Seguidores

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

A TERRA DA MÃE DE DEUS - Padre Cícero (III) série de 4 crônicas

Por Clerisvaldo B. Chagas, 6 de agosto de 2014 - Crônica Nº 1.234

O homem havia participado da Sedição do Juazeiro a favor do padre Cícero Romão Batista. Lá na região da ribeira do Capiá, alto sertão de Alagoas, contava os casos acontecidos no Juazeiro do Norte, com detalhes. Entre eles falou o seguinte:

Parte do Círculo da Mãe de Deus.
Quando o padrinho soube que o governo ia atacar o Juazeiro, riscou no chão o lugar para se construir uma trincheira. Quando foi feita a defesa, ele disse que ao sermos atacados era para todos se defenderem sem sair do risco que ele havia feito. Os que estavam dentro do círculo estavam na “terra da mãe de Deus”, portanto, garantidos. Aconselhou a ninguém sair de dentro da sua marca. 

Jagunços defensores do Juazeiro.

Ora, a briga começou e nós só se defendendo da tropa que queria tomar o Juazeiro e prender meu padrinho. Naqueles meios, lá vinha um cabra atacando com um chapéu de couro muito bonito, na cabeça. Aquele chapéu brilhava muito e chamou atenção de todos nós da trincheira. Na refrega, o cabra tombou assim pertinho de nós, uns dez ou 15 metros.  Um sujeito que brigava do nosso lado cresceu os olhos em cima do chapéu do cabra, foi arrancar e roubar o chapéu do defunto. Esse ficou estirado lá mesmo. Quando os atacantes debandaram, meu padrinho Cicero percorreu o círculo indagando se tinha morrido alguém. Mostraram o defensor morto e contaram o caso. O padrinho Cícero falou: “Eu não avisei que não saíssem da terra da mãe de Deus?”.

Floro comanda jagunços e romeiros.

A organização armada de defesa pertencia ao médico baiano Floro Bartolomeu da Costa que havia chegado ao Ceará em 1908, onde depois fixou residência em Juazeiro do Norte. Adquiriu farmácia e passou a atender à população como médico e como rábula. Ficou amigo do padre e o incentivou a ingressar na política, visto que o Vaticano suspendera suas ordens religiosas.

Quando o governador Franco Rabelo foi deposto, Floro foi eleito deputado estadual e, posteriormente, deputado federal.

Floro exerceu grande influência sobre o padre Cícero e sempre o defendeu tanto das investidas da Igreja quanto dos planos negativos do governo central. Foi um forte personagem na história do Cariri e do Ceará.

Em 1926 iria organizar o Batalhão Patriótico para combater a Coluna Prestes e convidar Lampião para integrá-lo, usando falsamente o nome do padre Cícero Romão Batista.
* continua amanhã.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SIM. OU NÃO. OU TANTO FAZ

Por Rangel Alves da Costa*

Muitas pessoas dizem sim querendo dizer não, ou acabam dizendo não com vontade de dizer sim. Parece mesmo que tanto faz, ainda que as consequências do sim e do não sejam bem diferentes.

Não é que sejam incertas ou duvidem da melhor resposta. Também não é porque realmente não saibam como responder. Tudo simplesmente se explica pelo distanciamento absurdo das realidades, coisas e situações da vida.

Quem não conhece em profundidade se baseia pela superfície. Quem não sabe o significado acredita ser o que não é. Quem não tem compromisso com a realidade tanto faz que as aconteçam de qualquer modo.
Não há nenhuma preocupação em conhecer e muito se aprofundar qualquer realidade ou fenômeno. Tudo se torna verdadeiro apenas pela aparência, pela exterioridade, e jamais há qualquer questionamento acerca disto ou daquilo.

O distanciamento da realidade, a indiferença pelos acontecimentos e a passividade com tudo que acontece ao redor, são bem característicos daqueles que fazem do sim um não, do inverso um avesso, num tanto faz como tanto fez.

Geralmente são insensíveis, passivos, apáticos. A indiferença os transforma em inativos, e a inatividade em conformistas. E no conformismo a pura aceitação das realidades, sem qualquer ação para transformá-las, ainda que sejam vitimados por estas.

