Seguidores

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

PORTA DA CHUVA – MACEIÓ

 Clerisvaldo B. Chagas, 15 de novembro de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.613





Sabia de todas as músicas de forró daquela atualidade. Tinha as preferências de locutores e rádios da capital. Mas por que os apresentadores falavam tanto em “porta da chuva”? Todos os programas de forró tinham abraços e recados para a “porta da chuva”. Mas esse nome me intrigava, uma coisa estranha e inusitada uma porta desenhada no meio de chuva. E assim as músicas iam desfilando no prato e aquele estudante do interior procurava preencher o tempo com Jacinto Silva, Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga e outras feras da música popular nordestina, visando angariar ânimo para prosseguir no Curso Médio. É que têm coisas que são tão simples, mas formam tesouros em nossas cabeças.

Somente já adulto, maduro e pesquisador, descobri a tão falada “porta da chuva”. Descendo por acaso, a ladeira dos Martírios fui parar diante do antigo Palácio já transformado em museu. Ali na praça, motivo de tantos embates em busca de melhores salário e combate à avareza de gestores estaduais, resolvia apenas fotografar o casarão das amarguras, mais como presente do que passado.  E atravessei a praça, desta feita silenciosa. Do ponto de ônibus apurei a vista e a memória e consegui descobri do lado oposto da rua, na esquina da ladeira com a Rua do Comércio, um ponto comercial estreito e quase despercebido, com inscrição na fachada: “Porta da Chuva”. Atravessei pelo trânsito intenso, espiei de perto o que para mim fora mistério e tesouro de memória, quis entrar, mas, por que o proprietário iria ouvir conversas de mais de 30 anos depois?

Guardei minhas lembranças só para mim e dei um passo adiante em direção ao Centro. Levava uma alegria por ter descoberto o enigma “porta da chuva”, um estreito lugar em que os passantes enxergavam para um abrigo das chuvaradas surpresas de Maceió.  Mais também conduzia uma amargura em não compartilhar as lembranças da capital na cabeça do rapaz de Santana do Ipanema. E logo atrás ficava o símbolo de batalhas e batalhas sindicais (Praça dos Martírios) buscando vitórias para transformar professores escravos em cidadãos.

Lágrimas não respeitam idade.

Lembranças continuam imortais

E sabedoria ainda é pedaço de Deus.

ANTIGO PALÁCIO DOS MARTÍRIOS, HOJE MUSEU. (FOTO: B. CHAGAS).

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/11/portada-chuva-maceio-clerisvaldob.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ROTA DO CANGAÇO - FAZENDA MUNDO NOVO, UM COITO DE LAMPIÃO

Por Aderbal Nogueira
https://www.youtube.com/watch?v=jtAC0bTyd90&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Um coito com água e um coiteiro de confiança. Além de Cangaço, a Fazenda Mundo Novo tem registros de homens da pré-história e uma natureza totalmente preservada. Não deixe de um dia ir conhecer a Fazenda Mundo Novo, em Canindé de São Francisco-SE. Link desse vídeo: https://youtu.be/jtAC0bTyd90

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PERDEMOS DONA AURORA DA VELHA COHAB DE MOSSORÓ. VÁ COM DEUS!


https://www.facebook.com/photo/?fbid=366348991932493&set=gm.3186389131633209

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AMIGOS DO CANGAÇO.

 Por Aderbal Nogueira

+

Fazendo 2 anos que fizemos essa gravação. Para mim foi muito importante poder juntar vários descendentes do povo de Nazaré e ouvir seus relatos. Infelizmente alguns não estão mais entre nós, mas para sempre serão lembrados.

https://www.facebook.com/groups/179428208932798

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


PESQUISA SOBRE O CALDEIRÃO DO BEATO zÉ lOURENÇO.

 Por Lemuel Rodrigues

Paulo Gastão, Ir. Annette Dumoulin, Lemuel Rodrigues, Marcilio Falcão e o Pe. João Carlos Perini.

Momento inesquecível da minha pesquisa sobre o Caldeirão do beato Zé Lourenço. Não poderia faltar meu GUIA e amigo que hoje estaria cortando seu bolo de aniversário.

Parabéns

Paulo, onde você estiver.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=2098054697036944&set=a.102622333246867

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOTA DE PESAR

 Por Relembrando Mossoró

O Relembrando Mossoró vem comunicar o falecimento do amigo Igor Caldas, que faleceu hoje às 1hs da manhã, no Hospital Wilson Rosado, vítima de diabetes, aos 36 anos de idade. 

