Seguidores

terça-feira, 24 de setembro de 2024

ASCRIM/ACADEM PRESIDÊNCIA – CONFIRMAÇÃO E RETRANSMISSÃO DO CONVITE À “SESSÃO SOLENE DA AMOL EM HOMENAGEM AOS 36º ANIVERSÁRIO !

 1481522002230_PastedImage

  - REENVIADO  A  PEDIDOS -

ASCRIM/ACADEM PRESIDENCIA – CONFIRMAÇÃO E RETRANSMISSÃO DO CONVITE À “SESSÃO SOLENE DA AMOL EM HOMENAGEM AOS  36º ANIVERSÁRIO !
   MOSSORÓ-RN, 11 de SETEMBRO de 2024 - OFÍCIO. Nº 030/2024.
  ‘RECEBES ESTE EXPEDIENTE PORQUE A ASCRIM O(A)VALORIZA E RESPEITA, PELO ALTO NÍVEL DE QUEM TEM O PRESTÍGIO DE SER ASSIM CONSIDERADO(a)!         
REVERENCIAL DO PRESIDENTE E VICE-PRESIDENTA EXECUTIVOS DA ASCRIM ” ! APRAZ-NOS, CIENTIFICAR, COM NOTÁVEL DESTAQUE QUE A AMOL CUMPRE O SEU PAPEL NAS QUADRATURAS DE TODO O UNIVERSO CULTURAL DO ESTADO RN, AMPLIANDO SEU RENOME IDÔNEO NO BRASIL E NO MUNDO, ATRAVÉS DO INCANSÁVEL PRESIDENTE EXCELENTÍSSIMO DR. ELDER HERONILDES DA SILVA, INTERNACIONALMENTE RECONHECIDO – POR SINAL ANIVERSARIANTE ESTE MÊS, - PARA QUEM INVOCAMOS DEUS PERMITA DERRAMEM-SE SOBRE ELE BENÇÃOS DE PAZ E SAÚDE JUNTO A AMIGOS E FAMILIARES, REPITAM-SE POR MUITOS E SAUDÁVEIS ANOS DE VIDA - CONDUZINDO A BANDEIRA DESSA ACADEMIA, RECONHECIDAMENTE – O BERÇO DE TODAS AS INSTITUIÇÕES CONGÊNERES MOSSOROENSES – ALÉM DE COM PULSO FIRME A TOCHA TRANSCENDENTE DOS FEITOS AMOLEANOS, CLARO, HOJE CAPITANEADA COM A MESMA DESENVOLTURA E DINÂMICO FERVOR PELO ACADÊMICO, ESCRITOR MOSSOROENSE, ANTONIO FILEMON RODRIGUES PIMENTA, AMBOS OS CITADOS INTEGRAM O CORPO SOCIAL ASCRIM – FATO QUE MUITO NOS ORGULHA –. O SEGUNDO ATUALMENTE EXERCENDO A FUNÇÃO DE PRESIDENTENTE EM EXERCÍCIO DA AMOL ! CLARO, INDUBITAVELMENTE, ENALTECEMOS O VIGOR DA ACADÊMICA TANIAMÁ VIEIRA DA SILVA BARRETO, INSIGNE PRESIDENTE DA ALAM(MARTINS-RN), TMB OBSTINADA NAS LIDES CULTURAIS, DESTAQUE EM EXPERIÊNCIAS VALIOSAS NA PRESIDÊNCIA DA AFLAM ! A CULTORA ACADÊMICA TANIAMÁ FARÁ O DIRCURSO EM NOME DA AMOL, ALUSIVO AOS 36 ANOS, ALÉM DA HOMENAGEM A ERIBERTO MONTEIRO, COM O PRONUNCIAMENTO DO ACADÊMICO ANTONIO CLÓVIS VIEIRA. AMBOS OS ESCRITORES ERIBERTO E CLOVIS, PROFESSAM A CULTURA, O PRIMEIRO, FERVOROSAMENTE A LITERACIA E, O SEGUNDO EXERCITA ARTE DE REPÓRTER CULTURAL ! HONRA-NOS DIZER QUE O TRIO DE ESCRITORES SUPRAMENCIONADOS INTEGRAM O CORPO SOCIAL ASCRIM ! O EVENTO ACONTECERÁ NO DIA: 25/09/2024 (QUARTA-FEIRA) HORA: 18H. LOCAL: PALÁCIO CULTURAL ACADÊMICO MILTON MARQUES DE MEDEIROS- PCAMMM. ENDEREÇO: RUA CLEODON ALMEIDA, Nº 100, ABOL. II MOSSORÓ– RN .
