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terça-feira, 15 de março de 2022

LUIZ GONZAGA CONEXÃO NACIONAL PARTE 03

 Por Instituto Museu do Sertão

https://www.youtube.com/watch?v=d09Bx_ah3_g&ab_channel=InstitutoMuseudoSert%C3%A3o

Luiz Gonzaga, programa Conexão Nacional da Rede Manchete Parte - 03

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LUGAR DE SENTIMENTOS, MEMÓRIAS, CORDEL E ARTE: MIGUEL E JOSENIR LACERDA

 

Manoel Severo, Josenir Lacerda e Miguel

Para os apaixonados pela memória, arte, poesia, cordel, enfim; por todas as culturas; visitando a cidade de Crato, no sul do Ceara, não pode deixar de conhecer o casal Miguel e Josenir Lacerda. Poderia começar dizendo o tamanho do talento não só do casal, mas de toda a família; filhos, genro, netas, enfim; ou dizer a forma espetacularmente acolhedora e gentil como a família nos recebe e a todos que os visitam. A casa da família localizada bem no centro de Crato é um misto de Centro Cultural, Museu, Biblioteca, etc etc etc etc.

Josenir Lacerda
Josenir Lacerda e Hélio Santos

Cada detalhe do espaço é cuidado e mantido com muito zelo pelo casal; ali em cada cômodo e a cada centímetro são guardados, mantidos e mostrados; sentimentos, memórias, culturas de todas as formas e as mais diversas manifestações de arte, frutos da história de toda uma vida, que vão se desnudando a partir de cada peça, de cada escrito, de cada objeto. Josenir e Miguel respiram arte, artistas de corpo e alma, inteiros.

Josenir Lacerda, cordelista, poetisa, artesã de mão cheia, "bonequeira" talentosa; de fundadora da Academia de Cordelistas do Crato direto para a Academia Brasileira de Literatura de Cordel, dedicada à cultura popular, folclore e tradições em suas próprias palavras, sou uma “sonhadora poetisa, que aplica rimas na saia, põe babados no folheto, canta o sertão e a praia”.

A relíquia guardada com todo carinho: O rádio pertencente aos pais de Josenir; seu José João; primeiro barbeiro do Crato; e dona Alzenir, ali a família se reunia principalmente para acompanhar as novelas da época
No meio de tanta cultura e arte, o inusitado, coleção das bonequinhas da filhas e coleção de frascos de perfumes; se identifica com algum?

Visitar Josenir Lacerda e Miguel é certeza de uma maravilhosa prosa, com muitas pitadas de poesia, a residência na verdade é um Templo, onde se cultua afeto, talento e criatividade. Josenir e Miguel são companheiros e entusiastas do empreendimento Cariri Cangaço desde nossos primórdios, lá atrás em 2009 em nossa primeira edição, Josenir Lacerda nos levou para conhecer ao lado do mestre Luciano Carneiro a Academia de Cordelistas do Crato, parceiro importante de nosso projeto e de lá ate os dias de hoje, sempre que o Cariri Cangaço aporta no cariri cearense, eles estão ao nosso lado.

O mimo de Miguel: A coleção de bicicletas, pelas quais nutre um ciúme terrível...só perdendo paro o veículo corcel de mil novecentos e antigamente, o carro oficial da família

É Miguel quem nos conta: "Severo nós temos aqui um corcel 1978 , cor: bege; que já faz parte da família, houve uma época que me atrevi a vende-lo, fui lá e vim cá e nada de vender, foi aí que ele foi quase responsável pelo fim do casamento, risos; Josenir me chamou para uma conversa e disse _Olhe Miguel, quando vc quiser vender nosso corcel me ofereça, que eu compro !!! Pronto a partir daí o corcel passou a ser integrante oficial da família, vender...nem pensar”.

Josenir Lacerda, cordelista festejada, produziu centenas de folhetos, em sua casa encontramos não só sua produção, mas cordéis de muitos amigos; de todo o nordeste; que acostumaram-se a ter em seu espaço um lugar de encontros e reencontros. Nesta nossa ultima visita que aconteceu agora no último dia 04 de março, estávamos juntos declamando uma poesia do grande pernambucano Chico Pedrosa "O erro da vendedora", quando o telefone toca, do outro lado da linha estava Chico Pedrosa, vai entender essa sintonia do mundo das artes e da inspiração...

Retalhos de sentimentos e lembranças, guardadas com zelo e muito afeto
Manoel Severo e Hélio Santos , registros no Cordel e Arte

O Erro da Vendedora, do poeta Chico Pedrosa

O engano é uma falha
Difícil de reverter
Por ele tem muita gente
Pagando sem merecer
Quantos pobres inocentes
Tidos como delinquentes
Vivem a se lastimar
Pois se errar fosse humano
Quem cometesse um engano
Não deveria pagar.

