Seguidores

domingo, 13 de outubro de 2024

QUEROBINO

 Clerisvaldo B. Chagas, 10 de outubro de 2024

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.124

Os mais velhos falavam em Santana do Ipanema, que o homem mais mentiroso da região era tal Querobino. Segundo uns poucos, esse indivíduo teria trabalhado no DNER – Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, Residência Santana. Mentia por lazer. Muito embora no meu tempo o maior de todos era o Lulu Félix< mas deixemos o Lulu para um outro trabalho. Pelo que contam, Querobino era mais ou menos como o Lulu, chegava de mansinho nas rodas de conversa e terminava soltando as deles, muitas vezes a pedido da plateia sequiosa. Lembro com clareza apenas uma das suas inúmeras mentiras soltas no mundo. Certa vez fora caçar e ficara numa espera aguardando bando de cardinheiras que iriam chegar à bebida. Naquele momento teve a ideia de pegar muitas cardinheiras de uma vez. Dirigiu-se a um lajeiro próximo e passou leite de jaca em toda a superfície do lajeado. Aguardou até a hora certa quando as aves migratórias começaram a chegar e posarem no lajeiro. Sentavam e ficavam grudadas. Quando ele viu que o lajeiro estava repleto de aves presas., correu para lá com um saco. Mas...  Qual não foi a surpresa! As cardinheiras, ao pressentirem que seriam capturadas fizeram tanta força para se despregarem que carregaram o lajeiro pelos ares.

O homem se tornou um personagem muito querido e solicitado nas palestras entre amigos. Estava bastante famoso na região sertaneja. E num tempo em que não havia televisão, as mentiras de Querobino divertiam jovens e adultos que procuravam rir de graça.

Certa feita o homem se aproximou de uma roda grande de pessoas que falavam de inúmeros assuntos sérios. Vendo Querobino chegar tristonho e sem falar com ninguém, disseram: “Querobino, rapaz, que bom você ter chegado, conte aí uma mentirinha”. E o homem com ares de tristeza: “Hoje não posso, acabo de perder a minha mãe e estou fazendo uma vaquinha para o seu enterro. Naquele momento a turma começou a lhe dá os pêsames, metendo a mão no bolso e enchendo-lhe às mãos de dinheiro. Querobino agradeceu a todos e foi saindo. Alguém se lembrou de perguntar com o homem já distante: “Querobino, quando é o enterro? E ele:

“ Não sei! Vocês não me chamaram para contar uma mentirinha!

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2024/10/querobino-clerisvaldo-b.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

POR ANTONIO CORRÊA SOBRINHO

 

AMIGOS,

TENHO COMIGO QUE SOMENTE UMA PROVA ROBUSTA E INSOFISMÁVEL É CAPAZ DE TORNAR NULA A DECLARAÇÃO DO SOLDADO HONORATO DA SILVA, DE TER SIDO ELE O AUTOR DO TIRO FATAL QUE MATOU O CANGACEIRO VIRGULINO LAMPIÃO, NÃO OBSTANTE O SEU COMANDANTE NA OPERAÇÃO, O TENENTE JOÃO BEZERRA,TER DITO NÃO SABER QUEM ESPECIFICAMENTE MATOU LAMPIÃO, VISTO QUE, SEGUNDO ELE, O BANDOLEIRO FOI ALVEJADO POR VÁRIOS TIROS.

MAS, COMO, INFELIZMENTE, AS VERSÕES, MAIS DO QUE OS FATOS, COMPÕEM MAIS A HISTÓRIA, NÃO SÓ A DO CANGAÇO, DIGA-SE, AS DECLARAÇÕES DO SOLDADO HONORATO, A MEU VER, POSSUEM A SEU FAVOR A FORÇA DA TRADIÇÃO, OU SEJA, A TRANSMISSÃO DA NOTÍCIA DE GERAÇÃO A GERAÇÃO, SEMPRE CONFIRMADA POR ESTE SOLDADO, E O FATO DE DURANTE TODOS ESTES ANOS ESTA INFORMAÇÃO JAMAIS TER SIDO CONTESTADA, COLOCADA EM DÚVIDA, POR QUEM QUER QUE SEJA, PRINCIPALMENTE PELO MILITAR SEBASTIÃO VIEIRA SANDES, QUANDO EM PLENO GOZO DA SUA SAÚDE. 