Quem cala consente, quem não reclama aceita, quem não se contrapõe reconhece. E muito mais. Quem não responde à altura vê sua razão sucumbir, quem não expõe sua verdade vê sua certeza negada, quem não reprime a ofensa será afetado ainda mais. São verdades incontestáveis.


Não é difícil encontrar pessoas que enxerguem a luz da manhã com a mesma cor que avistam a escuridão. Não são raros aqueles que têm as tempestades, temporais e vendavais com a mesma feição da brisa suave ou da aragem leve do entardecer. Pássaros são urubus, gaviões são colibris, e vice-versa.

As nuvens negras avançam, as tempestades se anunciam, os trovões até começam a roncar, mas a pessoa vai lentamente estender a roupa no varal. Chove forte, a casa fica toda molhada, mas a janela continua aberta. A pessoa avista, sente os pingos caindo sobre si, mas nem se anima para ao menos deixar a chuva somente do lado de fora.

Dizem que pessoas assim sofrem menos, não são repentinamente afetadas pelos tristes acontecimentos que surgem. Não sofrem com nem pelos seus, não choram seus mortos, não demonstram angústia, melancolia ou saudade. A vida e a morte são apenas fatores, meros acontecimentos ou situações, coisas, simplesmente.

Também dizem que pessoas assim não guardam rancores, mágoas, ainda que tenham saído feridas numa guerra injusta. Não se sentem ofendidas com mentiras e falsidades, tanto faz que digam que são feias ou bonitas, gordas ou esqueléticas. Também tanto faz que enlameiem seu nome, vez que não importa nada do que digam a seu respeito.

Mas não faltam aqueles que dizem que pessoas assim não sabem sequer se estão vivas ou mortas, e que se vivas estiverem melhor seria dar espaço para uma existência realmente ativa, consciente, crítica, atuante. E também porque o mundo de conflitos e contradições requer seres humanos que tenham responsabilidades consigo mesmas e com os destinos da humanidade.

Contudo, tais pessoas esquecem-se da feição realista tantas vezes presente na passividade, no conformismo, na aceitação, no tanto faz visível no outro. Ao menos uma coisa o indiferente tem diferente dos demais que se mostram tão ativos e revoltados: não nega a si mesmo, não contradiz sua ação. É daquele jeito e pronto.

Diferentemente daquele que grita, reclama, sai às ruas, ergue bandeiras, esbraveja contra tudo e todos, o indiferente abre a voz de sua mente, pois a possui, e diz: jamais serei assim para amanhã fazer de conta que não fiz nada disso.

E jamais levará a culpa por renegar as próprias convicções. Melhor permanecer em silêncio, inerte, que jogar pedra na Geni e depois por ela se apaixonar. A política, os políticos e os eleitos são a prova maior que de nada vale ferir e depois curar com a própria desonra.

Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

RECEBEMOS E DIVULGAMOS COM PESAR: - DR. ASSIS TIMÓTEO


"O Conselho Curador do Cariri Cangaço tem o dever e o pesar de comunicar o falecimento na manhã do último dia 05 de agosto; aos 71 anos; do pesquisador e escritor, juiz de direito, Francisco de Assis Timóteo Rodrigues, membro da família Cariri Cangaço e um dos mais destacados pesquisadores da temática.

Nosso estimado amigo Assis Timóteo, deixa um legado de zelo, dedicação e esmero a tudo que se dedicava. Homem de inegável saber jurídico, de cultura e conhecimento rebuscado, encantava a todos por sua imensa generosidade e amabilidade. O sepultamento acontece na manhã de hoje no Mausoléu da Família na Casa Grande das Almas em Triunfo, Pernambuco."

Nossa opinião:

Sócio da SBEC desde os idos de 1997, foi um dos melhores anfitriões que conhecemos.
Recebia a todo(a)s em sua casa como um gentleman inglês e uma alegria de sertanejo nordestino.
Que DEUS o tenha em bom lugar.

