Seguidores

terça-feira, 5 de setembro de 2017

LIVRO "LAMPIÃO A RAPOSA DAS CAATINGAS"


PARA ADQUIRI-LO VEJA OS ENDEREÇOS ABAIXO:

(71)9240-6736 - 9938-7760 - 8603-6799 

Pedidos via internet:
Mastrângelo (Mazinho), baseado em Aracaju:
Tel.:  (79)9878-5445 - (79)8814-8345
franpelima@bol.com.br
Clique no link abaixo para você acompanhar tantas outras informações sobre o livro.
http://araposadascaatingas.blogspot.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A BELA BELO MONTE

Clerisvaldo B. Chagas, 5 de setembro de 2017
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica 1.730

Quem procura um lugar pequeno, pitoresco e tranquilo para espantar o estresse, indicamos Belo Monte no Sertão do São Francisco, em Alagoas. A sua pequenez física, talvez, seja o encanto bucólico onde o tempo passa devagar. Como permanente sentinela do Velho Chico, era antes fazenda de gado. Nas viagens de D. Pedro II pelo Brasil, também passou o monarca pelas terras desse lugar ao subir de Penedo até a cachoeira de Paulo Afonso. Elevou a povoação à vila com o nome de Lagoa Funda, mas no próprio decreto – encantado com a beleza da paisagem – D. Pedro II mudou o topônimo para a poesia curta de Belo Monte.  Por situar-se num alto rochoso, praia não é o forte da cidade e sim o panorama amplo que se espraia pelo vale do rio São Francisco.

POVOADO BARRA DO IPANEMA.  Foto: (Clerisvaldo B. Chagas).
Não chegando aos dez mil habitantes, a cidade oferece uma culinária típica e a calma das suas ruas, passeios de canoas, barcos e lanchas, tendo a Igreja principal da cidade como edifício destaque com a formosa e antiga arquitetura. Em tempos de maior movimento destaca-se nos Carnavais, nas procissões de Bom Jesus dos Navegantes – que acontece nos dias 29 de dezembro a 01 de janeiro – e nas festas da padroeira, Nossa Senhora do Bom Conselho, em 2 de fevereiro. Belo Monte limita-se com Sergipe e os municípios de Pão de Açúcar, Jacaré dos Homens, Batalha e Traipu. À jusante da cidade encontra-se o povoado Barra do Ipanema com uma encantadora praia e o morro/ilha dos Prazeres com a igreja no topo de Nossa Senhora dos Prazeres, recentemente tombada pelo IPHAN a qual demos pequena parcela de contribuição. O lugar deu origem aos nossos livros: “Ipanema um Rio Macho” e “Barra do Ipanema; Um Povoado Alagoano”.
Vários lugares são oferecidos como passeios, inclusive a famigerada serra das Porteiras com 494 metros de altura. É nesse loca onde se encontra a foz do rio Ipanema depois de escorrer por 12 quilômetros no município, formar o mais belo trecho do seu curso com um canhão e corredeiras no povoado Telha, chamadas pelos santanenses de “Cachoeiras”.
Quem quiser chegar a Belo Monte por terra, infelizmente terá de enfrentar uma cabulosa estrada de barro a partir de Batalha, sua cidade recorrível vizinha. Belo Monte também faz parte da Bacia Leiteira do Médio Sertão de Alagoas.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AINDA SOBRE AQUELE PORTO E SEU CANTO DE CAIS

