Seguidores

terça-feira, 22 de maio de 2018

LIVROS, FEIJÃO E FARINHA

Clerisvaldo B. Chagas, 22 de maio de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica 1.906

Foi durante uma peleja entre os dois grandes cantadores, João Cabeleira e Manoel Pedro Clemente, conhecido como “o cego Manoel Pedro Clemente”. Em determinada altura da cantoria, o poeta João falou mal de mulher, dizendo mais ou menos que ela era ruim e fuxiqueira. O repentista Pedro Clemente aproveitou a deixa para ganhar a plateia:

Amigo João Cabeleira
Não diga palavra à toa
Não existe mulher ruim
Só existe mulher boa
Se não prestar pra o marido
Mas serve prou’tra pessoa.

CANTADORES. ILUSTRAÇÃO (DILA).
O brasileiro, em geral, não gosta de ler (tirando os que não sabem). Sempre observamos isso, mas agora com a tal Internet, cabra velho, no modo de dizer: ninguém parte para a leitura de mais de cinco linhas. Toda a leitura nos dias de hoje se resume no: clique na foto. Kkkkkkkkk, é a nova linguagem do riso. E se a coisa já estava preocupante, chegamos à geração figura. Mesmo assim os “doidos” continuam produzindo livros, quase sempre vendendo geladeira a Antártida. E diante dos novos caminhos, livros vão resistindo pelo modo impresso, diante da ameaça virtual.
O mundo livresco tem de tudo: livro de santos, de safadeza, documentário, bruxaria, jogos, novelas... E assim por diante. Têm livros excelentes, bons, médios, tronchos e os livros abóboras de lixo. Mas assim como afirma o povo: “não falta chinelo velho para pé doente”, procura-se o que se almeja. Seguindo, então, a filosofia do segundo cantador, não existe livro ruim, porque “o que não presta para o marido, mas serve para outra pessoa”.
Vivendo nesse mundo onde todo sujeito é sábio, melhor é não achar de maneira alguma, mulher feia e ruim. O corujão dela precisa. E se o corujão precisa, indica que se deve também comer o livro com feijão e farinha.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ANTONIO AMAURI CORREIA DE ARAÚJO CANGAÇO

Vídeo da laser vídeo do cineasta e pesquisador do cangaço Aderbal Nogueira
Kiko Monteiro, Aderbal Nogueira e Ivanildo Silveira

Publicado em 22 de mai de 2018

Antônio Amauri maior pesquisador do Cangaço recita um verso sobre Lampião e Maria Bonita.

https://www.youtube.com/watch?v=7T2EsvmrU3o

Categoria
Licença
Licença padrão do YouTube

http://blogdomendesemendes.bogspot.com

FREITAS JÚNIOR.

Por Franci Dantas


Professor (História - UERN) - Poeta - Historiador
"Bendita seja a perfeição de amar,
Bendito seja o amor neste amor,
Que te fez nascer, meu sol de explendor.



LIVRO: BERESHIT POÉTICA (Gênese Poética) 

Lançamento - 10 março 2018 - Cidade de Alexandria-RN

- ANTÔNIO MIRANDA DE FREITAS JÚNIOR - 



Licenciado em História pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), é docente pela rede estadual na Escola Estadual Governador Dinarte Mariz na cidade de Alexandria-RN. 


Comumente aceito como o historiador oficial da cidade de Riacho da Cruz e responsável pelo trabalho histórico do Marco Simbólico do presente município. Seu trabalho historiográfico está sintetizado em sua obra: Riacho da Cruz, os Primórdios de Uma História.



Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://bogdomendesemendes.blogspot.com

CORISCO - O VAQUEIRO QUE O DESTINO LEVOU AO CANGAÇO

https://www.youtube.com/watch?v=gQjJE-av5yU

Publicado em 12 de mar de 2018

A história de Corisco, o diabo louro, contada pelo pesquisador Múcio Procópio.

Categoria
Licença
Licença padrão do YouTube

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ATAQUE DE LAMPIÃO A MOSSORÓ

https://www.youtube.com/watch?v=INWPxqUSXEY

Publicado em 25 de abr de 2017

Categoria
Licença
Licença padrão do YouTube

http://bogdomendesemendes.blogspot.com

PÁROCO DE CEARÁ-MIRIM LANÇA LIVRO NESTE SÁBADO


Por Edvado Morais
Padre Bianor Francisco de Lima Júnior

O Padre Bianor Francisco de Lima Júnior pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Ceará-Mirim/RN, lança seu primeiro livro: "A Batina e a Toga: Paralelos entre os Princípios Bíblicos e Religiosos com o Direito Penal Brasileiro", fruto do seu trabalho de conclusão do Curso de Bacharelado em Direito no Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN. 

