Seguidores

domingo, 8 de julho de 2018

VIGÉSIMO QUARTO VÍDEO CANGAÇO - SARGENTO ELIAS E SILA

Por Aderbal Nogueira

Ex-cangaceira Sila faz uma pergunta forte a um Ex-policial volante.

https://www.youtube.com/watch?v=26iBihfqUxk&feature=share

Publicado em 30 de jun de 2018

Sila faz uma pergunta forte para Sargento Elias
Categoria
Licença
Licença padrão do YouTube

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

E POR FALAR EM FUTEBOL, LEMBREI-ME...

Por Antonio Corrêa Sobrinho

O tempo de vida que tenho hoje – 59 anos, equivale ao período que o Brasil territorialmente pertenceu à Espanha, de 1581 a 1640, nos reinos dos Filipes I, II e III, da casa dos Avis. Anos durante os quais o território tupinambá do meu pequeno Sergipe, foi por esta nação completamente conquistado, e viu na ocasião ser edificada, para servir de capital, a cidade de São Cristóvão, esta que se tornou a quarta mais antiga povoação brasileira a alcançar a condição de cidade. 

São Cristóvão que, desde 2010, graças às mãos espanholas que a moldou, teve a sua praça São Francisco considerada pela Unesco, Patrimônio Cultural da Humanidade; o que se deu justamente pelo fato do seu casario de feições espanholas, até hoje preservado, constituir, salvo melhor informação, as únicas edificações dos tempos coloniais com traços arquitetônicos próprio dos espanhóis, repito, preservadas, atualmente no Brasil.

Pois, passaram-se 378 anos desta presença espanhola nas terras cabralinas, eis que voltamos, pelo menos aqui, em Sergipe, através dos caminhos mágicos e simbólicos do futebol, emocionalmente, principalmente agora, na Copa do Mundo disputada na Rússia, a encontrar a antiga nação espanhola, dos três reis Filipe. E esta, por sua vez, que tem hoje no seu seio um dos filhos do povo que ela um dia, lá atrás, ajudou a formar, o artilheiro do seu selecionado, o atacante Diego Costa, da gloriosa sergipana Lagarto, de Silvio Romero, Laudelino Freire, Aníbal Freire, Luiz Antônio Barreto, Kiko Monteiro e outros ilustres.

E assim se faz a história.

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NO SILÊNCIO DO MEMORIAL

*Rangel Alves da Costa

A noite avança. Luzes acesas. Na casa grande, espaçosa, os objetos silenciam. Retratos antigos, relíquias, imagens emolduradas, livros velhos e mais novos, pastas de documentos, originais de livros, rascunhos, pinturas, mobiliário antigo, peças históricas, arte do povo sertanejo, tudo no seu devido lugar. E um silêncio ensurdecedor.
Refiro-me ao Memorial Alcino Alves Costa, em Poço Redondo, no sertão sergipano. Um espaço histórico-cultural surgido para preservar o acervo e o legado de Alcino Alves Costa (1940-2012), sertanejo com histórico na política (prefeito em três gestões), na literatura, na pesquisa, na composição musical, na radiofonia e tantas outras artes. Apaixonado pelo sertão, Alcino deixou imensa e fundamental obra sobre a saga sertaneja e principalmente sobre o cangaço. É de sua autoria o famoso “Lampião Além da Versão – Mentiras e Mistérios de Angico”.
Na condição de filho, após sua partida terrena decidi fundar um memorial onde pudesse manter em segurança e conservação todo o seu acervo. Contudo, ao acervo originário foram sendo acrescidos muitos outros elementos que contextualizassem a história do próprio sertão. E atualmente, sempre enriquecido, tornou-se num espaço primordial para o conhecimento não só da obra e da vida de Alcino como de Poço Redondo e todo o sertão. É um local amplo, contando com sala para exposição permanente da arte local (literatura, artesanato, renda, bordado, etc.), com biblioteca, sala de palestras e reuniões, além de inúmeros objetos que vão contando a saga sertaneja.
O sertão antigo está no Memorial. Do muito que dificilmente é encontrado mesmo nas residências mais antigas, o visitante ou pesquisador poderá encontrar no Memorial. Pilão antigo, ferro antigo de engomar, máquina antiga de costura, arupemba, peneira, armas antigas, móveis antigos, cristaleira, camiseiro, baús, lavatórios, base de potes, chocalhos, ferros de marcar animais, alpercatas e rolós antigos, chapéus de couro, bules, chaleiras, oratórios, santos, malas, rádios, radiolas, discos vinis, candeeiros, almofada de renda, cestos, aiós, cabaças, pesos antigos, chaleiras, bules, quartinhas, cantis, filtros, lamparinas, rede de pescar, carro de boi, objetos de madeira e barro, imagens sacras, rosários, casas de João-de-Barro, e muito mais. E logicamente os livros, os jornais, os documentos, os originais, os manuscritos, as fotografias antigas e amareladas, enfim, tudo aquilo que contextualiza a história sertaneja.