*Rangel Alves da Costa

Assim que a Rede Globo começou a exibir as chamadas da regravação da novela Gabriela, em 2012, as cenas mostradas com Júlia Paes despertavam muito menos atenção que a música de fundo: Porto.
E de repente eu já fechava os olhos para navegar naquelas águas, para sentir as pedras do cais, para avistar os passos na areia, para viver aquela vida de luta baiana no porto. Ouvir Porto era simplesmente viajar entre cantos nagôs, entre sussurros de águas, entre apitos de embarcações chegando e partindo.
Foi nessa época que escrevi o texto que segue, com grande aceitação e muitos comentários elogiosos. Mas ainda hoje, toda vez que ouço essa canção de mar novamente navego nas suas águas e me vejo com olhos voltados a um porto de doce poesia. Eis o que escrevi:
Nunca uma música traduziu tanto a obra amadiana como a belíssima “Porto”, de autoria de Dori Caymmi, presente na trilha sonora da novela Gabriela, de 1975, e naquela oportunidade divinamente interpretada pelo grupo MPB4.
Não há letra, poema, palavra dita pra ser ouvida, versos rimando um amor, um percurso, uma dor. Apenas a música instrumental acompanhada de um leve cantar murmurante e descompassado, assim como as águas do mar vão chegando de mansinho e se faz barulho ao rebentar na areia.
Suavemente, bem distante, bem lá no fundo das águas, se ouve em tom inebriante: “iaiê, iaiê, oni, onâ, iaiê, iaiê, oni, onâ, lele-ô, ananayô, ananayô, oni, onã, ananayô, oni, onã...”. E tudo navegando em meio ao violão, a flauta, ao chocalho, a percussão, além das vozes inconfundíveis dos integrantes do MPB4. Dori Caymmi também interpreta sua canção, mas com um vozeirão que afasta a singeleza cativante da melodia.
Como tema geral da novela, pontuou as aventuras e desventuras da inocente e bela Gabriela, do seu tão apaixonado Nacib, da libertária Malvina, da enamorada Jerusa, do opositor e romântico Mundinho Falcão, do mulherengo Tonico Bastos, da dona de bordel Maria Machadão, da prostituta Zarolha, e dos Coronéis Ramiro Bastos, Melk Tavares, Coriolano, Amâncio Leal e Jesuíno Mendonça.
Subindo ou descendo as ladeiras de Ilhéus, mostrando as distâncias das plantações cacaueiras, passando defronte ao Bataclan, enveredando pelas estradas e veredas dos latifúndios e casarões dos coronéis, cobra sinuosa apenas se admirando dos pés descalços da bela mocinha. Eis a música cantando o percurso do povo baiano colonizando suas vidas e território, abrindo fronteiras e trazendo a riqueza e a dor.
Ao compô-la, talvez Dori Caymmi, quase da parentela de Jorge Amado, trouxesse toda a essência da obra do amigo para a partitura, para as cordas de seu violão, para a flauta que apita o mesmo som da embarcação aportando no recôncavo, no cais da Bahia, em todos os cais. Daí sua leveza, seu ondeado, seu navegar murmurante até despontar perante os olhos da moça aflita que espera seu amor de lenço na mão.
Melodia que lembra o tão amado Jorge e reflete a Bahia, e nos dois a luta e os amores de um povo em meio aos ciúmes, desfeitas, disputas sangrentas, tocaias, mortes jaguncistas, corações perdoados, boêmios inveterados, prostitutas de colo de coronel, uma gente festeira e faceira que procura viver para fugir do sofrer.
Mas também melodia do barco, da pequena ou grande embarcação, cortando as águas e carregando o cacau, a bebida, os cestos de frutas, as encomendas importadas para os coronéis, os tecidos brilhentos para enfeitar gente feia, os temperos, tudo que vai de lado a outro, de cais a cais, de porto a porto. E quando sai a embarcação, quando ela se distancia e vai sumindo bem longe é como se a melodia existisse por si mesma.
Por isso mesmo Porto não é só uma melodia que novamente estará no remake de Gabriela, mas sim a essência visual da história, contando em acordes, numa perfeita visualização, os passos da bela morena agrestina caminhando de trouxa na mão em busca da sorte em Ilhéus. E ali a flor se misturando aos frutos do mercado, aos olhares que não se cansam em mirar. E depois a saga, a sina, o destino de um povo numa trama de aflitiva beleza.
Ao lado de Alegre Menina - de autoria de Jorge Amado e Dori Caymmi, e interpretada por Djavan -, Porto é romance, é a própria trama musicada. Basta ouvi-la e fechar os olhos. E logo o barco ancorando no porto, logo o passo pelo recôncavo, logo a morena brejeira encantando a vida, subjugando coronéis, trazendo uma receita de amor para o nosso deleite.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com   

