sua família, viu os seus avós sendo assassinados na sua frente, carregou essa dor pela vida inteira, sofreu em orfanato, apanhou, de pessoas perdeu seus bens, e agora quem vai reparar tudo isso, o pior de tudo depois de sessenta anos encontrou a sua irmã, só que ela já estava morta não pode nem sequer dar-lhe um abraço, muito triste isso. Tenho alguns relatos dessa tragédia.

*Cloves Reges Maia enviou em 13/05/2012 

Meu avô, Hermógenes Reges, inconformado com a conversão de meu tio à seita do Caldeirão, foi até a comunidade, tentar dissuadi-lo da ideia e retornar com ele pra casa. Um dos integrantes da seita, de nome Zacarias, como que tomado por um espírito ruim (relato de meu pai), avançou sobre meu avô e o matou, na frente do próprio filho, membro da seita. Depois disso, queimou o corpo do meu avô em fogueira improvisada. Meu tio e sua espora seguiram com o beato. Minha tia conseguiu abandonar a seita, já que era mantida em cárcere privado. Meu tio morreu, provavelmente por policiais, e nunca mais se teve notícias de onde poderia estar o corpo. Meu pai tem, hoje, 83 anos. Na época, tinha 8 anos de idade.

*Gilberto de S. Silva enviou em 29/09/2012 

Eu Gilberto de Sousa Silva sou filho de Fernando Pereira de Sousa . Meu pai foi deixado por seus pais quando pequeno ainda, próximo ao local do Pau de Colher. Com uma mulher chamada Janoca das Queimadas, os meus avós eram conhecidos como: Francisco ou Chico Passarinho. Dona Francisca Pereira de Sousa minha avó. Eles foram embora sem deixa notícias até hoje, só sabemos que eles levaram mais 10 filhos com eles, só deixaram meu pai Fernando, hoje ele tem 62 anos e vive no município de Dom Inocêncio PI. Eu pretendo ainda encontrar pelo menos algum irmão dele. Eu moro atualmente em São Paulo, mas se alguém tiver alguma notícia, entre em contato pelo meu e-mail: gilberto.sousa.silva@hotmail.com

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogsot.com.br

UMA DAS ÚLTIMAS FOTOS DE LAMPIÃO.


OBSERVAR, O ESTILO DE ROUPA.

Nessa época, o rei do cangaço já usava CALÇA tipo militar, ornada com
galões, próximo ao joelho. Nesse momento, o seu cangaço já estava agonizando. O seu Final, estava próximo...!

Foto: Revista Fatos e Fotos, edição de 10-nov-1962

Fonte: facebook
Página: Voltaseca Volta

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O COMBATE DE SERROTE PRETO...!


O COMBATE DE SERROTE PRETO...!

Considerado, também, um dos maiores combates entre o grupo de Lampião e as forças volantes, em que o primeiro, saiu vitorioso, teve o seu local visitado pelo incansável pesquisador LOURO TELES, que registrou, em FOTOS, esse momento, tendo encontrado cápsulas de BALAS, no local, através do uso de um detector de metal...

CONFIRA AS FOTOS, NA PARTE DOS COMENTÁRIOS.

Detalhe do local...e, o aparelho detector de metal, que foi usado...
Cápsula encontrada no local do combate
Outra cápsula
Mais Cápsulas
Mais cápsulas

Disse o pesquisador Voltaseca Volta:

Marcelo Alves, esse local onde ocorreu o COMBATE DE SERROTE PRETO, fica próximo á cidade de Mata Grande -AL. O nome Serrote Preto provém de uma formação rochosa que fica escura, quando ocorre a sombra do sol, sobre o mesmo.

CONFIRA, na foto inicial.
Abraço.
Volta Seca”.

E o professor e pesquisador Francisco Pereira Lima disse:

“ O amigo Lauro Teles é um exímio rastejador da História e divide, com os amigo, os seus achados. um exemplo a ser seguido. Quem desejar conhecer a história da batalha de Serra Grande(In loco) é só procurar Lauro Teles, e agora se especializando na Batalha de Serrote Preto.

Forte abraço.


Fonte: facebook
Página: Voltaseca Volta

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ENTRE HERÓIS E MARGINAIS: CONHEÇA OS FORA DA LEI QUE VIRARAM LENDA - BELLE STARR – PARTE IX

reincarnationstudies.com

Charme Marginal
(?) Belle Starr (1848-1889) - (¿) Oklahoma, EUA ($) 419 mil - (±) – (?) 41 anos

Após se casar com Sam Starr um índio cherokee, Belle formou uma gangue e botou o terror na região. Mentora dos crimes, Belle usava sua inteligência – e seu charme – para seduzir os xerifes, que acabavam agindo ao seu favor. Essa aura de sedutora fatal foi o combustível de sua fama entre milhares de pessoas. Após três casamentos, Belle foi encontrada morta um dia – suspeita-se que o assassino tenha sido o próprio marido, que torrou a recompensa em uísque.

http://ahduvido.com.br/entre-herois-e-marginais-conheca-os-fora-da-lei-que-viraram-lenda

SITE DA BIOGRAFIA ABAIXO:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Belle_Starr

en.wikipedia.org

Myra Maybelle Shirley Reed Starr (5 de fevereiro de 1848 - 3 de fevereiro de 1889), mais conhecida como Belle Starr, foi uma famosa bandida americana.

