Seguidores

terça-feira, 6 de junho de 2023

FABIÃO VIVO NOS ESCRITOS DE ELOY...

Por Carlos Alberto

Sobre o escravo, poeta, cantador, romanceiro e rabequeiro Fabião das Queimadas (1848?-1928) na pena e na influência do regionalista potiguar Eloy de Souza (1873-1959): foi de 1906 a 1928 em livros e jornais.


ANO/REFERÊNCIA

Em 1906 - Na casa de Quincas Moura

Em 1909 - A palestra Costumes Locais

Em 1914 - A foto clássica e no livro de Afrânio Peixoto

Em 1923 - O artigo n'A República e a palestra no Centro Regionalista

Em 1925 - O artigo no Livro do Nordeste

Em 1928 - O artigo no Jornal do Brasil

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ASTRUD GILBERTO, ÍCONE DA BOSSA NOVA, MORRE AOS 83 ANOS.


Aos 83 anos, morre Astrud Gilberto, cantora que internacionalizou a Bossa Nova
--:--/--:--

Aos 83 anos, morre Astrud Gilberto, cantora que internacionalizou a Bossa Nova

Primeira gravação da baiana foi a versão em inglês para 'Garota de Ipanema' — e foi justamente sua 'Girl from Ipanema' que tornou o movimento musical brasileiro conhecido no mundo todo.


Morreu na segunda-feira (5) a cantora e compositora Astrud Gilberto, ícone da Bossa Nova, aos 83 anos. A artista fez sucesso logo na sua primeira gravação, a versão em inglês para 'Garota de Ipanema' — e foi justamente sua 'Girl from Ipanema' que tornou o movimento conhecido internacionalmente.


Astrud morreu em casa, na Filadélfia. O corpo será cremado nos Estados Unidos. A informação foi confirmada ao g1 pela nora da cantora.


A artista deixa dois filhos e duas netas. Sofia Gilberto, uma das netas, postou uma mensagem nas redes sociais.


"A vida é linda, como diz a música, mas venho trazer a triste notícia que minha avó virou estrela hoje e está ao lado do meu avô João Gilberto", afirmou um trecho da postagem de Sofia.


Adriana Magalhães, nora de Astrud, contou que ela morreu em casa.


"Morreu na casa que ela amava, onde pintava seus quadros. É uma casa cheia das obras de arte dela, mil pinturas. Faleceu como ela preferia. Nesse ponto, foi embora em paz. Astrud foi um grande exemplo artístico para suas netas e filhos. Foi uma artista múltipla, que cantava, compunha e pintava. E influencia a Sofia, que segue a avó, pintando, compondo e cantando", disse Adriana.


A família afirmou que Astrud teve um mal-estar digestivo em casa em pouco tempo depois, morreu do coração.


Astrud Evangelina Weinert nasceu em Salvador em 1940 e foi morar com a família ainda criança no Rio de Janeiro, onde cresceu. Sempre se interessou por música. Em 1959, ela se casou com João Gilberto, de quem adotou o sobrenome.


No Rio de Janeiro, participou de apresentações ao lado do marido e de artistas como Nara Leão, Johnny Alf e Elza Soares, entre outros. Uma delas foi “A noite do amor do sorriso da flor”, no anfiteatro da Faculdade de Arquitetura da UFRJ, em 1960. A cidade influenciou a musicalidade e o trabalho de Astrud.


Em 1963, morando em Nova York, participou do álbum “Getz/ Gilberto”, de João Gilberto e o saxofonista Stan Getz, com arranjos de Tom Jobim.


O álbum foi um sucesso estrondoso e conquistou o Grammy de Álbum do Ano e de Gravação do Ano, com Garota de Ipanema, em 1965. Ela chegou a concorrer a artista revelação, que perdeu para os Beatles, e Melhor Performance Feminina, que perdeu para Barbra Streisand.


Astrud e João Gilberto se separaram pouco depois do álbum que a consagrou internacionalmente, mas a intérprete seguiu a carreira com apresentações no Brasil e no exterior.


A artista realizou uma série de turnês no exterior, sempre levando a musicalidade do país para todo o planeta. Ao longo do tempo, o trabalho de Astrud se tornou cada vez mais autoral.


Em abril de 2002, Astrud Gilberto foi indicada para o "International Latin Music Hall of Fame".

Influenciando as novas gerações, a artista foi apontada pela cantora Billie Eilish como uma de suas principais influências. 

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2023/06/06/astrud-gilberto-icone-da-bossa-nova-morre-aos-83-anos.ghtml

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

INTERNET RUIM, FICA POR HOJE,COM ESTE FILME.

 

https://www.youtube.com/watch?v=oOumq-kWf-Y&ab_channel=oldbrcinema

O Cangaceiro, filme realizado em 1953, foi um dos maiores sucessos do cinema brasileiro de todos os tempos. Escrito e dirigido por Lima Barreto, com diálogos criados por Rachel de Queiroz, O cangaceiro foi o primeiro filme brasileiro a conquistar as telas do mundo. Considerado até hoje o melhor filme produzido pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz, sua história se inspirava na lendária figura de Lampião.
Sinopse:

O bando de cangaceiros do capitão Gaudino (Milton Ribeiro) semeia o terror pela caatinga nordestina. É neste contexto que a professora Maria Clódia (Vanja Orico), raptada durante um assalto do grupo, se apaixona pelo pacífico Teodoro (Alberto Ruschel). O forte amor entre os dois gera grande conflito no bando.
Ficha Técnica:

Direção: Lima Barreto Roteiro: Lima Barreto, Rachel de Queiroz (diálogos) Gênero: Aventura/Drama/Romance Origem: Brasil Duração: 105 minutos Tipo: Longa-metragem Elenco:

Alberto Ruschel, Marisa Prado, Milton Ribeiro, Vanja Orico, Adoniran Barbosa, Antonio V. Almeida, Hector Bernabó, Lima Barreto, Horácio Camargo, Ricardo Campos, Antônio Coelho, Cid Leite da Silva, Oswaldo Dias, Zé do Norte.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CANGACEIRO ZÉ PINHEIRO - VULGO "33".

 

O cangaceiro Zé Pinheiro, vulgo "33", um dos homens mais valentes que pisou nesse sertão Nordestino, verdadeiro cão em forma de gente.

Fotografia retirada do jornal "O Imparcial", Novembro de 1914.

*Lembrando que essa é a identificação do jornal.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=2208831809325751%2C2208738449335087%2C2208554102686855&notif_id=1685986223806609&notif_t=group_highlights&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com