Seguidores

sábado, 5 de abril de 2014

Cada um dá a sua opinião. Como nada impede que eu dê a minha opinião, faço-a como eu penso.

Por José Mendes Pereira
 

Caro pesquisador Antonio de Oliveira: 

Observe a diferença do Lampião verdadeiro para o Lampião de Buriti 

Já eu acho que Lampião morreu mesmo ali na Grota de Angico. Se você comparar a cabeça decepada com uma de suas fotos quando ainda era vivo, com certeza irá dizer mesmo: "- Ele morreu naquela madrugada de 28 de Julho de 1938".

 Veja bem, esta é a minha concepção: Como um homem destemido que era Lampião, ele jamais se renderia aos arrufos (vamos dizer assim matutado), de quem quer que fosse. Lampião tinha desejo de ser vencedor e não de vencido. Lampião amava a caatinga, assim como nós amamos os nossos lares. Nada melhor para ele do que viver embrenhado aos cerrados. Eu sei que ele já andava cansado, mas de se render aos policiais, na minha humilde opinião, jamais. 


E a Maria Bonita ele a deixaria para traz, vez que o corpo fora comprovado pelos policiais e quem a conhecia que era mesmo o de Maria Bonita?

É lógico que eu estou apenas dando a minha opinião, mas o que escreveu o José Geraldo Aguiar, tem sentido, não pelo fato de ter sido Lampião entrevistado por ele lá em Minhas, mas alguém muito parecido com Lampião, teria afirmado que fugira da chacina em Angico. 

Veja bem. Nos anos setenta, aqui em Mossoró, circulou um boato que em um dia de finados, Lampião foi visto no Cemitério São Sebastião, visitando a cova do cangaceiro Jararaca.


Pura mentira! Poderá ter sido alguém que veio de fora para visitar algum dos seus conhecidos, ou familiares. Talvez, não sei, um homem que tinha as aparências de Lampião, e por ser parecido, alguém deve ter dito: "- Como o senhor é parecido com Lampião!". E acredito que outros ouviram e saíram espalhando por todos os lugares do cemitério, que tinha visto Lampião em um momento, e afirmara que estava ali para visitar o túmulo do cangaceiro Jararaca.

Não sou autoridade sobre o assunto, mas veja bem: Se fosse o Corisco, o Mariano ou um dos seus irmãos que tivesse morrido aqui em Mossoró, e tivesse sido enterrado neste cemitério de Mossoró, dava para acreditar, porque estes viveram um pouco da juventude com ele. Mas o cangaceiro Jararaca, que só passou menos de 2 anos sendo soldado de Lampião, com certeza, fazer visitas ao túmulo de um companheiro que o acompanhou por pouco meses, é muito difícil se acreditar. 


Até eu queria ser confundido pelas pessoas sendo parecido com Lampião, muito embora nunca fui marginal, e nem serei nunca, mas se alguém me dissesse: "- Como você se parece com Bin Laden, com Pablo Escobar, com Lampião!?". Quem não quer ser parecido com pessoas famosas, hein!? 

Os remanescentes do cangaço afirmaram que Lampião estava na Grota de Angico, na madrugada que aconteceu a chacina, eu não tenho como duvidar. Lampião morreu naquela manhã de 28 de Julho de 1938.
 

Lampião não seria covarde de entregar aos policiais a vida dos seus companheiros, inclusive a da sua companheira Maria Bonita, e se mandar para Minas, deixando os amigos marcados para morrerem.

José Geraldo Aguiar, é o autor do livro: “Lampião, o invencível – duas vidas, duas mortes” e faleceu em uma quinta-feira, do dia 19 de Maio de 2011, por um enfarto fulminante, por volta das 21 horas, em Brasília de Minas, MG. Tendo seu corpo sido sepultado no dia seguinte na sua cidade natal São Francisco. Tinha 61 anos de idade, deixa a viúva, Edny Prestes Aguiar e três filhos. 

Mas o que está faltando é o exame de "DNA", feito com a ossada do Lampião de Buriti, que o fotógrafo José Geraldo Aguiar afirmou ser de Lampião de Pernambuco.  


Mas lembrando de que esta é a minha opinião, e não tem nenhum valor para a literatura lampiônica. 

José Mendes Pereira
Mossoró, terra de Santa Luzia
Rio Grande do Norte 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Filho do cangaceiro Asa Branca


Antonio Esmeraldo Tavares (o Clide) é filho de  Antonio Luiz Tavares (o cangaceiro Asa Branca), e de Francisca da Silva Tavares. 