É PRAXE DESTA PRESIDÊNCIA, QUANDO OFICIALMENTE CONVIDADO/COMUNICADO (VIA EPISTOLAR OU ELETRÔNICA), TEMPESTIVAMENTE(3 DIAS CORRIDOS), DIGNAR-SE RESPONDER, EM TEMPO HÁBIL, ÀS ECLÉTICAS MENSAGENS  DO(A)S ENTUSIASTAS CULTURAIS, EXEMPLO QUE NOTABILIZA O VIÉS DE UM(A)  INTELECTUAL CORRESPONDER A ESSE ECLETISMO, PORQUE SABE A DIFERENÇA ENTRE O LIAME DA PARTILHA E DO PRESTÍGIO QUE ASCENDE E CRESCE, NO INTERCÂMBIO DOS QUE RESPEITAM OS ABNEGADOS DEFENSORES DA CULTURA MOSSOROENSE.  
    DESTA FORMA, AGRADECENDO A(O) EXCELENTÍSSIMO(A) DR ANTONIO FILEMON RODRIGUES PIMENTA M.D. PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DA “ACADEMIA MOSSOROENSE DE LETRAS-AMOL, PELO ESPECIAL CONVITE, DESTACA-SE ATRIBUIR MESMO VALOR DE PARTILHA, DIZENDO QUE É UMA GRANDE HONRA PARTILHAR DO SUCESSO DESSE MAGNO EVENTO, NOS FAREMOS REPRESENTAR, OFICIALMENTE À:
SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO  36º ANIVERSÁRIO DA AMOL, OCASIÃO EM QUE A ACADÊMICA TANIAMÁ VIEIRA DA SILVA BARRETO DISCURSARÁ EM NOME DA INSTITUIÇÃO. NO MOMENTO OCORRERÁ UMA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA SOBRE OS 36 ANOS DA AMOL E HOMENAGEM A ERIBERTO MONTEIRO, COM O PRONUNCIAMENTO DO ACADÊMICO ANTONIO CLÓVIS VIEIRA. DIA: 25/09/2024 (QUARTA-FEIRA) HORA: 18H. LOCAL: PALÁCIO CULTURAL ACADÊMICO MILTON MARQUES DE MEDEIROS- PCAMMM. ENDEREÇO: RUA CLEODON ALMEIDA, Nº 100, ABOL. II MOSSORÓ– RN
     PORTANTO, REPASSO O ASSUNTO DO ALVO CONVITE(ANEXO) DE IGUAL MODO, POR CÓPIA,  AS EXCELENTÍSSIMAS AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS,  ACADÊMICOS DA ASCRIM E POTENCIAIS CANDIDATOS A ACADEMICOS DA ASCRIM E ACADEM, ILUSTRES PRESIDENTES DE ENTIDADES CULTURAIS E DIRIGENTES DE INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS, GOVERNAMENTAIS, PÚBLICAS, PRIVADAS E MAÇÔNICAS,  JORNALISTAS E COMUNICADORES, POR SER DO INTERESSE, CLARO, DOS MESMOS, TOMAREM CONHECIMENTO E DIGNAREM-SE, DO SEU MISTER, CONFIRMAR SUAS PRESENÇAS, JUNTAMENTE COM AS EXCELENTÍSSIMAS FAMÍLIAS CONSORTES.    
    NESTA SINTONIA, UM CONVITE PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CULTURAIS E A CONFIRMAÇÃO, INTERCAMBIADOS ENTRE PARTICIPANTES E ENTIDADES SINGULARES, MERECE E FUNCIONA COMO UM “FEEDER”, EVIDENTE, REPASSADO A TODOS OS ACADÊMICOS E INTEGRANTES DE SEUS CORPOS ADMINISTRATIVOS/SOCIAIS, PELO SEU PRÓPRIO DIRIGENTE, CUJO ESSE FEEDBACK ALIMENTA, NATURALMENTE O FERVOR E A CONSIDERAÇÃO EM QUE SINGRAM OS INTELECTUAIS E SERVIDORES   DESSAS PLÊIADES.  
