Seguidores

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

BATORÉ, ATOR E HUMORISTA, MORRE AOS 61 ANOS EM SP

Por g1 SP.

Ivanildo Gomes Nogueira fez o papel do delegado Queiroz na novela 'Velho Chico', da TV Globo.

O ator e humorista Ivanildo Gomes Nogueira, de 61 anos, conhecido como Batoré, morreu nesta segunda-feira (10), em São Paulo (veja mais no vídeo acima).

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Batoré morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pirituba, Zona Norte da capital. "As informações médicas foram repassadas à família e a Secretaria Municipal de Saúde lamenta o ocorrido", diz nota da Prefeitura.

Com seu principal personagem, Batoré, Ivanildo integrou o elenco do programa "A praça é nossa", do SBT. Em 2016, foi contratado pela TV Globo para a novela "Velho Chico" em que fez o papel do delegado Queiroz.

Ivanildo nasceu em Serra Talhada, em Pernambuco, e se mudou para São Paulo ainda criança. Antes de se tornar ator, jogou futebol nas categorias de base em times paulistas. Também foi vereador por dois mandatos em Mauá, na Grande São Paulo, pelo PP.

LEIA TAMBÉM:

Em março de 2021, Kleber Lopes, também humorista de 'A praça é nossa', morreu aos 39 anos

Em outubro de 2021, Caike Luna, que 'Zorra total', morreu aos 42 anos

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/01/10/batore-ator-e-humorista-morre-em-sp.ghtml

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O EX-CANGACEIRO VOLTA SÊCA CONTA COMO OUVIU A HISTÓRIA DE ARVOREDO.

 Por Na Rota do Cangaço.

https://www.youtube.com/watch?v=Puovxvmb0wQ&ab_channel=NaRotaDoCanga%C3%A7o

O texto publicado pelo jornal O GLOBO, do Rio de Janeiro, nas edições de 4 a 28 de novembro de 1958, assinado pelo jornalista Bruno Gomes, sobre a vida do cangaceiro e ex-cangaceiro ANTONIO DOS SANTOS, vulgo VOLTA SECA, um dos famosos asseclas de Virgulino Lampião; depoimento concedidos pelo próprio Volta Seca em entrevista a este jornal, quando já em liberdade, depois de ter cumprido pena na Penitenciária de Salvador.
NARRAÇÃO: SIZINHO JUNIOR Quer ajudar a manter esse singelo trabalho? Faça uma doação de qualquer valor pelo PIX e-mail. Conta Nubank Iniciais do nome que aparece A. M. L. E-mail do PIX sizinhojunior@hotmail.com Fotos de domínio Público e capa do livro de Antônio Corrêa Sobrinho Quer saber mais a nossa história? Siga-nos no instagram. https://www.instagram.com/narotadocan...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CANGACEIRO JACARÉ.

 Por Nas Pegadas da História

https://www.youtube.com/watch?v=3B124rezWmc&ab_channel=NASPEGADASDAHIST%C3%93RIA

Se você quer ajudar nosso Canal, a nossa chave do PIX é 85987703564 ou se preferir compre um dos livros abaixo. LIVROS SOBRE O CANGAÇO ✔✔✔A história de lampião contada através dos cordéis https://amzn.to/3lWeAXB ✔✔✔O covil do diabo https://amzn.to/3k9jaBx ✔✔✔De olho em lampião https://amzn.to/37i9ukG ✔✔✔Benjamin Abrahão: Entre anjos e cangaceiros https://amzn.to/3lOxu2K ✔✔✔Um repórter do futuro no bando de Lampião https://amzn.to/2IFptim ✔✔✔O governador do Sertão https://amzn.to/31gcwlv ✔✔✔Apagando Lampião – Vida e morte do rei do cangaço https://amzn.to/3lVgiZf ✔✔✔Maria Bonita: Sexo, violência e mulheres no cangaço https://amzn.to/3jc56FY ✔✔✔Cangaços https://amzn.to/2H2xQnM DICAS DE LIVROS. https://ler-para-melhor-viver.webnode... https://jflavioneres-nph-livraria.fre... CANAIS PARCEIROS: 😊👀 UMA HISTÓRIA PARA A MEMÓRIA https://url.gratis/EKbuum 😊👀 ROSINHA VIDA MINHA: https://www.youtube.com/channel/UCE32... 😊👀 Pr. FLÁVIO NERES : https://www.youtube.com/channel/UCuM7...