Ele nasceu no dia 10 de Novembro de 1957, na cidade de Caridade, no Estado do Ceará. Reside em Mossoró, no bairro Bom Jardim, à Rua Epitácio Pessoas, e exerce a profissão de Motorista.

Este eu o conheço pessoalmente. É o filho mais velho do segundo casamento de Antonio Luiz Tavares com a dona Francisca da Silva Tavares. 

Antonio Luiz Tavares era paraibano, do Rio do Peixe e dona Francisca da Silva Tavares também é paraibana,  da cidade do Brejo do Cruz.

http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com.br/2013/08/extra-filhos-e-viuva-do-ex-cangaceiro.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

O cantor João Mossoró fará show hoje, sábado, dia 5 de Abril, no "Mercadão Cadegue"


O cantor João Mossoró fará show hoje, sábadodia 5 de Abril, no Rio de Janeiro, no bairro Benfica, no "Mercadão Cadegue", a partir das 12:00 horas. Serão 55 minutos de abertura do show. Mas o show continuará até às 18:00 horas. Uma festa portuguesa,  no "Cantinho das Concertinas".
 

Será uma festa bastante animada, quando o artista cantará as mais lindas canções. 
Você que mora no Rio de Janeiro prestigie o artista, participando do seu show.

 
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Davi Jurubeba

Por Adauto Silva - Lampião, Cangaço e Nordeste
 

DAVI JURUBEBA. Era um dos maiores inimigo de Virgulino Ferreira da Silva, o do rei do cangaço Lampião.

 O velho guerreiro mais jovem

Davi Jurubeba integrava o grupo dos Nazarenos, os mais temíveis inimigos de Lampião. Ele morreu no ano de 2000, aos 98 anos de vida.

Fonte: Lampião, Cangaço e Nordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

Noite GECC - Cariri Cangaço acontece em Fortaleza !

Grupo do GECC - Cariri Cangaço em reunião ordinária

Mais uma vez os cangaceirólogos estiveram reunidos para debates sobre o tema na reunião ordinária do Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará - GECC e Cariri Cangaço. O encontro aconteceu na noite desta terça-feira, dia 01 de abril, no auditório da ABO em Fortaleza. Com a presença marcante de inúmeros sócios e convidados a reunião foi aberta com os informes por parte do Presidente do GECC, escritor Ângelo Osmiro que destacou os últimos lançamentos no mercado editorial do cangaço, como os lançamentos dos escritores Renato Bandeira, Paulo Gastão e Marcos Damasceno.

Ângelo Osmiro e Wilton Dedê e o debate sobre os conflitos do Caldeirão e Pau de Colher
Vicente Alencar
Afrânio Mesquita

Num segundo momento o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, discorreu sobre a experiência da Conferência "Lampião, Cangaço e Cariri Cangaço" realizada pelo mesmo na cidade de Toledo, região de Castilla La Mancha, na Espanha, no último mês de fevereiro; quando apresentou suas impressões e os reflexos do que pode sentir sobre o conhecimento e disseminação da temática cangaço no continente europeu. Para Manoel Severo o que mais surpreendeu foi "a grande curiosidade que o personagem Lampião acabou despertando nos expectadores e ainda alguns que já conheciam um pouco do fenômeno do cangaço, a relação que estabeleciam ainda entre a figura mítica de Robin Hood e o cangaceiro nordestino". Concluindo, Severo sinalizou como extremamente positiva a experiência que reuniu um "público de 102 pessoas, desde estudantes a jornalista e profissionais liberais, nesse primeiro passo no Cariri Cangaço fora do país."

Manoel Severo e o Cariri Cangaço na Espanha
Ezequias Aguiar e Audízio Xavier
Coronel Gutemberg

Outro momento importante foi o início do ciclo de debates dirigidos, que apresentou em seu primeiro momento os temas do "Caldeirão do Beato José Lourenço" e o conflito de "Pau de Colher", tendo como principais protagonistas do debate os pesquisadores Ângelo Osmiro e Wilton Dedê. Ao final do encontro ficou definido o próximo tema para debate, a acontecer na primeira terça-feira do mês de maio: "O Ataque de Lampião a Ipueira dos Xavier", tendo como principal debatedor o economista e pesquisador Audízio Xavier.

Malvinier Macedo
Edilson Cláudio e Haroldo Felinto
Aldo Anísio

A Noite GECC - Cariri Cangaço, é realizada sempre nas primeiras terças-feiras de cada mês no auditório da ABO em Fortaleza.

Cariri Cangaço - GECC

http://cariricangaco.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com