Também no Memorial Alcino Alves Costa a vivacidade do cangaço em muitos retratos, documentos, livros, armas, pinturas e munições. Ora, o cangaço faz parte do contexto sertanejo e teve, em Poço Redondo, importante atuação. Nada menos que 34 filhos de Poço Redondo enveredaram pelos caminhos do bando de Lampião. Foi também no município, na Gruta do Angico, que  a 28 de julho de 38 o cangaço teve fim com a morte de Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros. Foi ainda nas terras poço-redondenses que a 9 de janeiro de 32 ocorreu a segunda maior batalha entre cangaceiros e volantes: O Fogo da Maranduba. Antônio Conselheiro, lá pelos idos de 1874, abriu veredas desde a beira do rio, em Curralinho, até a Serra Negra, na Bahia. Tudo em Poço Redondo, e toda a história contada também a partir do Memorial, nos seus livros, mapas e outros registros.
É neste espaço, em meio ao passado e ao presente, em meio ao saudoso e ao antigo, entre o envelhecido e para muitos já desconhecido, entre velhos retratos e relíquias históricas, em meio ao fazer de um povo e suas mais profundas raízes, que convivo como criador e criatura. Criador por que fundador e curador do espaço, criatura por que também nele convivo como se já fosse raiz da própria história. Por amor ao sertão que me vejo abraçando e envolvido por tudo aquilo que está presente entre as paredes deste que é mais que um espaço, pois a própria vida.
E é no silêncio dessa imensidão histórica e cultural, que de repente sento para dedilhar meus escritos. Enquanto a noite festeja lá fora, enquanto os sons alegram as bebidas, eu simplesmente bebo do silêncio e sacio minha fome na escrita. Ao redor apenas o passado, as relíquias, os retratos silenciosos, os escritos adormecidos ou acordados demais. E eu, dentro de mim, ouvindo vozes que somente eu consigo compreender. As vozes como lições que nunca calam.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

I ENCONTRO DE ESCRITORAS E ESCRITORES DE POMBAL É REALIZADO EM JOÃO PESSOA


Este trabalho tinha sido enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso em: 11/05/2018 

Neste dia 12 de maio, na Livraria do Luiz, em João Pessoa, acontece o primeiro encontro de escritores e escritoras de Pombal. Uma oportunidade de se discutir os caminhos da criação literária da nossa cidade, e homenagear os nossos pioneiros na literatura, a exemplo do primeiro pombalense a publicar um livro, o Sábio Manuel de Arruda Câmara. Nascido em 1752 e falecido em 1810. Tratou-se da publicação “MEMORIA SOBRE A CULTURA DOS ALGODOEIROS: MÉTHODO DE ESCOLHER, E ENSACAR, ETC”, em que autor propõe alguns planos novos, para melhoramento da cotonicultura. Este livro foi publicado em Lisboa, pela Officina da Casa Litteraria do Arco do Cego, 1799, 122 páginas, 21 cm, capa em cobertura de tecido, e traz um apêndice com ilustrações de máquinas utilizadas no descaroçamento, embalagens e tecelagem, além de tipos de pragas e variedades de algodão.

Depois de Arruda Câmara, o escritor pombalense que temos notícias é o grande Leandro Gomes de Barros, (1965/1918) príncipe dos poetas segundo escreveu Carlos Drummond Andrade, com mais de mil publicações.

Leandro Gomes de Barros é considerado o primeiro escritor brasileiro de literatura de cordel. No seu tempo, era cognominado “O Primeiro sem Segundo”, e ainda é considerado o maior poeta popular do Brasil de todos os tempos.

No início do século IXX, outros escritores se destacaram nas ruas de Pombal. Poetas e cronistas que não tiveram a oportunidade de publicar suas obras. Cito como exemplo os poetas Cazuza Ferreira, Anísio de Medeiros, Argemiro de Sousa, Belarmino de França e Silvestre Honório.

Chegando a década de 1950 aparece o poeta Lourenco de Oliveira Capuxu, que publicou três livros de prosas e poesias com poucos exemples editados, distribuídos entre amigos e parentes, principalmente na cidade de Caicó, onde foi morar ainda muito jovem.

Em 1945, Celso Monteiro Furtado 1920 a 2004, aos 25 anos, publica o seu primeiro livro, uma coletânea de contos que nada tinha a ver com o trabalho que o imortalizou, e que dispensa nossos comentários.

A década 1960, tivemos na literatura pombalense os pesquisadores Antônio José de Sousa, com a obra O GRANDE POMBAL e Wilson Nóbrega Seixas com O VELHO ARRAIAL DE PIRANHAS, Pombal. Além de diversas outras obras publicadas.

Muito embora a década de 1960 fosse uma época em que se lia muito em Pombal, não tivemos o surgimento de escritores da própria terra. Porém, a inauguração do Banco do Brasil trouxe a cidade de jovens inquietos que, descontentes com aquela inércia cultural resolveram agitar a cidade com suas ideia. Entre estes jovens destacamos José Bezerra e Everaldo Nobrega e Waldemar Solha. O tempo em que eles moram na cidade mudaram o nosso panorama cultural. Mobilizaram e agitaram Pombal escrevendo e encenando peças teatrais, as quais foram apresentadas tanto na cidade como fora. José Bezerra escreveu e mais tarde o livro “Fogo!”, transformando-o em roteiro do Filme “Fogo, o Salário da Morte”, rodado na ruas de Pombal. Waldemar Solha escreveu, dirigiu e atuou em “O Vermelho e Branco”, “A Canga” (O Crânio do Boi Acauã no Esqueleto do Angico). Muito os autores não sejam filhos naturais de Pombal, os seus trabalhos serviram de incentivo e inspiração para muitos escritores pombalenses, que vieram a aparecer nas décadas seguintes.

Entre tantos podemos citar, representando todos os demais que se arriscam nas veredas da literatura, o Tarciso Pereira, que é, sem dúvidas, o mais produtivo e completo escritor pombalense que surgiu nas últimas décadas.

A década de 1970 tivemos as publicações da poetisa Violeta Formiga e, fechando a década de 1980 o destaque foi a publicação do livro “Cangaceirismo e Coluna Prestes”, de autoria do escritor pombalense, Severino Coelho.

Da década de 1990 para frente e Pombal se transformou na cidade do interior paraibano com mais lançamentos de livros. Uma produção sempre independente, sem o menor incentivo do poder público, dificuldades comercialização e de distribuição, uma vez que em Pombal não temos livrarias, e as muitas papelarias da cidade se recusam a receber livros para a venda.

Parabéns aos escritores e escritoras de Pombal, natos contadores de histórias, que assim o fazem seja em Prosa seja em Poesia.