http/blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIRO CALAIS - O FEITICEIRO DA CAATINGA FOI SURPREENDIDO POR TEÓFILO PIRES

 Por Nordeste Fantástico

https://www.youtube.com/watch?v=fH05Rz-fznM&ab_channel=NordesteFant%C3%A1stico

O vídeo trata-se do embate entre o cangaceiro Pedro Calais e o volante-policial Teófilo Pires. Calais era conhecido por se 'envultar' em meio a caatinga.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CANGACEIRO "ALECRIM".

 Por Rubens Antonio.

O cangaceiro "Alecrim", como aparece na imagem, vulgo de Pedro Vieira da Silva. Posto em "liberdade vigiada", em 1935, foi encaminhado para Itabuna, no sul do Estado da Bahia, junto com o cangaceiro "Bananeira", de nome Horácio Teixeira Júnior. A sugestão é que foram aproveitados por suas habilidades de "percorrerem o mato".


Horácio Teixeira Junior, foto abaixo, o cangaceiro Bananeira, foi um dos cangaceiros aprisionados e que sobreviveram ao Cangaço. Conduzido a Salvador, chegou a esta cidade em março de 1932.

Cangaceiro Bananeira

Junto com ele chegaram o cangaceiro “Volta Seca”, Antônio dos Santos, e o coiteiro Manoel Nascimento de Souza. Este evento provocou um verdadeiro alvoroço na cidade, transformando o dia da chegada em verdadeiro feriado local.

Volta Seca e Passarinho

Isto principalmente pela grande propaganda que se fizera em torno das alegadas características de “demência e degeneração racial” dos cangaceiros.

Daí, tanto “Bananeira” quanto “Volta Seca” foram imediatamente encaminhados para exames de craniometria, que buscavam enquadramento de ambos nas “características lombrosianas”. Estas apontariam as “evidências claras que indicavam tendência ao crime”.

Para constrangimento dos "estudiosos" da época, o crânio dos cangaceiros era normal. Isto é, não apresentando quaisquer dos "indicadores de criminalidade latente", mostravam-se geralmente tranquilos, cordatos nas respostas e sem criar confusões com quem quer que fosse.

Para quem esperava encontrar um monstro... foi uma decepção para os frenologistas e fisiognomistas da "escola lombrosiana", relacionada a Nina Rodrigues... e uma vitória do grupo de Estácio de Lima...

O cangaceiro Calais.

Cabe chamar a atenção para um erro "crasso" que, por vezes, aparece. Apesar da identificação por um ou outro, sem maior referência, do retratado acima como sendo o cangaceiro Bananeira, mas trata-se este, por certo, do cangaceiro Calais.

http://cangaconabahia.blogspot.com/2013/08/alecrim.html

http://cangaconabahia.blogspot.com/2011/10/o-cangaceiro-bananeira.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CANGACEIRO VOLTA SECA PERDEU-SE, QUANDO DISSE QUE TERIA VISTO MARIA BONITA VIVA EM SALVADOR, NO ESTADO DA BAHIA, E 33 ANOS DEPOIS, AFIRMOU QUE, ELA "TERMINOU MORRENDO JUNTA COM ELE MESMO, (O LAMPIÃO)

