Seguidores

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Convite para conhecimento e divulgação


Caro(a)s Amigo(a)s,
Saudações fraternais!

Envio-lhes o Convite, em imagem virtual, para vosso conhecimento.
Espero contar com vossa honrosa presença.

Atenciosamente,
Geraldo Ferraz

Enviado pelo pesquisador capitão Alfredo Bonessi

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

José Inácio, o Barro e o cangaceirismo no sul do Ceará

Por Sousa Neto

Amigos Volta Seca, Jorge Remígio, José Sabino Bassetti e outros da comunidade. 

No meu modesto trabalho sobre José Inácio, o Barro e o cangaceirismo no sul do Ceará assim escrevi: “O cangaceirismo chegou ao Barro ainda no período do Brasil Império, a partir da segunda metade do século XVIII com “OS VIRIATOS” liderados por José Vicente Viriato, no povoado de Boa Esperança, hoje Iara no município do Barro, organizavam grupos de bandoleiros e aterrorizavam essa e outras comarcas de estados vizinhos. Assaltavam, saqueavam e extorquiam famílias mais abastadas da região do oeste paraibano e do Rio Grande do Norte, de Icó e Lavras no Ceará”.

Na esplêndida entrevista dos representantes do GPEC (Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço) Narciso Dias e Jorge Remígio referendaram o que publiquei. 

É fato que a grande maioria do povo nordestino e do Brasil desconhece esse episódio e acham que o movimento em destaque começa e termina com Lampião. É verdade que Lampião se tornou celebre e hoje é a figura mais biografada na América Latina, mas há décadas antes de seu nascimento, O CANGAÇO já era praticado no sertão do nordeste.

Para ilustrar o meu enunciado vos apresento uma matéria jornalística de 1877. Um abraço a todos!


Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

"DOMINGUINHOS, O NENÉM DE GARANHUNS"


Livro "DOMINGUINHOS O NENÉM DE GARANHUNS" de autoria do professor Antonio Vilela de Souza, profundo conhecedor sobre a vida e trajetória artística de DOMINGUINHOS, conterrâneo ilustre de GARANHUNS, no Estado de Pernambuco.

Adquira logo o seu através deste e-mail:
incrivelmundo@hotmail.com

R$ 35,00 Reais (incluso frete)

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

SEGUNDO O ESCRITOR JOÃO DE SOUSA LIMA


Aqui estão os seguintes cangaceiros:

José Alves de Matos falecido recentemente, era o cangaceiro Vinte e Cinco, além de Cobra Verde e Santa Cruz. Este último era sobrinho do cangaceiro Vinte e Cinco, e que era filho de sua irmã Joaninha. 

Esse cangaceiro era irmão do também cangaceiro Zepellin, morto pelo tenente Zé Rufino, em uma perseguição durante um combate. 

http://historiaparasecontar.blogspot.com.br/2012/08/paripiranga-na-historia-um-dos-ultimos.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PÁSSAROS QUE ORIGINARAM APELIDOS PARA CANGACEIROS - ZABELÊ E SARACURA


Pássaro em extinção, pertence à fauna catingueira. Conhecida como zabelê. Ela que dar origem o nome do cangaceiro Zabelê do bando de Azulão, morto na fazenda Lagoa do Limo na região de Mairi, no Estado da Bahia em 1933. Zabelê ganhou esse vulgo porque era um grande musico e poeta, dono de uma voz excelentíssima.


Pássaro da fauna catingueira em extinção. Este pássaro é conhecido popularmente no sertão como “saracura”. Além deste, também é conhecido como “três pontes” por conta do seu canto. 

Benício Alves dos Santos o “Saracura”

É ele que dar origem o vulgo do cangaceiro Benício Alves dos Santos o “Saracura”, do bando de Ângelo Roque da Costa o “Labareda”.

Adendo - http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Lembrado pelo professor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio. 

 "- Legal, amigo! Mas cadê o Juriti?"

O PÁSSARO JURITI VERMELHO

www.jarlescavalcanti.com - juriti fêmea

O pássaro juriti-vermelho é uma ave rara muito parecida com uma pomba, que habita flores úmidas maduras e dependendo da região, é chamada de juriti-roxa. No Brasil, é possível visualizá-la em Alagoas e também no Paraná, havendo também registros de sua aparição em Rondônia e no alto Xingu. Ela também pode povoar florestas subtropicais de baixa altitude e florestas secundárias degradadas.

Fisicamente, o que diferencia a fêmea do macho é a cor da plumagem, sendo que o macho possui as costas e a parte posterior do pescoço de cor violeta, com alguns reflexos metálicos, que na fêmea são amarronzados. Essa ave costuma viver em pequenos grupos ou de modo isolado, mas nunca em grandes bandos, medindo aproximadamente 20 cm de comprimento. Seus ovos são amarelados e ela costuma pôr dois por vez, no ninho de gravetos que faz a dois ou três metros de altura do solo. Abaixo você pode visualizar algumas fotos dessa graciosa ave.

Manoel Pereira de Azevedo - o cangaceiro Juriti

Sabemos que existem Juritis vermelhas, roxas..., mas não podemos afirmar destas juritis qual delas originou  o apelido ao cangaceiro Juriti, que foi dado a Manoel Pereira de Azevedo, cangaceiro que nascera na Bahia, lá pras bandas do Salgado do Melão, segundo o escritor Alcino Alves Costa, em seu livro: "Lampião Além da Versão - Mentiras e Mistérios de Angico".

Fontes: 
http://www.tocadacotia.com/animais/juriti-vermelha
Facebook
Página: Vicente Cariri

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VIVER PROMOVE SARAU REFLEXIVO LITERÁRIO

Professora Helenize Furtado, coordenadora do evento.

