Seguidores

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O Maior Livreiro do cangaço do Brasil, também estará no Cariri Cangaço 2013.

Professor Pereira e Fátima Cruz

Caro amigo Severo,

Ótimo, estamos às ordens para o que for necessário. Estávamos ansiosos por notícias sobre o Cariri Cangaço 2013. Essa marca tem qualidade. Sempre afirmo com convicção, o estudo, a pesquisa e divulgação do tema cangaço tem um marco divisório: 
ANTES E DEPOIS DO CARIRI CANGAÇO.

Quero lhe parabenizar pela coragem, dedicação e força de vontade em divulgar a nossa História, como um todo e  especialmente do Cangaço.

O Cariri Cangaço é hoje um evento de renome internacional, cresceu com qualidade e competência. Por onde ando neste Brasil, quando falamos de Cangaço, a referência é esse evento.

Os amigos que me compram livros, do Brasil inteiro,  querem saber como participar. Não adiantei nada. Precisamos conversar sobre isso. Só sei de uma coisa, vai ser um sucesso de frequência.No último Cariri Cangaço a frequência foi bem maior do que o estimado por você. Pois só Porteiras, Barro e Aurora tinha 2.500 pessoas.

 Professor Pereira entre Kydelmir Dantas e Honório de Medeiros

No último sábado, dia 19/01 participei do lançamento do livro "Lampião em Alagoas" dos autores Clerisvaldo B. Chagas e Marcello Fausto, este último participou do Cariri Cangaço 2009, no Crato e Juazeiro,  com o deputado Inácio Loiola e Jairo e tem uma grande admiração por você. Eles autografaram um exemplar do livro para você. Está comigo, postarei hoje, nos Correios, no seu endereço de Fortaleza. Por gentileza, divulgue. Pois sendo divulgado no Cariri Cangaço, Lampião aceso e Lampião, o Grande Rei do Cangaço(Ivanildo), o Brasil inteiro toma conhecimento.

Abraços e agradeço a sua força. 
Professor Pereira e Fátima Cruz

Cajazeiras - PB

NOTA CARIRI CANGAÇO: Não é mais necessário dizer, toda a comunidade que pesquisa o cangaço e as coisas do nordeste, sabe que em se tratando de publicações , só há um nome: Professor Pereira. A dica é entrar em contato com esse espetacular amigo e pedir seu catálogo especial, o único do Brasil e aí é só escolher. Preço justo, qualidade e segurança, não perca tempo, não espere o Cariri Cangaço 2013 paraconhecer o grande trabalho do Professor Pereira, aí vai a dica, entre em contato com ele:
franpelima@bol.com.br  


http://cariricangaco.blogspot.com

Luiz Gonzaga – O menino cantador

LUIZ GONZAGA – ASA BRANCA – O MENINO CANTADOR – História em quadrinhos selecionada pelo Prêmio Funarte Centenário de Luiz Gonzaga 2012 conta a história da infância e juventude do Rei do Baião.


Em 2012, comemora-se o Centenário de Luiz Gonzaga, um dos maiores músicos brasileiros. O Rei do Baião completaria 100 anos no dia 13 de dezembro e, por conta da efeméride, vêm acontecendo diversas homenagens e comemorações, entre elas, o lançamento da história em quadrinhos Luiz Gonzaga – Asa Branca – O Menino Cantador, com roteiro de Maurício Barros de Castro e arte de Wesley Rodrigues. Maurício é jornalista e historiador, vencedor do Prêmio Abril de Jornalismo 2011, na categoria Cultura, pela reportagem “O Verde que Virou História”, sobre o sociólogo Gilberto Freyre, publicada na Revista National Geographic-Brasil. Já Wesley é quadrinista e ilustrador, diretor de animação do premiado O Ogro (2011) e de Pinga com Sakê (2009).