Kydelmir Dantas
Mossoró - RN

Enviado pelo poeta, escritor, pesquisador do cangaço e gonzagueana Kydelmir Dantas.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O adeus a Assis Timóteo


"Uma perda irreparável, pois o confrade Assis tinha uma visão extraordinária na preservação histórica. 

Pesquisador, escritor, juiz de direito Francisco de Assis Timóteo Rodrigues,

Fica aqui o sentimento de pesar do GPEC -Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço,
aos familiares." 

Narciso Dias - Presidente

http://cariricangaco.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Foto de cangaceiros de Lampião e Maria Bonita


Nesta foto estão os cangaceiros: Sebastiana, Moita Brava, Boa Vista e Laura, no livro de Eduardo Barbosa, em foto batida quando das suas chegadas a Salvador. - acervo d pesquisador do cangaço Rubens Antonio http://cangaconabahia.blogspot.com.br/2012/02/cangaceiras-entregues-sebastiana-e.html 


Imagem antiga mal conservada, mas mostrando a disposição no Instituto Nina Rodrigues das cabeças dos cangaceiros e suas máscaras. 


E funcionária atual, a chefe bibliotecária Maria das Graças Ribeiro apontando o local em que elas se dispunham, à entrada do antigo Instituto.
Embornal trazido para Salvador por volante
Foto antiga mal conservada
Alagadiço

Rubens Antonio disse na sua página no facebook: 


Tenho trabalhado muito nos cemitérios de Salvador, registrando... É o que eu tenho dito.A imensa maioria das sepulturas, muitas delas verdadeiros monumentos, está vazia... Quase toda vez que pude ter acesso ao interior das sepulturas encontrei o seguinte:


Fonte: facebook - Página: Rubens Antonio É professor e pesquisador do cangaço. Reside na Bahia

http://cangaconabahia.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O fim está próximo...

Por Geraldo Júnior

Enquanto o sertão nordestino seguia dominado por coronéis, jagunços e cangaceiros no inicio do século passado, o "profeta" Antônio Conselheiro gritava aos quatro cantos do sertão... O fim está próximo... Anunciando o apocalipse e oferecendo a oportunidade de salvação através do arrependimento aos pobres e inocentes sertanejos, arrebanhando centenas de seguidores e "passageiros" para sua caravana, que seguia rumo ao seu destino final.


Pobre conselheiro... Mal sabia que o fim que estava se aproximando... Era o seu e de muitos de seus seguidores.

Canudos... Seria o seu destino final.

"Arrependei-vos... o fim está próximo"... Enquanto o chicote corria solto nos lombos daqueles que o seguiam e que imploravam para serem chicoteados pelo "mensageiro" como se a cada chicotada sofrida, fizesse com que seus pecados fossem amenizados.

Nas quebradas do sertão.
Geraldo Antônio de Souza Júnior

Fonte: facebook
Págian: Geraldo Júnior

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PROGRAMAÇÃO II SEMINÁRIO PARAHYBA CANGAÇO E CARIRI CANGAÇO PARAÍBA 2014


22 de agosto de 2014 – Local: Centro Cultural Banco do Nordeste
18:30h – Apresentação do Xaxado
19:00h – Solenidade de Abertura
19:30h – Conferência de Abertura
Tema: A relação entre memória e História e a sua importância para a formação da identidade regional: 90 anos do ataque do grupo de Lampião a Sousa.
Conferencista: Prof. Me. Wescley Rodrigues – Cajazeiras/PB FAFIC