Relação de Escritores e escritoras de Pombal

Antônio Carneiro Arnaud
Antônio José de Sousa
Antônio Santana
Arimatéia (Teinha) Formiga
Belarmino de França
Celso Monteiro Furtado
Ciromar Santana
Clemildo Brunet de Sá
Cornélio Ferreira da Cruz
Elri Bandeira
Eronildo Barbosa
Expedito Santana
Flavio Carreiro
Francisco de Assis almeida
Francisco Sucupira
Francisco Vieira
Graça Bandeira
Helmara Wanderlei
Ignácio Tavares de Araújo
Ione Severo
Irani Medeiros
Jerdivan Nobrega de Araújo
José Dantas
José Romero de Araújo Cardoso
José Ronaldo
José Tavares de A. Neto
Leandro G de Barros
Luisinho Lima (Luis Lima da Silva)
Luizinho Barbosa
Manuel de Arruda Câmara
Maria Clemilde Mouta
Maria do Bonsucesso (Dona Cessa)
Nhô Lopes
Onélia Rocha Setúbal
Paulo Abrantes
Plinio Leite Fontes
Professor Arlindo Ugulino
Professor Gilberto Lucena
Raimunda Neves almeida
Raimundo Alves Almeida
Ronaldo Queiroga Rocha
Sebastião Formiga
Sérgio Kante (Genilson Dantas)
Severino Coelho
Socorro Queiroga
Sol Ramalho
Sonia Severo
Tarcísio Formiga
Tarcísio Pereira
Terezinha Almeida
Verneck Abrantes de Sousa
Vicente Candeia
Violeta Formiga
Washington Onias
Wertevan Fernandes
Wilson Seixas Nóbrega


Postagem: Marcelino Neto
Fonte: Jerdivan Nóbrega e Araújo

FONTE: 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ENCONTRO COM LAMPIÃO

https://www.youtube.com/watch?v=kfeGW7LmOto

Publicado em 17 de jun de 2018

O Odisseia conversou com o senhor Maurício, um simpático senhor de 99 anos que reside em Itabaiana, Sergipe, para saber um pouco de como foi a experiência dele em cruzar o caminho do Rei do Cangaço e sua cabroeira na década de 30 na região entre os municípios sergipanos de Frei Paulo e Ribeirópolis.

Categoria
Licença
Licença padrão do YouTube

http://bogdomendesemendes.bogspot.com

OS PORÕES DA CASA DO CEL. ISAIAS ARRUDA, EM MISSÃO VELHA-CE. UM VÍDEO COM A QUALIDADE E SELO ADERBAL NOGUEIRA

https://www.youtube.com/watch?v=sx8KCLOECPo

Talvez o único vídeo que fiz onde apareço, o destaque sempre foram os protagonistas dessa historia. Aqui uma exceção, pois é no Cariri cearense e não tinha nenhum remanescente para narrar esse fato. Casa do afamado coronel Isaías Arruda; Agradeço ao pesquisador João Bosco André por ter tido o privilegio de fazer esse registro.


Publicado em 2 de mai de 2011

Porão da casa do Cel. Izaías Arruda, em Missão Velha (CE), maior coiteiro de Lampião no Cariri cearense. Esse vídeo só foi possível graças ao amigo e pesquisador Bosco Andre. Contato: laser.video@terra.com.br

Categoria
Licença
Licença padrão do YouTube

http://bogdomendesemendes.blogspot.com

DESEMBARGADOR DECIDE QUE LULA DEVE SER SOLTO AINDA HOJE, DIZ COLUNISTA


Decisão é do desembargador Rogério Favreto do TRF-4

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai ser solto. A decisão é do desembargador Rogério Favreto, do TRF-4, de Porto Alegre, em caráter liminar, que acatou o habeas corpus apresentado pela defesa. Ele deve ser solto ainda neste domingo (8).

Lula foi condenado na Operação Lava Jato por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O despacho determina a suspensão da execução provisória da pena e a liberdade do ex-presidente, que está preso desde 7 de abril.

De acordo com a decisão, o desembargador determina que não há necessidade de exame de corpo e delito. 

“Cumpra-se em regime de URGÊNCIA nesta data mediante apresentação do Alvará de Soltura ou desta ordem a qualquer autoridade policial presente na sede da carceragem da Superintendência da Policia Federal em Curitiba, onde se encontra recluso o paciente”. 

Nas últimas semanas, a defesa do ex-presidente entrou com diversos recursos para conseguir soltá-lo. Este que foi acatado pela Justiça foi apresentado na sexta-feira (6) pelos deputados Wadih Damous, Paulo Pimenta e Paulo Teixeira, do PT.

Carta

Na última semana, o ex-presidente divulgou uma carta criticando o STF não ter julgado os recursos apresentados. 

"Tudo isso me leva a crer que já não há razões para acreditar que terei Justiça, pois o que vejo agora, no comportamento público de alguns ministros da Suprema Corte, é a mera reprodução do que se passou na primeira e na segunda instâncias", escreveu o ex-presidente da República.

No documento, lido pela presidente nacional da sigla, senadora Gleisi Hoffmann, durante reunião da Executiva Nacional do PT, em Brasília, Lula destacou: "Se não querem que eu seja Presidente, a forma mais simples de o conseguir é ter a coragem de praticar a democracia e me derrotar nas urnas. Por isso, até que apresentem pelo menos uma prova material que macule minha inocência, sou candidato a Presidente da República. Desafio meus acusadores a apresentar esta prova até o dia 15 de agosto deste ano, quando minha candidatura será registrada na Justiça Eleitoral."

Lula criticou também o comportamento recente de ministros do STF, dizendo que alguns têm usado de decisões monocráticas para encaminhar os recursos de sua defesa para os colegiados menos favoráveis, "como se houvesse algum compromisso com o resultado do julgamento."

Citando nominalmente o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato na Suprema Corte, o ex-presidente reclamou que o magistrado retirou da Segunda Turma o julgamento do habeas corpus e o remeteu para o Plenário. "Tal manobra evitou que a Segunda Turma, cujo posicionamento majoritário contra a prisão antes do trânsito em julgado já era de todos conhecido, concedesse o habeas corpus", disse.

