Seguidores

segunda-feira, 7 de maio de 2018

DOIS CÃES DA COR DE CARAMELO?


Por Joel Reis

Ligeiro é um deles, provavelmente o primeiro que está de perfil. E o outro com o focinho virado para o Luiz Pedro, qual será o nome?

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1766069316791290&set=gm.813408918868054&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOTA DE PESAR!

Por José Mendes Pereira

Lamento profundamente o desaparecimento da violonista e nossa colega de profissão a professora "DAGMAR MARQUES". 

Você partiu para a casa do Senhor, mas todos nós iremos fazer esta viagem um dia. 

A estrada poderá ser diferente, Dagmar Marques, mas com certeza, o caminho será o mesmo.

Lamento não ter a sua foto.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

RÁDIO EMISSORA RURAL-WWW.AM730.COM.BR PROGRAMA NAS ASAS DA ASA BRANCA-VIVA LUIZ GONZAGA. TODO DOMINGO 7HS DA MANHÃ-JORNALISMO E IDENTIDADE CULTURAL.


Facebook na página do poeta, escritor pesquisador do cangaço e gonzaguiano Kydelmir Dantas



https://www.facebook.com/profile.php?id=100010681625071

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FEIRÃO DE LIVROS

Clerisvaldo B. Chagas, 7 de maio de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica 1.895

No período 1956-60, o mesmo prefeito que construiu a rodagem Carneiros – Riacho Grande, a Praça das Coordenadas, o Museu Histórico e de Artes, Dr. Hélio da Rocha Cabral de Vasconcelos, promoveu também a primeira feira de livros do município de Santana do Ipanema. Lembro-me ainda dos livros, espalhados defronte a Igrejinha de Nossa Senhora Assunção e adjacências, inclusive, do outro lado da rua e na esquina da bodega do Seu Oséias. Não recordo, porém, da finalidade e dos critérios. Tempos depois, nós, os alunos do então Ginásio Santana, promovemos a nossa. Não havia autores presentes. A finalidade talvez fosse arrecadar fundos para realizar excursões, estimular a leitura e fortalecer o intercâmbio livresco.
FOTO: (PROGRAMA LIVRO ANDANTE - PE).

Cada aluno trouxe um ou mais livros, para trocar ou vender. A obra já  chegava à feira com o preço estipulado pelo aluno dono. E como o primeiro evento, também espalhamos os livros na frente e em ambos os lados da mesma igrejinha/monumento. Havia muitas edições antigas, mas que agradaram aos estudantes do Ginásio, a outros estudantes e ao povo em geral que prestigiava maciçamente a iniciativa ginasiana. Tanto o livro mais novo quanto o livro mais velho, tinham uma variação de preço pequena, sendo tudo barato e ao alcance de qualquer pessoa. Bem certo era que havia alguns professores por perto, mas a empolgação toda era dos alunos que negociavam suas relíquias comprando, vendendo, trocando como velhos feirantes.
Vendo, então, o exposto acima e sabendo que não são muitos os adeptos da leitura, vamos a uma proposta. Uma feira de livro gigantesca com todas as escolas do município. Cada aluno levaria seu livro ou livros para cadastrar e vender. Como a finalidade seria apenas estimular a leitura, cada livro seria vendido a um real ou coisa parecida numa tabela de preço máximo que não passaria de três reais. Todas as espécies de livros menos os nocivos à juventude poderiam ser apresentados recebendo etiqueta do preço. Os detalhes do comando da feira seriam imaginados na segunda fase.
Topa, compadre, a trabalheira?
Entendo.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OBA RESTAURANTE & PIZZARIA - MOSSORÓ/RN ADMINISTRADOR: RIBAMAR DE FREITAS.

Por Franci Dantas

OBA RESTAURANTE & PIZZARIA - MOSSORÓ/RN ADMINISTRADOR: RIBAMAR DE FREITAS. MEU LIVRO "FIOS DE PENSAMENTOS", INTEGRA O ESPAÇO CULTURAL DO OBA RESTAURANTE E PIZZARIA, IDEALIZADO PELO AMIGO, O EMPRESÁRIO RIBAMAR DE FREITAS.






Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CASA JOSÉ DE ALENCAR RECEBE O CARIRI CANGAÇO FORTALEZA 2018

Por Manoel Severo

O segundo dia de Cariri Cangaço Fortaleza teve como anfitriã a Universidade Federal do Ceará - UFC. Nas dependências da Casa José de Alencar, no bairro Alagadiço Novo em Fortaleza, os convidados do evento tiveram a oportunidade de conhecer um dos mais significativos e importantes equipamentos turísticos do Ceará, berço do principal ícone da literatura cearense, o escritor José Martiniano de Alencar, nascido aqui em maio de 1829. José de Alencar, notável como escritor, foi o fundador do romance de temática nacional, autor do célebre romance Iracema e patrono da cadeira fundada por Machado de Assis na Academia Brasileira de Letras.