PORTANTO, AQUI ME PRONUNCIO, COMO SIMPLES LEITOR E COPIADOR DE TEXTOS JORNALÍSTICOS, MEMBRO DESTE E OUTROS RESPEITÁVEIS GRUPOS DE ESTUDO DO CANGAÇO, COM TODO O RESPEITO E A CONSIDERAÇÃO QUE TENHO AO DOUTOR FREDERICO PERNAMBUCANO, O FAMOSO SOCIÓLOGO, PESQUISADOR, HISTORIADOR E ERUDITO E ELOQUENTE ESCRITOR, MEMBRO ATIVO DA RESPEITADA FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO, DONO DE GRANDE ACERVO SOBRE O BANDITISMO SERTANEJO, FREDERICO PERNAMBUCANO CUJA OBRA SITUA-SE INDISCUTIVELMENTE ENTRE AS MAIS VALIOSAS DA HISTORIOGRAFIA DO CANGAÇO, PEÇO-LHE VÊNIA PARA DIZER QUE, DESTA VEZ, EMBORA NÃO TENHA LIDO O SEU NOVO TRABALHO SOBRE O FIM DE LAMPIÃO, MAS, MESMO SEM LÊ-LO, COMPREENDER SUAS RAZÕES, DEVO CONTINUAR PRESTIGIANDO A, POR SINAL, CORAJOSA AFIRMATIVA DO SOLDADO HONORATO DA SILVA, EM RESPEITO INCLUSIVE À SUA MEMÓRIA, DE TER SIDO ELE O AUTOR DO TIRO FULMINANTE QUE FEZ CAIR DEFINITIVAMENTE MORTO O REI DO CANGAÇO.

ABAIXO, TROUXE A DECLARAÇÃO DO SOLDADO HONORATO, PUBLICADA NO JORNAL "A NOITE" (RJ), NA EDIÇÃO DE 02/08/1938.

A NOITE – 02/08/1938  - O HOMEM QUE MATOU LAMPIÃO
Imagem extraída do Blog do Mendesemendes

MACEIÓ, 1 (Dos enviados especiais de A NOITE – Por via aérea) – Conforme a A NOITE noticiou, o homem que pôs termo à vida do rei do cangaço foi o soldado Antônio Honorato da Silva, que tem no 2º Batalhão de Polícia, aquartelado em Santana do Ipanema, o número 145. Conta 38 anos de vida, o herói do Regimento Policial Militar do Estado de Alagoas. Ao ser entrevistado pela A NOITE, declarou com a maior calma que se pode imaginar que atirou seguro em Lampião vendo-o tombar para sempre.

- “Estou satisfeito por ter cumprido o meu dever – disse jovialmente o velho soldado – pois matei um bandido que era o terror do nosso povo, o flagelo do meu sertão querido.

Diz Antônio Honorato que o primeiro tiro disparado na fazenda Angicos foi o do fuzil do soldado Abdon Cosmo de Andrade e que em seguida àquele disparo, a fuzilaria irrompeu de modo infernal, não tendo o fogo durado mais de quinze minutos, terminando com a morte dos onze bandidos e a fuga dos demais que se encontravam no acampamento infernal.

- E depois do tiroteio?

- Depois – exclamou Antônio Honorato – fomos cortar as cabeças dos bandidos.

- Qual foi a primeira cabeça cortada?

- A de Lampião – disse Antônio Honorato. Cortou-a, o soldado Santos com um facão marca Jacaré. A seguir vi o tenente Ferreira com a cabeça de outro bandido, tendo as restantes sido mandadas cortar pelo tenente João Bezerra. Depois do “brinquedo”, contei onze cabeças, ficando satisfeito pelo trabalho que meus companheiros e eu fizemos num espaço tão diminuto.