Newsletter
As notícias que importam no seu e-mail, diariamente

https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/desembargador-decide-que-lula-deve-ser-solto-ainda-hoje-diz-colunista/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

MENINOS PRESOS EM CAVERNA NA TAILÂNDIA: QUATRO RESGATADOS ESTÃO EM 'PERFEITAS CONDIÇÕES'

Equipe de mergulhadores voluntários conseguiu retirar quatro dos garotos presos na caverna antes do tempo esperado

Uma equipe internacional de socorristas retirou quatro dos garotos presos em um complexo de cavernas na Tailândia, de acordo com as autoridades. Eles foram levados para o hospital em Chiang Rai e estão em "perfeitas condições", disse o coordenador da operação de resgate.

Em coletiva de imprensa, Narongsak Osottanakorn confirmou que os quatro estão no hospital sendo examinados e que a equipe irá descansar. Segundo ele, será necessário 10 horas para preparar a próxima missão.

Em sua página de Facebook, a Marinha tailandesa, que vinha informando sobre a retirada dos garotos, postou: "Tenham bons sonhos esta noite".

Narongsak afirmou ainda que 90 mergulhadores estão envolvidos na operação de resgate - 40 tailandeses e 50 estrangeiros.



As autoridades decidiram começar na manhã deste domingo a arriscada operação para tirar 12 garotos e seu técnico de futebol de um complexo de cavernas na Tailândia - onde eles estão presos há duas semanas - com receio de que a chuva dificulte ainda mais a situação.

De acordo com o repórter da BBC Dan Johnson, médicos examinaram o grupo no sábado e decidiram que os que estão mais fracos seriam retirados primeiro.

O grupo está na saliência de uma rocha 4 km adentro do complexo Tham Luang, o quarto maior do país. Fortes chuvas estão previstas para este domingo na província de Chiang Rai, onde fica a caverna - e elas já começaram.

As autoridades vinham tentando escoar o máximo de água possível do local para viabilizar um resgate sem a necessidade de mergulho, mas eles decidiram que não podem mais esperar. Neste momento, o nível de água na caverna é o menor desde que o grupo foi encontrado, há dez dias. O risco é que as chuvas voltem a fazer esse nível subir.

Os mergulhadores vinham ensinando aos 13 na caverna como respirar embaixo d'água e como usar o equipamento de mergulho.

Direito de imagemAFPImage captionAmbulâncias deixaram a área onde está a equipe de socorristas, na entrada da caverna, levando garotos para hospital

Ambulâncias deixaram a área onde está a equipe de socorristas, na entrada da caverna, levando garotos para hospital

Como começou o resgate?

Na última semana, uma enorme operação de voluntários e da mídia se formou no local onde fica a entrada da caverna.

Mas nas primeiras horas do domingo, os jornalistas foram realocados para um ponto mais afastado e aumentou o número de policiais na entrada, aumentando a especulação de que o resgate começaria.

Em seguida, o líder da operação, Narongsak Osottanakorn, confirmou que 13 mergulhadores haviam entrado na caverna para começar a trazer de volta os 12 meninos e seu técnico, de 25 anos.

Além deles, outros socorristas estão na caverna a postos, incluindo mergulhadores de Tailândia, Estados Unidos, Austrália, China e Europa.
"Esse é o dia D. Os garotos estão prontos para enfrentar esse desafio", afirmou.

Narongsak disse ainda que todos os garotos foram examinados por um médico e estão "saudáveis fisicamente e mentalmente... Eles estão determinados e focados".

Tanto o grupo quanto seus familiares concordaram que eles deveriam ser removidos do local assim que possível.

Havia um forte clima de expectativa no acampamento onde se reúnem voluntários de todo o país e internacionais, familiares e jornalistas, segundo a repórter da BBC Helier Cheung.

Horas depois do início, ambulâncias foram vistas deixando a área da entrada da caverna em direção ao hospital de Chiang Rai, e as autoridades começaram a confirmar o resgate dos meninos.


Por que as autoridades decidiram pela retirada hoje?

Inicialmente, as autoridades locais e especialistas pensaram em manter o grupo dentro da caverna até o fim do período de monções na região - o que poderia significar que eles ficariam meses ali.

Também houve tentativas de cavar buracos para conseguir um acesso direto ao local e de vasculhar a montanha em busca de outra entrada.

Mas estamos apenas no início da estação mais chuvosa no país, e ficou claro que a enchente que fez com que o grupo ficasse preso pode piorar nos próximos dias.

Os socorristas vêm tentando escoar água para fora da caverna e, neste momento, segundo o líder da operação, o nível de água lá dentro é o mais baixo até agora.

"Não há outro dia além de hoje para estamos mais prontos. Se não (começarmos hoje), perderemos a oportunidade", afirmou.



Como vão retirá-los da caverna?

A viagem de ida e volta até o local onde o grupo de garotos está é exaustiva até mesmo para mergulhadores experientes - dura cerca de 11 horas no total, seis para a ida e cinco para a volta.

A retirada do grupo pode durar entre dois e três dias, segundo as autoridades.

Eles terão que andar nas rochas, caminhar na água, escalar e mergulhar - tudo na completa escuridão - com o auxílio de cordas que já foram colocadas em todo o percurso para guiá-los.

Segundo o governo tailandês, que divulgou nesta manhã o plano do resgate, os garotos serão divididos em quatro grupos e transportados um a um. O técnico estará no último grupo.

Usando máscaras de mergulho de rosto inteiro, que são melhores para iniciantes, cada garoto será acompanhado por dois mergulhadores, que também carregarão seu tanque de oxigênio.

Haverá quatro pontos no caminho em que eles poderão parar para descansar e receber atendimento médico.