Um estudante entrou numa
Loja especializada
Para comprar um presente
Para a sua namorada
Que estava noutra cidade
Depois de olhar à vontade
Os produtos da vitrine
Despertou-lhe o interesse
Por algo que aquecesse
Os dedos da mão de Aline

E um belíssimo par de luvas
Comprou para a namorada
E pediu a vendedora
Moça fina e educada
Que embalasse o presente
Inadivertidamente
No lugar da encomenda
A moça se atrapalhou
Invés das luvas botou
Uma calcinha de renda

E entregou para o moço
Que acabara de escrever
Um bilhete à namorada
Dizendo como fazer
Com aquele presentaço:
Minha querida um abraço
E beijos apaixonados
Meu amor esse presente
Vista pensando na gente
No dia dos namorados

Lhe comprei, porém, sabendo
Que você não vai usar
Porque quem nunca vestiu
É difícil acostumar
Eu mesmo queria ir
Pra lhe ajudar a vestir
Como eu fiz com a vendedora
E se nela eu gostei de ver
Eu imagino em você
Minha deusa encantadora!

Ela ainda garantiu
Que não mancha nem desbota
A mão entrando e saindo
Não rasga nem amarrota
Eu comprei frouxa na frente
Pra mão descer livremente
Na bainha dos torpedos
E sem precisar cortar
Lá dentro facilitar
O movimento dos dedos

Torço para que te sintas
Feliz com este presente
Que irá cobrir aquilo
Que pedirei brevemente
Cobrir aquilo que um dia
Quando eu não te conhecia
Não podia nem tocar
Hoje pego, beijo amasso,
Coço, massageio e faço
Você gemer e sonhar

Só uma coisa lhe peço
Depois que você usar
Coloque um pouco de talco
Que é pra desinfectar
E pra sair o mal cheiro
Feito isso o tempo inteiro
Pode usar e se exibir
Se perguntarem que deu
Pode dizer que fui eu:
Seu namorado Valdir

A pobre moça tomou
Aquilo por gozação
Num instante veio abaixo
Seu castelo de paixão
Despachou o namorado
Que até hoje o coitado
A culpa imerecedora
Carrega sem entender
E assim pagou sem dever
O ERRO DA VENDEDORA!

Estávamos nós a declamar o poema "O erro da vendedora" quando o telefone de Josenir, toca; do outro lado da linha: Chico Pedrosa, eita "coincidência da molesta"


Parte do cordel "A Medicina e o Cangaço", de Josenir Lacerda

Durante as ações guerreiras
Intenso estado de alerta
Enfrentando temporais
Sob precária coberta
Numa tensão enervante
Esperando a cada instante
O ataque e a descoberta

As doenças pulmonares
Venéreas e intestinais
Eram presenças constantes
E ameaças reais
Dada a promiscuidade
Excessos, leviandade
Gerando males brutais

Porém o caso mais grave
E de urgente tratamento
Era se arma de fogo
Provocasse o ferimento
Pois havendo hemorragia
O controle carecia
De eficaz procedimento

No caso de não haver
Socorro firme no ato
Com hemorragia presente
Determinante era o fato
Debilitado e carente
O cangaceiro doente
Morria de imediato

Cônscios que a qualquer momento
Surgiria uma emergência
O bando sempre levava
Medicamentos de urgência
Temendo ataque e ação
Viam nessa prevenção
Chance de sobrevivência

E nesse caso aparece
“O entendido”, o protetor
Trata o doente e o ferido
Cura a mazela e a dor
Com zelosa paciência
Diploma de experiência

Do Cangaço é o doutor

Miguel , Josenir Lacerda e Hélio Santos
No meio dos inúmeros folhetos de cordel, em meio a poesia que nasce da alma: os rádios antigos, as máquinas registradoras, as máquinas de datilografas, as balanças, os porta-chapéus, as televisões, etc etc etc 

Redação Cariri Cangaço, Crato 04 de Março de 2022

https://cariricangaco.blogspot.com/2022/03/lugar-de-sentimentos-memorias-cordel-e.html

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VISITANDO O MIAÍ

Clerisvaldo B, Chagas, 14 de março de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.672


 

Não estamos tão distantes da Semana Santa, tempo em que nos dá bastante vontade para mudar de ares nas belas praias do Miaí de Baixo, litoral de Coruripe. Era uma viagem longa que passava em Arapiraca, São Sebastião, Penedo, Piaçabuçu e Feliz Deserto. Não compensava sair de Santana do Ipanema para Miaí, para ficar na praia por apenas um dia. Segundo boas informações, o governo estadual encurtou a distância quando asfaltou o trecho Colônia Pindorama – Coruripe. Após Arapiraca entra-se por atalho via Usina Pindorama, uma das cooperativas mais pujantes do Brasil. Já andamos outra vez ali por aquele atalho, porém sem asfalto e por dentro de desertos canaviais. Falam que agora é apenas um pulo de Arapiraca para Miaí, fora o direito de visitar a Colônia Pindorama já em terras de Coruripe, com seus fabricos de deliciosos sucos tendo como carro-chefe o de maracujá.

