Seguidores

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

DEUS FE A ESCADA DA VIDA...

Por José G. Diniz



Deus fez a escada da vida

Com tabelas nos degraus

Vinte e oito por quatorze

Finalizou dando os graus

Para subir pobres e ricos

Os graúdos e os nanicos

Os bons e elimina os maus.


https://www.facebook.com/josegomesd

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SE ESSA CHUVA TROUXESSE VOCÊ...

 Por Hélio Xaxá


Ah, se essa chuva trouxesse você

Para ficarmos juntos a olhar

Esse céu abrir-se e chorar

De amor pela terra

Como por você choro eu...

Ah, se essa chuva trouxesse você

Para acabar o inverno no meu coração

E aquecer o sol dessa paixão

E nunca mais chover na serra

Dos tristes olhos meus...

Chove chuva

Escoa

Minha dor...

Chove chuva

Agoa

O meu amor.

Hélio Xaxá


https://www.facebook.com/helio.xaxa

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MAIS UM GRANDE ACHADO!!! - LAMPIÃO O REI DO CANGAÇO FILME COMPLETO.

Por Geraldo Júnior

Lembra daquele menino que aparece no final do filme "Lampião: O Rei do Cangaço", produzido pelo cineasta Carlos Coimbra e que foi exibido no ano de 1964 e que teve como protagonistas os atores Leonardo Vilar (Lampião) e Vanja Orico (Maria Bonita)? Na cena, o garoto Carlos Ricci (Foto) trava um diálogo com o saudoso ator Dionísio Azevedo, onde o veterano ator fala ao garoto que o chapéu que ele tem em mãos, nunca deveria ter sido usado por Virgolino Ferreira. Finalizando o filme com o garoto partindo levando o chapéu.

https://www.youtube.com/watch?v=HSkU2Rg6lrg

Se tudo ocorrer conforme o combinado, em breve estarei produzindo uma entrevista inédita com o Carlos Ricci, que acredito ser uma das últimas testemunhas oculares das gravações e dos bastidores desse clássico filme do cinema-cangaceiro nacional, que envolveu verdadeiras lendas da televisão e do cinema nacional.

Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal Cangaçologia.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

QUEM SÃO?

 Do acervo do pesquisador do cangaço Guilherme Velame Wenzinger 

Ângelo Roque e um coiteiro. Quem é?
Fonte: O Mundo Estranho dos Cangaceiros, de Estácio de Lima.

Adendo:
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O pesquisador do cangaço Andelson Mota, diz em seu comentário, na página do Guilherme Velame Wenzinger, que o outro é seu Antonio Teixeira Leite - Antônio da Piçarra, na fazenda dele, e lá foi morto o irmão de Lampião Antônio por acidente Luiz Pedro foi quem o vitimou.

https://www.facebook.com/groups/179428208932798

htto://blogodmendesemendes.blogspot.com

LANÇAMENTO DISPONÍVEL PARA VENDAS !!!

 Por Helton Araújo


Conheça a história do cangaceiro Antônio Matilde, tio de Lampião e um dos maiores responsáveis para Virgolino e seus irmãos mergulharem no mundo hóstil do cangaço.

Valor : R$50.00 com frente incluso para todo Brasil e autografado pelo autor.

Interessados chamar no direct ou falar comigo Helton Araújo pelo WhatsApp ( 81 ) 98510-6323

Garanta já o seu !!!

https://www.facebook.com/groups/179428208932798

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

 


FORÇA VOLANTE DE MANOEL NETO EM FLORESTA.

Por Guilherme Velame Wenzinger

Força de Manoel Neto em Floresta(PE). Se não me engano existe essa foto em qualidade muito superior mas não tenho encontrado.

https://www.facebook.com/groups/179428208932798

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

DOIS CANGACEIROS DE LAMPIÃO.

 Do acevo do pesquisador do cangaço Guilherme Velame Wenzinger

Devoção e Chá Preto. Já entregues.

https://www.facebook.com/groups/179428208932798

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

METRALHADORA...

Do acervo do pesquisador do cangaço Guilherme Velame Wenzinger

 Metralhadora apreendida com jagunços de Zé Pereira. Princesa(PB), Julho de 1930.