Segundo o governo, a vantagem do plano é que ele pode ser executado rapidamente e sem a necessidade de muitos recursos.

No entanto, ele requer muita habilidade dos mergulhadores. Os garotos têm que saber o básico sobre mergulhar, além de manterem-se tranquilos e não entrarem em pânico. Esta é uma das razões pelas quais eles serão separados.


O pior trecho fica mais ou menos na metade do caminho de volta - eles passarão por um local chamado de "Bifurcação em T", que é tão estreito que não é possível levar os tanques de oxigênio nas costas.

Nesse momento, os mergulhadores vão tirar os tanques de suas costas, colocá-los no chão e rolá-los devagar, enquanto guiam os garotos pelo canal.

Algum tempo depois, eles chegarão na Câmara 3, a caverna que é usada como base avançada para os mergulhadores. Lá, irão descansar, ser examinados novamente e caminhar até a saída, de onde devem ser levados diretamente para um hospital local.

Um mergulhador experiente da Marinha, Saman Gunan, morreu dentro da caverna durante a viagem de volta, em uma indicação do quão difícil é a missão. Ele tinha ido levar tanques de oxigênio ao grupo.


Por que o grupo de garotos entrou na caverna?

Os garotos fazem parte do time de futebol Wild Boars e têm entre 11 e 16 anos. Eles conhecem bem a área.

Acredita-se que eles foram para a caverna no dia 23 de junho após um treino, para comemorar o aniversário de um dos colegas, e levaram apenas alimentos básicos.

Mas, por causa da época do ano uma enchente provocada pela chuva os deixou presos lá dentro, cerca de 600 metros sob a superfície.

Eles foram encontrados por mergulhadores no domingo passado. Estavam famintos e assustados, mas, bem considerando as circunstâncias.

Desde então, mergulhadores da Marinha os fazem companhia, e levam comida, luz e tratamento médico para eles regularmente.

Eles também conseguiram escrever cartas aos familiares e ler as que foram escritas para eles.

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-44757119

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Convite - ADITIVO DE RERRATIFICAÇÃO QUE DETERMINA MUDANÇAS DE DATAS, LOCAIS E HORÁRIO AO ADITIVO DO EDITAL ASCRIM DE CONVOCAÇÃO E CONVITE AGE-011/2018, DE 05.06.2018

1481522002230_PastedImage
  A ASSOCIAÇÃO DOS ESCRITORES MOSSOROENSES–ASCRIM, COMEMORAÇÃO 3º ANIVERSÁRIO, TEM A HONRA DE CONVIDAR VOSSA SENHORIA E EXMA. FAMÍLIA PARA OS “ATOS SOLENES” ASCRIM DA AGE-011/2018, NAS SEGUINTES ORDENS DO DIA:
“HOMENAGENS ESPECIAIS IN MEMORIAM, AO DR. MILTOM MARQUES DE MEDEIROS, EX-PRESIDENTE DA TCM, EX-VICE-PRESIDENTE DA ASCRIM, -FRONTISPÍCIO CANÇÃO PARA MOSSORÓ-COM OUTORGA DE MEDALHAS ‘ASCRIM/TCM TRIBUTO CULTURA E TELEVISAO DR. MILTON MARQUES DE MEDEIROS’, AOS AGRACIADOS COM CHANCELA DA EXMA. PRESIDENTE DO CONGLOMERADO TCM DRA ZILENE CONCEIÇÃO CABRAL FREIRE DE MEDEIROS”
09.07.2018 – 09H30MIN – SESSÃO ADMINISTRATVA CONTÍNUA: INSTALAÇÃO/ABERTURA OFICIAL “I SEMANA TRIBUTO CULTURA DR. MILTON MARQUES DE MEDEIROSI SETCMMM” E II FESTIVAL DIVERSIDADE CULTURAL ASCRIM-II FDCA(ARTES, CINEMA, ESCULTURA, LITERATURA E MÚSICA, ABERTO A TODOS INTERESSADOS PARA EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS AUTORAIS, DE 09 A 13.07.2018, 09H40MIN AS 14H00MIN.:
19H30MIN(SEGUNDA-FEIRA) I-SESSÃO ADMINISTRATIVA CONTÍNUA-POSSE DOS DIRETORES, CONSELHEIROS, NEÓFITOS E ACADÊMICOS CORRESPONDENTES DA ASCRIM. II-PUBLICA ADIAMENTO I FOPHPM. III-SESSÃO CULTURA QUADRO DE HONRA INTELECTUALIDADE. ASCRIM/TCM OUTORGA DE TÍTULOS HONORÍFICOS AOS HOMENAGEADOS.
SAUDAÇÕES ASCRIMIANAS,
 FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO
-PRESIDENTE DA ASCRIM-

EVENTO: 09.07.2018=09:30HS, NO AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL NEY P. DUARTE. PRAÇA DA REDENÇÃO JORNALISTA DORIAN JORGE FREIRE–CENTRO, MOSSORÓ(RN). SESSÃO ADMTV.CONTÍNUA AS 19:30HS NO AUDITÓRIO DA OAB-SECCIONAL DE MOSSORÓ”, SITO À RUA DUODÉCIMO ROSADO, 1125, NOVA BETANIA, NESTA URBE
CONTATOS 84-99150-8664 OU EMAIL asescritm@hotmail.com 
P.S.: DETALHES NO EDITAL AGE-011/2018.
 =============================================
ADITIVO DE RERRATIFICAÇÃO QUE DETERMINA MUDANÇAS DE DATAS, LOCAIS E HORÁRIO AO ADITIVO DO EDITAL ASCRIM DE CONVOCAÇÃO E CONVITE AGE-011/2018, DE 05.06.2018.

