Seguidores

sexta-feira, 22 de março de 2024

𝑭𝑶𝑮𝑶 𝑫𝑶 𝑺𝑬𝑹𝑹𝑶𝑻𝑬 𝑷𝑹𝑬𝑻𝑶

Acervo do Jaozin Jaaozinn - Escrito por Antônio Amaury e Vera Ferreira

Após a União e o acordo dos Estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Alagoas em janeiro de 1925, onde cada força volante poderia adentrar as outras regiões enquanto perseguiam cangaceiros, a agilidade das tropas em confrontar os bandoleiros aumentou mais ainda, facilitando na captura e ou em combater um número elevado de cangaceiros, quando estes se juntavam com outros bandos.

Por este modo, quando os militares ficaram sabendo da passagem de Lampião nas regiões de Custódia/PE, inúmeras forças se locomoveram para a localidade, dentre elas duas da Paraíba. Uma delas era do tenente Francisco de Oliveira, de Princesa Isabel/PB, comandando cerca de 27 homens. Junto com esta seguiu a tropa do tenente Graciliano Salgado, de Carnaíba de Flores/PE, com 40 homens. Entretanto, não duraram muito, porque Francisco não concordava com algumas ordens e o modo de operar de Salgado, onde o paraibano se desmembrou do pernambucano e seguiu com sua tropa original para Custódia.

De lá, obteve informações dos habitantes sobre Lampião e o seu destino, seguindo para o povoado de Sertânia/PE, se encontrando com outra força paraibana, do tenente Joaquim Adaucto, com seus 20 volantes. Ambos seguiram os rastros deixados pelos cangaceiros, conseguindo identificar cerca de 24 bandoleiros, pernoitando no lugarejo chamado Espírito Santo, depois de 15 dias de caminhada.

Informados por um vaqueiro que o tenente João Gomes, de Pernambuco, iria compor a tropa dos paraibanos, trazendo consigo mais de 40 volantes, a tropa já passava de 90 volantes, contando com os três oficiais, onde o destino era Mata Grande/AL. Já no dia 21 de fevereiro em Mata Grande, souberam que os bandoleiros tinham passado no local; a população confrontou duramente os invasores, porém, duas casas comerciais foram roubadas e incendiadas e duas pessoas morreram, outras ficaram feridas.

Lampião e os demais não estavam preparados para uma resistência, onde, em seguida, fugiram para a fazenda Serrote Preto, de Constantino e Dona Maria. Ao chegarem nas moradias, a volante soube que outro grupo seguiu com Virgulino –que seria o grupo do bandoleiro Manoel Pequeno, liderando 17 caboclos–, totalizando 42 cabras. Foram em direção aos rastros dos cangaceiros, encontrando no caminho indícios de suas paradas, como a comida que se alimentaram e uma capa de baralho.

Perto da fazenda, Francisco já estava doido para confrontar os cangaceiros, enquanto João dizia que era melhor fazer uma parada para que os soldados comessem algo. Oliveira responde: “A força da Paraíba, quando tem notícias de cangaceiro, encosta logo.”; e seguiu com sua tropa para a localidade. As 14h, os paraibanos chegaram no terreiro da casa, mas logo escutam o grito de um cangaceiro noticiando a visita indesejada.

Tentaram se aproximar da porta, para o azar deles, foram recebidos por uma chuva de balas, morrendo os volantes Virgulino, Artur, Diménio e o tenente Francisco, saindo ferido o tenente Adaucto. Os de Pernambuco chegaram um pouco mais tarde, trocando ainda mais bala contra os bandidos.

Falavam, os cangaceiros, que “os soldados de Alagoas só comem sururu”, enquanto retrucava a tropa “cambada de ladrões, vocês brigam com a força da Paraíba!”.

Alguns membros da força de Francisco tentavam se proteger numa parte do serrote. Enquanto isso, o volante Ananias Caldeira, se preparou numa ponta do curral da fazenda para abrir fogo em qualquer bandoleiro que passasse em sua mira. Não sabia ele que a casa tinha as famosas torneiras, para um melhor abrigo na hora de tiroteios, e um dos cangaceiros conseguiu o acertar duas vezes (um no braço e outro no rosto), jorrando uma quantidade horripilante de sangue. Fora carregado pelo soldado Manoel Gabriel para um ponto seguro, que depois o sargento José Guedes o colocou mais para dentro da mata. Ananias sobreviveu ao confronto.

Já ao anoitecer, o combate tinha se reduzido. José Guedes e os sobreviventes tentavam a todo custo resgatar os feridos; e tinha um, sendo este o único, ferido no terreiro da casa.

Pediu ajuda para o tenente João Gomes, onde esse recusou em ajudar o rapaz e acabou logo partindo com sua tropa. O volante ferido que fora deixado para trás morreu sangrado pelo cangaceiro Jurema.