 Por José Mendes Pereira


Em 7 de abril do ano de 1948, Antonio dos Santos, conhecido no mundo do crime como sendo o cangaceiro "Volta Seca" (conferir no site no final da página), em entrevista à imprensa, declarou que Maria Gomes de Oliveira, a Maria Bonita do capitão Lampião, não morreu na madrugada de 28 de julho de 1938, quando aconteceu a chacina aos cangaceiros, na Grota do Angico, no Estado de Sergipe, em terras de Porto da Folha, atualmente Poço Redondo.Segundo ele, a mulher do capitão estava viva, e que teria se encontrado com ela em uma das suas fugas da Penitenciária de Salvador, no Estado da Bahia. O amigo Volta Seca estava querendo aparecer de terno e gravata aos seus entrevistadores, por ser uma informação sem fundamento.

A foto não tem o nome da pessoa que a coloriu, então eu não vou ariscar de quem seria o trabalho artístico.

Para você leitor, que quer saber da verdade, é que no ano de 1973, quando o cangaceiro foi entrevistado pelo jornal "O Pasquim" tendo os seguintes jornalistas: Jaguar, Millôr, Ziraldo, Aparício e Sérgio Cabral, ele disse que Maria Bonita gostava tando de Lampião, que findou morrendo junta com ele. 

Veja o depoimento do cangaceiro "Volta" Seca aos jornalistas que eram de "O Pasquim".

(...) 

"Volta Seca" interpretando as palavras de Lampião e Maria Bonita.

No caso, seria Lampião e Maria Bonita conversando no primeiro encontro em Malhada da Caiçara, segundo o site dito pelo o cangaceiro, ela insistindo que a levasse para participar do cangaço, e ele sempre a aconselhando que não dava certo. Vamos ouvir o casal conversando:

(...)

- Bom, o seguinte é esse, você não pode ir comigo, minha vida é a pé, é a cavalo, é de todo jeito, é pelos matos... - Disse Lampião. 

Maria Bonita insiste dizendo-lhe: 

- Eu vou também!

E o capitão Lampião rebate novamente: 

- Mas eu posso morrer hoje, amanhã...

Maria Bonita novamente teimava:

- Eu morro junta com você. Mas num lhe deixo mais.

E num deixou mesmo, terminou morrendo junta com ele mesmo. - Palavras do "Volta Seca". 

E por que o cangaceiro "Volta Seca" desmentiu ele mesmo, quando afirmou em 1948 aos jornalistas, que Maria Bonita estava viva, porque  havia se encontrado com ela,  em uma das suas fugas da Penitenciária de Salvador, no Estado da Bahia? 

Dona Cira Britto e o capitão João Bezerra da Silva

No dia 11 de abril do ano de 1948, três dias depois, o capitão João Bezerra da Silva, Militar do Estado de Alagoas, nascido  no ano de 1898 e faleceu em 1970, que foi o chefe da operação da Grota do Angico em Poço Redondo, no Estado de Sergipe, tendo sido ele que desmanchou o coito dos cangaceiros  da "Empresa de Cangaceiros Lampiônica & Cia.", eliminando 11 cangaceiros, incluídos na chacina, os reis do cangaço o capitão Lampião e sua amada Maria Bonita; o capitão militar desmentiu a declaração de "Volta Seca", que Maria Bonita não fora morta junta com os outros bandoleiros. 

Disse o militar: 

“Não atino porque "Volta Seca" vem agora (dez anos depois) com essa invencionice”.

O capitão João Bezerra da Silva tinha toda razão de desmentir quem não cumpriu com a sua palavra firme e real. O Volta Seca deixou de ser um elemento confiável no que diz respeito à entrevistas. Com esta, não há dúvida que ele foi o primeiro a inventar que Maria Bonita e Lampião escaparam da chacina de Angico, apesar dele não falar o nome do rei do cangaço no seu depoimento, sobre fuga do ataque aos cangaceiros, somente diz que viu Maria Bonita viva

você amigo leitor, para não ficar com uma pulga detrás da orelha, e achando que eu estou com invencionice, confira cuidadosamente nos sites abaixo. E se não quiser ler o texto por completo da entrevista que cedeu o "cangaceiro Volta Seca", ao "Jornal O Pasquim", procura a parte de Maria Bonita. A entrevista é muito extensa, e onde fala nela é mais próximo ao final da página.