      CONVOCANDO OS ACADÊMICOS DA ASCRIM E ACADEM PARA ESSE MAGNO EVENTO, COMUNICO, AOS QUE COMPARECEREM E SE IDENTIFICAREM COMO TAIS NA SESSÃO SOLENE SUPRAMENCIONADA, DEVEM DIGNAR-SE CUMPRIR, NO QUE FOR POSSÍVEL, O RIGOR OBRIGATÓRIO ESTATUTÁRIO DE USO DO UNIFORME OFICIAL (VESTE TALAR), CONSOANTE NORMA ESTATUTÁRIA, ATRIBUTO DIGNITÁRIO DO DECORO INTELECTUAL E ORGULHO DA MORAL QUE ASSIM OS IDENTIFICA, ENTRE OS PARES, EM ATIVIDADES CULTURAIS DESSA GRANDEZA.  
NA OPORTUNIDADE, ENFATIZAMOS NOSSO CONTÍNUO INCENTIVO DE RECONHECIMENTO E DE ELEVADA ESTIMA E DE ALTA CONSIDERAÇÃO ÀS INSTITUIÇÕES CULTURAIS E CONGÊNERES DE MOSSORÓ, DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE E DO BRASIL, A EXEMPLO DA AMOL, SEMPRE SE PREOCUPADA EM PROMOVER ATIVIDADES NOTABILIZADAS PELA ÊNFASE CULTURAL, EM DEFESA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO SEU POVO, EMBASADO NAS PERSPECTIVAS DE PROGRESSO ECONÔMICO E SOCIAL DO PAÍS ! 
SAUDAÇÕES ASCRIMIANAS,
FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO 
-PRESIDENTE EXECUTIVO DA ASCRIM ACADEM- 
MARIA GORETTI ALVES DE ARAÚJO 
-PRESIDENTA EXECUTIVA INTERINA DA ASCRIM- 
P.S.: 1. CONSIDERANDO A ESSÊNCIA DA HUMANIDADE INTELECTUAL, INSERIDA NA REPRESENTATIVIDADE DE TODOS SEGMENTOS SOCIAIS ABAIXO RELACIONADOS, ENCAMINHA-SE ESTA CÓPIA ORIGINAL, EM CARÁTER PESSOAL DIRETO AOS  INSIGNES DIGNITÁRIOS: 
P.S.-2): EVENTUALMENTE – EM RESPOSTA À TRANSMISSÃO DE CONVITE - RECEPCIONAMOS MENSAGENS QUE NOS SÃO ENVIADAS PELOS SIGNATÁRIOS DOS EMAILs DESTINATÁRIOS, AS QUAIS ENVIAMOS PARA OS PATROCINADORES DOS EVENTOS, ATRAVÉS DO NOSSO MALOTE DIGITAL OFICIAL DA ASCRIM-MADA .  
P.S.-3): ESTA É UMA CÓPIA ORIGINAL, ENCAMINHADA, OFICIALMENTE, EM CARÁTER PESSOAL DIRETO PARA O(A)S:  
EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES GOVERNAMENTAIS, JURÍDICAS, MAÇONICAS E MILITARES.   
REVERENDÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES RELIGIOSAS.  
MAGNÍFICOS REITORES E AUTORIDADES DE UNIVERSIDADES.  
EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES E INSTI
TUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS.  
EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES CULTURAIS E INSTITUIÇÕES CONGENERES.  
ILUSTRÍSSIMO(A)S DIRIGENTES DE INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS, EDUCACIONAIS E DE CIDADANIA.  
ILUSTRÍSSIMO(A)S JORNALISTAS E COMUNICADORES.  
ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM ACADEM.  
POTENCIAIS CANDIDATO(A)S A ACADÊMICO(A) DA ASCRIM ACADEM
CONVITE