No fogo, segundo afirma Antonio Amaury, morreram cerca de dez volantes e dois oficiais (o tenente Joaquim Adaucto não resistiu aos ferimentos e morreu em Paulo Afonso/BA), além de outros ficarem feridos. Na parte dos cangaceiros, Asa Negra, Guri e Corró foram abatidos, enquanto Fato de Cobra, Capuxu e Quixabeira ficaram feridos.

𝑭𝑶𝑵𝑻𝑬: 𝑳𝒊𝒗𝒓𝒐 𝑫𝒆 𝑽𝒊𝒓𝒈𝒖𝒍𝒊𝒏𝒐 𝒂 𝑳𝒂𝒎𝒑𝒊𝒂̃𝒐 - 𝑨𝒏𝒕𝒐𝒏𝒊𝒐 𝑨𝒎𝒂𝒖𝒓𝒚 𝒆 𝑽𝒆𝒓𝒂 𝑭𝒆𝒓𝒓𝒆𝒊𝒓𝒂.

.𝐂𝐀𝐍𝐆𝐀𝐂̧𝐎 𝐁𝐑𝐀𝐒𝐈𝐋𝐄𝐈𝐑𝐎.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SABINO E LAMPIÃO

Por Volta Seca

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO: NASCE MARIA DO CARMO, FILHA DE CORISCO E DADÁ

 Por Fatos na História

https://www.youtube.com/watch?v=UQoGsDvrpec&ab_channel=FatosnaHist%C3%B3ria-Canga%C3%A7oeNordeste

Narrativa sobre o nascimento de Maria do Carmo, filha dos cangaceiros Corisco e Dadá. Referências: "CORISCO E DADÁ - Uma saga de amor, cachaça e sangue", de José Bezerra Lima Irmão Imagens: .Blog do Mendes e Mendes .Lampião Aceso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVINO FERREIRA DA SILVA

 Por Marcelo Felipe Sampaio.

Livino Ferreira, irmão de Virgulino Ferreira da Silva o Lampião, existem poucas fotos na história. Essa reprodução foi feira pelo talentoso artista plástico Alexandre Barasino e está no documentário Acordo Com Lampião? Só na Boca do Fuzil! que terá sua estreia no Cine Belas Artes em São Paulo no dia 14 de abril em São Paulo. O acervo original do Barasino será doado para o Museu das Forças Volantes em Nazaré do Pico em PE.

#acordocomlampiãosonabocadofuzil #marcelofelipesmapio #lampião #cangaço

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

𝑰𝑵𝑬́𝑫𝑰𝑻𝑨 𝑵𝑨 𝑰𝑪𝑶𝑵𝑶𝑮𝑹𝑨𝑭𝑰𝑨

Jaozin Jaaozinn

Fotografia inédita de um volante da força de Pernambuco, possivelmente registrado em Paulo Afonso/BA, na década de 1930.

O volante em questão é o Sr. Manoel (ou Manuel) Rodrigues Tenório, natural de Santo Antônio do Tará, município de Pedra/PE, nascido no dia 25 de dezembro de 1914, sendo filho do Coronel Lourenço da Silva Tenório Cavalcante (ou Cavalcanti) e Maria Rodrigues Pereira.

Atuou por muito tempo como comissário (possivelmente militar) em Santo Antônio do Tará, e foi um dos milhares pernambucanos que participaram da campanha contra o cangaceirismo na região da Bahia na década de 1930, penso que integrou a volante aos 18 anos, em 1933, participando da força de Manoel Netto, o Mané Neto ou Mané Fumaça, em comparação de fotografias de outros soldados de seu comando.

Dentre as regiões que passou, temos Paulo Afonso, sendo o possível local que fora registrado essa fotografia.

Depois de seus serviços contra o banditismo, Manuel veio a morar na cidade de Pesqueira/PE, onde trabalhava como agricultor, se casando com a Sra. Francisca Leite dos Santos, conhecida como Chiquita, com quem teve sete filhos (Luís Wilson Tenório, Sirlei Tenório, Wbiraneide Tenório, Wbirajara Tenório, Gildete Tenório, Wbiraildo Tenório e Wbiraci Tenório).

Manoel Tenório morreu no dia 09 de maio de 1999, com 84 anos, onde foi sepultado no cemitério de Santo Antônio do Tará, sua terra natal.

𝐂𝐑𝐄́𝐃𝐈𝐓𝐎𝐒: 𝐒𝐡𝐞𝐢𝐥𝐚 𝐓𝐞𝐧𝐨́𝐫𝐢𝐨 𝐞 𝐅𝐚𝐦𝐢́𝐥𝐢𝐚; 𝐆𝐮𝐢𝐥𝐡𝐞𝐫𝐦𝐞 𝐕𝐞𝐥𝐚𝐦𝐞.