Seu corpo está sendo velado na Igreja do Perpétuo Socorro, Centro de Mossoró e em seguida, às 1700 horas será sepultado no Cemitério São Sebastião centro da cidade de Mossoró.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=266350782132638&set=gm.4384427041640692

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIRO GAVIÃO

Por O Cangaço na Literatura

Uma raridade. Fotografia do cangaceiro Gavião 1 do bando de Sinhô Pereira e Lampião. Seu nome civil era Tiburtino Inácio de Sousa.

Acervo Familiar.

https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VEJA O FIM DOS MAIORES INIMIGOS DE LAMPIÃO

 Por Histórias da Vida Real

https://www.youtube.com/watch?v=frVdihAiC6g&t=11s&ab_channel=Hist%C3%B3riasdaVidaReal

Veja a historia, Veja o Fim dos Maiores Inimigos de Lampião, Veja os detalhes do fim dos maiores inimigos de Lampião, você vai se surpreender. Histórias de Lampião, o rei do cangaço, Maria Bonita, e seus cangaceiros, Zé Baiano, Volta seca, Corisco, Labareda, Zé Sereno, Quinta-Feira, Candeeiro, Mergulhão, Luís Pedro, Elétrico, Enedina, Moeda, Alecrim, Colchete, Juriti, Macela, Volante, Zé rufino, O perigo de morte nos rodeia desde o dia que nascemos, então se previna para os PERIGOS evitáveis que são em média 80%. 

Com esse livro, você vai diminuir muito o risco de morte em várias situações... proteja a sua vida e a sua família, leia o livro e escape da morte... 

Clic no link Abaixo AGORA... https://hotm.art/siteoficial-metodo-c... #historiasdavidareal Contato: artehoraciomoura@gmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

HORÁCIO DE MATOS: O DESTEMIDO CORONEL DA CHAPADA / RIXA COM OS "COELHO"

 Por Nordeste Fantástico

https://www.youtube.com/watch?v=ky_pkSEmJ9o&ab_channel=NordesteFant%C3%A1stico

Horácio de Matos, nasceu em Brotas de Macaúbas(Fazenda Capim Duro-Chapada Velha), entre Brotas e Barra do Mendes, no dia 18 de março de 1882. Filho de Quintiliano Pereira de Matos e Hermínia Gomes de Queiroz. Permaneceu solteiro até os 39 anos de idade, embora tivesse filhos de outro relacionamento, com uma velha companheira chamada Laura. 

Horácio de Matos travou lutas armadas contra o Coronel Militão Coelho, Major Mota Coelho e tantos outros inimigos na região da chapada. #HoráciodeMatos #MilitãoCoelho #BrotasdeMacaúbas #Lençois #BarradoMendes #Bahia #Coronelismo #História 

O canal trás para os inscritos, histórias de um passado cheio de batalhas no sertão nordestino e casos e causos de personalidades nordestinas que marcaram o imaginário popular.  - Conteúdo histórico Nordestino - Conteúdo educativo para aulas de História - Conteúdo pode ser usado no Enem - Conteúdo pode ser usado no Encceja - Material com conteúdo de resgate da história do Nordeste - Conteúdo de Literatura Nordestina.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VÍDEO ENCENAÇÃO

Por Nazaré - Cangaço e Nordeste
https://www.youtube.com/watch?v=CYFYPmUjQQM&ab_channel=Nazar%C3%A9-Canga%C3%A7oeNordeste

A morte de Zé Nogueira, por Antônio Ferreira, irmão de Lampião..

Fonte:
Nazaré..Terra de valentes.../ Youtube

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

BIENAL DO LIVRO...

   Por Sérgio A. Dantas

Na BIENAL DO LIVRO de 2005, em Natal, tivemos a oportunidade de debater LAMPIÃO, CANGAÇO e outros temas regionais com o estudioso Frederico Pernambucano de Mello. Para um auditório com cerca de 250 pessoas presentes – já que o tema não tinha o apelo ou interesse de hoje – batemos um papo bastante interessante e respondemos às perguntas feitas. 

Na época eu acabara de lançar meu primeiro livro, “LAMPIÃO NO RIO GRANDE DO NORTE – A HISTÓRIA DA GRANDE JORNADA”. A mediação do debate ficou a cargo da teatróloga Clotilde Tavares.

SIGA-NOS NO INSTAGRAM:

https://www.instagram.com/sergio_dantas1703/?hl=pt-br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com