A Academia Mossoroense de Letras – AMOL tem a
honra de convidar Vossa Senhoria e família para a Sessão
Solene em homenagem ao seu 36o aniversário, ocasião em
que a acadêmica Taniamá Vieira da Silva Barreto
discursará em nome da Instituição. No momento ocorrerá uma Exposição Fotográfica
sobre os 36 anos da AMOL e homenagem a Eriberto
Monteiro, com o pronunciamento do acadêmico Antonio
Clóvis Vieira. Dia: 25/09/2024 (quarta-feira)
Hora: 18h. Local: Palácio Cultural Acadêmico Milton Marques de
Medeiros - PCAMMM. Endereço: Rua Cleodon Almeida, no 100, Abol. II Mossoró

– RN

Antonio Filemon Rodrigues Pimenta
Presidente em Exercício da AMOL

De: ACADEMIA AMOL <amolacademia@gmail.com>
Enviado: quarta-feira, 11 de setembro de 2024 08:20
Assunto: ANIVERSÁRIO AMOL
 
Solicitamos confirmação de presença

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


SUSPEITO DO ASSASSINATO DE DELMIRO GOUVEIA EM SÃO CAETANO DO NAVIO

Por Sertão História do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=1LVjaX1NjXQ&ab_channel=SERT%C3%83OHIST%C3%93RIADOCANGA%C3%87O

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OS TIROS QUE MATARAM DELMIRO GOUVEIA

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=xgW6rpP8rF8&ab_channel=Canga%C3%A7oAderbalNogueira

Assista nesse primeiro vídeo da série sobre Delmiro Gouveia quem foram os homens que participaram de seu assassinato.
Esse vídeo não é um documentário, é apenas um relato do Sr. Celso Rodrigues para os pesquisadores Antônio Amaury e João de Sousa Lima.
ERRATA: O Sr. Zé Gomes de Sá, citado no vídeo, não era "corretor", e sim "coletor" (coletor de impostos) Seja membro deste canal e ganhe benefícios:    / @cangacoaderbalnogueira   Link desse vídeo:    • Os tiros que mataram Delmiro Gouveia  

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OS MISTÉRIOS DA TRAMA E MORTE DE DELMIRO GOUVEIA

 Olho no Olho...

Por Gilmar Teixeira.

Pesquisador Gilmar Teixeira

No ano de 2008 iniciei um projeto para realizar um documentário sobre a Usina Hidroelétrica do Angiquinho, encomendado pela Fundação Delmiro Gouveia, que administra o sítio histórico. Durante a organização do acervo histórico enviado de várias partes do Brasil e do mundo, como objetos, jornais, cartas, livros, vídeos e fotografias, tive acesso a algumas informações sobre o assassinato do empresário Delmiro Gouveia, que ocorreu em 1917.

Como historiador e pesquisador do cangaço deparei-me com algumas informações até então desconhecida de todos as literaturas que havia tido acesso. Não que os historiadores do cangaço e biógrafos de Delmiro Gouveia tenham se omitido aos fatos, mas diga-se que os mesmos não tiveram em seu tempo a reunião destas informações como foi a mim oportunizado. E foi destas revelações, obscurecidas pela pouca preocupação no nosso país em preservar a história, que resolvi escrever este livro, fruto da pesquisa e do amor pela cultura e memória do sertanejo.

Pois bem. Ao ler uma matéria do jornal carioca Última Hora que fez a cobertura da saída da prisão do principal acusado e sentenciado pelo assassinato de Delmiro, o pistoleiro Róseo, que concedeu entrevista ao impresso. Na entrevista destacou que quando foi a Água Branca-AL fazer o acerto para assassinar Delmiro, já estavam lá os cangaceiros Luiz Pedro e Sebastião Pereira na casa da baronesa Dona Joana Vieira Sandes de Siqueira Torres, prontos para matar o empresário da Pedra. Porém, antes do serviço os mesmos são mandados para Sergipe para fazer um serviço para o Coronel Neco de Propriá, mas chegando lá o serviço é suspenso e ficam por lá trabalhando na usina do coronel.

Como pesquisador do cangaço imediatamente liguei os nomes dos dois cangaceiros citados por Róseo, e através de uma foto tirada na cidade da Pedra, datada de 1917 (ano da morte de Delmiro)...

eram eles Sinhô Pereira e seu primo Luiz Padre; Sinhô foi o chefe de Lampião. A foto em questão foi a única foto destes dois cangaceiros que se tem registro.

Continuando a pesquisa, descubro que os dois cangaceiros são primos do Capitão Firmino, e estiveram hospedados em sua fazenda na Pedra-AL, que havia sido vendida a Delmiro. Não por coincidências os dois cangaceiros saem em fuga para o Estado de Goiás na companhia de Zé Gomes, cunhado de Firmino, logo após o assassinato. O compadre de Delmiro Cap. Firmino é então acusado de ser o mandante do assassinato do amigo, visto a relação com Gomes e sua fuga, e foi preso. A sua prisão e soltura rápida com a influência de Lionelo Iona, sócio de Delmiro, e membros da família Torres, revelou um grande complô, que esse livro, através de documentos, reportagens e fotos da época busca retratar quase um século depois, as motivações, encenações e tramas para o assassinato de Delmiro Gouveia.