.𝑪𝑨𝑵𝑮𝑨𝑪̧𝑶 𝑩𝑹𝑨𝑺𝑰𝑳𝑬𝑰𝑹𝑶.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DOCUMENTÁRIO: ANTÔNIO FRANCISCO - POR TRÁS DOS VERSOS

Por Parêa TV 

https://www.youtube.com/watch?v=6f4vXjqNIpw&ab_channel=PAR%C3%8AATV

O documentário “Antônio Francisco – Por Trás dos Versos”, dirigido por Mykaell Bandeira e Wigna Ribeiro, retrata a vida e obra do poeta e cordelista mossoroense, Antônio Francisco. Uma das pessoas mais importantes da literatura de cordel da atualidade. Antônio é membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, na cadeira de número 15, cujo patrono é o poeta cearense Patativa do Assaré.

FICHA TÉCNICA

Concepção- Mykaell Bandeira Direção - Mykaell Bandeira e Wigna Ribeiro Direção de Fotografia- Wigna Ribeiro Depoimentos - Antônio Francisco, Nira Maria, Segundo Neto, Caio César Muniz, Crispiniano Neto, Evandro Cunha e Gustavo Luz Produção executiva - Mykaell Bandeira Realização - Parêa Produções Patrocínio- Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Prefeitura de Mossoró, Ministério do Turismo, Governo Federal, através da Lei Aldir Blanc.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

KYDELMIR DANTAS.

 Por José Mendes Pereira


Excelente desenho do professor, escritor, poeta, pesquisador do cangaço, do Rei do Baião e do Trio Mossoró. Não tenho o nome do artista que desenhou o poeta .

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AS TORRES GÊMEAS DO 11 DE SETEMBRO DE 2001

Por José Mendes Pereira

Torres Gêmeas - Uma destruição total

Os atentados de 11 de setembro de 2001 às Torres Gêmeas, nos Estados Unidos, todos ataques foram praticados contra alvos civis. Os atentados aconteceram numa manhã do dia 11, quando quatro aviões comerciais foram tomados pelos terroristas, e desviados para tentarem suas vinganças, sendo que dois deles foram jogados contra as torres do World Trade Center em Manhattan, Nova York.

Vizinhas à Estátua da Liberdade - https://pt.dreamstime.com/fotos-de-stock-senhora-liberdade-e-torres-g%C3%A9meas-image859063

O terceiro avião, mesmo os Estados Unidos American Airlines Flight 77, foi reportado pelas autoridades norte-americanas como tendo sido intencionalmente derrubado contra o Pentágono pelos sequestradores, no Condado de Arlington, Virgínia. 

Uma maldade humana - https://www.correiobraziliense.com.br/mundo/2023/09/5124353-11-de-setembro-apos-22-anos-relembre-o-atentado-as-torres-gemeas.html

Já o quarto avião, United Airlines Flight 93, os seus destroços foram encontrados espalhados num campo próximo de Shanksville, na Pensilvânia.

O país foi humilhado por Bin Laden - https://www.aereo.jor.br/2021/09/11/20-anos-do-ataque-as-torres-gemeas/

Segundo a versão oficial do governo dos Estados Unidos, que os passageiros do avião enfrentaram os supostos sequestradores, e que durante este terrível acontecimento, infelizmente o avião caiu. Para os sequestradores nada faria que eles desistissem das suas maldades. Era um plano do chefe terrorista superior, que era o Osama Bin Laden. 

https://www.ebiografia.com/osama_laden/

Nestes atentados estudados e colocado em prática por Osama Bin Laden, morreram 2.973 pessoas. Os historiadores afirmam que desde a Guerra de 1812, esse foi o primeiro ataque que teve efeitos psicológicos e altamente corretivos imposto por forças inimigas em território americano.

O país em chamas. Este avião também entrou nesta torre.

Os sequestradores do famoso terrorista Osama Bin Laden humilharam a maior potência do planeta, os Estados Unidos com a força da  covardia, deixando o  país decepcionado e calado, apenas aguardando a oportunidade certa para vingarem e exterminarem o desumano de uma vez por toda.  

https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=300323 - As Torres Gêmeas antes de serem derrubadas.

Os Estados Unidos para não ficarem impunes, responderam aos ataques. O país invadiu o Afeganistão para derrubar o Taliban, que abrigou os terroristas da Al-Qaeda.

 Ali, o desespero de quem ainda estava vivo. Este não quis morrer dentro do fogo e arriscou o tudo ou nada.- https://www.google.com/search?

Muitos outros países também reforçaram as suas legislações antiterrorismo e ampliaram mais ainda os poderes de aplicação da lei. Só assim, ficaria mais difícil tentativas de terroristas em seus países.