(R E E D I T A D O  A  PEDIDOS)

              O PRESIDENTE EXECUTIVO DA ASSOCIAÇÃO DOS ESCRITORES MOSSOROENSES-ASCRIM, FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO NO CUMPRIMENTO DAS ATRIBUIÇÕES QUE LHE CONFEREM O ESTATUTO SOCIAL, POR FORÇA DE ORDEM TÉCNICA E LOGÍSTICA SUPERIOR RACIONAL, através deste, ADITIVO DE RERRATIFICAÇÃO QUE DETERMINA MUDANÇAS DE DATAS, LOCAIS E HORÁRIO AO ADITIVO DO EDITAL ASCRIM DE CONVOCAÇÃO E CONVITE AGE-011/2018, DE 05.06.2018, COM ÍNTEGRA SINÓTICA DA PROGRAMAÇÃO ESTABELECIDA, TORNA PÚBLICO, CONVOCA E CONVIDARESPECTIVAMENTE, OS ACADÊMICOS REGULARES INSCRITOS, OS ACADÊMICOS REGULARMENTE INSCRITOS, E OS CONVIDADOS  PARA SE REUNIREM EM ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA A SE INSTALAR, SOB SUA PRESIDÊNCIA, NO DIA 09 DE JULHO DE 2018, (SEGUNDA-FEIRA), EM PRIMEIRA CHAMADA COM A PRESENÇA DE METADE DE SEUS MEMBROS MAIS UM E, EM SEGUNDA CHAMADA, APÓS 10(DEZ) MINUTOS, COM QUALQUER NÚMERO DE “ACADÊMICOS”, CONFORME O ESTATUTO, PARA TRATAREM DOS “ATOS SOLENES DA ASCRIM”, NOS LOCAIS E HORÁRIO DAS ORDENS DO DIA AQUI ESTABELECIDAS:
DIA 09.07.2018 09h30min (SEGUNDA-FEIRA). MANHà NO AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL NEY PONTES DUARTE, PÇA DA REDENÇÃO JORNALISTA DORIAN JORGE FREIREM CENTRO. 
I-A. SESSÃO ADMINISTRATIVA CONTÍNUA-(tempo previsto:16MINUTOS): (PROVISÃO ACACT)

-FRONTISPÍCIO “CANÇÃO PARA MOSSORÓ”-
-HINO NACIONAL –
-BENÇÃOS DO EVENTO – ACADÊMICO DA ASCRIM Pe. MANOEL VIEIRA GUIMARAES NETO.
-CORAL CANTO E SAUDE NARA VASCONCELOS = COMO É GRANDE O MEU AMOR POR VOCE.

2. INSTALAÇÃO OFICIAL “I SEMANA TRIBUTO CULTURA DR. MILTON MARQUES DE MEDEIROS-I SETCMMM” –DE 09 A 13.07.2018(SEGUNDA A SEXTA-FEIRA). DISTRIBUIÇÃO DE BRINDES, OFERTA DO CONGLOMERADO TCM, AOS CADASTRADOS NA RECEPÇÃO DA AGE-011/2018. (PROVISÃO ACACT).
2.1. ABERTURA “II FESTIVAL DIVERSIDADE CULTURAL ASCRIM-II FDCA”(ARTES, CINEMA, ESCULTURA, LITERATURA, MÚSICA, TEATRO, ETC), EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS AUTORAIS,ABERTO A TODOS INTERESSADOS, PERÍODO 09 A 13.07.2018, DE 09h40min A 14h00min.: (PROVISÃO ACACT).
2.2. TRÍDUO DE PROSAS (PROVISÃO ACACT).
2.3. 13.07.2018-PERFORMANCE “CÔCO DA PASSARADA” CRIANÇAS DO COLÉGIO EVANGÉLICO JOSÉ LEÔNCIO.
2.4. EXPOSIÇÕES E LANÇAMENTOS DE LIVROS DE ESCRITORES MOSSOROENSES E DE OUTRAS CIDADES.(PROVISAO ACACT)
3. OS INTERESSADOS DEVERÃO INSCREVER-SE ATRAVÉS DO EMAIL DA ASCRIM asecritm@hotmail.com.br ou pelo celular 84-99150-8664.
3.1. INSCRIÇÕES CONFIRMADAS:
 CARLOS ANTONIO DE FIGUEIRÊDO(CARECA) – A.Plasticas. -ELSON HENRIQUE DE O. MESQUITA-Escultor em Ferro. -FRANCI FRANCISCA DANTAS- Pintora em telas. -Taniamá Vieira da Silva Barreto-Grafite e Pintura em Tela. -FRANCISCO JOSÉ DA S.NETO-Desenhista a Mão Livre. -MANOEL GALDINO ASSUNÇÃO-Especialista em Bonsai-MARGARIDA COSTA-Pintura em tela. -NAIDE BATISTA-Escultor em Fibras e material reciclado. EXPEDITO DE ASSIS SILVA – Escultor e Arte em Espelho. AIRTON CILON-arte em tela. ISAURA BARBOSA-Artes Diversificadas. (PROVISÃO ACACT).
I-B. SESSÃO ADMINISTRATIVA CONTÍNUA- (tempo previsto:26MINUTOS): (PROVISÃO ACACT)
1.- DESTAQUES DO PRESIDENTE DA ASCRIM:
-REVERENCIA 78º ANIVERSÁRIO DR. MILTON MARQUES DE MEDEIROS IN MEMORIAN. 3º ANIVERSÁRIO E ANIVERSARIANTES ASCRIM.
-BENÇÃOS DO EVENTO – ACADEMICO DA ASCRIM Pe. MANOEL VIEIRA GUIMARAES NETO.
-CORAL CANTO E SAUDE NARA VASCONCELOS = COMO É GRANDE O MEU AMOR POR VOCE.
2.PUBLICA INSTALAÇÃO OFICIAL “I SEMANA TRIBUTO CULTURA DR. MILTON MARQUES DE MEDEIROS-I SETCMMM” –DE 09 A 13.07.2018(SEGUNDA A SEXTA.FEIRA) (PROVISÃO ACACT).
2.1. PUBLICA ABERTURA “II FESTIVAL DIVERSIDADE CULTURAL ASCRIM-II FDCA.

