Seguidores

terça-feira, 3 de maio de 2011

Girafas & Girafas

girafaA girafa mais alta de que já se teve notícia viveu em meados do século 20, em um zoológico no Quênia, e chegava aos 5,8 metros de altura.


 

          Uma zebra ficou presa no pescoço de uma girafa em um dos zoológicos da cidade Australiana. Os dois animais convivem no mesmo espaço, já que na natureza esta convivência é pacífica.
           A zebra ficou montada no pescoço da girafa por várias horas. Ela mede  quatro metros de altura.
           Com a ajuda de funcionários do local, e após a girafa já sentindo cansada, a zebra resolveu descer sem nenhum problema.


 
 
Quem tem coragem de subir em um animal deste?
 
 
Girafa não é um animal ofensivo
 
 
Este é o animal mais alto do mundo
 

3 DE MAIO: DIA DO SOL

 

            Sol, a estrela que, por efeito gravitacional de sua massa, domina o sistema planetário que inclui a Terra.
           Mediante a radiação de sua energia eletromagnética, comporta toda a energia que mantém a vida na Terra, porque todo o alimento e combustível procede em última instância das plantas que utilizam a energia da luz do Sol.
            Por causa de sua proximidade com nosso planeta, e por ser uma estrela típica, o astro-rei é um recurso extraordinário para o estudo dos fenômenos estelares.
           O Sol constitui-se praticamente a única fonte de energia para a Terra.
            É fácil imaginar o que aconteceria ao nosso planeta, se esta energia viesse a faltar.
            Não vivemos no receio de que isso aconteça, pois parece certo que o Sol não é agora diferente daquilo que era no passado, e nem será durante os próximos milhões de anos
 
 
           Todavia, os antigos demoraram muito tempo a convencer-se de que podiam confiar no Sol, talvez devido à recordação das suas temporárias desaparições (eclipses) ou de longos períodos de atenuação da sua radiação (cinzas vulcânicas ou longos períodos de mau tempo). 
           Os povos anglo-saxônicos ainda hoje lhe dedicam o dia mais belo da semana, aquele que nas línguas neolatinas é dedicado ao Senhor, isto é, o domingo.
           As primeiras mitologias solares, divididas entre a admirada grandeza e potência do Sol e o seu obediente caminho no céu, falam de um gigante de algum modo condenado a transportar a grande bola de fogo em torno do céu, em condições de total servidão após o período em que o astro se tinha desviado no seu movimento.
          Estas lendas também poderiam encerrar algumas reminescências históricas.
 
O sol é uma verdadeira caldeira de larvas.
Durante o dia, toneladas de cinzas são jogadas a terra.
 
          A verdade é que a adoração do Sol sempre esteve presente nas primeiras civilizações, a par com a do fogo.
           O Sol era considerado, por muitas culturas, uma divindade.
           Na Índia, Babilônia, antiga Pérsia, Egito e antiga Grécia, o ritual de adoração do Sol era comum.
           O Sol possuía uma bonita interpretação, visto como um símbolo de vida e seu ciclo diário, o resumo da existência humana: jovem pela manhã, madura ao meio-dia, velha ao entardecer.
          Acredita-se que o jogo de bola simbolizasse o combate entre as forças antagônicas do cosmos: o bem contra o mal, o Sol contra a Lua, o Céu contra a Terra.
           Segundo os astecas, o papel do ser humano era defender o Sol para que este continuasse oferecendo a luz, o que exigia sacrifícios humanos
Fonte: Encarta

3 DE MAIO: DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA


 
         Liberdade de imprensa, implica a imunidade dos meios de comunicação (o que inclui periódicos, livros, revistas, rádio e televisão) ao controle ou à censura do governo. As constituições contêm seções concretas onde se consagra a liberdade de imprensa. A regulamentação da difamação e da calúnia constituem o freio a tal liberdade.(Enc. Encarta)

MENSAGEM DO SECRETÁRIO-GERAL DA ONU KOFI ANNAN, POR OCASIÃO DO DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA

          Vivemos num mundo saturado de informação. Com a proliferação das chamadas “novas mídia”, das novas tecnologias e dos novos modos de difusão, a informação tornou-se muito mais acessível. Ao mesmo tempo, tem-se também diversificado. A informação veiculada pelos principais meios de comunicação social é agora complementada pela difundida pela “mídia participativa”, tais como os blogues.
 