Casa de José de Alencar, situada no Sítio Alagadiço Novo, foi adquirida em 1965 pela Universidade Federal do Ceará (UFC), durante gestão do Reitor Antonio Martins Filho. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), preserva, promove e difunde a obra do grande romancista cearense. Além das ruínas arqueológicas e da edificação histórica, o conjunto arquitetônico abriga a Pinacoteca Floriano Teixeira, a Biblioteca Braga Montenegro, o Museu Artur Ramos e a Coleção Luísa Ramos. O Centro de Treinamento Prof. Martins Filho atende à UFC e a outras instituições públicas e privadas.
Archimedes Marques e a Exposição Cangaço em Papel Machê
Poeta Geraldo Amâncio e Daniel Walker
 Poeta e xilogravurista Nonato Araujo
Cecília do Acordeon e Nonato Araujo
 Nando Poeta do Rio Grande do Norte
Paulo de Tarso, o poeta de Tauá
Rita Pinheiro a Garimpeira da Cultura, Manoel Severo e a "saia que vai rodar o mundo"... 
Francine Maria e Lili Conceição
No bosque que dá acesso a entrada do auditório principal da Casa José de Alencar os convidados foram recebidos com uma espetacular feira de cordéis, xilogravuras, livros, cds, gravuras, fotos, artesanatos e uma exposição de obras em papel machê, retratando figuras da historiografia cangaceira do artista plástico sergipano Archimedes Marques. Além de Archimedes Marques nos deram o prazer de estarem expondo na grande festa do Cariri Cangaço os espetaculares artistas Nonato Araujo, Edson Oliveira, Pedro Sampaio, Geraldo Amâncio, Leopoldo Kavisner, Francisco de Assis AS, Paulo de Tarso, Ivonete Morais, dentre outros.

Pedro Lucas, Cecília do Acordeon, Deisielly do Acordeon e Pedro Popoff na abertura do segundo dia de Cariri Cangaço em Fortaleza
 Pedro Mota Popoff e o lançamento de seu cordel no Cariri Cangaço Fortaleza
 Quirino Silva e o Cariri Cangaço Fortaleza na Casa José de Alencar

A abertura do segundo dia teve como primeira apresentação o lançamento de cordel por parte do pequeno e talentoso Pedro Mota Popoff, menino do cordel e do baião, apaixonado por nordeste, Lampião e Luiz Gonzaga, logo seguido pelas apresentações nas sanfonas de Cecília do Acordeon, Deisielly do Acordeon, e ainda Francine Maria e Pedro Lucas Feitosa, o baião tomou conta do berço de Alencar.

Nesta mesma manhã a SBEC-Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, representada pelo presidente Benedito Vasconcelos, fez a entrega da Comenda Alcino Alves Costa a tres personalidades que se destacam pela defesa da pesquisa do cangaço no Brasil; a ilustre comenda foi concedida ao presidente do GPEC, pesquisador Narciso Dias, a filha dos ex-cangaceiros, Moreno e Durvinha, Neli Conceição e ao pesquisador paraibano, Wescley Rodrigues.

 Manoel Severo, Narciso Dias e Benedito Vasconcelos: Comenda da SBEC
Juliana Pereira que recebeu a comenda em nome de Wescley Rodrigues das mãos de Cristina Couto e Benedito Vasconcelos 
Lili Conceição, Professor Pereira e Benedito Vasconcelos
 Alcino Alves Costa, Patrono da Comenda da SBEC
Narciso Dias e Wescley Rodrigues

Em seguida o Conselho Curador conferiu ao diretor da Casa José de Alencar - UFC, professor Frederico Pontes, o Diploma de "Amigo do Cariri Cangaço", em suas palavras o professor Fred Pontes ressaltou o espetacular trabalho desenvolvido pelo Cariri Cangaço e pela grandeza do empreendimento, "então é uma grande satisfação receber ao meu amigo e irmão Severo e todo o Cariri Cangaço aqui na Casa José de Alencar" finaliza Fred Pontes.