23 de agosto de 2014 - Local: Centro Social - Nazarezinho
08:00h – Visita técnica a Casa de Chico Pereira no sítio Jacu.
09:00h – Solenidade de Abertura
09:30h  –  Mesa redonda:  A articulação do ataque a Sousa e a figura de Chico Pereira.
Palestrantes –  Wanessa Campos – Recife/PE
Aderbal Nogueira – Fortaleza/CE
Maria do Socorro Leon – Nazarezinho/PB
Maria do Carmo Pereira – Cajazeiras/PB
Coordenador: Chico Cardoso – Cajazeiras/PB
11:30h – Intervalo para o almoço
13:30h  –  Palestra:  O museu como lugar de memória e a sua importância para uma cidade.
Palestrante: Manoel Severo Barbosa – Fortaleza/CE
Coordenador: Paulo Gastão – Mossoró/RN
14:20h  –  Mesa de Trabalho:  A casa grande  do sítio Jacu: patrimônio que clama por atenção. Tombamento já!
Coordenador: César Nóbrega – Sousa/PB
Participantes: Secretaria de Cultura do Estado
FUNESC
IPHAEP
IPHAN
16:00h – Lançamento de livros
19:00h – Local: Centro de Treinamento/Sousa - PB
Mesa redonda: Coronelismo, cangaço e o ataque a Sousa.
Palestrantes: Honório de Medeiros – Natal/RN
Rostand Medeiros – Natal/RN
Otávio Maia – Catolé do Rocha/PB
Ângelo Osmiro – Fortaleza/CE
Coordenadora: Juliana Pereira – Quixadá/CE
(Roda de perguntas e respostas envolvendo o público)

24 de agosto de 2014 – Lastro - PB
08:00h – Visita técnica a casa onde foi preparada a resistência aos cangaceiros.
09:00h – Solenidade de Abertura
09:20h –  Mesa redonda:  A importância do cangaço para a história nordestina e a articulação da defesa contra os cangaceiros que invadiram Sousa.
Palestrantes – Guerhansberger Tayllow – Lastro/PB
José de Abrantes Gadelha – Sousa/PB
Ana Granja – Petrolina/PE
Narciso Dias – João Pessoa/PB

Coordenador: Francisco Pereira Lima – Cajazeiras/PB


http://honoriodemedeiros.blogspot.com.br/
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Triunfo está de luto, o Adeus a Assis Timóteo

Assis Timóteo e Manoel Severo

O Conselho Curador do Cariri Cangaço tem o dever e o pesar de comunicar o falecimento na manhã do último dia 05 de agosto; aos 71 anos; do pesquisador e escritor, juiz de direito, Francisco de Assis Timóteo Rodrigues, membro da família Cariri Cangaço e um dos mais destacados pesquisadores da temática.

Pesquisador, escritor, juiz de direito Francisco de Assis Timóteo Rodrigues, 

Nosso estimado amigo Assis Timóteo, deixa um legado de zelo, dedicação e esmero a tudo que se dedicava. Homem de inegável saber jurídico, de cultura e conhecimento rebuscado, encantava a todos por sua imensa generosidade e amabilidade. O sepultamento acontece na manhã de hoje no Mausoléu da Família na Casa Grande das Almas em Triunfo, Pernambuco.

Conselho Curador do Cariri Cangaço

http://cariricangaco.blogspot.com.br/
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Há exatos 76 anos era morto “Lampião”


Há exatos 76 anos era morto “Lampião”, o mais famoso dos cangaceiros. Autor de façanhas ainda hoje recordadas em livros, filmes, documentários e na memória oral, o tristemente célebre bandoleiro teve um fim banal na fazenda Angico, município de Poço Redondo, estado de Sergipe, na madrugada de 28 de julho de 1938. Uma placa modesta e duas cruzes em madeira assinalam o local (foto). Nada mais que isso...

Antonio de Moura disse em sua página no facebook: 


O episódio de Angico nos faz refletir se as coisas não tinham que ser assim mesmo. Lampião nunca tinha vacilado tanto como nesse dia. Nunca tinha deixado passar tanto sinal pequeno. E, por conta disso, uma volante acabou com o Governador do Sertão, que nem pôde se defender. E a história do Nordeste perdeu um dos seus personagens principais. Forte abraço, amigo, e muito obrigado pela fotografia.

Cristina Masson também disse em sua página facebook: 


Estive em Piranhas em Março deste ano e fiz a trilha até a Grota de Angicos e cheguei aí neste lugar. É incrível ouvir a história de Lampião e seu bando no local onde foram mortos.