http://khristianos.blogspot.com.br/2012/06/igreja-matriz-de-n-sra-da-conceicao-de.html

O lançamento acontece no próximo sábado, 26 de maio, a partir das 19h, no Ginásio Poliesportivo do Colégio de Santa Águeda, localizado na Praça Barão de Ceará-Mirim, 236, com convite aberto a participação de Acadêmicos, entre eles presença confirmada do Professor Pablo Capistrano, leigos e toda a Comunidade. 10% do lucro arrecadado com a obra será destinado a colaborar com a Casa de Caridade São Vicente de Paulo, em Ceará-Mirim.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10204835237116723&set=a.2007843371719.56311.1712747224&type=3&theater

http://bogdomendesemendes.bogspot.com

CONSIDERAÇÕES JULGAMENTO DE LAMPIÃO SERRA TALHADA

Mais um vídeo da laser vídeo do cineasta e pesquisador do cangaço Aderbal Nogueira
Aderbal Nogueira, Manoel Severo e Dr. Sérgio Dantas

Publicado em 21 de mai de 2018

Alguns depoimentos registrados durante o julgamento simulado de Lampião, na fazenda Pedreira - Serra Talhada, abril de 2002.

https://www.youtube.com/watch?v=n4cMW2PxoqU

Categoria
Licença
Licença padrão do YouTube

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ERA ASSIM


Com duas dezenas e meia de anos estava a viver os melhores momentos da minha vida. Hoje, com oito dezenas de anos e um pouco mais, continuo a viver os momentos bons da minha vida. Pois é, hoje, 20 de maio, vou quebrar a barreira dos oitenta anos, mas com o vigor mental mais apurado, o que me leva a entender, sem sobressaltos, as coisas do mundo. A morte para mim não será o fim, mas o começo de uma nova vida. Por isso, agradeço a Deus por me permitir viver tanto, não obstante ter sido um lutador disposto a superar os obstáculos que me impediam chegar aonde pretendia. Cheguei, portanto nada a reclamar se a minha hora chegar, justo porque vivi como quis, fiz o que quis, não tanto quanto queria, mas mesmo assim valeu. Agradeço à minha mãe que soube como ninguém mostrar-me os caminhos do bem. Gostaria de agradecer também ao meu pai, mas infelizmente ele se foi quando eu queria que ele ficasse. Hoje, ao lado da esposa, filhos, nora e netos, olho para os céus e mais uma vez agradeço a Deus...

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.bogspot.com

CRUZEIRO PELAS ILHAS GREGAS


Por Benedito Vasconcelos Mendes

Embarcamos no Porto de Pireos, na cidade de Atenas (capital da Grécia ), para visitar as cinco mais belas e curiosas ilhas gregas: Mykonos, Kusadasi (Turquia), Patmos, Heraclion e Santorine.                                   
MYKONOS        
                             
Mykonos é uma bonita e singular ilha da Grécia. Faz parte do arquipélago das Cíclades (grupo de ilhas do Mar Egeu). Tem uma área de 86 km² e uma altitude máxima de 364 m. É composta principalmente de rochas de granito e tem pouca água. Em 2002, possuía uma população de aproximadamente 6200 habitantes. A maior cidade da ilha é Mykonos. Faz parte do Mar Egeu, que pertence à Bacia do Mar Mediterrâneo. 
                                              
KUSADASI  
                                                         
Kusadasi fica no Mar Egeu e é um dos principais destinos turísticos da Turquia (das ilhas que visitamos esta é a única que não é grega). Tem uma boa infraestrutura, com hotéis de várias categorias e bons restaurantes. É uma estação de veraneio para turcos e europeus. Kusadasi é, também, a porta de entrada para quem quer visitar Éfeso, que é um importante sítio  arqueológico. Foi uma cidade greco-romana. Durante o período do Império Romano, Éfeso foi uma das maiores cidades do Império. Nos tempos de seu apogeu, a cidade chegou a ter cerca de 500 mil habitantes. Éfeso ficou célebre pelo Templo de Artemis ( Deusa pagã ), construído em 550 a.C. Foi uma das sete maravilhas do mundo antigo. Próximo à Éfeso existe a casa onde morou a Virgem Maria, sob a proteção de São João Evangelista. Visitamos as ruínas da antiga cidade de Éfeso.
                                                         
PATMOS.
                                                         
A ilha de Patmos foi o lugar onde São João escreveu o Apocalipse. Ao redor do Porto da cidade de Patmos existem muitos restaurantes e cafés. Suas ruelas estreitas, com piso de pedras abrigam grande quantidade de lojas de suvenir.
                                                     
HERACLION.    
                                                   