A HQ Luiz Gonzaga – Asa Branca – O Menino Cantador é uma iniciativa inédita, que pretende aproximar a vida e obra de Luiz Gonzaga do público jovem, apresentando um pouco da história e da cultura do Nordeste por meio da vida do músico, que, entre suas aventuras e errâncias, inclui a descoberta do xote, do baião e do forró, a saga dos retirantes nordestinos, o sonho de vencer na cidade grande como cantor e a conquista do tão almejado sucesso. A obra conta ainda com breves citações Gilberto Gil, Caetano Ve- loso, Dominguinhos, Fagner e Alceu Valença sobre a importância da música de Gonzaga em suas vidas.

Contemplada pelo Prêmio Funarte Centenário de Luiz Gonzaga 2012, a HQ integra uma série de projetos especiais desenvolvidos pelos editores Christiano Menezes e Chico de Assis, sócios do estúdio de design Retina78.

Enviado pelo escritor, poeta e pesquisador do cangaço: 
Kydelmir Dantas

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Uma terrível desgraça aconteceu com Mané Véio

Por: Alcino Alves Costa

Uma terrível desgraça aconteceu com Mané Véio. Dominado por um ciúme doentio mata a sua esposa Cidália. Processado, o descendente dos Jacó teve que mudar de Estado. O seu destino foi Alagoas. No dia 26 de novembro de 1936 chegou a Maceió. Imediatamente foi posto a disposição do 2º Batalhão aquartelado em Santana do Ipanema, no Alto Sertão Alagoano e engajado na volante do tenente João Bezerra da Silva.            

Documentou Mané Véio, de seu próprio punho, que antes de Angico ele participou de um combate, acontecido no dia 2 de fevereiro de 1938, na fazenda Riacho Preto, município de Mata Grande, nas Alagoas, oportunidade em que morreram três cangaceiros, porém ele não cita nomes.


Sobre Angico, Mané Véio se coloca como proeminente personagem daquele notável acontecimento da vida nordestina e brasileira. Os seus registros dão conta que a força militar era composta de quarenta homens, sendo vinte pertencentes à volante do aspirante Francisco Ferreira de Melo, dezenove soldados e contratados e um civil que era o bagageiro do tenente, estes sob as ordens de João Bezerra. Lampião estava em Angico, segundo as suas afirmativas, com 55 homens e ainda esperando Corisco, com mais 9 asseclas.

O moço da Bahia atesta que foi ele o responsável pelas coordenadas que culminaram com o cerco e o jamais esperado resultado daquela inesquecível empreitada. Mané Véio, pleno de convicção, afirma ter sido ele quem orientou João Bezerra no instante final do ataque dizendo-lhe que dividisse os quarenta homens em grupos de cinco e todos investissem sobre o riacho e o coito de uma só vez. No dizer do baiano, assim foi feito e o lendário combate demorou aproximadamente trinta minutos. E o resultado todos conhece. Em Angico morreram Lampião, Maria Bonita, Enedina, mais oito cangaceiros, e o próprio cangaço.

Diz à história que após tirar a vida de Luís Pedro, Mané Véio decepou as suas mãos, na pressa de se apossar dos anéis que enfeitavam os dedos do famoso assecla. Enriquecido com o saque e não querendo perder todo aquele cabedal: dinheiro, jóias, ouro e outros objetos, o valentão da Santa Brígida deixou à volante e arribou no mundo. Não podia retornar para a Bahia, o seu sertão e nem a sua tão amada Santa Brígida. Ali havia praticado um bárbaro crime. Num instante de completa insanidade, e acometido de extremado ciúme, assassinou a sua esposa Cidália. O processo era sério e grave. Se caísse nas mãos da justiça iria ser condenado.