Os fatos documentados apontam que membros da família Torres e Lionelo Iona orquestram uma trama espetacular, fazendo com que vários desafetos de Delmiro Gouveia se interessassem após uma reunião, por assassiná-lo, criando diversos álibis para os interesses escusos envolvidos neste crime. Partindo do princípio de que, realmente os assassinos foram os cangaceiros Luiz Pedro e Sebastião Pereira, a sequência dos fatos a seguir permitirão ao leitor identificar em meio aos fatos, o desenrolar deste mistério secular, tornando cada um dos leitores investigadores e, certamente, novos elementos serão revelados a cada leitura. Nesta investigação histórica deve ser observado pelos leitores as seguintes condições:

1.Lionelo Iona, sócio e administrador das empresas de Delmiro, que antes de sua morte deixa testamento, onde Iona seria o tutor da herança deixada para os filhos de Delmiro até completar a maioridade, além de um seguro onde eras beneficiários. Essa fortuna seria administrada por ele. Veja que os filhos de Delmiro eram crianças na época, então imagine quanto tempo o mesmo teria até passar o controle aos herdeiros. Quando finalmente os filhos assumem os bens, depois de anos, Iona volta rico para Itália.

2.A família Torres tem seu poder político na região ameaçado pela presença forte de Delmiro que detém grande poder econômico e influência política. Os Torres participam e influem no julgamento dos acusados, o Juiz era membro da família e facilita para os interessados a condenação dos réus.

3.O Capitão Firmino, amigo e compadre de Delmiro tem sua filha difamada na cidade por conta da sedução de sua filha por Delmiro, e fica responsável pela contratação dos cangaceiros já famosos no Pajéu, Sinhô Pereira que vem a ser chefe de Lampião depois dessa morte junto com seu primo Luiz Padre (pai do deputado federal Hagaus de Tocantins). Seu futuro genro falava para todo mundo que só voltava para casar com sua filha, se ele matasse Delmiro, após a morte ele retorna e se casa. O Cap. Firmino estava na hora do crime com Delmiro e usava uma camisa escura, pois Delmiro só usava branco isso facilitou o alvo, só Firmino viu os três assassinos. Por que três? Era a quantidade que interessava, mas foram cinco, pois dois davam cobertura aos executores.


4.Herculano Soares (fazendeiro) apanhou de Delmiro no meio da rua e prometeu vingança, foi ele juntamente com seu cunhado Luiz dos Anjos que deram cobertura aos criminosos a mando do Cap. Firmino, pois eram amigos e o capitão já havia morado por muitos anos em Água Branca, terra de Herculano.

5.Zé Gomes (cunhado do Cap. Firmino), além de adversário político de Delmiro, tinha uma grande rixa com o empresário que apoiava em Jatobá (hoje Petrolândia) seu inimigo político Lero, que veio a derrotá-lo em eleição para prefeito. Após o crime foge para Goiás na mesma data que os cangaceiros e, passa a morar na mesma cidade.

A partir dos fatos aqui relatados, onde muitas coincidências se tornam suspeitas, toda a relação entre estas famílias e a acusação recaindo sobre Rósea é possível perceber que caso esta história revelada hoje, houvesse sido na época do assassinato muitos interesses políticos econômicos, que perduram até hoje, teriam os rumos alterados. Outros nomes ainda podem ser incorporados a trama, mas ao fim se revela que Rósea não foi o único executor, nem tão pouco o Cap. Firmino o único interessado nessa morte.

Gilmar Teixeira
Pesquisador, escritor e documentarista
Feira de Santana - Bahia


NOTA CARIRI CANGAÇO: Essas e outras revelações polêmicas a cerca do assassinato do grande coronel do sertão, um dos maiores empreendedores do inicio do século XX, Delmiro Gouveia, na edição 2011 do Cariri Cangaço com o pesquisador e documentarista de Feira de Santana, Gilmar Teixeira.

http://cariricangaco.blogspot.com/2011/02/os-misterios-da-trama-e-morte-de.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO

     Por José Bezerra Lima Irmão

Diletos amigos estudiosos da saga do Cangaço.