É uma grande e moderna cidade. Sua rica arquitetura é uma das principais atrações da ilha. 
                                            
SANTORINE. 
                                                        
O vulcão de Santorine é uma das atrações da ilha. A parte elevada da cidade com suas casas caiadas de branco  com detalhes em azul (cores da bandeira da Grécia) dão uma beleza especial ao lugar. Todas as construções são de pedras de origem vulcânica (basalto), rebocadas e pintadas de branco. Nesta ilha não se usa tijolos de cerâmica nem telhas. Os tetos das habitações e de outros prédios são de cimento com forma abaulada. As ruelas muito estreitas e com muitas subidas  e descidas dão um toque de singularidade e beleza. A grande maioria dos estabelecimentos comerciais são de cafés, restaurantes e de lojas de suvenir. Uma grande quantidade de turistas, vindos do mundo inteiro, torna o ambiente ímpar. Por ser uma ilha vulcânica e de baixa precipitação pluviométrica, toda a água usada nesta ilha vem da dessalinização da água do mar. Antigamente a água vinha em navios da Ilha de Creta.












Fotos da Ilha Grega de Mykonos, da ilha turca de Kusadasi, de Patmos e de Santorine.


Enviado por Benedito Vasconcelos Mendes.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ASCRIM/ATO PRESIDENCIAL Nº 002/2018 *PUBLICAÇÃO OFICIAL DO ASCRIM/ATO PRESIDENCIAL Nº 002/2018


*PUBLICAÇÃO OFICIAL DO
 ASCRIM/ATO PRESIDENCIAL Nº 002/2018
I. EU, FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO, Na qualidade de Presidente da ASCRIM, REFERENCIANDO A SOLIDEZ DO EDITAL ASCRIM AGE-010/2018, DE 03.05.2018, CUMPRO neste “ATO PRESIDENCIAL”, RELATIVIZAR E ZELAR O BERÇO DA INVESTIDURA DOS ELEITOS PARA A GESTÃO ADMINISTRATIVA DA ASCRIM BIÊNIO 2017/2018, EM TODA SUA PROFUNDIDADE, APOIANDO QUE ESSES NÃO PRESCINDAM DA FRUIÇÃO E DO OFICIO, VISANDO A HARMONIA DA INTERAÇÃO ENTRE MANDATÁRIOS, CONFORME ME FACULTA AS DISPOSIÇÕES ESTATUTÁRIAS:
1. Considerando a posse declinada, antes da INVESTIDURApela acadêmica LUDIMILLA CARVALHO SERAFIM DE OLIVEIRA, ao cargo de 1ª SECRETÁRIA DA DIRETORIA EXECUTIVA DA ASCRIMem obediência estatutária,
R E S O L V O:
1.1. VALIDAR A POSSE da acadêmica LUDIMILLA CARVALHO SERAFIM DE OLIVEIRA no cargo de 1ª SECRETÁRIA DA DIRETORIA EXECUTIVA DA ASCRIMe, simultaneamente DEFERIRa seu pedido, a RENÚNCIA da posse ao cargo supramencionado.
2. Considerando, por consequência a vacância no cargo de 1ª SECRETÁRIA EXECUTIVA, antes ocupado pela acadêmicaLUDIMILLA CARVALHO SERAFIM DE OLIVEIRA, em obediência e por força hierárquica preceituada no ESTATUTO da ASCRIM, adotando respectivamente o concomitante procedimento para o cargo vacante supramencionado,
  S  O  L  V  O
2.1. NOMEAR a acadêmica VANDA MARIA JACINTO para ASSUMIR o cargo de 1ª SECRETÁRIA EXECUTIVA DA ASCRIM, e, em consequência EXONERAR tecnicamente a mesma do cargo de 2ª SECRETÁRIA EXECUTIVA que ocupa atualmente.

3. Considerando, a vacância no cargo de VICE-PRESIDENTE EXECUTIVO DA ASCRIMdecorrente da “transição” lamentável do TITULAR, acadêmico MILTON MARQUES DE MEDEIROS (“IN MEMORIAM”)em obediência e por força hierárquica preceituada no ESTATUTO da ASCRIM, adotando respectivamente o concomitante procedimento para o cargo vacante supramencionado,
R E S O L V O
3.1. NOMEAR a acadêmica VANDA MARIA JACINTO para ASSUMIR INTERINAMENTEo cargo de VICE-PRESIDENTE EXECUTIVO DA ASCRIM, e, em consequência EXONERAR tecnicamente a mesma do cargo de 1ª SECRETÁRIA EXECUTIVAque ocupa atualmente.