- Lampião disse alguma coisa antes de você apontar-lhe o fuzil?

- Não, pois não lhe dei tempo. Se ele teve vontade de dizer alguma coisa, ficou só na vontade... E, dizendo isso, o bravo soldado alagoano nos mostrou o seu fuzil que tem o número B 7.419 dizendo: - Este aqui nunca falhou e seria uma tristeza se ele me tivesse negado fogo naquele momento. Estou habituado a atirar e em certas ocasiões minha pontaria ainda é mais segura.

Antônio Honorato é praça da Polícia alagoana há 13 anos, tendo começado sua vida atual no governo Costa Rego.

- Que tal o acampamento dos bandidos? – perguntamos.

- Nem queira saber que armadilha – disse o soldado – Eram várias barracas de pano, armadas sobre tocas de pedras em lugar por demais esquisito, onde dificilmente se podia chegar.

- E como puderam se aproximar de tão perigosa armadilha?

- Isso já eu não sei – diz Antônio Honorato. O que sei é que o nosso comandante traçou um plano tão bem feito que ali chegamos sem ser pressentidos e “abafamos a banca”...

Como o heroico soldado se mostrasse cansado, demo-nos por satisfeito da sua sensacional narrativa e fomos ouvir outros dos seus companheiros.

Entre os soldados que tomaram parte no ataque ao bando de Lampião, na fazenda Angicos, destaca-se um jovem de 22 anos de idade, natural da Paraíba e que tem o número 947 no 2º Batalhão da Polícia Alagoana, José Tertuliano que, segundo seus próprios companheiros, é um soldado dos mais valentes que possui o seu batalhão não obstante a pouca idade.

Foi quem matou um dos bandidos que é dado até agora como desconhecido.

José Tertuliano declarou à NOITE que estava muito satisfeito por ter tomado parte eficiente no combate da fazenda Angicos, onde teve ocasião de observar mais uma vez a bravura dos seus companheiros.

- Fizemos um “serviço” em boas condições – disse – e agora estamos mais descansados um pouco, porque já não existe o mais famoso cangaceiro do sertão.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1861567197305481&set=gm.610391699432010&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ANTÔNIO MATILDE E OS IRMÃOS PORCINO, MESTRE DE VIRGULINO LAMPIÃO

 


https://www.antoniocorreasobrinho.com/antoniomatilde

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O MISTERIOSO LAMPIÃO

Por Antônio Corrêa Sobrinho


Vejo como uma constatação, o fato de aquele que se tornou o mais célebre dos cangaceiros que existiram nos sertões nordestinos, Virgulino Ferreira da Silva, o LAMPIÃO, apesar de ser uma das personagens mais biografadas da história, bem como ter produzido, com a sua marcante, temível e antijurídica presença na sociedade brasileira, gerador de impactos profundos, violentos, injustos, que tantos prejuízos causaram às populações sertanejas, lamentáveis momentos por estes vividos, ainda hoje, o cangaço, refletido simbolicamente, de modo favorável, positivo, com repercussão em todos os tempos, nos campos social, cultural, econômico, militar, jornalístico, político, histórico, cultural, artístico. Mas, do Lampião mesmo, o propriamente dito, ou seja, aspectos da sua personalidade, do seu natural pensar, traços culturais, hábitos, costumes, subjetividades, sestros, tipo de voz; quanto às suas razões, versões da vida, disso, dele, sabermos muito pouco, para não dizer, nada.

O Lampião verdadeiro, tenho comigo, escondeu-se, ofuscou-se, não deixou que dele muita coisa soubéssemos. Não apenas da Justiça, nem dos seus algozes militares e civis, inimigos outros, Lampião se ocultou. Foram 20 anos, tempo que abstraindo seus dias de fugas, correrias e combates, restaram muitos e muitos dias de misteriosas estadas. Pareceu viver escondido em si mesmo, o cangaceiro dos cangaceiros. Muitos até o viram, mas, praticamente, dele pouco disseram.