          Mas, apesar da evolução da imprensa e do jornalismo, certos princípios fundamentais conservam toda a sua importância. Neste Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, manifesto, novamente, o meu profundo apoio ao direito universal à liberdade de expressão. Vários membros da imprensa têm sido assassinados, mutilados, detidos ou mesmo tomados como reféns pelo fato de exercerem, em consciência, esse direito. É trágico e inaceitável que o número de jornalistas mortos no cumprimento do seu dever se tenha tornado o barômetro da liberdade de imprensa. Apelo a todos os governantes para que reafirmem o seu compromisso em relação ao direito de “procurar obter, receber e difundir, sem limitações de fronteiras, informações e idéias através de qualquer meio de expressão”, consagrado no artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
 
          Ao mesmo tempo, peço a cada um que exerça o seu direito de maneira responsável e, se possível, sem esperar ser pressionado pelos acontecimentos. A mídia exerce uma grande influência no comportamento humano. Por esta razão, como afirmou, recentemente, a Assembléia Geral, na resolução que cria o Conselho de Direitos Humanos, a mídia “tem um papel importante a desempenhar na promoção da tolerância, do respeito e da liberdade de religião ou de crença”. A mídia não deve ser utilizada para incentivar, degradar ou propagar o ódio. Deve ser possível dar provas de discrição, sem prejudicar as liberdades fundamentais.
 
         Neste Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, devemos nos conscientizar de que a mídia não pode se limitar a informar sobre as mudanças ocorridas, mas deve ser também, ela própria, um agente de mudança. Todos deveríamos ser gratos à imprensa pelo seu trabalho e pela sua imaginação. Espero que a mídia, quer as novas quer a tradicional, possa continuar a realizar o seu trabalho, livre de ameaças, medos e de qualquer outra limitação.
 
           “Os jornalistas trabalham na linha da frente da história, tentando destrinchar o emaranhado dos acontecimentos, dando-lhes forma e conferindo sentido à nossa vida, ao narrá-los. Os seus instrumentos são as palavras e as imagens, o seu credo, a livre expressão, e as suas palavras reforçam a capacidade de agir de todos nós, tanto dos indivíduos como da sociedade.
 
           No entanto, muitos jornalistas são perseguidos, atacados, detidos e assassinados, por realizarem este trabalho indispensável. Segundo o Comitêde Proteção aos Jornalistas, 56 jornalistas foram mortos no cumprimento do dever em 2004 . Dezenove jornalistas continuam a ser dados como desaparecidos, receando-se que tenham sido mortos, e 124 encontram-se detidos.
 
           No Dia da Liberdade de Imprensa, prestemos homenagem aos que tombaram, vítimas dos perigos inerentes à sua vocação. Saudamos a coragem e dedicação dos jornalistas que enfrentam riscos e a barbárie pura e e simples para exercer o seu direito de procurar e dizer a verdade.
  
          E lembramos, especialmente aos Governos, que o direito de “procurar, receber e difundir informações e idéias por qualquer meio de expressão” está consagrado no artigo 19° da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A censura, a repressão da informação, a intimidação e a interferência são uma negação da democracia, um obstáculo ao desenvolvimento e uma ameaça à segurança de todos.
 
          O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é também um dia para refletirmos sobre o papel dos meios de comunicação social em geral. No contexto da celebração desta efeméride, o Departamento de Informação Pública das Nações Unidas organiza o terceiro seminário da série “Avivar a chama da tolerância” (na seqüência de sessões anteriores sobre o anti-semitismo e a islamofobia), o qual incidirá sobre a mídia que fomenta o ódio.
 