4-Considerando, por consequência a vacância no cargo de 1ª SECRETÁRIA EXECUTIVA DA ASCRIM, antes ocupado pelaacadêmica VANDA MARIA JACINTO,
R E S O L V O
4.1. NOMEAR a acadêmica MARTA NOBERTO DE SOUSA AQUINO DE MEDEIROSpara ASSUMIRo cargo de 1ª SECRETÁRIA EXECUTIVAe, em consequência EXONERAR tecnicamente a mesma do cargo de 1ª TESOUREIRA DA ASCRIM, que ocupa atualmente.
5. Considerando, por consequência a vacância no cargo de 1ª TESOUREIRA DA ASCRIM, antes ocupado pela acadêmicaMARTA NOBERTO DE SOUSA AQUINO DE MEDEIROS,
R E S O L V O
5.1. NOMEAR o acadêmico EXPEDITO DE ASSIS SILVA para ASSUMIR o cargo de 1ª TESOUREIRO DA ASCRIM e, em consequência EXONERAR tecnicamente o mesmo, do cargo de SUPLENTE DO CONSELHO FISCAL, que ocupa atualmente.
II. Desta forma, amparado no mesmo supedâneo, caput do item I deste, por ser norma conceituada no estatuto:
1. Considerando que permanecem: a)VACANTES DE INVESTIDURA OS CARGOS DE DIRETORES EXECUTIVOS E DE CONSELHEIRO,  b) DE ENTRONIZAÇÃO DE NEÓFITOS, OS RELACIONADOS ABAIXOmormente delineados no ASCRIM, EDITAL AGE-010/2018, CASO SEUS TITULARES NÃO MANIFESTEM INTERESSE EM TOMAR POSSE, SERÃO DESIGNADOS NOVOS DIRETORES,CONSELHEIROS e NEÓFITOS, ANTES DE ENCERRAR A GESTÃO ADMINISTRATIVA ASCRIM DO BIÊNIO 2017/2018:
a)CARGOS DE 1ª SECRETÁRIA EXECUTIVA, acadêmica MARTA NOBERTO DE SOUSA AQUINO DE MEDEIROS b) CARGO de DIRETORA DE CERIMONIAL E DE EVENTOS, acadêmica SUSANA GORETTI LIMA LEITECARGO de VICE-PRESIDENTE DO CONSELHO FISCAL, acadêmico MANOEL VIEIRA GUIMARÂES NETO, b )ENTRONIZAÇÃO E DIPLOMAÇÃO, NEÓFITA, ANTONIA LÍRIA FEITOSA NOGUEIRA ALVINO.
2. C O N V O C O
O ESPECIAL PRONUNCIAMENTO DOS PARTICIPANTES DELIBERATIVOS DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA EXECUTIVA Nº 010/2018, de 10.05.2018, E ALTERNATIVA OU CONCOMITANTEMENTE DOS DIRETORES EXECUTIVOS DA ASCRIM, O QUE OCORRER PRIMEIRO, PARA O “AD REFERENDUM” deste “ATO PRESIDENCIAL”,MANIFESTANDO-SE, RESPECTIVAMENTE, NESTA DATA, ATRAVÉS DE VOTO PRESENCIAL OU EM DATA POSTERIOR ATRAVÉS DE EMAIL, OBSERVANDO-SE QUE OS EFEITOS DO PRESENTE ATO, RETROAGEM NA FORMA ESTATUTÁRIA, CASO HAJA MANIFESTO CONSENTÂNEO.
III - AS ASSINATURAS DOS PARTICIPANTES DELIBERATIVOS, EXARADAS NO ANVERSO DA FOLHA 1 DESTEASCRIM ATO PRESIDENCIAL Nº 002/2018, QUE SE INTEGRA A ATA DA AGE-010/2018,DE 10.05.2018, REGISTRA O PROBATÓRIO DOS VOTOS FAVORÁVEIS AO PRESENTE ATO PRESIDENCIAL, CONDITIO SINE QUA NON” DO HOMOLOGATÓRIO DESTA CONVOCAÇÃO.
IV - Este ATO PRESIDENCIAL”entra em vigor na data de sua publicação, transmitido para todo o corpo social da ASCRIM - por analogia literal do art. 47.
EXPEDE-SE, REGISTRE-SE NOS ANAIS DA ASCRIM E CUMPRA-SE, revogando-se, as disposições em sentido contrário.
MOSSORÓ(RN), 10 DE MAIO DE 2018,
FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO - PRESIDENTE DA ASCRIM
*ASCRIM/ATO PRESIDENCIAL Nº 002/2018
*LEITURA SUBMETIDA COM APROVAÇÃO DO “AD REFERENDUM” NA AGE-010/2018,DE 10.05.2018

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano
José Romero de Araújo Cardoso
http://blogdomendesemendes.blogspot.com