Veja bem: Em 1932, o cangaceiro "Volta Seca" foi preso. E na madrugada de 28 de julho de 1938, Maria Bonita foi assassinada na chacina da Grota do Angico, e nesse intervalo entre 1932 a 1938, período de seis anos, anos da sua morte, o facínora não teria se encontrado com ela, por ser ainda a companheira do capitão Lampião, e jamais,  ela abandonaria o seu marido para andar sozinha por aí, principalmente pelas ruas das cidades de Salvador, na Bahia, ou em qualquer outro Estado. 

De 1938 até o ano de 1951, este último ano em que o"Volta Seca" foi solto, de forma alguma teria encontrado a rainha Maria Bonita em lugar nenhum. A companheira do perverso e sanguinário capitão Lampião já estava morta". O amigo Volta Seca quase se tornava num embusteiro.

Eu sou um amigão do cangaceiro Volta Seca, e já que não tem mais jeito de serem só coisas da paz",  tenho muita admiração pelas suas aventuras, mas ele desmente a si mesmo, quando em 1948, afirma que teria se encontrado com a cangaceira. E em 1973, 33 anos depois, que havia afirmado ter visto a rainha do cangaço, ele disse aos repórteres do jornal "O Pasquim" que Maria Bonita morreu junta com o capitão Lampião. 

Prova que alguns deles que participaram da "Empresa de Cangaceiros Lampiônica & Cia." diziam o que bem queriam aos entrevistadores, isto é, alguns puxavam a sardinha para o seu prato, e muito lamentável, que tentavam criar as suas histórias cabeludas. 

Mas ainda acreditamos que no meio dessa gente, teve cangaceiro que fez o seu papel como depoente e com muita responsabilidade, só informando o que ocorreu no cangaço com seriedade. 

Um deles, segundo o cineasta e pesquisador do cangaço Aderbal Nogueira e outros pesquisadores famosos e de responsabilidades,  Manoel Dantas Loyola, o cangaceiro "Candeeiro", era um homem sem mentiras. Só falava a verdade.

Morre Candeeiro, último integrante do bando de Lampião - Jornal O ...
Cangaceiro Candeeiro

Manoel Dantas Loiola no cangaço era conhecido como Candeeiro, e era pernambucano de Buique. Nasceu em 1916 em Buíque, e faleceu em Arcoverde, em 24 de julho de 2013. Foi um cangaceiro integrante do bando de Lampião. 

Entrou ao cangaço quando a fazenda onde trabalhava no Estado de Alagoas foi cercada pelo bando de Lampião. Recebeu do próprio comandante o seu apelido, ao se destacar num combate em Angico, em 1937. Sua principal missão, porém, era entregar cartas aos comerciantes para exigir pagamentos. Também era conhecido como Seu Né.

O cangaceiro Candeeiro faleceu  aos 97 anos, em um dos hospitais em Arcoverde, onde havia sido internado depois de sofrer um derrame. Deixou esposa e cinco filhos.

Aqui estão os links à sua disposição leitor, os quais, são sites famosos e de responsabilidades. Então, clique neles para conferir o que eu falo sobre as informações meio sem graça dadas pelo o ex-cangaceiro "Volta Seca". 



Mesmo com algumas informações sem credibilidade, sou admirador do cangaceiro Volta Seca. Que bom que não tivesse acontecido coisas terríveis feitas por ele, mas já aconteceram...

Observação: Este material escrito por mim não deve ser incluído na literatura lampiônica, porque eu não sou escritor, e nem tão pouco pesquisador de campo. Apenas são as minhas inquietações que me forçam escrever algo.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CRÂNIO DO CANGACEIRO GAVIÃO.

