Seguidores

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

FOTOS DE PARNAMIRIM FIELD NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Publicado em 30/09/2013 por Rostand Medeiros


ALGUMAS FOTOS, PROPAGANDAS, ARTIGOS DE JORNAIS E OUTRAS LEMBRANÇAS DA SEGUNDA GUERRA NA NOSSA REGIÃO. COM DESTAQUE PARA FOTOS DE BRASILEIROS QUE TRABALHAVAM NA BASE AÉREA DE PARNAMIRIM FIELD

Quadrimotores de transporte, do Air Transport Command, pousados em Natal
 Quadrimotores de transporte, do Air Transport Command, pousados em Natal

Clique no link abaixo para você ver todas as fotos de Parnamirim organizadas pelo historiógrafo e pesquisador do cangaço Rostand Medeiros

http://tokdehistoria.wordpress.com/2013/09/30/fotos-de-parnamirim-field-na-segunda-guerra-mundial/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Cariri Cangaço: sonho ou realidade?

Por: Luiz Zanotti
Jorge Remigio, Luiz Zanotti, Joventino, Calixto Junior e Professor Pereira no Cariri Cangaço 2013

O que falar dos dias que eu passei no sertão do Cariri durante a festa cultural que é o Cariri Cangaço? Falar da alegria dos velhos, jovens, crianças e demais moradores de Crato, Juazeiro, Barbalha, Missão Velha, Aurora, Barro e Porteiras que nos recebiam com o sorriso nos lábios e de braços abertos? Da fanfarra que me fez lembrar os tempos de menino? Dos prefeitos que deixaram os seus gabinetes para poderem participar deste ritual, quase litúrgico, chamado Sertão ? Dos professores Lamartine e Luitgarde, verdadeiras memórias do Brasil ? Da energia do local onde se encontram sepultados os fuzilados do Alto Leitão ? Deste incansável lutador e baluarte da cultura nacional que é Manoel Severo ?  Dos amigos pesquisadores que me brindaram com informações e abraços carinhosos, que parafraseando o sertanejo baiano Elomar Figueira de Melo posso dizer que são tantos e que cantando o dia inteiro “não menajo todos não”?... Não dá para falar...uma experiência apolínea como a que eu fui um verdadeiro “escolhido” não se traduzem em gotas de tinta derramadas sobre o papel... sonhos não podem ser traduzidos em palavras... sonhos a gente sonha. 

Luiz Zanotti
Pesquisador, Escritor, Poeta, Dramaturgo
Campo Largo - Paraná

http://cariricangaco.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Tudo que é bom dá trabalho!

Por Geziel Moura
Geziel Moura, Felipe Passos e Jorge Remigio em dia de Cariri Cangaço 2013

Prezado Dr. Severo, retornei das terras nordestinas que tanto amo, aproveito para agradecer a oportunidade que o Cariri Cangaço, por seu intermédio, me concedeu em conhecer "in loco" ambientes que somente lia nos livros, a partir de agora preciso fazer várias releituras pois os lugares dos eventos cangaceiristas não ficará apenas na imaginação, na medida em que, os conheci pessoalmente.

Quero ainda, parabenizá-lo pela organização do evento, certamente foi árduo, mas tudo que é bom dá trabalho e o Cariri Cangaço foi bom. Outrossim, posso lhe garantir que tudo que vi e ouvi foi deveras significativo em meus estudos sobre cangaço, e não menos importante os novos amigos que conheci e me acolheram de maneira sem par, dentre eles: Jorge Remigio, Kiko Monteiro, Narciso Dias, Juliana Ischiara, Rubinho Lima e tantos outros, além de Ivanildo Silveira que foi o responsável pela minha apresentação.Finalmente quero apontar, ao amigo, Belém do Pará como "coito seguro", da mesma forma que Timbaúba foi para Sinhô Pereira, portanto não deixe de avisar quando estiveres por esses lado.

Forte Abraço
Geziel Moura

Pesquisador - Belém, Pará.

http://cariricangaco.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Agradecimento

Mensagem enviada pelo escritor Sabino Bassetti
Jesus, o bom pastor

ESTOU DIVIDINDO POR QUE: TODA VEZ QUE ENCAMINHO ESTA ORAÇÃO, ALGO MUITO BOM ACONTECE. CREIO QUE É A FORÇA DO PENSAMENTO POSITIVO, DA FÉ. 

Deus

Tempo para Deus
Obs.: Só leia se tiver tempo para DEUS'

Quando Deus tira algo de seu alcance. Ele não está punindo-o, mas apenas abrindo suas mãos para receber algo melhor.

Concentre-se nesta frase... "A vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo." Alguma coisa boa vai acontecer com você hoje, algo que você tem esperado ouvir.. Por favor, não quebre!

