Seguidores

segunda-feira, 14 de julho de 2014

A maior frustração das mulheres do cangaço era quando chegava a hora de se “apartar” de seus filhos recém-nascidos,

Maria Celeste - filha do cangaceiros  Dadá e Corisco

A maior frustração das mulheres do cangaço era quando chegava a hora de se “apartar” de seus filhos recém-nascidos, confiando a guarda, quando tinha sorte ou conhecimento, a uma pessoa bem sucedida ou com alguma posse. 

Dadá falava que tinha cuidado a quem entregar seus filhos. Quando nasceu Maria Celeste em 10 de outubro de 1937, na fazenda Mogiana. Corisco e Dadá escolheram para criação o Coronel Sebastião Medeiros Wanderley, Chefe político de Poços das Trincheiras - AL.


Quem cuidou de Maria Celeste foram duas irmãs solteiras do Coronel Medeiros (moças velhas como se dizia na época)..., e todos sabiam que aquela galeguinha extrovertida era filha de Dadá e Corisco. O clã do Cel Medeiros..., o terceiro, a contar do padre.

Fonte: facebook

Uma imagem inédita de MARIA CELESTE MEDEIROS filha do famoso casal de cangaceiros CORISCO e DADÁ.

Maria Celeste nasceu no dia 10/10/1937 em uma Fazenda chamada Mogiana no estado de Alagoas durante uma perseguição por parte das Forças Policiais ao grupo do Capitão Corisco.


Sílvio Bulhões - filho de Corisco e Dadá

Meus agradecimentos à família do Sr. Sílvio Hermano Bulhões por nos ceder a imagem e em especial à Angélica Bulhões (Bisneta de Corisco), que nos enviou a imagem e nos forneceu as informações necessárias.


Angélica Bulhões - Bisneta de Corisco e Dadá

http://blogdobamberg.blogspot.com.br/2014/01/maria-celeste-medeiros-filha-do-famoso.html

Ilustrado por José Mendes Pereira
Mossoró terra de Santa Luzia
Rio Grande do Norte

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TEXTO BELÍSSIMO: GRANDE VERDADE! NÃO DEIXEM DE LER!!! Escritora holandesa falando sobre o Brasil. Texto bárbaro.

Por Escritora Aliefka Bijlsma


"Os brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil, realmente parece que é um vício falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos. Aqui na Holanda, os resultados das eleições demoram horrores porque não há nada automatizado. Só existe uma companhia telefônica e pasmem: Se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado.

Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo - ou de lavar as mãos antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com mesma mão suja entregam o pão ou a carne.

Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal - e tem fila na porta.

Na Europa, não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador.

Em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria e qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir pra lá dar aulas de ‘Como conquistar o Cliente’.

Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos...

Vocês têm uma língua que, apesar de não se parecer quase nada com a língua portuguesa, é chamada de língua portuguesa, enquanto que as empresas de software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua Portuguesa. Os brasileiros são vitimas de vários crimes contra a pátria, crenças, cultura, língua, etc… Os brasileiros mais esclarecidos sabem que temos muitas razões para resgatar suas raízes culturais.

Os dados são da Antropos Consulting:

1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.

2. O Brasil é o único país do hemisfério Sul que está participando do Projeto Genoma.

3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.

4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.

5. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.

6. No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.

7. Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.

8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês.

9. Telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas...

10. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO-9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México, são apenas 300 empresas e 265 na Argentina.

11. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.

Por que vocês têm esse vício de só falar mal do Brasil?

1. Por que não se orgulham em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?

2. Que têm o mais moderno sistema bancário do planeta?

3. Que suas AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE ganham os melhores e maiores prêmios mundiais?

4. Por que não falam que são o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?

5. Por que não dizem que são hoje a terceira maior democracia do mundo?

6. Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?

7. Por que não se lembram que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem? Por que não se orgulham de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando.

É! O Brasil é um país abençoado de fato. Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos. Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques. Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente. Bendita seja, querida pátria chamada BRASIL!

Escritora Aliefka Bijlsma

compartilhou a foto de 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PIRANHAS: O CANGAÇO EM FOCO

Por João de Sousa Lima

A  cidade de Piranhas evidencia cada vez mais a história do cangaço e os empresários locais cada vez mais trabalham no tema cangaço.


A Pousada Trilha do Velho Chico, através de seu administrador Pedro Ferreira, realiza dia 19 seguinte, um grande evento contando com a participação de turistas e da comunidade local.