Por Rubens Antonio.


Abatido o cangaceiro Gavião, em dezembro de 1929, o vaqueiro Domingos Enéas apresentou à Secretaria de Polícia, em Salvador, no início de 1930, um crânio já descarnado, indicando ser daquele que havia morto.

Se verdade, foi o primeiro crânio de cangaceiro do bando de Lampeão a chegar a Salvador.

http://cangaconabahia.blogspot.com/2013/08/o-cranio-de-gaviao.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ENTREGARAM-SE ÀS AUTORIDADES POLICIAIS.

 Por Cangaço Nordestino


Entregaram-se no comando do Capitão Anibal, no dia 19 de Outubro de 1938, na Fazenda Nova, próximo a Jeremoabo, no Estado da Bahia.

1 - José Sereno

2 - Creança

3 - Balão

4 - Juriti

5 - Marinheiro

6 - Borbulêta

7 - Novo-tempo

8 - Cuidado

9 - Azulão

10 - Pernambuco

11 - Candieiro

12 - Laranjeira

13 - Ponto-fino

14 - Quina-Quina

15 - Dulce (Mulher de Creança)

Acervo da imagem: Sr. Carregosa

Edição: Gabriel Cardozo

Att: CANGAÇO NORDESTINO//Cangaço Nordestino

https://www.facebook.com/groups/179438349192720/permalink/1280446305758580

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

 


FIM DOS CANGACEIROS MARRECA E NOCA

 Por Nas Pegadas da História

https://www.youtube.com/watch?v=_vBpKzFepVc&ab_channel=NASPEGADASDAHIST%C3%93RIA

Se você quer ajudar nosso Canal, a nossa chave do PIX é 85987703564 ou se preferir compre um dos livros abaixo. LIVROS SOBRE O CANGAÇO ✔✔✔A história de lampião contada através dos cordéis https://amzn.to/3lWeAXB ✔✔✔O covil do diabo https://amzn.to/3k9jaBx ✔✔✔De olho em lampião https://amzn.to/37i9ukG ✔✔✔Benjamin Abrahão: Entre anjos e cangaceiros https://amzn.to/3lOxu2K ✔✔✔Um repórter do futuro no bando de Lampião https://amzn.to/2IFptim ✔✔✔O governador do Sertão https://amzn.to/31gcwlv ✔✔✔Apagando Lampião – Vida e morte do rei do cangaço https://amzn.to/3lVgiZf ✔✔✔Maria Bonita: Sexo, violência e mulheres no cangaço https://amzn.to/3jc56FY ✔✔✔Cangaços https://amzn.to/2H2xQnM DICAS DE LIVROS. https://ler-para-melhor-viver.webnode... https://jflavioneres-nph-livraria.fre... CANAIS PARCEIROS: 😊👀 UMA HISTÓRIA PARA A MEMÓRIA https://url.gratis/EKbuum 😊👀 ROSINHA VIDA MINHA: https://www.youtube.com/channel/UCE32... 😊👀 Pr. FLÁVIO NERES : https://www.youtube.com/channel/UCuM7...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A FÚRIA DO CANGACEIRO LAMPIÃO NA CIDADE DE QUEIMADAS

 Por Na Rota do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=Qb-JHk8TMZ0

Era 22 de dezembro de 1929. Seguindo a sua sina, lampião e seu bando invadem a cidade proporcionando assim uma das maiores barbaridades de todos os tempos naquele lugar. Utilizando-se dos mesmos métodos empregados em centenas de cidades do interior dos sete estados que atormentou durante quase três décadas, Lampião cortou as linhas de transmissão do telégrafo da cidade, único meio de comunicação com o mundo externo à época. A seguir, dirigiu-se à sede do destacamento da Força Pública, hoje em dia Polícia Militar da Bahia, situado na Praça da Bandeira, no Centro da cidade. Lampião mandou que se posicionassem em meia lua ele mandava que os mesmos se abaixassem para tirar a caneleira da botina. Quando o soldado se abaixava Lampião atirava na nuca e Os seus “cabras” iam sangrando os mortos e os colocando na porta da prefeitura, lado a lado.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DONA GENEROSA A MAIOR COITEIRA DE LAMPIÃO NA BAHIA E O CARIRI CANGAÇO PAULO AFONSO 2022