3. “ATO PRESIDENCIAL Nº 004/2018”, DE 25.06.2018 VALIDA ATIVAÇÃO OFICIAL ACADEMIA DOS ESCRITORES MOSSOROENSES-ASCRIM.VERSÃO ACADEM.
4. ASCRIM RESOLUÇÃO Nº 003/2018, OUTORGA TÍTULO EXECUTIVO HONORÍFICO DE “PRESIDENTE DESIGNADO DA ASCRIM” AOS ACADÊMICOS DA ASCRIM:
-PROF. WILSON BEZERRA DE MOURA-ACADÊMICO FUNDADOR
-DR. ELDER HERONILDES DA SILVA-ACADÊMICO FUNDADOR
5. CARTA DE INTENÇÕES DOS PRESIDENTES DE ENTIDADES CULTURAIS À EXCELENTÍSSIMA PREFEITA DE MOSSORÓ, DRA. ROSALBA CIARLINE ROSADO: (PROVISÃO ACACT)
6. ENTRONIZAÇÃO, TERMO DE POSSE E DIPLOMAÇÃO, DOS CARGOS VACANTES ADMINISTRAÇÃO ASCRIM BIÊNIO 2017/2018. CONFORME ASCRIM/ATO PRESIDENCIAL Nº 002/2018: (PROVISÃO ACACT).
a) 1ª SECRETÁRIA EXECUTIVA, ACADÊMICA MARTA NOBERTO DE SOUSA AQUINO DE MEDEIROS b) de DIRETORA DE CERIMONIAL E DE EVENTOS, ACADÊMICA SUSANA GORETTI LIMA LEITE c) VICE-PRESIDENTE DO CONSELHO FISCAL, ACADÊMICO MANOEL VIEIRA GUIMARÂES NETO.

7. ENTRONIZAÇÃO, TERMO DE POSSE E DIPLOMAÇÃO DOS NEÓFITOS E ACADÊMICOS (PROVISÃO ACACT):
-ANTONIA LÍRIA FEITOSA NOGUEIRA ALVINO, NÉOFITA
-CINARA FILGUEIRA MACIEL – ACADÊMICA CORRESPONDENTE
-DIÓGENES DA CUNHA LIMA – ACADÊMICA CORRESPONDENTE
-JHÉSSICA LUARA ALVES DE LIMA, NÉOFITA
-JOSÉ ERIBERTO DE OLIVEIRA MONTEIRO - ACADÊMICO
-TARCISIO GURGEL DOS SANTOS – ACADÊMICO CORRESPONDENTE

-APRESENTAÇÃO CORAL CANTO E SAUDE NARA VASCONCELOS = “CASINHA BRANCA”.

II (09.07.2018) (EVENTO ADIADO)  SESSÃO CULTURA HISTÓRICA (tempo previsto: 54min,com possível intervalo de 05minutos)
1. ADIAMENTO OFICIAL DA INSTALAÇÃO DO “I FORUM PERMANENTE HISTORIOGRAFIA ORIGEM E CONTINUIDADE DO POVOAMENTO DE MOSSORÓ-I FOPHPM 2ª ETAPA, ESTABELECENDO PREVISÃO DE NOVA DATA PARA O MÊS DE SETEMBRO DE 2018, COMUNICANDO AOS COMPONENTES DA COMISSÃO, EXPOSITORES E DEBATEDORES, EXCELENTÍSSIMOS:
 DR.BENEDITO VASCONCELOS MENDES-PRES.MUSEU SERTAO
DR.ELDER HERONILDES DA SILVA-PRESIDENTE AMOL
DR.FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO-PRESIDENTE ASCRIM
DR.GERALDO MAIA DO NASCIMENTO-HISTORIADOR
DR.JOSÉ ROMERO CARDOSO DE ARAÚJO-DIR.ACERVO ASCRIM
DRA.LUDIMILLA C. SERAFIM DE OLIVEIRA-1ª SECRETÁRIA/ASCRIM
DRA.MARIA GORETTI ALVES DE ARAUJO-DIR.EVENTOS ARTÍSTICOS
MILTON MARQUES DE MEDEIROS-“IN MEMORIAN”
DR.RICARDO LOPES-FOTÓGRAFO
DRA.TANIAMÁ VIEIRA BARRETO DA SILVA-PRESIDENTE ALAM
DR.WILSON BEZERRA DE MOURA-COORDENADOR COMFOPHPM
MARIA CONCEIÇÃO MACIEL FILGUEIRA – MESTRA E EXPOSITORA
DAVID DE MEDEIROS LEITE, MESTRE E EXPOSITOR
DRA. FATIMA BEZERRA - SENADORA
DRA. LARISSA ROSADO - DEPUTADA ESTADUAL
DRA. ROSALBA CIARLINE ROSADO, PREFEITA DE MOSSORÓ
DRA. IZABEL MONTENEGRO – PRESID. CMM
DR. CANINDÉ MAIA - PRESIDENTE OAB/MOSSORÓ
DR.PEDRO FERNANDES – REITOR UERN
DR.CARLOS EDUARDO DANTAS GOMES-CHEFE IBGE LOCAL
DR.FLÁVIO TÁCITO DA SILVA VIEIRA-VEREADOR-CMM
DR.JOSÉ LACERDA ALVES FELIPE - DOUTORADO EM GEOGRAFIA/UFRN
DR.JOSÉ WELLINGTON BARRETO-PRES.ACJUS
DR.ORMUZ SIMONETTI- PRESIDENTE/IHGRN
DR.ANTÔNIO ALVES CLAUDER ARCANJO-PRESIDENTE ICOP
DR.TARCÍSIO GURGEL DOS SANTOS – DOUTORADO EDUCAÇÃO- ESCRITOR MOSSOROENSE
DRA. CINARA FILGUEIRA MACIEL – MESTRA E TURISMÓLOGA

-APRESENTAÇÃO CORAL CANTO E SAUDE NARA VASCONCELOS = “CARINHOSO”.