O pequeno povoado litorâneo ainda é um bom refúgio para quem quer descansar, mas no Carnaval descanso no lugar é perdido, tanto no Miaí de Baixo quanto no Miaí de Cima até a Lagoa do Pau. O que sempre nos chamou atenção por ali foi a praia que faz recuar suas águas fazendo o banhista andar muito ao encontro das ondas. Vezes que não se vê viva alma nas extensas praias desertas. Os mercadinhos se encarregam de abastecer a dispensa e, a feira do peixe na sede municipal é uma delícia para quem aprecia o pescado. Ainda é possível comprar camarão em barcos pesqueiros se o turista assim o preferir. Caso a preguiça não chegue dá para conhecer a cidade de Feliz Deserto e a própria Coruripe. Muito coqueirais e comidas típicas: paraíso alagoano.

Mesmo com esse atalho pela Colônia Pindorama, era muito bom rever os casarões e a orla de Penedo, cidade extremamente limpa e turística. A movimentação da cidade ensolarada de Piaçabuçu com seus barcos pesqueiros ancorados. Os infinitos coqueirais que levam até o Miaí de Baixo. O esforço de Feliz Deserto para progredir... Dunas, vegetação de beira de rio, vegetais praianos, atrações para uma boa câmera fotográfica. Geografia profunda na Foz do São Francisco, na Praia do Peba, nos desenhos dos encantadores cenários.

Alagoas, onde a felicidade mora.

“A gente faz uma latada

Cobre com paia de coco

De noite vê-se o pipoco

Da rapaziada...”

Obrigado, saudoso Jacinto Silva, forrozeiro do litoral.

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COMBATE A LAMPIÃO QUASE ENTROU NA CONSTITUIÇÃO DE 34 FONTE: AGÊNCIA SENADO

 Por Ricardo Westin

https://www12.senado.leg.br/noticias/especiais/arquivo-s/combate-a-lampiao-quase-entrou-na-constituicao-de-34?fbclid=IwAR1KhZK8P36Bc-rNS2xILT342-u3RSh6zLoVL0t_7HVvpN9Ogd2JX27v3jQ#:~:text=Com%20seu%20bando,Biblioteca%20Nacional

Ao longo das décadas de 1920 e 1930, Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião, espalhou o terror pelo Nordeste. Com seu bando, percorreu o sertão atacando vilas, matando inocentes, saqueando mercearias, achacando fazendeiros, roubando gado, trocando tiros com a polícia.

A carreira do criminoso brasileiro mais célebre de todos os tempos chegou ao fim há 80 anos. Descoberto numa fazenda em Sergipe, Lampião foi morto pela polícia a tiros de metralhadora, ao lado de outros dez cangaceiros, incluindo Maria Bonita, sua companheira. Até o New York Times deu a notícia do histórico 28 de julho de 1938.

Os senadores e os deputados da época olhavam o cangaço com preocupação. Documentos guardados nos Arquivos do Senado e da Câmara mostram que os parlamentares trataram do tema na tribuna em inúmeras ocasiões. Em 1926, o senador Pires Rebello (PI) discursou:

— Quem vive nesta capital da República [Rio], poderá achar que o governo tem feito a felicidade completa dos brasileiros. Ofuscados pelos brilhos da luz elétrica, é natural que os cariocas não saibam que naquele vasto interior existem populações aquadrilhadas fora da lei que zombam da Justiça e ridicularizam governos.

Muitos cangaceiros haviam assustado o Nordeste antes de Lampião, como Cabeleira, Jesuíno Brilhante, Antônio Silvino e Sinhô Pereira, mas nenhum foi tão temido quanto o rei do cangaço. As investidas de Lampião eram tão brutais que, na Assembleia Nacional Constituinte de 1934, deputados nordestinos — a Assembleia não teve senadores — redigiram cinco propostas para que a nova Constituição previsse o combate ao cangaço como obrigação do governo federal.

A repressão cabia às volantes, batalhões itinerantes das polícias dos estados. O que parte dos constituintes desejava era que o Exército reforçasse a ação das volantes. O deputado Negreiros Falcão (BA) afirmou:

— Os Lampiões continuam matando, roubando, depredando, desvirginando crianças e moças e ferreteando-lhes o rosto e as partes pudentas sem que a União tome a menor providência. Os estados por si sós, desajudados do valioso auxílio federal, jamais resolverão o problema.

