Seguidores

quarta-feira, 8 de novembro de 2023

VAI FAZER FESTA E PRETENDE CONTRATAR POETAS E VIOLEIROS PARA ANIMAREM A SUA SOLENIDADE?

 Por José Mendes Pereira


Vai fazer festa em sua residência, em escola, na fazenda, no seu sítio..., e precisa de poetas e violeiros para animarem o seu evento, procura com urgência o poeta José Ribamar, que ele tem muitos amigos que além dele, são bons poetas e violeiros. 

Aqui o seu endereço eletrônico:

ribamarpoeta@outlook.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

VIRGÍNIO FORTUNATO DA SILVA O MODERNO.

Por Guilherme Velame Wenzinger

Virgínio Fortunato, o "Moderno", aos 23 anos de idade. Juazeiro do Norte(CE), 1926. Entraria para o cangaço no fim deste ano.

 https://www.facebook.com/groups/179428208932798

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

𝐀 𝐐𝐔𝐄𝐌 𝐒𝐄 𝐏𝐄𝐑𝐒𝐄𝐆𝐔𝐄 𝐌𝐀𝐒 𝐍𝐀̃𝐎 𝐒𝐄 𝐀𝐁𝐀𝐓𝐄

Lampião e seu bando no Diário de Noticias, 4 de Junho de 1931. Foto da reportagem foi tirada na Faz. Jaramataia, Gararu(SE), Agosto de 1929. 

https://www.facebook.com/groups/179428208932798

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

𝑶𝑺 𝑬𝑹𝑹𝑶𝑺 𝑫𝑶𝑺 𝑱𝑶𝑹𝑵𝑨𝑰𝑺

Por Guilherme Velame Wenzinger

Quando pesquisamos jornais da época em busca de notícias sobre o cangaço é extremamente comum o erro de identificação dos personagens citados. Obviamente não eram propositais, tendo em vista que as informações antigamente eram mais escassas e difíceis de conseguir, justamente por isso não podemos tomar como verdade absoluta aquilo que lemos. ⠀⠀⠀

Trago aqui três identificações totalmente equivocadas de jornais: O cangaceiro Massilon Benevides identificado erroneamente como Volta Seca. O cangaceiro Mergulhão identificado erroneamente como Corisco. O jagunço Zé Pedro identificado erroneamente também como Corisco.

https://www.facebook.com/groups/179428208932798

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

𝐕𝐈𝐓𝐎𝐑 𝐃𝐎 𝐄𝐒𝐏𝐈𝐑𝐈𝐓𝐎 𝐒𝐀𝐍𝐓𝐎.

Acervo Digital: Guilherme Velame.

Repórter do jornal "A Noite" e pioneiro ao percorrer o Nordeste atrás de cangaceiros e volantes, em busca daquilo que compunha o fenômeno do cangaço. Autor de uma das mais completas e brilhantes reportagens da época, referência para o estudo até hoje. Suas matérias no jornal "A Noite" continha fotografias e depoimentos inéditos daqueles que estavam na linha de frente da perseguição aos bandoleiros.

A foto de Vitor do Espirito Santo, que para mim era inédita, foi postada no "Diário de Notícias", em 06 de Janeiro de 1931. A legenda diz: "O jornalista Victor do Espirito Santo, enviado especial dos Diários Associados, nas caatingas de Canna Brava, no sertão sergipano";

https://www.facebook.com/photo/?fbid=7343339182421318&set=gm.2311988459010085&idorvanity=179428208932798

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


 


A HISTÓRIA DO CALDEIRÃO DO BEATO JOSÉ LOURENÇO – PARTE 01

Por Pedrinho Sanharol (Prof. Antonio Morais)

· Para não tornar a leitura muito longa, dividimos toda história em 04 partes.

Por volta de 1890, chega a Juazeiro atraído pelos milagres ali ocorridos no ano anterior e pela fama de santidade do Padre Cícero, um paraibano de nome José Lourenço da Silva. De princípio, fixa-se na cidade e vai trabalhar como agricultor pelos sítios. Aos poucos vai se inserindo, de maneira marcante, na vida religiosa e se transforma em renomado beato.

Ao correr do tempo passa a ser admirado por sua capacidade de trabalho e inteligência. Observado pelo Padre Cícero é aconselhado a arrendar terras na região onde pudesse trabalhar por conta própria. Seguindo o conselho recebido, José Lourenço aluga um sítio, pertencente a João de Brito numa localidade chamada Baixa Dantas na cidade do Crato.

Na nova paragem fez grandes plantações de macaxeira, feijão, cana de açúcar e inúmeras fruteiras. Em virtude de sua fama de caridoso e acolhedor de pobres, logo seu sítio recebe grande quantidade de fanáticos que lá foram morar em busca de trabalho e religiosidade. Uma ou duas vezes por mês, José Lourenço, juntamente com seus moradores, ia a Juazeiro assistir missas e visitar o Padre Cícero.

Em uma de suas idas, recebeu do reverendo um boi Zebu, chamado Mansinho, para ser criado na Baixa Dantas. O animal foi cuidado com todo zelo e carinho pelos fanáticos, mormente por se tratar de uma doação feita pelo “Santo Padim Cícero”, como gostavam de se referir ao sacerdote. Aos poucos, a estima dedicada ao Boi Mansinho foi se transformando em adoração. Os chifres eram adornados com flores e fitas; sua urina transformada em remédio milagroso e as pontas das unhas em amuletos.

Monsenhor Joviniano Barreto, pároco de Juazeiro, denunciava às autoridades eclesiásticas da região que na Baixa Danta os fanáticos estavam se desviando da ortodoxia da Igreja Católica, e se praticando o fetichismo em total heresia aos cultos da Santa Igreja.

Dr. Floro Bartolomeu atendendo os anseios do Monsenhor e evitar críticas da imprensa, pôs fim no totemismo ao prender o Beato José Lourenço e mandar sacrificar o Boi Santo na presença de muitos fanáticos.

Em 1926, João de Brito, cedendo às pressões, desfaz o acordo de arredamento do sítio Baixa Danta forçando o Beato José Lourenço ocupar uma propriedade do Padre Cícero conhecida como Caldeirão dos Jesuítas também localizada na cidade do Crato. Exatamente como antes procedera, o Beato José Lourenço juntamente com 300 famílias fez grandes plantações de algodão, imensos canaviais, construiu dois açudes, ergueu uma capela e várias casas no novo assentamento.

Tudo que era produzido pertencia a todos inexistindo um dono exclusivo. Em 1934, com a morte do Padre Cícero, muitos os sertanejos desamparados de um líder foram ter guarida nas terras do Caldeirão. Se havia falta de emprego no Cariri, nas terras do Beato, ao contrário, todo mundo trabalhava e mais ainda: o que era plantado ou criado pertencia à coletividade inexistindo a figura do patrão. (Continua na Parte 02)

Fotos - Capitão José Bezerra e José Lourenço.

https://www.facebook.com/groups/179428208932798

http://blogodmendesemendes.blogpsot.com