Fonte: A revolução de 1930 e seus antecedentes. Editora Nova Fronteira.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=7782752221813343&set=gm.2383140705228193&idorvanity=179428208932798

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

𝑼𝑴𝑨 𝑺𝑬𝑮𝑼𝑵𝑫𝑨 𝑭𝑶𝑻𝑶𝑮𝑹𝑨𝑭𝑰𝑨

 Do acervo do Jaozin Joaaozinn

Registro pouco divulgado (primeira foto) de Lampião e demais cangaceiros de seu bando, dentre eles, Luiz Pedro e Neném do Ouro, sua companheira. Registro feito por Benjamin Abrahão Calil, em 1936.

Por algum tempo tenho essa foto guardada em meus arquivos, mas nunca dei total atenção a ela, digo sobre os detalhes que se encontram. Só agora que fui perceber que ela é o complemento de outra foto que roda pela internet (no caso, a segunda fotografia presente na publicação), tanto nesse modelo em melhor qualidade tanto na forma "original".

Aproveitei e coloquei outro registro bastante conhecido para que vocês comparem-as e percebam que são distintas.

𝐀 𝐈𝐃𝐄𝐍𝐓𝐈𝐅𝐈𝐂𝐀𝐂̧𝐀̃𝐎
{Da esquerda para a direita}

Lampião, Vila Nova, Diferente, Azulão da Guia, Jurity, Zé Sereno, Gorgulho, Pitombeira, Cacheado, Sabonete, Barra Nova, Luiz Pedro e Neném do Ouro (sua companheira).

Alguns cangaceiros presentes não andavam especificamente com o bando de Lampião, e sim em outros Subgrupos do bando de Virgulino. Dentre eles, está Diferente, Zé Sereno (chefe de Sub-grupo), Gorgulho...

E então, conheciam o registro? Compartilhe com outras pessoas para conhecerem!

𝑪𝑹𝑬́𝑫𝑰𝑻𝑶𝑺: 𝐵𝑒𝑛𝑗𝑎𝑚𝑖𝑛 𝐴𝑏𝑟𝑎𝒉𝑎̃𝑜 𝐶𝑎𝑙𝑖𝑙 𝐵𝑜𝑡𝑡𝑜 - 𝐴𝐵𝐴 𝐹𝐼𝐿𝑀𝑆/𝑃𝐸.

.𝑪𝑨𝑵𝑮𝑨𝑪̧𝑶 𝑩𝑹𝑨𝑺𝑰𝑳𝑬𝑰𝑹𝑶. 

https://www.facebook.com/photo/?fbid=314221045000028&set=g.179428208932798

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O BANDIDO QUE ASSOLA O NORDESTE.

Do acervo do pesquisador do cangaço Guilherme Velame Wenzinger.

Edição do jornal A Tarde (BA) sobre a chacina de Queimadas (BA), praticada pelo bando de Lampião em 22 de Dezembro de 1929. 7 praças foram covardemente assassinados.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=2383041875238076%2C2382438471965083%2C2382561578619439%2C2382547488620848%2C2382426398632957%2C2382523798623217%2C2382179508657646&notif_id=1709027134008462&notif_t=group_highlights&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O MEU AMIGO DE ESTUDOS CANGACEIROS BALÃO ENFEITOU AS SUAS RESPOSTAS MAIS DO QUE DEVIA.

 Por: José Mendes Pereira

O cangaceiro Balão

Em 1973, o cangaceiro Balão cedeu entrevista à Revista Realidade, e para mim, não sei se estou certo, Balão foi o cangaceiro que mais fantasiou as suas respostas. É claro que cada um deles queria levar a sardinha para o seu prato, mas não era necessário tanta fantasia.

Vamos apreciar o que ele falou.

“-Estávamos acampados perto do Rio São Francisco. Lampião acordou às 5 horas da manhã e mandou um dos homens reunir o grupo para fazer o ofício de Nossa Senhora. Enquanto lia a missa em voz alta, todos nós ficamos ajoelhados ao lado das barracas, respondendo amém e batendo no peito na hora do Senhor Deus".

Lampião e seu bando rezando

 Continua: "-Terminado o ofício Lampião mandou Amoroso buscar água para o café. Mas quando ele se abaixou no córrego veio o primeiro tiro. Havia uma metralhadora atrás de duas pedras, a 20 metros da barraca de Lampião. 

Coiteiro de Lampião Pedro de Cândido

Pedro de Cândido, um dos nossos, havia nos traído, e acho que tinha dado ao sargento Zé Procópio até a posição das camas."

"-Numa rajada de metralhadora serrou a ponta da minha barraca..."

