Seguidores

quarta-feira, 4 de maio de 2022

CANTORES DA ÉPOCA DA JOVEM GUARDA QUE JÁ FALECERAM

 Por Eudes Alves Oficial

https://www.youtube.com/watch?v=JkVaJM1zbsw&ab_channel=EUDESALVESOFICIAL

ATENDENDO A MUITOS PEDIDOS VAMOS HOMENAGEAR GRANDES NOMES QUE FIZERAM PARTE DE UMA DAS MELHORES FASES DA NOSSA MÚSICA. A JOVEM GUARDA. JERRY ADRIANI MÁRCIO ANTONICCI DOS VIPS. CANTORA VANUSA. VALDIR ASSUNÇÃO DOS GOLDEN BOYS. ROBERTO CORREA DOS GOLDEN BOYS. CANTOR ANTÔNIO MARCOS. RENATO BARROS DO RENATO E SEUS BLUE CAPS. BATERISTAS GELSON MORAES E GELSINHO MORAES DO RENATO E SEUS BLUE CAPS. CANTOR ED WILSON DO RENATO E SEUS BLUE CAPS E FUNDADOR DO THE ORIGINALS. COM MEMBROS DOS FEVERES. RENATO E SEUS BLUE CAPS E OS INCRÍVEIS. CANTOR AGNALDO TIMÓTEO. CANTOR PAULO SÉRGIO. CANTOR WILSON MIRANDA. CANTOR SÉRGIO MURILO CANTOR EVALDO BRAGA. CANTOR DEMÉTRIOS CANTOR E LOCUTOR BARROS DE ALENCAR. CANTOR MARCOS ROBERTO. CANTORA CELLY CAMPELO CANTOR JOSÉ RICARDO. CANTOR SIMONAL CANTOR RONNIE CORD. CANTORA SYLVINHA CANTOR DORI EDSON CANTORA CLEIDE ALVES CANTORA MEIRE PAVÃO. CANTOR DELIO SCARPELLI O DINO DA DUPLA DENY E DINO. CANTOR TIM MAIA. MINGO VOCALISTA DO GRUPO OS INCRÍVEIS. WALDEMAR MOZEMA O RISONHO GUITARRISTA DO GRUPO OS INCRÍVEIS. MANITO SAXOFONISTA DO GRUPO OS INCRÍVEIS. NENE BENVENUTT. NENO. LAFAYETTE E SEU CONJUNTO. CANTOR ROSSINI PINTO.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ATORES QUE MORAM NO RETIRO DOS ARTISTAS

 Por Curiosidades 501

https://www.youtube.com/watch?v=1Xs2ndNBxAk&ab_channel=Curiosidades501

Olá gente veja nesse vídeo ''ATORES QUE MORAM NO RETIRO DOS ARTISTAS'' espero que gostem e não esqueça de se inscrever no canal e ativar as notificações,compartilhe,comente e dê o seu like Obrigado ! Veja também - ATORES GALÃS QUE FALECERAM JOVENS - https://youtu.be/LOPi-9Suj7o PADRE FÁBIO DE MELO QUASE LARGOU A BATINA PARA VIVER UM GRANDE AMOR,CONHEÇA ESSA HISTÓRIA AGORA ! - https://youtu.be/ZCXQZIPoA0U PAIS E FILHOS FAMOSOS QUE MORRERAM JOVENS DEMAIS - https://youtu.be/z9T8LYuE00Y FAMOSOS QUE MORRERAM ANTES DOS 30 ANOS #1 - https://youtu.be/y50VqGzd078 FAMOSOS QUE NÃO ACREDITAM EM DEUS #1 - https://youtu.be/qeLFOd6PnOo FAMOSOS QUE FORAM ENTERRADOS VIVOS - https://youtu.be/IiPRPlG2xHs

blogdomendesemendes.blogspot.com

POVOADO ÓLEO

Clerisvaldo B. Chagas, 4 de maio de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.696

MUDANDO O ÓLEO (IMAGEM: PIXABAY).

Entre nomes de sítios e povoados santanenses um nos chama à ordem, mas só sabe a origem da sua denominação quem já leu da minha autoria algo a respeito. Continuo com um trabalho rural em mais de 60% e interrompido que fala sobre o significado dos nomes dos mais de 130 sítios e povoados do município. O mistério do povoado Óleo é um deles. Estranho nome povoado Óleo! Localiza-se bem perto de São Félix. Antes, 2 ou 3 casas num terreno insalubre, esburacado, dentro de   olaria. Hoje, segundo Jorge Santana, secretário, maior do que o tradicional povoado São Félix. Sua evolução aconteceu com bastante rapidez graças aos inúmeros benefícios solicitados pelos seus representantes, a luta do seu povo e a boa vontade da gestora municipal.

Pois bem, o vereador Jaime Costa tinha uma fazenda ali perto e sempre passava pelo futuro povoado. Certa feita viu alguns trabalhadores deixando o trabalho na hora da refeição e disse: “Olhem ali a turma do Óleo!”. Estava o vereador referindo-se a uma comparação que se diz na cidade com frequência: Turma do óleo, aqueles que trocam o óleo dos automóveis nos postos de gasolina e outros serviços relativos. O apelido pegou imediatamente, segundo contou-me de viva voz o saudoso vereador.  E assim, de um lugar que não tinha nada de óleo e sim, barro de olaria, passou a ser chamado estranhamente: “povoado Óleo”.