Vamos todos participar!!!!

Eu estarei lá deixando minha contribuição sobre a história.

http://www.joaodesousalima.com/
http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

RÁDIO ANTIGO: UM PRESENTE DE ALDIRO

Lira, João de Sousa Lima e Aldiro
 
Aldiro, o guardião das histórias do Alto dos Coelhos, me presenteou com um raríssimo rádio antigo: ABC A VOZ DE OURO.

O rádio funciona perfeitamente e será uma das peças do Museu do Nordeste.

http://www.joaodesousalima.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Edital de Convocação!


Edital de Convocação: A Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço – SBEC convoca todos os seus associados para uma Assembleia Geral Extraordinária, que se dará no dia 25 de julho de 2014, numa sexta-feira, na cidade de Piranhas/AL.


A assembleia acontecerá por ocasião da SEMANA DO CANGAÇO. Esse evento é promovido pelo Cariri Cangaço, com apoio da Prefeitura Municipal de Piranhas e Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço – SBEC. 


Mossoró, 14 de julho de 2014. 

VER PROGRAMAÇÃO COMPLETA EM:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Colorizando a foto do bando na Fazenda Jaramataia.

A colorização foi feita pelo professor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio

A foto do bando na Fazenda Jaramataia, em Canhoba, Sergipe, é uma referência para a História do Cangaço.

Foi tomada, em agosto de 1929, por Eronildes de Ferreira de Carvalho, seu proprietário e que veio a ser governador do Estado de Sergipe.

Antes e depois da imagem:
Aparecem, nesta imagem, de pé, da esquerda para a direita, Marianno, Ezequiel (Ponto-Fino), Calais, Fortaleza, Mourão e Volta-Secca. Sentados, da esquerda para a direita, Lampeão, Virgínio, Zé Bahiano e Arvoredo.

Como ponto a ser observados, há que em certas cópias, a figura de Marianno não aparece. Há a suspeita de ser um recorte fotográfico de outra imagem, que foi aplicada em uma montagem. Esta teria se realizado ainda no início dos anos 1930. A foto que teria sido copiada, entretanto, teria sido tomada também na Fazenda Jaramataia, no mesmo dia.

Sua colorização visa, além da questão estética, chamar a atenção, ampliando a discussão em torno do tema.

http://cangaconabahia.blogspot.com.br/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Sinhozinho Dutra


Este é Sinhozinho Dutra, que segundo Antonio dos Santos o afamado cangaceiro Volta Seca, entrou para o mundo do crime logo que matou um sujeito que mexeu com uma das suas irmãs. Mas este ele matou com facadas. E assim que fugiu, matou outro a tiros, e quem lhe vendeu a munição foi o Sinhozinho Dutra. Disse ele: "- Me vendeu a munição para matar aquele cachorro".

Esta é uma das provas que o cangaceiro Volta Seca morava em Itabaiana, e não no Saco Torto.
Adendo: 
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

"Mas sei que o leitor sabe que a venda da munição ao menino Antonio dos Santos (que nesse período ainda não era chamado de "Volta Seca), o Sinhozinho Dutra só vendeu porque o recado foi falso, afirmando a irmã do menino, que a obrigou a dizer que a munição era para  o seu pai. Confiando ser verdade, o Sinhozinho forneceu a caixa de balas". 

Estas informações você as encontrará no site abaixo: 

http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2009/12/entrevista-de-volta-seca-jornal-o.html

Fonte: facebook
Página: Robério Santos


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Zé Leobino. Um depoimento para a história


Zé Leobino. Um depoimento para a história, narra detalhes dos cangaceiros, após o combate de Angico, em que morreram Lampião e mais 10 cangaceiros, além do soldado Adrião.

Fonte: revista - Sergipe, imagens e história
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

"Foto inédita".


O grande matador de cangaceiros, ten. Zé Rufino numa parada de 7 de Setembro de 1939, em Paripiranga, no Estado da Bahia.

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Livros sobre "Cangaço" é com o Professor Pereira


Você que gosta de ler histórias sobre "Cangaço" entre em contato com o Professo Pereira, através deste e-mail: 
franpelima@bol.com.br.
 Ele tem excelentes livros, todos escritos por quem entende de "Cangaço". 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UMA VACA SOLITÁRIA. UM BOI SOZINHO

Por Rangel Alves da Costa*

Com a última seca que se abateu na região, o sertanejo, antes dono de rebanho abastado, foi se desfazendo, uma a uma, de sua criação, e só restou um boi e uma vaca. Já estavam colocados à venda quando o horizonte sombreou, nuvens negras e prenhes foram se aproximando, os trovões começaram a roncar e uma chuvarada boa começou a cair.