Apenas 27 palavras. Deus, nosso Pai, CAMINHE pela minha casa e leve embora todas as minhas preocupações e doenças, e POR FAVOR, vigia e cura a minha família em nome de Jesus... AMEM Esta oração é muito poderosa.

Passe essa oração para o máximo de amigos não apenas para algumas pessoas, mas para todos. Todo mundo precisa de uma benção e agora nesse momento uma bênção está vindo para você na forma de um novo emprego, uma casa, o casamento, saúde ou financeiramente. Não faça perguntas. Este é um teste. Será que Deus está em primeiro lugar na sua vida? Se assim for, pare o que estiver fazendo e envie a mensagem. Observe o que Ele faz. 
  
"Antes de falar, escute. 
Antes de escrever, pense. 
Antes de gastar, ganhe. 
Antes de julgar, espere. 
Antes de rezar, perdoe. 
Antes de desistir, tente."


 Enviado pelo pesquisador do cangaço Sabino Bassetti
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Aniversário da enfermeira aposentada Maria Franco


Ontem, dia 2 de outubro foi o aniversário da enfermeira aposentada Maria Franco, que  reside em Cuiabá, Mato Grosso, mãe da Rosemary, pedagoga, Marcelo, professor de Geografia e da Gisele, que é administradora, mas cursa a faculdade de Direito. 

http://www.youtube.com/watch?v=kIUzCDRMgg8

Parabéns Pra Você

Parabéns a você,
nesta data querida,
muita felicidade,
muitos anos de vida

hoje é dia de festa
vivam as nossas almas
para o/a menino(a) ...
uma salva de palmas,

Tenha tudo de bom
do que a vida contém,
tenha muita saúde
e os amigos também".

Hoje o/a faz anos
Porque Deus assim quis
O que mais desejamos
É que seja feliz!


A família do http://blogdomendesemendes.blogspot.com dedica esta música a Maria Franco, lá no Estado de Mato Grosso, pelo seu aniversário. 

 http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Categórico, Genuíno, Empolgante !

Por: João Tavares Calixto Júnior
Calixto Junior em sua Conferência no Cariri Cangaço 2013 

Um movimento categórico, genuíno, empolgante. Estes três adjetivos apenas, não resumem o que foi o Seminário Cariri Cangaço em sua edição 2013, já que uma soma de outros atributos merece ser redigidos acerca da conferência deste ano. Dono de um impressionante poder de aglutinação, o seu curador, Manoel Severo, sobressaiu-se mais uma vez por poder proporcionar com eloquência, momentos ricos em erudição e ineditismo relativos à temática regional. Ornado o movimento pela participação maciça de seus seguidores, racionais apaixonados, recebeu o Cariri cearense mais uma oportunidade de preencher, com as letras autóctones de seu abonado regionalismo, as páginas indolentes de seus anais culturais.
   
As palestras e mesas redondas, a exposição de publicações, a exibição de filmagens, as visitas a locais históricos, e os elementares, mas solenes bate-papos informais na hora do almoço constituíram sobremodo, instantes de intenso aprendizado e prazer, nostálgicos em sua essência.

Solenidade de Abertura do Cariri Cangaço 2013 em Juazeiro do Norte
   
Foi com regozijo que os juazeirenses puderam participar, na noite inicial, da palestra de Luitgarde Cavalcante Barros, que veio do Rio de Janeiro a fim de enriquecer o Manifesto deste ano. Bem preenchido o auditório do Memorial Padre Cícero, prestigiou a população, diferentemente das autoridades locais, um ato de aquisição profunda de conhecimentos sobre a figura imortal do Padre Cícero de Juazeiro na contemporaneidade, proposto por Luitgarde, e fomentado pelas figuras respeitáveis de Honório de Medeiros, Ângelo Osmiro e Leandro Cardoso.
   
Barro, Porteiras, Missão Velha, Aurora, Barbalha e Crato, em sequência, experimentaram o caldo doce que se tira da destilação da cultura regional nordestina, rica, açucarada. Fatos inéditos trazidos à tona pelos conferencistas, observados contiguamente por familiares de homenageados que abrilhantaram ainda mais o evento, vindos de longe, foram pontos importantes a serem notados no Cariri Cangaço 2013.

Filha e demais familiares de Izaias Arruda prestigiaram o Cariri Cangaço 2013 
   
A exibição de documentários, e mais notadamente o filme "A Sedição de Juazeiro", direção de Jonasluis DA SILVA, de Icapuí, se constituiu num ato de verdadeira louvação às potencialidades artísticas e históricas da terra, sobretudo relativo ao cinema. 
   
Numa louvação não meramente afetiva, pode-se inferir sobre o Cariri Cangaço deste ano, como um evento rico e essencialmente significativo à antropologia, sociologia, história e cultura dessa região do Nordeste do Brasil de onde nascem mártires, santos, mitos e deuses...     

João Tavares Calixto Junior
Pesquisador e Escritor


http://cariricangaco.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com