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LOJA MAÇÔNICA “DEUS, CARIDADE E JUSTIÇA” REALIZA SOPÃO SOLIDÁRIO

Por Marcelino Neto

Várias famílias carentes do Bairro Nova Vida foram beneficiadas, no final da tarde deste domingo (03/09), com um “Sopão Solidário” realizado pela Loja Maçônica “Deus, Caridade e Justiça” de Pombal.

A ação aconteceu sob a coordenação da Fraternidade Feminina “Cruzeiro do Sul”.


O trabalho faz parte de um projeto filantrópico que abrangerá outras áreas periféricas da cidade a partir de um cronograma a ser seguido.

A ajuda tem como base chegar aos mais necessitados através de uma atividade que envolve todos os integrantes da ordem maçônica local, federada ao Grande Oriente do Brasil – Paraíba.

O obrigado e o sorriso de uma pessoa carente que receba ajuda é a maior recompensa nessa ajuda. Daí que um pequeno gesto possibilita um grande resultado.

O alimento passará a ser distribuído semanalmente, a partir de doações de pessoas ligadas ao quadro da loja e outros colaboradores.

Neste primeiro momento foram atendidas em torno de 100  pessoas.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SANTUÁRIOS!

César Santos - SANTUÁRIO I

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição que será construído em Pau dos Ferros-RN terá 30 metros de imagem num serrote de 98 metros de altura, com 800 metros planos, em uma área capaz de receber 10 mil pessoas em missa campal. 

A Prefeitura já tem assegurado uma verba de R$ 1,035 milhão para a primeira etapa. A obra será iniciada nos próximos meses.

SANTUÁRIO II

http://www.robsonpiresxerife.com/estado/mossoro-tera-o-santuario-de-santa-luzia/

Enquanto isso, o Santuário de Santa Luzia em Mossoró se transformou em calote na boa fé dos devotos e da igreja da santa padroeira. O ex-prefeito Silveira Júnior (PSD) anunciou a obra, trouxe um tal de Pacheco, que doaria R$ 15 milhões, e depois desapareceu. 

A Diocese de Santa Luzia, que teve fé nesses caras, também se calou e ficou o dito pelo não dito.

Meu Deus!

Fonte: "Jornal de Fato"
Página: Opinião 5
Semana: Domingo
Dia e mês: 3 de setembro
Ano: 2017

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FABULOSO EVENTO NA CIDADE DE TRIUNFO

Por Rogério Mota de Albuquerque

Aos amantes das Motos e os aventureiros motociclistas, vamos participar deste fabuloso evento na cidade de Triunfo. É sensacional com muitas atrações e de uma adrenalina fantástica


https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1946587915370159&set=a.503805912981707.130745.100000569070865&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ANIVERSÁRIO ADUERN


Convidamos todos os docentes para o aniversário de 37 anos da ADUERN, que será realizado na sede do sindicato na próxima sexta-feira (08), a partir das 20h. 
Cada docente terá direito a duas senhas para a comemoração, que podem ser adquiridas na sede da ADUERN ( Av. Prof. Antonio Campos, 06 - Costa e Silva, Mossoró) até a sexta-feira, no horário das 8h às 12 e 14h às 17h30.
As demais informações sobre a programação da festa podem ser encontradas no convite.
POSSE - A posse da nova diretoria da ADUERN será realizada na segunda-feira (11). Demais informações acerca da solenidade serão enviadas em breve.

Jornalista
Cláudio Palheta Jr.
Telefones Pessoais :
(84) 96147935
(84) 88703982 (preferencial)

Telefones da ADUERN: 

ADUERN
Av. Prof. Antonio Campos, 06 - Costa e Silva
Fone: (84) 3312 2324 / Fax: (84) 3312 2324
E-mail: aduern@uol.com.br / aduern@gmail.com
Site: http://www.aduern.org.br
Cep: 59.625-620
Mossoró / RN
Seção Sindical do Andes-SN
Presidente da ADUERN
Lemuel Rodrigues

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MORRE ATRIZ ROGÉRIA AOS 74 ANOS NO RIO DE JANEIRO...