Ela nasceu na fazenda de seu pai, perto de CarthageMissouri. Em 1860 o seu pai vendeu a fazenda e levou a família para Carthage, onde comprou uma hospedaria no centro da cidade.

Belle Starr recebeu ensino clássico e aprendeu piano, enquanto estudava na Missouri's Carthage Female Academy, uma instituição privada que seu pai tinha ajudado a fundar.

Após um ataque da União em Carthage, em 1864, os Shirleys mudaram-se para ScyeneTexas. Segundo a lenda, foi em Scyene que Belle Starr associou-se com criminosos, incluindo Jesse James.

http://en.wikipedia.org/wiki/Belle_Starr

Depois da guerra, a família Reed mudou-se para Scyene, Belle Starr caso-se com Jim Reed, em 1866. Dois anos depois, ela deu à luz seu primeiro filho, Rosie Lee (apelidada de Pérola). Belle sempre teve muito estilo, que seriam utilizadas para sua lenda. Ela costumava usar para cavalgar uma sela lateral para mulheres, com uma roupa de equitação de veludo preto usando um chapéu de plumas, carregando duas pistolas, com cartuchos em seus quadris.

Depois do primeiro casamento, Belle Starr se casou com Sam Starr, um índio cherokee. Logo depois de se casar formou uma gangue e aterrorizou a região.

Belle sempre utilizava sua inteligência e seu charme para seduzir os xerifes que acabavam agindo em seu favor. Essa aura de sedutora fatal criou sua fama entre milhares de pessoas.

Após três casamentos, um dia Belle foi encontrada morta, suspeita-se que o assassino tenha sido seu próprio marido.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Belle_Starr

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Sedição de Juazeiro

Por Jonasluis DA SILVA de Icapuí
 
Jonasluis de Icapuí, Manoel Severo e Aderbal Nogueira

Em 2011 o Cariri Cangaço promoveu o lançamento em primeira mão do primeiro capítulo da minissérie.
Sedição de Juazeiro. Para um platéia seleta de pesquisadores e historiadores de todo o Brasil; Jonasluis,da Silva de Icapuí, Manoel Severo, Aderbal Nogueira, Renato Dantas, Daniel Walker e Renato Casimiro formaram no palco,
do Teatro do SESC o rol de pesquisadores convidados para o Debate sobre a espetacular obra Sensacional !

Veja na íntegra a minissérie Sedição de Juazeiro


Sedição de Juazeiro é uma minissérie brasileira produzida para a rede pública de televisão cearense, dividida em 4 capítulos, do gênero guerra, baseada no confronto ocorrido em 1914 entre as oligarquias cearenses e o governo federal, e lançada no dia 22 de Agosto de 2012 no Cine-Teatro João Frederico Ferreira Gomes, anexo II da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Aprovada pela CEIC, Comissão Estadual de Incentivo à Cultura, através do I Edital Mecenas do Ceará 2008, foi produzida pelas produtoras JLS Comunicação e Editora e Laser Vídeo em parceria com a APEC, Associação de Estudos e Pesquisa Técnico-Científica, entidade sem fins lucrativos, ligada à Faculdade Integrada da Grande Fortaleza.

Sinopse: Na segunda década do século XX, declara-se uma dualidade de poderes legislativos no Estado do Ceará. Tropas são enviadas de Fortaleza pelo governador Franco Rabelo para Juazeiro do Norte. Padre Cícero, Floro Bartolomeu e seus soldados esperam o ataque. O governo central decreta a intervenção federal no Ceará. Trinfa a Sedição de Juazeiro, a guerra de 1914.

Elenco: Magno Carvalho, Ary Sherlock, Alcântara Costa, Angelim de Icó, Aldo Anísio, Fernando Cattony, Enrique Patrícius, Jean Nogueira e grande elenco.

Direção: Daniel Abreu
Roteiro: JonasLuis DA SILVA, de Icapuí
Produção: Daniel Abreu e Jeanne Feijão
Produção Executiva: Ângela Tavares, 
José Liberato Barrozo Filho e Marina Abifadel

Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=GvhBH7AL8nQ

http://cariricangaco.blogspot.com.br/2014/11/sedicao-de-juazeiro-porjonasluis-da.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

RECORTES DE JORNAIS...


Ângelo Roque, o Labareda, declara em entrevista que foi bandido durante 16 anos, e que participou de aproximadamente 200 combates enquanto permaneceu no cangaço. Labareda foi um dos homens de confiança do capitão Lampião e chefe de subgrupo do bando.

Fonte: facebook
Página: Geraldo Júnior

http://blogdomendesemendes.blogspot.com