E continua o cangaceiro Balão: "- Meu companheiro Mergulhão, levantou-se de um salto, mas caiu partido ao meio por nova rajada. Eu permaneci deitado, e com jeito coloquei o bornal de balas no ombro direito, o sobressalente no esquerdo, calcei uma alpargata. A do pé esquerdo não quis entrar, e eu a prendi também no ombro. Quando levantei, vi um soldado batendo com o fuzil na cabeça de Mergulhão. De repente ele estava com o cano de sua arma encostada na minha perna e eu apontava meu mosquetão contra sua barriga. Atiramos. Caímos os dois e fomos formar uma cruz junto ao corpo de Mergulhão. Levantei-me devagar. O soldado estava morto e minha perna não fora quebrada.

"-Então vi Lampião caído de costas, com uma bala na testa..."
Continua  Balão: "- Moeda, Tempo Duro (este último não aparece na lista oficial dos abatidos, e nem tão pouco na lista de Alcino Alves Costa); Quinta-feira, todos estavam mortos. Contei os corpos dos amigos. Nove homens e duas mulheres. Maria Bonita, ferida, escondeu-se debaixo de algumas pedras. Mas foi encontrada e degolada viva. Não havia tempo para chorar. As balas batiam nas pedras soltando faíscas e lascas. Ouviam-se os gritos por toda parte. Um inferno. Luiz Pedro ainda gritou: -Vamos pegar o dinheiro e o ouro na barraca de Lampião. Não conseguiu. Caiu atingido por uma rajada".

Em minha opinião esta afirmação do cangaceiro Balão contraria o que disse Mané Veio, pois nas declarações que deu aos repórteres, o policial  levou um bom tempo para assassinar Luiz Pedro.
Continua: "- Uma vez me perdi do bando e fiquei um ano nas caatingas de Bebedouro, Jeremoabo, Cipó de Leite, sem ver uma alma viva. No começo eu estava com ANJO ROQUE e sua mulher".
Continua o depoente: "- Corri até ele, peguei seu mosquetão e com Zé Sereno conseguimos furar o cerco. Tive a impressão de que a metralhadora enguiçou no momento exato. Para mim foi Deus".
Minhas inquietações:

1 - Será mesmo que depois da missa ele voltou a se deitar?

2 - Como foi que ele viu que a bala que atingiu o rei foi mesmo no meio da testa, quando ele diz que Lampião estava de costas?

3 - Como foi que no meio de um cerrado tiroteio ele teve coragem de ir pegar o mosquetão de Luiz Pedro que já estava morto?

4 - Como foi que ainda deu tempo para ele contar os mortos, pois no meio de um tiroteio, qualquer ser humano não espera por nada, muito menos para contar quem lá morreu?

5 - Como foi que ainda deu tempo para ele calçar as alpargatas?

6 - Por que Balão caiu quando ele e o policial ambos atiraram, se ele não sofreu nenhum impacto para ser derrubado?

7 - Balão disse que após o massacre ao grupo de cangaceiros passou um ano nas caatingas sem ver um pé de pessoa, comendo carne de bode. Onde ele arranjava fósforos para fazer fogo e cozinhar a carne? 

O amigo Balão fantasiou algumas respostas. Muitas verdades, é claro, mas outras, fantasiadas. Gostaria muito que as suas respostas fossem verdades. Mas pelo que ele disse, não há como eu acreditar em todas.

Mesmo fantasiando as suas respostas, nos meus estudos cangaceiros, eu admiro este facínora, devido ter sido fiel ao maior bandido, que foi o capitão Lampião.

Informação aos estudiosos do cangaço:

Os meus trabalhos de forma alguma, prejudicam escritores, pesquisadores e nem tão pouco cineastas. São apenas as minhas inquietações sobre alguns depoentes que falaram o que não deviam.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DOIS FAMOSOS FACÍNORAS

 Por Guilherme Velame Wenzinger


Balão e Labareda. Jornal "O Estado de São Paulo". Outubro de 1969.

https://www.facebook.com/groups/179428208932798

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DOCUMENTOS NUNCA VISTOS.

Por Adelson Mota

Documentos nunca vistos em grupos de Cangaço, o prêmio pago pela Bahia pela cabeça de Lampião, ocorreu em Maceió os pagamentos Alagoas, Sergipe e Bahia.






https://www.facebook.com/photo?fbid=1071814430770599&set=pcb.1928813924255145

http://blogdomendesemendes.blogspot.com