Sendo o povoado Óleo no mesmo roteiro do povoado São Félix, para os lados da serra do Caracol (falada no primeiro documento sobre Santana do Ipanema), naturalmente é contramão e só vai lá quem tem negócio; mesmo assim encontrou fôlego suficiente para crescer e progredir. Como existe quase uma conurbação entre ambos os povoados, esta conurbação acontecerá em breve. E para quem não sabe, conurbação (palavra feia!) é a ligação de uma cidade a outra devido a expansão das duas, o que pode acontecer também entre povoados. Quando o asfalto for para aquelas bandas, com certeza chegará garbosamente até o lugar Óleo, quem duvida? A propósito, seguindo margeando a serra do Caracol, além do povoado Óleo, pode se chegar por entre grotas e montanhas, às terras queridas do município de Dois Riachos.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/05/povoado-oleo-clerisvaldo-b.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ENCONTRO DO MENINO JOÃO PRACHEDES COM O CANGAÇO DE LAMPIÃO - PARTE 01.

 Por Edgar Gomes

https://www.youtube.com/watch?v=nuDdhvU2PeQ&ab_channel=EdgarGomes
https://www.youtube.com/watch?v=nuDdhvU2PeQ&ab_channel=EdgarGomes

Relato de Meu Avô "João Prachedes" que na decada de 30 aos 13 anos seus caminhos se cruzaram com os do bando de Lampião no Povoado do Caldeirão, município de Sertania/ PE. Vídeo gravado na escola da Aldeia indígena da etinia Kapinawá, Vale do Catimbau, Buíque/ PE. #JoaoPrachedes #Lampião #Cangaço #Buique #Prachedes #Catimbau #ValeDoCatimbau #Kapinawa #Caldeirão #Sertania #Pernambuco

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

COMO ERAM OS IRMÃOS FERREIRAS

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=j3n8AAJ92w0&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
https://www.youtube.com/channel/UCG8-...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

HÁ 73 ANOS UM DOS MAIORES CANGACEIROS DA ÉPOCA FOI ENTERRADO EM CAMPINA GRANDE

Por TV Brasil

https://www.youtube.com/watch?v=iQrgYPBuzNY&ab_channel=TVBrasil

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TRÊS ADEPTOS DA ANTIGA CASA DE MENORES MÁRIO NEGÓCIO.

 Por José Mendes Pereira


Da esquerda para a direita:- António Jorge de Medeiros Braz, infelizmente nos deixou este ano de 2022. João Augusto de Medeiros Braz é irmão do Jorge Braz. Duas personalidades que eu não os vi nascer, mas os vi crescer no meio de tanta gente boa e honesta. A Casa de Menores teve este belo papel de educadora, onde de lá, saíram grandes pessoas. A Casa de Menores formava uma criança num homem do bem, com caráter e nunca nenhum foi julgado como marginal. Era um tempo de paz no meio de tanta gente que lá vivia. 

Adeus mano Jorge Braz, um dia nós estaremos lá com você. Não sabemos se a estrada é a mesma, mas o caminho será o mesmo que por ele foi foi para a Casa do Senhor. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MISTÉRIO QUE PERDURA

 Por Aderbal Nogueira

Essa para mim ainda é a grande incógnita do Cangaço. Alguns dizem com certeza absoluta que era, e outros que não era, eu acho que ainda merece investigação. Ainda não temos como asseverar se era ou não, pelo menos assim penso eu.

Clique no link e se possível dê sua opinião

https://youtu.be/j3n8AAJ92w0

https://www.facebook.com/groups/893614680982844/?multi_permalinks=1696375350706769%2C1694717007539270%2C1694861917524779&notif_id=1651508769894144&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

(QUIZ)

 Por Guilherme Machado

Da série quem pergunta quer saber! Quem este Bandoleiro??? Perguntado e Respondido! Para quem gosta de armas de fogo e seus Pistoleiros.

https://www.facebook.com/groups/893614680982844/?multi_permalinks=1696375350706769%2C1694717007539270%2C1694861917524779&notif_id=1651508769894144&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

 

LAMPIÃO E ZÉ BAIANO EM CANINDÉ – O CARRASCO FERRADOR

Por No Rasto do Cangaço
https://www.youtube.com/watch?v=2qVfxWQ_Udo&ab_channel=NoRastroDoCanga%C3%A7o

Virgulino Ferreira da Silva, Lampião, o rei do cangaço, juntamente com seu Bando, do qual fazia parte cangaceiros afamados do cangaço nordestino como Zé Baiano, Luiz Pedro, Zé Sereno, Mariano e outros cabras, após deixar Maria Bonita, Lídia de Zé Baiano, Otília de Mariano e outras mulheres de cangaceiros no coito da fazenda Maranduba, resolvem invadir o povoado de Canindé, e para isso Lampião usa um coiteiro de sua confiança para enganar o chefe da Volante Policial local, fazendo com que eles se deslocassem, deixando o Povoado sertanejo totalmente desguarnecido, ocasião em que o cangaceiro Zé Baiano aproveitou para vingar-se da família Marques, ferrando cruelmente, com ferro de marcar gado, três mulheres, entre elas a Maria Marques, num episódio terrível que lhe rendeu o título de O Carrasco Ferrador.

Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões.

INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com