Ingrid Rebouças e professor Frederico Pontes

A manhã do segundo dia de Cariri Cangaço Fortaleza teve ainda o lançamento do segundo volume de Lampião e o cangaço na Historiografia de Sergipe pelo escritor Archimedes Marques, que lembrou: "neste segundo volume passeamos sobre a estada, a passagem, a vida das cangaceiras naqueles inóspitos tempos, suas dores e seus amores nas guerras do cangaço e também após esse tempo para aquelas sobreviventes. A história de Carira, seus arruaceiros, seus bandoleiros, seus pistoleiros, os cangaceiros e policiais que por ali atuaram, também é minuciada e melhor estudada com a participação inequívoca de historiadores locais de renome que remontam esse tempo.Laranjeiras, a histórica e linda Laranjeiras dos amores e horrores, não poderia ficar de fora, pois além de tudo, há a grande possibilidade de Lampião ali ter pisado, até mais de uma vez, para tratamento do seu olho junto ao médico Dr. Antônio Militão de Bragança. Nesse sentido a história, a ficção e as suposições se misturam para melhor compreensão do leitor."

 O auditório principal da UFC- Casa José de Alencar recebeu o segundo dia de 
Cariri Cangaço Fortaleza 2018
Ingrid Rebouças e Aderbal Nogueira

A primeira conferência do dia teve como tema principal Coronelismo e sua Capilaridade Histórica com a professora mestra da Universidade Regional do Cariri - URCA, Fátima Pinho, que numa apresentação magistral proporcionou a todos um olhar lucido sobre o fenômeno do coronelismo brasileiro e nordestino, passando pelos mais variados conceitos históricos e a visão da imprensa sobre esse importante recorte da vida e da história de nossos rincões.

Professora Fátima Pinho e o Coronelismo no Cariri Cangaço Fortaleza 2018
 Manoel Severo e Fátima Pinho; Coronelismo e Padre Cícero na imprensa...
"Brilhante conferencia - CORONELISMO E SUA CAPILARIDADE HISTÓRICA, proferida por Fátima Pinho, professora da Universidade Regional do Cariri (URCA), campus do Crato-CE e doutoranda pela Universidade Federal Fluminense (UFF), que também trouxe o tema PADRE CÍCERO NA IMPRENSA. O conteúdo começou a ser exposto pelo conceito de coronelismo, referenciado nas obras de Víctor Nunes Leal, Maria Isaura Pereira de Queiroz, José Murilo de Carvalho, Joaryvar Macedo, além de Outros; o fenômeno contemplado na literatura, e, até o coronelismo local, onde foi destacado o contexto de atuação de Padre Cícero no Cariri cearense". Pesquisador Carlos Alberto, Natal -RN

coronelismo continuou como a tônica forte da manha do Cariri Cangaço na Casa José de Alencar. Após a brilhante conferência da professora Fátima Pinho, o Conselho Curador prestou uma das mais justas homenagens da comunidade que pesquisa temas nordestinos; foi conferido ao pesquisador e escritor Joaquim Lobo de Macedo, Joaryvar Macedo, o Título de Personalidade Eterna do Sertão, honraria entregue pelos Conselheiros Bosco André e Cristina Couto, recebida pelas mãos de sua esposa, dona Rosalba Macedo, o genro Hélio Santos e as netas Ana e Clara. 

 Conselheiros Cariri Cangaço, Cristina Couto e Bosco André: 
Homenagem a Joaryvar Macedo
 Dona Rosalba Macedo recebe o Diploma em nome da família
Hélio Santos, genro de Joaryvar Macedo, fala em nome da família do homenageado

"Sem nenhuma dúvida, foi Joaryvar Macedo uma das personalidades mais ilustres das letras cearenses e um dos mais eruditos historiadores do Ceará, cuja formação histórica pesquisou com a argúcia e o devotamento de um beneditino. Em todos os seus trabalhos de pesquisa Joaryvar Macedo primou por um estilo eloquente. E sempre que expendiu juízos em torno de fatos históricos ele o fez com a melhor clareza de raciocínio. A sua linguagem literária revela-se, em todo o seu percurso, recheada de filamentos retóricos, demonstrando-nos o seu autor possuir a dotação de um clássico, sendo ele um moderno." Poeta e escritor Dimas Macedo
O final da manhã marcou outro sensacional momento do Cariri Cangaço Fortaleza que teve como protagonista o professor Francisco Pinheiro, com uma apresentação sobre as Fontes para a Historia do Ceará Colonial; trabalho capitaneado por sua equipe e que reside na transição da documentação do arquivo histórico ultramarino período 1619-1825Com uma apresentação precisa e cheia de detalhes, Pinheiro nos transportou, através de vasta documentação manuscrita; objeto de sua pesquisa; aos idos do cotidiano dos anos 1600, 1700 e 1800. 