Nos dias 18 e 20 de novembro de 2014, o Viver Colégio e Curso, localizado em Candeias, Jaboatão dos Guararapes, estará vivenciando o SARAU REFLEXIVO LITERÁRIO com grande celebração cultural, envolvendo alunos do 8º e 9º anos, do Ensino Fundamental e 1º e 2º anos do Ensino Médio.

A programação deste ano contemplará diversas manifestações artísticas realizadas pelos alunos, enfatizando a reflexão de temas como o amor, a vida, a depressão, o preconceito e a amizade.

A proposta inclui peças de teatro, recitais poéticos, com poemas de grandes nomes da literatura brasileira e de autoria dos alunos; além de música, dança e da entrega dos certificados aos alunos Campeões da Leitura.

Para a professora Helenize Furtado, coordenadora do evento, “o Sarau Reflexivo Literário abre oportunidades para o aluno demonstrar seus talentos, seus dons artísticos, fazer o que de fato gosta. O evento fará doações aos alunos de diversos livros doados pelas editoras que apóiam o Sarau, como FTD, Melhoramentos, Construir, Ática, Saraiva e Moderna. Nosso objetivo é incentivar o aluno ao bom e importante hábito da leitura”, esclarece.

Adriano Marcena, Presidente da Academia de Letras do Jaboatão dos Guararapes, estará presente ao Sarau. Para ele, “ações desta natureza valorizam, não apenas o senso crítico desenvolvido pela leitura de bons livros, mas, também, cria-se possibilidade dos alunos manterem contato mais íntimo com a arte, principalmente a literatura”.

Serviço:
Evento: SARAU REFLEXIVO LITERÁRIO
Local: Viver Colégio e Curso
Data: 18 e 20 de novembro de 2014
Horário: 08h ás 12h - 14h às 18h

Texto envidado pela assessoria do Sarau Reflexivo Literário.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MATEI MARIA BONITA E DEI UM TIRO NA CABEÇA DE LAMPIÃO


Matei Maria bonita e dei um tiro na cabeça de lampião. Disse o cabo José Panta de Godoy. Confira a matéria acima.

Fonte: facebook
Página: Voltaseca Volta

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FAZENDA JILÓ.wmv

ENTRE HERÓIS E MARGINAIS: CONHEÇA OS FORA DA LEI QUE VIRARAM LENDA – VIRGOLINO FERREIRA DA SILVA, O LAMPIÃO – PARTE X – FINAL


Cabra Macho
(?) Lampião (1897-1938) - (¿) Brasil - ($) 113 mil (±) – (?) 41 anos

Foi para vingar a morte do pai que Lampião juntou-se ao cangaço. Ele e seu bando matavam, roubavam e cometiam inúmeras crueldades. Ainda assim, em meio ao cenário de exploração do povo pelos “coronéis” no nordeste, Lampião era visto por muito como protetor dos desvalidos, distribuindo dinheiro – e autógrafos – por onde ia. Traído por um de seus homens, ele, sua companheira Maria Bonita, e vários membros do bando foram mortos pela polícia em uma emboscada.

http://ahduvido.com.br/entre-herois-e-marginais-conheca-os-fora-da-lei-que-viraram-lenda

SITE DA BIOGRAFIA ABAIXO:
http://www.suapesquisa.com/biografias/lampiao.htm


Quem foi

Virgulino Ferreira da Silva, conhecido popularmente pelo apelido de Lampião, foi o principal e mais conhecido cangaceiro brasileiro. Nasceu na cidade de Serra Talhada (PE) em 7 de julho de 1898 e faleceu em Poço Redondo (SE) em 28 de julho de 1938. Ficou conhecido como o "rei do Cangaço".

Biografia:

- Nasceu numa família de classe média baixa.

- Trabalhou com o pai, na infância e parte da adolescência, cuidando de gado.

- Trabalhou também com transporte de mercadorias em longa distância, utilizando burros como meio de transporte de carga.

- Envolveu-se em brigas familiares na juventude e entrou para um bando de cangaceiros para vingar a morte do pai.

- Em 1922, passou a comandar um bando de cangaceiros.

- Em 1922, seu bando efetuou assalto à casa da baronesa de Água Branca, no Estado de Alagoas.

- No dia 13 de junho de 1927, Lampião comandou seus homens na fracassada tentativa de tomar a cidade de Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte, e nesta ocasião, chegaram a sequestrar o coronel Antônio Gurgel do Amaral.

- Na década de 1930, Lampião e seu bando passou a ser procurado por policiais de vários estados do Nordeste. O bando passou a viver de saques a fazendas e doações forçadas de comerciantes.

- Em 1930, conheceu Maria Gomes de Oliveira (Maria Bonita), que ingressou no bando, tornando-se mulher de Lampião, e a primeira mulher a participar do cangaço. Em 1932 nasceu a filha do casal, Expedita Ferreira.

- Em 28 de julho de 1938, Lampião e vários cangaceiros do bando estavam na fazenda Angico, sertão de Sergipe, quando 11 cangaceiros (mais um policial) foram mortos por policiais da volante do tenente João Bezerra.

Curiosidades:

- Lampião também trabalhou até os 20 anos de idade como artesão.

- Lampião, ao contrário da maioria dos cangaceiros da época, era alfabetizado.

- Existem várias lendas que explicam a origem do apelido "Lampião"

Uma das mais conhecidas diz que seus companheiros de cangaço deram esse apelido, pois ele atirava tão rápido (como se fosses uma metralhadora) que a ponta de seu fuzil ficava vermelha, parecendo um lampião.

- Lampião apresentava problema de visão e, por isso, usava óculos para leitura.

Fonte geral: Mundo Estranho e Universo 42

http://www.suapesquisa.com/biografias/lampiao.htm

http://blogdomendesemendes.blogspot.com