Seguiu um novo caminho. Coragem tinha de sobra para enfrentar qualquer desafio. E lá se foi o matador de cangaceiro para o distante e desconhecido Estado de Goiás; mas, esse capítulo fica para a próxima postagem, aguardem...
Vamos voltar a contar a incrível história de Mané Véio, o grande protagonista do cerco de Angico. Agora em Goiás deixa de ser Manoel para se tornar Euclides Marques da Silva, o nome de um irmão falecido na Bahia. Fixa residência na cidade de Goiania. Torna-se joalheiro. Casa-se com uma bela moça chamada Maria Bosco da Silva e com ela procura recomeçar a sua nova vida. Nascem dois filhos. Uma menina, chamada Jovina, e um garotinho batizado com o nome  de Jacob. Anos depois o casal muda-se para São Paulo. Vão morar no Bairro da Liberdade. O seu meio de vida, a sua subsistência, continua sendo o comércio de jóias e ouro.

O ciúme era uma constante, uma chaga cruenta na vida deste ex-soldado de volante. Aliado a tão medonho, doloroso e maléfico sentimento, o gênio extremamente violento do antigo “contratado” jogou no abismo a convivência, o sossego e a paz existente entre o baiano do Raso da Catarina e sua nova e também desafortunada esposa. Aquela vida harmoniosa do princípio, quando os dois em parceria comerciavam jóias e ouro juntos, havia chegado ao fim. E Maria começou a ser espancada pelo perverso marido.

Não suportando aquela triste e medonha situação, temerosa e apavorada com as torturas e brutalidades do companheiro, a goiana pediu o divórcio, não tinha como continuar vivendo debaixo de tanto sofrimento. O advogado contratado por Maria Bosco chamava-se Othoniel Brandão. Ele iria cuidar do desquite. Ao tomar conhecimento da decisão da esposa, o homem da Santa Brígida se revoltou, chegando a tentar enforcá-la, o que não aconteceu em virtude da intervenção imediata dos vizinhos. Após este grave incidente Maria prestou queixa na polícia. Mesmo assim, dias depois, o marido abandonado tentou a reconciliação, alegando que amava a sua companheira e mãe de seus filhos.

Irredutível, Maria Bosco não aceitou a pretensão do marido. O que queria, o que lhe interessava era ficar ao lado do filho e da filha, e longe, muito longe, do pai deles. Sem alternativas, Mané Véio, mesmo a contra gosto, terminou por concordar com a separação e a divisão amigável dos bens. Na 2ª Vara da Família e das Sucessões a vitória da vítima foi total. Além da pensão para ela e os filhos, ainda aconteceu à partilha e divisão dos pertences de ambos e os filhos ficaram sob a tutela de dona Maria.

Mesmo tendo aceitado o desquite, o antigo caçador de bandidos não se conformava com aquela separação. Agoniado, ameaçava assassinar a antiga companheira. A sua maior preocupação, o seu maior temor, era vê-la acompanhada de outro homem. Dominado pelo ciúme, costumava rondar a residência da ex-mulher, à Rua Pirapitingui, no prédio 97, apartamento 84, no Bairro da Liberdade. Assombrada com as ameaças, Maria Bosco procurou as autoridades policiais explicando a sua grave situação. Aconselhada pelos militares, comprou um revolver calibre 22, tirou porte de arma, e carregava a sua pequena arma em sua bolsa.

Os meses foram se passando. Aquela aflição continuava. O mês de julho de 1966 despontou. Chega o dia 13. É uma quarta-feira. Dona Maria,  acompanhada de sua filha Jovina Marques da Silva, sai do apartamento e vai até um açougue comprar carne. O filho caçula, Jacob, que sempre acompanhava a mãe, dessa vez não a acompanhou para jogar uma pelada com seus amiguinhos de infância. Na volta, após comprar a carne, um pistoleiro espreitava os passos de Maria. Era ele Josafá Marques da Silva, meio irmão de Mané Véio. Este bandido assim agia cumprindo ordem de seu mano que o incumbiu de assassinar a sua própria esposa.