Eram transcrições de vários atos da sociedade da época, retratando entre outros: Nomeações para cargos na Colônia, atos da igreja e até inquéritos policiais. "Há uma vasta documentação neste nosso trabalho que talvez ajude os pesquisadores do tema , principalmente documentos entre os séculos XVIII e XIX" revela o professor Pinheiro.

 Manoel Severo e Professor Pinheiro no Cariri Cangaço Fortaleza 2018
Professor Pinheiro recebe das mãos de Jonas Luiz da Silva, de Icapuí, 
seu Diploma do Cariri Cangaço

O almoço aconteceu no próprio restaurante da Casa José de Alencar; sob o comando da cozinha de dona Ana Célia; os convidados do Cariri Cangaço provaram das mais deliciosas iguarias da culinária cearense e nordestina. "Severo vocês arrebentaram a boca do balão com este maravilhoso cardápio, valeu cara !" festejou uma entusiasmada Luitgarde Barros. "Tudo foi feito com muito amor e carinho para receber os convidados do Cariri Cangaço, que bom que todos gostaram." comemora a dama da cozinha regional, Ana Célia. 

A tarde recomeçou com apresentações artísticas de peso; genuínas representações da verdadeira alma nordestina: os talentosos paraibanos Quirino Silva e Célia Maria em apresentação de Virgulino e Maria Bonita, a esplendida garimpeira da cultura, baiana Rita Pinheiro e a Vida Dura do Sertãoencantando a todos com uma arte intrigante, reflexiva e de atitude e por fim o toque infantil da alma sertaneja com a apresentação de Francine Maria, com direito a um dueto ao lado da espetacular pesquisadora Luitgarde Barros.

 Os geniais e talentosos Quirino Silva e Célia Maria no Cariri Cangaço Fortaleza 2018
 A Garimpeira da Cultura, Rita Pinheiro: Arte reflexiva e de atitute
 Francine Maria e Luitgarde Barros; o encontro de gerações e talentos do sertão

O renomado jurista Paulo Quezado foi o primeiro conferencista da tarde. Com uma temática polêmica e arrebatadora, Quezado nos levarias às terras do Vale do Salgado e ao município de Aurora. Ali tendo como protagonista o Sítio Coxá , suas minas de ouro e a Ordem Santa Cruz; dos penitentes, e Virgulino Ferreira da Silva. A conferência Lampião Decurião:Mito e Mistério , traz a incrível historia da iniciação do rei do cangaço à Ordem do Penitentes da Santa Cruz e sua Baraúna Sagrada. 

 Paulo Quezado e "Lampião Decurião"
Paulo Quezado e Manoel Severo no Cariri Cangaço Fortaleza 2018 
"No século XIX, a Ordem Santa Cruz, já estava bem consolidada na região do cariri, principalmente, nas cidades de Barbalha e Aurora ainda vila, com a ameaça de bandoleiros pagãos, não restou alternativa senão convidar o simpático da Ordem o irmão Lampião, ainda como postulante dos votos sacros da Igreja Rural Laica no Cariri. Com a chagada do aspirante, nós da ordem achamos por bem fazer a iniciação, o que foi feito no dia 3 de junho, 1927 na Braúna Santa – Aurora-CE - presentes solenidade litúrgica os Irmãos Izaias Arruda, Massilon Leite, Zé Cardoso e outros, bem como todas as foranias do cariri." Luiz Domingos de Luna-  http://lavrasce.blogspot.com.br/

Professora Rúbia Lóssio: Aplicativo sobre o Cangaço

A apresentação do aplicativo Lampião Herói ou Bandido, tendo a frente os professores Rúbia Lóssio, Herlon Cortez e Renata Kallina ; todos da Universidade Leão Sampaio de Juazeiro do Norte - Ceará, dos cursos de Serviço Social e Análises de Sistemas; foi apresentado na mesma tarde para o público presente ao Cariri Cangaço Fortaleza pela professora Rúbia Lóssio e o estudante de tecnologia Hiago Fernandes, que fizeram uma exposição dos principais objetivos e da metodologia para a construção do referido aplicativo para Smartfones."A ideia do aplicativo é unir tecnologia , educação e história, sabemos que é um grande e ousado desafio por isso seria vital a parceria do Cariri Cangaço e dos pesquisadores, para construirmos algo inovador e responsável" completa Rúbia Lóssio. 

 Rúbia Lóssio professora da UniLeão, Juazeiro do Norte
"O aplicativo vai ter um bonequinho; tipo avatar; de Lampião e a ideia é que as crianças possam ir montando toda a roupa e indumentária do personagem e a cada peça que será colocada aparecem links de imagens, textos, enfim, que possam ir elucidando a historia do cangaço nordestino" Hiago Fernandes.