De tão magros que estavam, bastou que a trovoada caísse por cima do couro ossudo e logo se arriaram. Fracos demais, sem forças suficientes para levantar, quase morrem na enxurrada que veio inundando tudo. Desesperado, o dono pediu ajuda a vizinhos e enfim conseguiram levantar e fazê-los ficar sustentados numa espécie de rede de couro cru. Comendo no cesto, bebendo no balde, dois dias depois já andavam trôpegos pela pastagem já brotando com feição verdejante.

Solitários e entristecidos, ainda que seus olhos brilhassem diante dos brotos que iam surgindo sobre a terra, ruminavam nostálgicos o dia inteiro. Talvez a saudade do restante do rebanho, ou talvez a visão angustiada na pastagem agora tão vazia e solitária. Mas não era para ser assim, eis que o boi e a vaca não estavam distantes nem dava para um não sentir a presença do outro.

O boi avistava a vaca, se aproximava, ficava por ali focinhando a terra, remoendo pedaços, mas nada que os fizesse dialogar com aqueles mugidos próprios dos animais. Com a vaca acontecia a mesma coisa. Ao cair da tarde, quando o sol vai deixando as sombras avermelhadas, quem estivesse ao longe podia claramente avistar aquelas duas imagens se sobressaindo na paisagem nua. Tão próximos e tão distantes.

Numa situação como tal, a lógica dos relacionamentos aponta uma aproximação. Ali estavam um boi e uma vaca, mas poderia ser um rapaz e uma moça. Ademais, a solidão e a tristeza eram sentidas a cada mugido, a cada mirar o horizonte, a cada passo que davam em busca de alguma coisa. A vaca, talvez carente, desejosa de companhia, de afago e calor, de amor; o boi na mesma situação, eis que novo, cheio de vitalidade, o parceiro ideal para qualquer fêmea ruminante.

A verdade é que ninguém sabe o que se passava na cabeça daqueles dois solitários. Com o ser humano já é difícil imaginar o que pensa e o que deseja, ainda mais complicado quando se trata de bicho. Mas inegável que possuem sentimentos, que desejam, que sabem buscar o melhor para cumprir seus destinos. Ora, se mugiam entristecidos, se mostravam olhares angustiados, também sentiam solidão e desejavam companhia. E bastava uma maior aproximação para o problema ser resolvido.


Um dia choveu e os dois acabaram debaixo do mesmo umbuzeiro. A vaca olhou no olho do boi, o boi fotografou o corpo inteiro da vaca. O boi logo imaginou algo e soltou um berro triste; a vaca mirou a chuva caindo, levantou a cabeça e mugiu desesperadamente. Gritos de tristeza, de solidão, de angústia. Depois deitaram bem próximos um do outro, com cada um exalando o cheiro de couro viçoso, certamente imaginaram coisas e depois adormeceram. Na vastidão enegrecida, enquanto a chuva caía, os dois sonhavam. Mas o que?

E a noite inteira chuvosa transcorreu entre sonhos indecifráveis. E apenas isso, sem mugido no ouvido, sem segredo revelado. Ao amanhecer, ainda chuviscando a vaca foi para um lado e o boi para o outro, mas a cada passo se viravam para se lançarem aqueles olhos cheios de indagações. Um dia a vaca jurou ter ouvido um berro com o seu nome; e o boi guardava certeza de ouvido ser chamado pelos berros da vaca. Mas nenhum foi confirmar junto ao outro.

Mas por que acontecer assim, quando os dois solitários bem que poderiam se unir, se enamorar, compartilhar aqueles momentos? Assim na vida dos bichos, assim na vida dos homens. Quando o destino quer não há solidão a dois que faça unir, não há desejo que seja despertado o suficiente para a mútua confissão. E mesmo enamorados, mesmo desejando uma proximidade maior, eis que os caminhos cuidam de afastá-los.

E por isso mesmo que tantas pessoas e bichos vivem nos descampados da solidão, ainda que estejam na multidão. Aquela vaca era tão bonita, aquele boi era tão garboso, mas não haveriam de deitar no mesmo leito debaixo do umbuzeiro. Ao menos ali o destino lhes reservara a solidão. Assim em todos os pastos e passos da vida.

Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com