Em um ponto da Rua Pirapitingui, Maria aparece ao lado da filha, uma linda mocinha de apenas 16 anos de idade. O assassino está de tocaia, a espera de suas vítimas. Pouco mais do meio dia mãe e filha surgem ao longo da rua. Caminham despreocupadas por uma calçada. O verdugo sorrateiramente se aproxima delas. Saca um revolver “S & W”, calibre “32”. Aciona o gatilho de sua homicida arma. Dois tiros atingem mortalmente dona Maria, uma ainda jovem mulher, com apenas 40 anos de idade. Um balaço perfurou o tórax e o outro se alojou um pouco abaixo do peito. Vendo a mãe baleada e cambaleante, Jovina se interpôs entre ela e o cruel assassino. Este sem compaixão e sem piedade, mesmo sabendo que ali estava uma menina-moça no verdor de sua florida existência, e além do  mais, sua sobrinha, uma vez que ela era filha de Mané Véio, não titubeou, atirou para matá-la. Este terceiro tiro também foi mortal. A bala atingiu o peito do lado direito da mocinha que cambaleou e caiu nos estertores da morte por cima do corpo de sua mãe.

Este duplo assassinato abalou São Paulo. No outro dia, 14 de julho de 1966, o jornal NOTÍCIAS POPULARES, estampava: “Cangaceiro contratou um bandido para exterminar a família em SP”. E em grandes letras: “PISTOLEIRO MATOU MÃE E FILHA!”. Na sexta-feira, dia 15, o jornal DIÁRIO DE NOTÍCIAS, estampava em grande manchete: “PISTOLEIRO CONFESSA: MATOU PORQUE TINHA PENA DO IRMÃO”. O “DIÁRIO DA NOITE”, também no mesmo dia 15 de julho, estampava: “MATOU A TIROS A CUNHADA E UMA SOBRINHA”. Josafá e Mané Véio foram presos e processados. No dia 25 de outubro de 1967, o responsável pelo assassinato da esposa e da filha foi para o banco dos réus – e foi severamente exemplado.

Alcino Alves Costa
O Decano, Caipira de Poço Redondo
Sócio da SBEC; Conselheiro Cariri Cangaço

NOTA CARIRI CANGAÇO: Agregando ainda mais valor aos dois capítulos da  Saga de Mané Véio, nos trazida pelo grande escritor Alcino Alves Costa, vamos recorrer ao confrade e Conselheiro Cariri Cangaço; Kiko Monteiro em seu espetaculaer "Lampião Aceso" .

Fala Kiko:
 

"Recebemos da leitora Marylu, uma importante informação via comentário para nossa matéria sobre Manoel Marques da Silva o célebre Mané Véio. Ela nos revelou que Euclides Marques da Silva, nome adotado por ele, faleceu aos 92 anos de idade -saciado de dias - na cidade de Pires do Rio - Goiás - em 09.01.2003 ao lado de sua terceira esposa -a goiana Nori Alves Marques da Silva. Hoje residente na capital - vide:


FONTE DA MATÉRIA: 
http://cariricangaco.blogspot.com/  (BLOG DO AMIGO SEVERO ).



Abraço a todos

IVANILDO ALVES SILVEIRA
Natal/RN

http://cariricangaco.blogspot.com

Luiz Gonzaga_O menino cantador

Por: Kydelmir Dantas

Atenção colegas Gonzaguianos...
Pesquisadores, colecionadores e fãs.

Dentre os livros que foram lançados em 2012, dentro do ano do centenário, além de inúmeros cordéis, pelo menos 3 deles foram em formato de histórias em quadrinhos.
Conheçam e busquem o que se segue:

Kydelmir Dantas

Petróleo Brasileiro S.A. / Exploração e Produção
Unidade Operacional  - Rio Grande do Norte, Ceará
Ativo de Produção Mossoró
Segurança - Meio Ambiente - Saúde / Célula de Meio Ambiente
Mossoró - RN

Fone: (0xx - 84) - 3323 2307

http://blogdomendesemendes.blogspot.com