 

Quem passa pela BR 110 a cerca de 25km do centro de Paulo Afonso, vai encontrar um simpático povoado com a tradicional igrejinha ladeada por pequenas casas de um lado e do outro e uma bucólica pracinha, chegamos ao povoado do Riacho, zona rural de Paulo Afonso. Poderíamos fazer referência ao Riacho como mais um distrito , povoado ou arruado da simpática urbe Paulo afonsina, se não fosse a forte e emblemática historia que liga o referido povoado ao cangaço de Virgulino Ferreira.

Manoel Severo e João de Sousa Lima em visita ao distrito de Riacho


Serra do Umbuzeiro

É a partir do povoado do Riacho que vamos encontrar um pedaço importante da presença do rei do cangaço em terras baianas. Vamos a primeira parada: encravada no sopé da Serra do Umbuzeiro; porta de entrada para a região do Rio São Francisco; no município de Paulo Afonso, acha-se a incrível e enigmática "Vila da Dona Generosa", dali se vislumbra os 507 metros da majestosa  Serra do Umbuzeiro, bem pertinho dos Picos do Tará e da famosa Malhada da Caiçara. Lampião passou boa parte da primeira metade da década de 30 andando por essas bandas , a partir das boas relações que mantinha com vários coiteiros locais, inclusive e principalmente, dona Generosa. 

Capelina e Cemitério na Vila de Dona Generosa
Manoel Severo e João de Sousa Lima
João de Sousa Lima e Ingrid Rebouças

Dona Generosa era uma das maiores coiteiras de Virgulino Ferreira em terras baianas, morreu com mais 100 anos ainda na década de 1950, não teve filhos naturais, adotou outros e a esses legou um conjunto arquitetônico que marca a presença forte da sertaneja; aqui na vila de dona Generosa, formada pela casa grande, capela, cemitério e outras três edificações contíguas, foram realizados inúmeros bailes quando os cangaceiros eram recebidos pelas  mocinhas do lugar; tudo com muito respeito, lembra João de Sousa Lima: "Lampião vinha muito aqui em Generosa que realizava os bailes e convidava as meninas da redondeza, mas tudo acontecia no mais alto respeito, nenhum cangaceiro tirava liberdade aqui não, dançavam a noite toda sem problema". Seu Agenor, neto de Generosa, certa vez nos falou:" quando os meninos desciam a serra para o baile aqui na casa de minha avó, dizem que dava para sentir o cheiro do perfume deles de longe..." Os meninos, no caso, eram os cangaceiros.


Ruínas da Casa Grande de Dona Generosa




Serra do Umbuzeiro

Visitar a localidade Riacho, a Vila de Dona Generosa, o Tará, a Malhada da Caiçara e a Serra do Umbuzeiro é programa indispensável para quem vem ao Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022 .Em vários pontos passamos por vegetações como cactos, macambira, mandacaru e o kipá além das plantações de cactos palma, nos transportando para o cenário mágico das caatingas nordestinas, cheias de mistério, encanto e aqui, particularmente: história.

CARIRI CANGAÇO PAULO AFONSO 2022
24 a 27 de Março de 2022
Paulo Afonso
BAHIA-BRASIL

Redação Cariri Cangaço

Paulo Afonso; 16 de Dezembro de 2021

https://cariricangaco.blogspot.com/2022/01/dona-generosa-maior-coiteira-de-lampiao.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com