          Em Ruanda, na Costa do Marfim e noutros lugares, o mundo viu grupos fanáticos utilizarem as ondas de rádio e da televisão para difundirem mensagens incendiárias que incitam ao ódio. O seminário debruçar-se-á sobre as maneiras pelas quais os meios de comunicação social possam impedir que se ateiem as chamas do racismo e da xenofobia, promovendo a tolerância e a compreensão.

Fonte: www.nossosaopaulo.com.br

Mário Moreno - o Cantinflas

Por: José Mendes Pereira


Cantinflas
 
            Fortino Mrio Alfonso Moreno Reyes, o Cantinflas, nasceu na cidade do México, no dia 12 de agosto de 1911, no seio de uma família muito humilde, e tinha 12 irmãos. Teve uma adolescência marcada pela pobreza, o que o levou a começar a trabalhar muito cedo, como engraxate e depois como aprendiz de toureiro, motorista de táxi e pugilista. Comediante, dançarino, que  tornou-se o  mais popular da América espanhola em meados do século XX.
          
            No ano de 1933, estreou no cinema em La mujer del puerto, e foi subindo, até  que ganhou outras oportunidades até estrelar Así es mi tierra (1937). Com isso a sua fama foi subindo, subindo, pela sua interpretação do pelado, o mexicano humilde, um tipo com grande dose de ingênuo, ternura, picardia e sabedoria popular.
 
            Quando se sentiu famoso, em 1940 criou sua própria produtora, a "Rosa Filmes", estreando com o  longa-metragem da produtora foi "Ni sangre ni arena" em 1941, seguido de outros, dirigidos por Miguel Delgado, como "El gendarme desconocido", também em 1941, "Los tres mosqueteros" em 1942, e "El bombero atómico" apresentado em bilheterias no ano de 1950.
 
 
             Após filmar em Hollywood Around the World in Eighty Days 1956, inspirado no romance de Júlio Verne, e Pepe 1960, resolveu voltar ao seu  país, onde continuou a interpretar seu tipo em filmes como: "El padrecito"  em  1964, "El profe", em 1970) e "El basurero" em 1981, sendo este o seu último filme ante de morrer. Foi um dos homens mais rico do México, chegando a fazer shows para ajudar os mais pobres do seu país. 
 
             Fortino Mário Alfonso Moreno Reyes, ou Cantinflas, faleceu  no dia  20 de Abril de 1993 em sua terra natal.
 
 
              Todos estes filmes citados, eu tive o prazer de assisti-los nos anos setenta, nos cinemas de Mossoró: Caiçara, Pax e Cine Cid. E para mim, Cantinflas não foi um dos melhores atores, mas o melhor ator de cinema de todos os tempos.
           
            Todos que foram adeptos daquela época, não tenha dúvida com certeza todos dirão a mesma coisa.
 
 
Se você quiser aprofundar o estudo sobre Cantinflas,
procura em: Wikipédia. 


O terrorista Osama Bin Laden

Bin Laden

            Osama Bin Laden nasceu na Arábia Saudita,  Riade, em 10 de Março de 1957. Era filho de Muhammed Bin Laden, imigrante iemenita pobre que chegou a ser o homem mais rico e poderoso da Arábia Saudita, só perdendo para o rei. Era o filho único da décima esposa, Hamida al-Attas, do pai. Mas assim que ele nasceu, os pais se divorciaram. Após a separação, sua mãe se casou com Muhammad al-Attas, e o casal teve quatro filhos.

            Foi um dos membros sauditas da próspera família Bin Laden, além de líder e fundador da rede de terrorista al-Qaeda, organização famosa pelos ataques de 11 de Setembro nos Estados Unidos e tantos  outros contra alvos civis e militares.