Conhecida transformista, Rogéria vai deixar saudades em milhares de fãs.

Morreu na noite desta segunda-feira (4), a atriz Rogéria. A informação foi confirmada pela jornalista Sônia Abrão. A comunicadora, do 'A Tarde é Sua', estava desde cedo nas redes sociais passando as primeiras informações sobre o que ainda era a sua piora no estado de saúde. Rogéria [VIDEO]foi levada para a UTI do Hospital Unimed, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, durante o período da tarde. A informação sobre o falecimento de Rogéria emocionou muita gente.

Rogéria falece aos 74 anos e notícia da morte é confirmada por Sônia Abrão

Rogéria luta há alguns meses contra um problema de saúde, que é descrito pela imprensa como infecção renal.

A expectativa das pessoas, em torno do assunto, era de que ela melhorasse. No entanto, não foi isso o que aconteceu, como anunciou Sônia Abrão na rede social. Em julho, a atriz foi internada por duas semanas em uma clínica em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. Ela deu entrada na unidade no dia 13 por conta de uma infecção generalizada.

Rogéria chegou a ter convulsões antes da morte

A atriz, que marcou diversas gerações, chegou a ter muitas convulsões no período em que ficou internada. Muita gente lamentou a perda da famosa e usou as redes sociais para demonstrar o seu luto. "Muito triste ficar sabendo disso. Rogéria foi uma mulher que mexeu com a sociedade e foi importante para a causa LGBT, disse um dos seguidores de Sônia Abrão ao falar do assunto.

Relembre a carreira de Rogéria, uma das damas da TV e do teatro brasileiro.

Rogéria foi uma das primeiras transformistas brasileiras.

Nascida Astolfo, ela começou a carreira ainda no rádio. O seu talento e irreverência, é claro, logo faria com que a comunicadora também participasse de diversos programas de televisão.

O surgimento do nome artístico Rogéria

Em entrevistas, Rogéria contou que, desde sempre, sabia que era homossexual e que não foi fácil saber lidar com isso durante boa parte de sua vida. Com uma carreira de maquiadora, durante um concurso de fantasias de Carnaval, ainda no início de 1964, Astolfo tentou mudar o seu nome artístico para Rogério. O público, no entanto, acabou chamando ela de Rogéria e ela mudou de nome.

Sem vontade de tirar o pênis

Apesar de se considerar trans, a atriz nunca quis fazer a cirurgia de mudança de sexo e se diz muito feliz por ter um pênis. Rogéria começou sua carreira como maquiadora da TV Rio e fez muitas participações também na Rede Globo de Televisão, sendo um ícone lembrado até os dias atuais. #Morre Rogéria #Rogéria morre.

http://br.blastingnews.com/tv-famosos/2017/09/atriz-rogeria-morre-aos-74-anos-e-motivo-emociona-001983137.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PUBLIQUE SEU LIVRO COM PREÇOS ACESSÍVEIS - Editora Oxente


Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

“OS ALVES DE MELO E A LENDA DO CARVOEIRO – DOS TRONCOS GENEALÓGICOS DE JESUÍNO BRILHANTE”.


No próximo dia 16 de setembro o pesquisador escritor Misherlany Gouthier lançará o seu mais novo livro “Os Alves de Melo e a Lenda do Carvoeiro – Dos troncos genealógicos de Jesuíno Brilhante”. 

O lançamento acontecerá na cidade de Almino Afonso, na praça Aurino Carlos, a partir das 20h40. O evento faz parte da programação da 115ª Festa do Sagrado coração de Jesus desta cidade. 

Todos estão convidados a conhecer este mais novo trabalho literário que mostra à origem da formação das famílias da cidade de Almino Afonso, sua terra natal.



Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com