Seguidores

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

ADQUIRA A BIOGRAFIA DE ALCINO ALVES COSTA

Por: Rangel Alves da Costa

Rangel Alves da Costa

Escrita por Rangel Alves da Costa, seu filho, e intitulada “TODO O SERTÃO NUM SÓ CORAÇÃO - VIDA E OBRA DE ALCINO ALVES COSTA”, a biografia do saudoso Caipira de Poço Redondo já pode ser adquirida por seus amigos e admiradores.


Com 288 páginas, a biografia cuida de todo percurso de vida daquele que foi verdadeiro guardião da história sertaneja. O livro é dividido em tópicos específicos, cuidando dos diversos aspectos de sua vida. Do nascimento ao adeus, tudo é descrito de forma verdadeira e abrangente.
O livro, pois, está assim dividido: Prefácio (por Júlio César Ischiara); Introdução (por Archimedes Marques); Em 1940...; O homem; O político; Poeta, compositor, radialista, pesquisador do cangaço...; A obra; Prefácios que dizem tudo; Escritor sobre escritor: Paulo Gastão no mundo de Alcino; Dias de Agonia; O legado de Alcino para a cultura nacional; As homenagens.
O livro está à venda ao preço de R$ 50,00 (postagem incluída). Para adquiri-lo proceda do seguinte modo: Efetue depósito bancário identificado na conta abaixo identificada, a seguir envie e-mail para o autor com o endereço para a postagem.
Dados da conta para depósito:

Banco do Brasil;
 Conta Poupança nº 69.544-0;
 Agência 2961-0
Variação 51.
E-mail para envio do endereço: rac3478@hotmail.com

http://blograngel-sertao.blogspot.com.br
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Fazenda Piçarra e a Morte de Sabino Gomes

Por: Manoel Severo
 
Cariri Cangaço em visita a Fazenda Piçarra

Sabino Gomes com certeza era um dos cangaceiros mais destacados do grupo de Virgulino; criado sob as bênçãos do clã paraibano de Marcolino Diniz, se uniu a Lampião logo após ao episódio do ataque a Sousa, fato esse que veio a antecipar o afastamento do líder cangaceiro ao poderoso coronel Zé Pereira, de Princesa, cunhado de Marcolino Diniz.

Em pouco tempo, por sua ferocidade e destemor, Sabino já ocupava lugar de destaque dentre o estado maior do cangaço e se colocava ao lado de Antonio Ferreira e Luiz Pedro, como os lugares tenentes do grande Virgulino Lampião.

 
Foi presença marcante em todos os combates desde então, tendo também escrito seu nome em investidas ousadas, sem  a presença do chefe maior, como foi o caso do próprio ataque a Souza e também a Cajazeiras. Em Mossoró esteve ao lado de Virgulino e Massilon arquitetando o ataque e propenso saque a metrópole potiguar do oeste.

O cangaceiro Massilon
 
Quase um ano após a saga do desastre da empreitada de Mossoró; Lampião se dirige com poucos homens ao cariri cearense, novamente entra em terras alencarinas pelos lados de Macapá; atual Jati; dali parte célere para um de seus coitos mais seguros: A Piçarra de "Seu Antonio".

Local da partida da volante de Arlindo Rocha
 
A volante acabou seguindo por duas vereda
Por essa vereda seguia o grupo de Arlindo Rocha 
Neste local ao tentar passar uma cerca, Sabino foi mortalmente ferido

Era o mês de março de 1928; arranchados no parede de um barreiro da fazenda, incumbiram seu fiel amigo e protetor Antônio da Piçarra de algumas encomendas, entre elas; armas e munição, no que ficou acertado que seria entregue dentro de um dia.
 
 O fazendeiro Antonio da Piçarra

O destino guardava para todos esses personagens um desfecho cruel, que marcaria eternamente a relação de seu Antônio da Piçarra e o Capitão Lampião. A volante pernambucana de Arlindo Rocha juntamente com Manel Neto, no encalço dos bandidos, chega à Piçarra. Não havia como evitar! Seu Antônio foi obrigado a guiar os homens de Arlindo Rocha até o coito de Lampião.

 Manoel Neto

Seguindo por duas veredas, uma mais acima e outra mais abaixo, circundando a parede do barreiro, as forças se aproximavam sorrateiramente do coito; chovia e a noite escura ajudava a empreitada de aproximação. No coito já incomodados com a demora de seu Antônio, os liderados de Lampião resolvem ir até a proximidade da casa saber a razão da demora.

O cangaceiro Sabino

Sabino se distancia do grupo e ao tentar saltar sobre uma passagem de cerca é iluminado por um relâmpago, era tarde! Foi avistado e rapidamente alvejado pelos homens de Arlindo Rocha. Retrocede e é carregado temerosamente pelos companheiros cangaceiros. A volante se adianta e apesar de intenso tiroteio não consegue empreender a perseguição.

Piçarra ficaria marcada por aquele episódio, a noite em que seria morto Sabino Gomes, um  dos mais ferozes cangaceiros da era Lampiônica. A partir daquele dia Lampião engrossava o rol de nomes que clamavam por vingança, e o alvo seria a partir dali: Antônio da Piçarra.

Manoel Severo.

http://cariricangaco.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com