Fez-se, de propósito ou não, um ser para não ser conhecido, o chefe-mor dos cangaceiros. Porque até mesmo gente que com ele conviveu, cangaceiros remanescentes, contemporâneos seus, foram lacônicos no dizer sobre este homem, e contraditórios quando o comparamos. Há mais de três décadas leio sobre o fascinante tema, apenas por diletantismo e curiosidade, especialmente o cangaço promovido por Lampião. São livros, revistas, cordéis, jornais (ensaios, crônicas, contos, informes, notas, perfis, biografias, notícias, comentários), sem falar de vídeos, filmes, televisão, etc.


E é exatamente este meu saber do que formalmente disseram sobre Lampião, que me faz concluir que hora nenhuma achei Lampião, a não ser o Lampião que quiseram que eu visse. Quero dizer que, a depender do que estou a ler, é o Lampião que surge em mim. Porque no escrito de cada autor, ainda que sutilmente disfarçado, há um preconcebido Lampião. Militares volantes falaram de Lampião, alguns até escreveram livros, deram entrevistas, mas sobre a biografia de Lampião, apoucadas foram as informações.
Gente do seu tempo disse tê-lo conhecido, mas muitos são os Lampiões saídos dessas férteis imaginações. Anciões centenários, a maioria afirmam terem ficado frente a frente com rei do cangaço. Mas do Lampião, se é que estou sendo entendido, não nos chegou muito.
Não estou aqui tratando das suas reais façanhas e de seus verdadeiros crimes, que não foram poucas nem poucos. Refiro-me ao Lampião real, biográfico, histórico, portanto, porque o que tempos foi com o tempo sendo fabricado, forjado, a exemplo de quando colocamos palavras, palavrões, fraseados, ditos, piadas, pilhérias, em sua boca; quando lhe damos gestos; quando dizemos dos seu modo de viver o cotidiano, de conversar, dizemos das suas aptidões, de seus talentos; quando enfatizamos a sua coragem, a sua covardia; quando enchemos o seu coração de propósitos, sentimentos; quando o vitimizamos ou atribuímos seus malfeitos ao seu caráter.


Lampião, com isso, terminou se constituindo, pelas razões que ora apresento, e outras mais, que passa pela imprensa sensacionalista, que se apropriou de Lampião e por conta deste valioso produto auferiu bons lucros. Num ser em parte ficcional, caricaturado, romantizado, mítico. Há, mas ele se deixou fotografar, que o filmarem, dirão. Ainda assim, todas as suas fotos e imagens (em movimento), se muito representam, por um lado, pelo outro, no que me interessa, muito pouco dizem da persona do aventureiro e indomável bandoleiro pernambucano, este que, a propósito, completou neste tempo 100 anos que se iniciou no cangaço.

Lampião, o filho de dona Maria e seu José Ferreira, um dos poucos brasileiros que, passados mais de 80 anos de sua morte, ainda fascina, gera ódio, ressentimento, feição, simpatia; ainda interessa a milhares; ainda continua sendo traduzido, visto, revisto, reinterpretado, estudado, o protegido de Padre Cícero, o que reforça isto que eu digo, que cada um de nós carrega um Lampião na mente, ao qual chegamos pelo processo cognitivo da heurística, ou por razões outras, como as pontes dos idealismos, do humanismo, do fascismo, visto que todos nós precisamos de explicações para não enlouquecermos com a realidade.
De um Lampião que nos apraz.