III-09.07.2018-NOITE-(SEGUNDA-FEIRA)-20h05minSESSÃO CULTURA E QUADRO DE HONRA INTELECTUALIDADE DA ASCRIM -(tempo previsto: 25min)
1. PUBLICA RESOLUÇÃO ASCRIM Nº003/2018, QUE INSTITUI TITULO HONORIFICENTÍSSIMO  DE ‘PRESIDENTE DE HONRA DA ASCRIM DR. MILTON MARQUES DE MEDEIROS,IN MEMORIAM”, CONCEDIDO A DR. MILTON MARQUES DE MEDEIROS.
1.1. DESIGNAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE “CONDUTORA/GUARDIÔ DA HONRARIA “PRESIDENTE DE HONRA DA ASCRIM DR. MILTON MARQUES DE MEDEIROS IN MEMORIAM”, OUTORGADO A SUA FILHA DRA. STELLA MARIS MARQUES FREIRE DE MEDEIROS.: (PROVISÃO ACACT).
2. ESPEQUE DO ATO PRESIDENCIAL Nº 001/2018, OUTORGA 12 MEDALHAS “TRIBUTO CULTURA E TELEVISAO DR. MILTON MARQUES DE MEDEIROS” AOS HOMENAGEADOS INDICADOS POR DRA ZILENE MARQUES, PRESIDENTE DO CONGLOMERADO EMPRESARIAL DA FAMÍLIA, OS QUE CONFIRMARAM PRESENÇA A ESTE EDITAL AGE-2011/2018;(PROVISÃO ACACT),
3. DOAÇÃO, PELOS AUTORES, À FAMÍLIA DR. MILTON MARQUES DE MEDEIROS DE HOMENAGENS DE ESCULTURAS, TELAS, BUSTO E ARTES.
4. OUTORGA TÍTULO “EMBAIXADORA LITERÁRIA INTERNACIONAL DA ASCRIM”, Acadêmica da ASCRIM, DRA.MARIA DO SOCORRO CAVALCANTI.
5. OUTORGA TÍTULO “ASCRIM GRANDE MÉRITO DE HONRA LITERATURA” AO ESCRITOR MOSSOROENSE TARCISIO GURGEL DOS SANTOS, AUTOR DO TEXTO TEATRAL “CHUVA DE BALAS NO PAÍS DE MOSSORÓ”, CONSAGRADO NO ESPETÁCULO QUE TEM O MESMO TÍTULO, NAS FESTIVIDADES DO “MOSSORÓ CIDADE JUNINA.”
6. OUTORGA TÍTULO HONORÍFICO “ASCRIM GRANDE MÉRITO DE HONRA LITERATURA MUSICAL” A DR. DIÓGENES DA CUNHA LIMA, JOÃO WILSON MENDES, ROBERTO LIMA, AUTORES DA MÚSICA “CANÇÃO PARA MOSSORÓ”.
IV. A ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DA ASCRIM-AGE-011/2018, DE 09.07.2018, PODEM COMPARECER CONVIDADOS E FAMILIARES DOS ASSOCIADOS, PRIVADOS, CONTUDO DE VOZ E VOTO. 
V. OS INTERESSADOS, (NÚMERO NUNCA SUPERIOR A 05), EM SUBIR À TRIBUNA DA ASCRIM-AGE-011/2018, PARA PRONUNCIAMENTO RELACIONADO COM O EVENTO, DEVEM PROTOCOLAR REQUERIMENTO, ENCAMINHANDO-O DIRETAMENTE AO PRESIDENTE DA ASCRIM, VIA EMAIL asescritm@hotmail.com ATÉ 24 HORAS ANTES DO INÍCIO DO EVENTO, SOB PENA DO PEDIDO SER VETADO. (tempo previsto: 03MINUTOS P/ PRONUNCIAMENTO/CADA REQUERENTE).
VI. AS DELIBERAÇÕES SERÃO TOMADAS POR MAIORIA SIMPLES DE VOTOS DOS ACADÊMICOS PRESENTES COM DIREITO DE VOTAR E SÓ PODERÃO TRATAR SOBRE OS ASSUNTOS DAS ORDENS DO DIA DO PRESENTE ASCRIM -AGE-011/2018.
VII. RECOMENDA-SE TRAJE ESPORTE FINO PARA OS CONVIDADOS E VESTES TALARES PARA ASSOCIADOS E ACADÊMICOS DE ENTIDADES CULTURAIS CONGÊNERES.
VIII. O PRAZO DE CONFIRMAÇÃO, PARA SUBSIDIAR ORGANIZAÇÃO, COQUETEL E CONTROLE DO CERIMONIAL AO ASCRIM AGE-011/2018, RESPEITADAS AS JUSTIFICATIVAS PRÉVIAS E EXTEMPORÂNEAS, EXPIRA NO DIA 29.06.2018,  

TERMOS EM QUE EXPEDE, REGISTRE-SE E CUMPRA-SE O PRESENTE
ADITIVO DE RERRATIFICAÇÃO QUE DETERMINA MUDANÇAS DE DATAS, LOCAIS E HORÁRIO AO ADITIVO DO EDITAL ASCRIM DE CONVOCAÇÃO E CONVITE AGE-011/2018, DE 05.06.2018, RERRATIFICADOS EM TODOS OS SEUS TERMOS, PODENDO SER RETRANSMITIDO POR TODOS OS MEIOS DISPONÍVEIS AOS CONVOCADOS E CONVIDADOS INTERESSADOS.

MOSSORÓ (RN), 06 DE JULHO DE 2018.

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO
- PRESIDENTE DA ASCRIM –
*Expoente DA ACADEMIA DOS ESCRITORES MOSSOROENSES-ASCRIM 

Enviado por