Adendo - http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Esta é a Grota de Angico no Estado de Sergipe, em terras da cidade de Poço Redondo, lugar onde foram assassinados 11 cangaceiros e um volante policial, na madrugada de 28 de Julho de 1938. O que não era esperado eram as mortes do rei do cangaço Lampião e de sua amada rainha Maria Bonita. Mas eles findaram sendo assassinados no meio dos seus comandados. 

Fonte: facebook
Página: Sérgio Dantas

Postado e Ilustrado por Adryanna karlla Paiva Pereira Freitas

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpmonhasimpleshistorias.blogspot.com

ÁGUA BRANCA REALIZA GRANDE EVENTO CULTURAL

Por João de Sousa Lima

A cidade de Água Branca em Alagoas realizou grande evento cultural. No momento foram lançados livros com escritores de várias partes do Brasil. O escritor Local, Edvaldo, lançou livro sobre a história da cidade ao tempo que aconteceram várias apresentações com alunos da cidade.




A 1ª Feira de Artesanato aconteceu junto com a Semana de Inverno.



João de Sousa Lima e Wellíma











João de Sousa Lima é escritor e pesquisador do cangaço.

http://www.joaodesousalima.com/
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A visita ao Museu do Sertão em Mossoró está se aproximando

Professor Benedito Vasconcelos Mendes - Proprietário do Museu do Sertão

Amigo Zé Mendes:

A próxima visita ao Museu do Sertão será no sábado, dia 09 de Agosto de 2014. O ingresso é um kg de alimento não perecível, que deverá ser entregue no Lar da Criança Pobre. 

A visita começará às 7:00 horas e terminará às 12:00 horas. Mais informações você e os interessados encontrarão no Site: 


Forte abraço, Benedito



Você que gosta de visitar Mossoró no Rio Grande do Norte, precisa conhecer o "Museu do Sertão", fundado pelo professor e Presidente da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço Benedito Vasconcelos Mendes. 

O Museu do Sertão em Mossoró não pertence a nenhuma repartição do governo. Foi fundado com os próprios recursos do professor.

Você que é diretor de escolas em Mossoró leve seus alunos ao "Museu do Sertão", no sábado, dia 09 de Agosto de 2014. E para maiores informações, entre em contato com o Museu através do seu site: 


Leve os seus filhos para eles verem o que os seus olhos nunca viram. Vale a pena conhecer o "Museu do Sertão" em Mossoró-Rn. São 11 galpões, com mais de 5.000 peças para os seus olhos conhecerem.

 Ainda dará tempo para programar a visita ao Museu com os seus alunos.

Nota: - 
Vale lembrar ao leitor que você não pagará nada para visitar o Museu, apenas colaborará com um kg de alimento não perecível, que deverá ser entregue no "Lar da Criança Pobre" em Mossoró, e lá você receberá o ingresso para a visita ao Museu. O Museu do Sertão em Mossoró não necessita de ajuda para sobreviver.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A TERCEIRA MORADA DE CORISCO


Após 30 anos de uma “EXPOSIÇÃO MACABRA” no Instituto Nina Rodrigues em Salvador, batalhas jurídicas, apelos populares, Projetos de Lei, interferência de pessoas renomadas como Jorge Amado, os descendentes de Lampião e Maria Bonita, de Corisco e Dadá, conseguiram permissão para sepultar as cabeças de seus parentes. As de Lampião e Maria Bonita foram enterradas no dia 6 de fevereiro de 1969. 


Uma semana depois, no dia 13.02.1969, com autorização do governador da Bahia, Luís Viana Filho, a cabeça de Corisco, juntamente com seu braço direito, foi finalmente sepultada no Cemitério Quintas dos Lázaros em Salvador. 

Sílvio Bulhões filho de Corisco

Após a cerimônia, o filho de Corisco e Dadá, Silvio Bulhões, pediu um minuto de silêncio, todavia, a história das moradas dos restos mortais de Corisco, não termina aqui, 


o seu corpo, sem a cabeça e sem o braço direito, continua enterrado no cemitério da Consolação em Miguel Calmon-BA, mas esta é outra história para a quarta morada de Corisco !

Fonte: facebook
Página: Corisco Dadá

http://blogdomendesemendes.blogspot.com