Seguidores

quinta-feira, 3 de março de 2011

Mulher na Malásia salva marido ao atacar tigre com concha de sopa

BBC - Brasil Notícias

Tigre

Animal só teria fugido após ser atingido com concha de sopa
            Um homem foi salvo de um ataque quase fatal de um tigre na região norte da Malásia por sua mulher, que atacou o animal empunhando uma concha de sopa.
            Tambun Gediu, que se feriu seriamente e está se recuperando em um hospital, havia tentado afugentar o tigre e diz que sua mulher salvou a sua vida.

           ''Eu estava seguindo um esquilo e me agachei para acertá-o, quando eu vi o tigre. Foi então que eu percebi que estava sendo seguido'', afirmou Gediu após ter sido submetido a uma cirurgia.

           Gediu havia tentado subir em uma árvore para escapar do animal, mas foi puxado para baixo pelo tigre.

           Sua mulher, Han Besau, de 55 anos, correu para a cozinha ao ouvir gritos do marido e recorreu ao utensílio doméstico como uma arma.

           Acredita-se que o tigre habita uma área florestal não muito distante da residência do casal, perto da aldeia de Jahai.

          Guardas florestais pretendem rastrear o animal e enviá-lo para uma região mais densa e não povoada da selva no Estado de Perak, no norte do país.
'Aterrorizado'

          ''Estava aterrorizado e usei todo a minha força para bater na cara do animal, mas ele não recuava'', disse Gediu ao jornal New Straits Times.

         ''Eu tive que lutar com ele para manter suas mandíbulas longe de mim, e ele teria acabado me prendido em suas garras e me matado, se minha esposa não tivesse chegado."

         Depois de ter sido golpeado na cabeça seguidamente com a concha de sopa, o animal fugiu.

          Foi a primeira vez que alguém na aldeia foi atacado por um tigre.

         O diretor do Departamento de Vida Selvagem e Parques Nacionais no Estado, Shabrina Shariff Mohd, estima que existam cerca de 200 tigres nas selvas de Perak.

        Ela acrescentou que cinco haviam sido localizados perto da principal rodovia da região, que conecta as regiões leste e oeste do país.

China aumenta área de floresta, Brasil diminui

Por: Miriam Leitão - Colunista


Desmatamento - Crime ambiental

            A FAO, organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, divulgou estudo sobre perda de florestas. Entre 2000 e 2010, o mundo perdeu 52 mil quilômetros quadrados de floresta, o que representa uma queda expressiva em relação à década passada, quando havia ficado em 83 mil quilômetros quadrados.

            A Suécia fez um esforço enorme de reflorestamento e hoje tem uma das maiores áreas de floresta do mundo, mas é um país pequeno. Já a Ásia teve perda líquida forte entre 1990 e 2000, mas um ganho a partir daí, por causa da China, que aumentou sua área de floresta.


Desmatamento - Crime ambiental 
            
            A única região do mundo onde houve forte perda foi a América Latina. O Brasil reduziu ao longo dos últimos anos o ritmo de desmatamento, mas ainda tem perda líquida. Vejam abaixo gráfico feito pela revista britânica "The Economist" baseado nesse estudo.
Os dados em tempo real mostram aumento do desmatamento nos últimos meses. O Imazon, ONG brasileira, por exemplo, notou que houve aumento na degradação florestal, uma espécie de etapa prévia ao desmatamento futuro.


Desmatamento - Crime Ambiental

           Nunca dá para refazer a floresta perdida. Quando falamos em reflorestamento, a tentativa é colocar as espécies nativas no lugar. Mas não é possível reconstruir da mesma forma. Dá para consertar parcialmente.

Ouçam aqui o comentário na CBN.


Veja as belezas do nosso Brasil

















Fonte: O Globo - Miriam Leitão.com