Nos onze anos que passei pesquisando para escrever “Lampião – a Raposa das Caatingas” (que já está na 4ª edição), colhi muitas informações sobre a rica história do Nordeste. Concebi então a ideia de produzir uma trilogia que denominei NORDESTE – A TERRA DO ESPINHO.

Completando a trilogia, depois da “Raposa das Caatingas”, acabo de publicar duas obras: “Fatos Assombrosos da Recente História do Nordeste” e “Capítulos da História do Nordeste”.

Na segunda obra – Fatos Assombrosos da Recente História do Nordeste –, sistematizei, na ordem temporal dos fatos, as arrepiantes lutas de famílias, envolvendo Montes, Feitosas e Carcarás, da zona dos Inhamuns; Melos e Mourões, das faldas da Serra da Ibiapaba; Brilhantes e Limões, de Patu e Camucá; Dantas, Cavalcanti, Nóbregas e Batistas, da Serra do Teixeira; Pereiras e Carvalhos, do médio Pajeú; Arrudas e Paulinos, do Vale do Cariri; Souza Ferraz e Novaes, de Floresta do Navio; Pereiras, Barbosas, Lúcios e Marques, os sanhudos de Arapiraca; Peixotos e Maltas, de Mata Grande; Omenas e Calheiros, de Maceió.

Reservei um capítulo para narrar a saga de Delmiro Gouveia, o coronel empreendedor, e seu enigmático assassinato.

Narro as proezas cruentas dos Mendes, de Palmeira dos Índios, e de Elísio Maia, o último coronel de Alagoas.

A obra contempla ainda outros episódios tenebrosos ocorridos em Alagoas, incluindo a morte do Beato Franciscano, a Chacina de Tapera, o misterioso assassinato de Paulo César Farias e a Chacina da Gruta, tendo como principal vítima a deputada Ceci Cunha.

Narra as dolorosas pendengas entre pessedistas e udenistas em Itabaiana, no agreste sergipano; as façanhas dos pistoleiros Floro Novaes, Valderedo, Chapéu de Couro e Pititó; a rocambolesca crônica de Floro Calheiros, o “Ricardo Alagoano”, misto de comerciante, agiota, pecuarista e agenciador de pistoleiros.

......................

Completo a trilogia com Capítulos da História do Nordeste, em que busco resgatar fatos que a história oficial não conta ou conta pela metade. O livro conta a história do Nordeste desde o “descobrimento” do Brasil; a conquista da terra pelo colonizador português; o Quilombo dos Palmares.

Faz um relato minucioso e profundo dos episódios ocorridos durante as duas Invasões Holandesas, praticamente dia a dia, mês a mês.

Trata dos movimentos nativistas: a Revolta dos Beckman; a Guerra dos Mascates; os Motins do Maneta; a Revolta dos Alfaiates; a Conspiração dos Suassunas.

Descreve em alentados capítulos a Revolução Pernambucana de 1817; as Guerras da Independência, que culminaram com o episódio do 2 de Julho, quando o Brasil de fato se tornou independente; a Confederação do Equador; a Revolução Praieira; o Ronco da Abelha; a Revolta dos Quebra-Quilos; a Sabinada; a Balaiada; a Revolta de Princesa (do coronel Zé Pereira),

Tem capítulo sobre o Padre Cícero, Antônio Conselheiro e a Guerra de Canudos, o episódio da Pedra Bonita (Pedra do Reino), Caldeirão do Beato José Lourenço, o Massacre de Pau de Colher.

A Intentona Comunista. A Sedição de Porto Calvo.

As Revoltas Tenentistas.

Quem tiver interesse nesses trabalhos, por favor peça ao Professor Pereira – ZAP (83)9911-8286. Eu gosto de escrever, mas não sei vender meus livros. Se pudesse dava todos de graça aos amigos...

Vejam aí as capas dos três livros:



https://www.facebook.com/profile.php?id=100005229734351

Adquira-os através deste endereço:

franpelima@bol.com.br

Ou com o autor através deste:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

PERVERSIDADE DE GATO E CASAS DE GENEROSA E MARIA - ROTA DO CANGAÇO 2024_22

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=ezFpKy6zyY8&ab_channel=Canga%C3%A7oAderbalNogueira

Para participar da Expedição Rota do Cangaço entre em contato pelo e-mail: narotadocangaco@gmail.com Seja membro deste canal e ganhe benefícios:    / @cangacoaderbalnogueira   Parcerias: narotadocangaco@gmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com