O país coberto por fumaça - https://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1485036-5602,00TV+DIVULGA+IMAGENS+AEREAS+INEDITAS+DAS+TORRES+GEMEAS+NO+DE+SETEMBRO.html

As bolsas de valores estadunidenses tiveram grandes prejuízos, porque foram obrigado a fecharem no resto da semana seguinte ao ataque, especialmente nas indústrias aérea e de seguro.

Tudo isso foi ao chão. O desespero de quem lá estava, foi grande -  https://brasil.elpais.com/brasil/2018/09/10/album/1536577621_182478.html

O desaparecimento de bilhões de dólares em escritórios destruídos causaram sérios danos à economia de Lower Manhattan, Nova Iorque.

Amigo leitor, as imagens são forte.

 https://www.youtube.com/watch?v=eaTSP-AgWIg&ab_channel=Poder360

Pesquisado em vários sites.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MARIA SULENA DA PURIFICAÇÃO.

  Por José Mendes Pereira

A mãe dos Ferreiras tinha uma porção de nomes os quais são: Maria Sulena da Purificação, Maria Vieira do Nascimento, Maria Vieira da Soledade,  Maria Lopes da Conceição, Maria Santina da Purificação e Maria Lusulina da Purificação. E todas estes nomes é de uma só pessoa, isto é, uma só Maria, sendo a  mais conhecida Maria Lopes da Conceição. 

Ela teve como filhos:   

Era a esposa do pacato José Ferreira dos Santos ou Silva que foi assassinado pela volante do tenente Zé Lucena. Ela nasceu no ano de 1873, já se passaram 148 anos, no Sertão Pajeú, Serra Talhada, Pernambuco, às margens do Riacho São Domingos, um dos afluentes do Rio São Francisco. 

Era filha de Manuel Pedro Lopes e D. Maria Jocosa Vieira. Batizou-se na capela de Vila Bela de São Francisco em Pernambuco, e seus padrinhos foram: Manoel Pereira da Silva (Manoel da Passagem do Meio), irmão de Padre Pereira e dona Constância Pereira da Silva (sua segunda esposa) eram os pais de Sebastião Pereira (Sinhô Pereira, primeiro e único patrão fora-da-lei de Lampião). 

Sinhô Pereira 

O casamento de dona Maria Lopes com José Ferreira foi realizado na tarde do dia 13 de outubro de 1894, na igreja da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, em Floresta do Navio. Ele tinha 22 anos e ela tinha 21. A cerimônia foi presidida pelo cônego Joaquim Antônio de Siqueira Torres. 

Padre Joaquim Antônio de Siqueira Torres

Na pregação o Padre Quincas declarou: "- Tenho a satisfação de assistir a este enlace matrimonial de gente que conheço: boa, amiga e cristã. Faço votos ao Bom Jesus pela felicidade do casal e o futuro muito grande de seus filhos. 

O casal teve 11 filhos dos quais 2 crianças faleceram ainda pequeninas. O terceiro, ficou famoso: Virgolino Ferreira da Silva, mais tarde, Lampião.  É aí, onde essa Maria com tantos nomes passou para a história.

Maria criou os filhos com autoridade dentro dos rígidos costumes sertanejos. A vida da família era pacata, até Virgolino virar cangaceiro. A situação tornou-se insuportável para ela, sendo obrigada a deixar sua casa, viver de sobressaltos, perseguições etc. O coração não suportou e Maria Sulena morreu de infarto, aos 47 anos, em Alagoas, no dia 30 de abril de 1920. Foi enterrada discretamente no Cemitério Santa Cruz do Deserto. 

Existem historiadores que afirmam que os seus filhos herdaram um pouco dela, porque dona Maria tinha o gênio forte, e não admitia que seus filhos fossem decepcionados em lugar nenhum, e ainda dizia que não criou filhos para ficarem no caritó. 

O significado de caritó o google diz que é nicho ou pequena prateleira na parede das casas. 

Algumas informações do livro "Lampião a Raposa das Caatingas" de José Bezerra Lima Irmão.

Entre em contato com o professor Pereira através deste e-mail 

franpelima@bol.com.br 

e adquira esta maravilhosa obra.

http://blogdomendesemendes.blogapot.com

"É ASSIM MESMO"

Por Raimundo Lucas


Eu pensei que a meninice
Fosse um de bobagem
Agente tinha coragem
De fazer estripulice
Mais logo veio a velhice
Carregada de lembrança
Mostrando já grande a pança
Diminuindo as passadas
Sem caminhar nas estradas
Da BR da criança.
"O Galego do Jucuri"
O poeta sonhador

https://www.facebook.com/photo/?fbid=2532480773590946&set=a.122437351261979

http://blogdomendesemendes.blogspot.com