Sergipe, 27 de dezembro de 2021

http://cariricangaco.blogspot.com/2022/01/o-misterioso-lampiao-por-antonio-correa.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO ELIMINA O TENENTE GEMINIANO

 Por No Rastro do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=wfIuVfZnS54

Lampião, o Rei do Cangaço, escondido com parte dos seus Cabras, esperam e veêm todos passarem. Nesse momento escuta-se o primeiro disparo... Desse instante para frente o mundo pega fogo! Gritos, palavrões, pedidos de ajuda, som ensurdecedor dos disparos das armas de ambos os lados. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. #NoRastroDoCangaço Vejam também:    • LAMPIÃO NO COMBATE NA FAZENDA FAVELA      • LAMPIÃO NUM COMBATE CORPO A CORPO      • Video      • LAMPIÃO E A HISTÓRIA DO SAL   https://www.youtube.com/watch?v=L3J8B... https://www.youtube.com/watch?v=olKWe... https://www.youtube.com/watch?v=4pQCn... https://www.youtube.com/watch?v=obcdz... https://www.youtube.com/watch?v=oKhIG... https://www.youtube.com/watch?v=1JTOx... https://www.youtube.com/watch?v=n7I82... Um forte abraço!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MATERIA DE HOJE (13/10/2024) DO JORNAL O GLOBO

 Por Geraldo Júnior


Matéria de hoje (13/10/2024) do Jornal O Globo que foi produzida pelo amigo jornalista Élcio Braga, na qual tive a honra e o prazer de participar, que trás como tema principal a vida do meu ilustre amigo Inácio Carvalho Oliveira "Inacinho", filho do casal cangaceiro Moreno e Durvinha, que juntamente com Expedita Ferreira, filha de Lampião e Maria Bonita, nasceu "dentro" do cangaço, quando seus pais ainda estavam em atividade e em meio às agruras do cangaço.

Uma matéria muito bem produzida pelo amigo Élcio Braga, com o qual já tive o prazer de participar de outros trabalhos, que conta a saga de um filho de cangaceiros que foi entregue pelos pais aos cuidados de um padre do sertão do estado de Pernambuco e que dedicou aproximadamente 65 anos de sua vida na busca pela localização de seus pais.

Enfim, uma matéria espetacular, publicada em um dos maiores jornais do nosso país, que aborda o assunto que tanto tenho me dedicado, estudado e pesquisado ao longo de minha vida. Trabalhos que contribuem imensamente para a preservação e divulgação do tema cangaço.

Leiam as matérias.

Atenciosamente:

Geraldo Antônio De Souza Júnior

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OS PILARES DA PONTE...

 Por Antonio Correa Sobrinho


Os PILARES da PONTE Neópolis (SE) - Penedo (AL) já estão sendo construídos, o que significa que brevemente Sergipe e Alagoas serão interligados por uma outra ponte rodoviária. Quem viver verá. Imagino que mais do que os sergipanos, os irmãos alagoanos desejaram ainda mais com uma ponte neste local. Digo isso porque, já na década de 1960 Alagoas almejava a construção de uma ponte justamente neste local, mas que terminou sendo erguida no trecho entre as cidades de Propriá e Porto Real do Colégio, a hoje duplicada Ponte da Integração Nacional. Agora chegou a vez de Penedo e Neópolis, a antiga Vila Nova, finalmente se tornarem umbilicais.

São tempos promissores que esta notícia anuncia, para o escoamento da produção e incremento e fortalecimento do turismo no litoral sul de Alagoas e do norte de Sergipe. O rio São Francisco que completou no último dia 5, 523 anos que o navegador Américo Vespúcio assinalou no seu diário de bordo, a descoberta da foz do maior dos rios nascidos e terminados no Brasil.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=8181619708633500&set=a.290440857751464

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A VINGANÇA DO CANGACEIRO CAJUEIRO ESPANCADO POR UM SOLDADO

 Por Histórias da Vida Real

https://www.youtube.com/watch?v=RnJEwGPVs38

A Vingança do Cangaceiro Cajueiro Espancado por um Soldado, Cajueiro foi espancado duas veze gratuitamente por um soldado covarde, depois dessa afronta, Cajueiro que se Chamava José Pereira jurou vingança, pediu ajuda ao seu primo, o famoso cangaceiro chefe de bando Sinhô Pereira... e aí a coisa ficou feia para o soldado.... SEJA MEMBRO, AJUDE O CANAL: APENAS 5 REAIS POR MÊS:    / @historiasdavidareal   #historiasdavidareal #historiasdelampião Contato: artehoraciomoura@gmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com