Bin Laden em uniforme de guerra

           Desde 2001, Osama Bin Laden e sua organização tinham sido os maiores alvos da Guerra ao Terrorismo dos oficiais norte-americanos e esteve entre os Dez foragidos mais procurados pelo FBI, encabeçando a lista. Achavam que Bin Laden e seus companheiros da al-Qaeda estavam escondidos próximos à costa do Afeganistão e das áreas tribais do Paquistão.

            Em 1 de maio de 2011, quase dez anos desde os atentados do 11 de Setembro, finalmente o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama anunciou pela televisão que Osama Bin Laden estava morto, durante uma operação militar norte-americana em Abbottabad. Seu corpo teria ficado sob a custódia dos Estados Unidos e sido sepultado no mar após passar por rituais tradicionalmente islâmicos.

Juventude

            No ano de 1973, ainda jovem e inexperiente, entrou em contato com grupos islamitas. Após a invasão soviética do Afeganistão em 1979, viajou para este país para participar do esforço jihadista no Afeganistão, sendo ele um dos financiadores  e organizador dos grupos de árabes e acampamentos de milícias armadas no combate aos invasores soviéticos.

Um perverso entre os homens

             Existem controvérsias quanto à ligação dos estadunidenses com Bin Laden nesse confronto. Contudo, em entrevista em 2001, exibida no documentário Fahrenheit 9/11, de Michael Moore, o príncipe Bandar Bin Sultan, embaixador saudita nos EUA na época, afirmou ter conhecido Osama Bin Laden na década de 80, durante o citado conflito, quando o líder guerrilheiro veio lhe agradecer por toda a ajuda que a Arábia e os EUA estavam dando contra os soviéticos. Posteriormente estabeleceu-se como importante investidor no Sudão, onde iniciou, em paralelo às suas atividades empresariais, a organização que mais tarde viria a se denominar Al Qaeda ("A Base"), originalmente destinada a combater a família real saudita.

             Osama Bin Laden detestava os modos ocidentalizados, perdulários, corruptos e "pouco islâmicos" da família real. Tinha como objetivo alijá-la do poder e implantar no país a semente do que sempre sonhou - o novo califado islâmico. A família real, tinha grande consideração para com a família de Bin Laden.

Bin Laden está morto

             Em 1º.  de maio de 2011, finalmente os Estados Unidos  divulgaram que o terrorista Bin Laden teria sido capturado e morto em um esconderijo nos arredores de Abbottabad, durante uma operação realizada por forças da Joint Special Operations Command, em conjunção com a CIA e o governo paquistanês, que colaborou para a localização do paradeiro do terrorista. O DNA do corpo, comparado com amostras de sua falecida irmã, confirmaram a identidade. O cadáver foi mantido sob custódia militar.

           Finalmente o grande líder da rede Al Qaeda, o Osama Bin Laden está morto. Mas o terrorista deixou vários filhotes que serão capazes de vingarem a sua morte.

Fonte: Wikipédia  

Verbos Dicendi

Por: José Mendes Pereira

Bom para Alunos e professores


           Verbo dicendi - São aqueles que introduzem ou arrematam a fala dos personagens de um diálogo.
           Em geral, os verbos dicendi aparecem na 3a. pessoa.

           Eis alguns exemplos de verbos dicendi:

-Disse

-  Respondeu

- Perguntou

- Falou

- Insistiu

- Contestou

- Interpelou

- Atacou

- Tornou

- Atalhou

- Interrompeu

- Concluiu

- Concordou

- Berrou

- Ordenou

- Pediu

- Afirmou

- Exclamou

- Proclamou

- Replicou

- Discordou

- Protestou

- Repetiu

- Ponderou

- Prosseguiu

- Bradou

- Gritou

- Desabafou

- Acrescentou... 

Exemplo:

           - Por que cachorro entra na igreja? -  perguntou alto e bom som.

          - Porque encontra a porta aberta -  respondeu Viramundo sem pestanejar. E contra atacou:

           - Por que sai?

          - Porque encontra a porta aberta - tornou o professor com ar desdenhoso.