Manoel Severo e Bosco André: Missão Velha e os Terésios chegam 
fortes ao Cariri Cangaço

O portal do Cariri, terra dos Terésios; Missão Velha, se fez presente em grande estilo na tarde do segundo dia de Cariri Cangaço Fortaleza, com o lançamento da obra do memorialista, pesquisador e escritor João Bosco André. Documentos para a História de Missão Velha, resultado de 48 anos de pesquisa do mestre caririense nos traz "as raízes da gleba, dados do município, formação administrativa e religiosa, evolução política, o poder da roça, geografia rural, lampião pelas terras de Missão Velha, filhos ilustres, destaques no campo da saúde e da educação, pioneirismo na indústria, etc, dividido em 17 capítulos e mais de 300 páginas." Uma obra prima não só sobre Missão Velha, mas sobre toda agênese do próprio cariri e sul cearense.

Bosco André nos trouxe com muita propriedade histórias espetaculares dos principais expoentes do coronelismo do sul cearense, Coronel Santana, Joca do Brejão, Izaias Arruda, Senhor Dantas, Edson Olegário, foram alguns personagens presentes a conferência de Bosco no Cariri Cangaço Fortaleza 2018. 

A última conferência da tarde teve o professor, poeta e escritor de Quixeramobim Bruno Paulino, lançando seu livro Pequenos Assombros. Bruno Paulino brindou ainda aos convidados do Cariri Cangaço Fortaleza com um olhar diferenciado sobre Antônio Vicente Mendes Maciel; o Conselheiro; a partir de sua terra natal, o município de Quixeramobim no sertão central cearense. 

 Bruno Paulino e a parceria para o Cariri Cangaço chegar ao berço de Conselheiro: Quixeramobim
"A GUERRA DE CANUDOS NARRADA PELOS SERTÕES, "A Gaiola de Ouro", de Euclides da Cunha, esplanada por Bruno Paulino, de Quixeramobim-CE. O jovem e talentoso Professor destacou a importância d'Os Sertões na narrativa da Guerra de Canudos, a atuação de Antônio Conselheiro a partir da Terra Quixeramobinense, a visão dos cordelistas, etc. O Livro Os Sertões, também conhecido por "A Gaiola de Ouro", nas palavras de José Calasans. E no final um excelente debate." Pesquisador Carlos Alberto, Natal-RN
Manoel Severo e professor Bruno Paulino: Conselheiro Vivo !
Barros Alves e o legado de Conselheiro
Luitgarde Barros

Conselheirista assumido, Bruno Paulino é o próprio entusiasmo quando se trata de reverenciar a memória e o legado do ilustre conterrâneo, um dos ícones do messianismo nordestino. Paulino é um dos organizadores do movimento Conselheiro Vivo que acontece anualmente em Quixeramobim. "A ideia é aproximarmos o Cariri Cangaço ao movimento Conselheiro Vivo e fazermos um grande evento no sertão central, em Quixeramobim unindo ainda mais a verdadeira alma nordestina" acentua Manoel Severo. A apresentação do professor Bruno Paulino ainda contou com a luxuosa contribuição dos pesquisadores Barros Alves, Carlos Alberto e Luitgarde Barros.

"Hoje, Quixeramobim tem o evento Conselheiro Vivo, que envolve escolas e movimentos sociais e rememora a vida do beato, no dia 13 de março, feriado na cidade. Conselheiro ensina que o sertão é possível" afirma Bruno Paulino. 

O sol se pondo anunciava o encerramento do segundo e precioso dia de Cariri Cangaço Fortaleza 2018. Os bosques da Casa de José de Alencar recebiam agora os convidados para o mais autêntico café sertanejo com muita tapioca, cuscuz, bolo de milho, canjica e pé de moleque. "Ora o Severo colocou na programação um tal de coffee break, mas tá na hora mesmo é da merenda !!!" reclamavam os vaqueiros da história.

Cariri Cangaço Fortaleza
Segundo dia, Auditório da UFC 
Casa José de Alencar
Sexta-Feira, 27 de abril de 2018

Imagens imorredouras do Cariri Cangaço 
na Casa José de Alencar - UFC
  


As fronteiras de gerações são rompidas e se encontram na verdadeira e preciosa essência da Alma Nordestina...


O berço do maior de todos; José de Alencar; recebe o Cariri Cangaço Fortaleza 2018 !


Cariri Cangaço Fortaleza
Segundo dia, Auditório da UFC 
Casa José de Alencar
Sexta-Feira, 27 de abril de 2018

https://cariricangaco.blogspot.com.br/2018/05/casa-jose-de-alencar-recebe-o-cariri.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com