Justiça privada

O deputado Teixeira Leite (PE) lembrou que os governos estaduais eram carentes de verbas, armas e policiais:

— A força policial persegue os bandoleiros, prende-os quando pode e mata-os quando não morre. Hostilizados de todos os lados, recolhem-se à caatinga e se tem a impressão de que o bando se extinguiu. Mera ilusão. O vírus entrou apenas num período de latência. Cessada a perseguição, os facínoras repontam mais violentos e sequiosos de sangue e dinheiro, apavorando os sertanejos e a polícia.

Leite explicou por que seria diferente com o Exército em campo:

— Que bando se atreveria a aproximar-se de uma zona onde estacionassem tropas do Exército, com armas modernas, transportes rápidos e aparelhos eficientes de comunicação?

Outra vantagem era que as tropas federais podiam transitar de um estado a outro. As estaduais não tinham tal liberdade — e os cangaceiros tiravam proveito disso. Uma vez encurralados em Alagoas, por exemplo, os bandidos escapavam para Sergipe, Bahia ou Pernambuco, estados nos quais as volantes alagoanas não podiam atuar.

Nenhuma das propostas que davam responsabilidade ao governo federal vingou, e a Constituição de 1934 entrou em vigor sem citar o cangaço.

— Na nova Constituição, vamos invocar o nome de Deus. Vamos também constitucionalizar Lampião? — ironizou o deputado Antônio Covello (SP).

Para o deputado Francisco Rocha (BA), o cangaço exigia “remédio social”, e não “remédio policial”:

— As causas do cangaceirismo são a falta de educação, estrada e justiça e a organização latifundiária preservando quase intactas as antigas sesmarias coloniais, para não mencionar a estúpida ação policial dos governos.

Segundo o jornalista Moacir Assunção, autor de Os Homens que Mataram o Facínora, sobre os inimigos de Lampião, o cangaço surgiu na Colônia e tinha a ver com o isolamento da região:

— O sertão ficava separado do litoral e mantinha uma ligação muito tênue com Lisboa e, depois, com o Rio. O que prevalecia não era a justiça pública, mas a justiça privada. Era com sangue que o sertanejo vingava as ofensas. Muitos aderiram ao cangaço em razão de brigas de família ou abusos das autoridades. Uma vez cangaceiros, executavam a vingança contando com a proteção e a ajuda do bando.

Lampião entrou no cangaço após a morte de seu pai pela polícia, em 1921.

— O cangaceiro não era herói. Era bandido mesmo — esclarece Assunção. — A aura de herói tem a ver com um atributo valorizado pelo sertanejo do passado: a valentia. O cangaceiro enfrentava a polícia sem medo, de peito aberto. Isso era heroísmo.

Em 1935, com a nova Constituição já em vigor, o senador Pacheco de Oliveira (BA) apresentou um projeto de lei que destinaria 1,2 mil contos de réis aos estados para repressão ao cangaço. O dinheiro sairia do orçamento da Inspetoria Federal de Obras contra as Secas, responsável pela abertura de açudes, poços e estradas no sertão.

A grande preocupação de Oliveira eram os criminosos que atacavam os trabalhadores e atrasavam as obras.

— Um engenheiro avisou sobre o risco que corria seu pessoal. Como não lhe chegassem recursos, lançou mão do único expediente que lhe era praticável: armou os trabalhadores.

Os cangaceiros matavam os operários por terem ciência de que a chegada do progresso ao sertão colocaria em risco o futuro das quadrilhas nômades.

Amigo de coronéis

O historiador Frederico Pernambucano de Mello, autor de Quem Foi Lampião, diz que havia motivos não confessos para que o governo federal e os estados pouco fizessem para acabar com o bandido de uma vez por todas:

— Lampião vivia fora da lei, mas mantinha excelente relacionamento com os poderosos. Era protegido por coronéis e políticos. O governador de Sergipe, Eronildes Ferreira de Carvalho, tinha amizade com Lampião e lhe fornecia armamento e munição.

A boa vida de Lampião acabou quando Getúlio Vargas deu o golpe de 1937 e instaurou o Estado Novo. Uma das bandeiras da ditadura era a modernização do país. Nesse novo Brasil, que deixaria de ser agrário para se tornar urbano e industrial, o cangaço era uma mancha a ser apagada.

A gota d’água foi um documentário mudo que revelou ao país a rotina do bando de Lampião na caatinga. O que se via eram cangaceiros alegres, bem vestidos e com joias. Nem pareciam fugitivos. Sentindo-se afrontado, Vargas ordenou aos governadores do Nordeste que parassem de fazer vista grossa e aniquilassem o rei do cangaço.

Assim se fez. Lampião e seus subordinados foram mortos e decapitados em 1938, e o governo expôs as cabeças em cidades do Nordeste. Bandidos de outros grupos correram para se entregar, de olho na anistia prometida a quem delatasse companheiros. Corisco, o último dos pupilos de Lampião, foi morto em 1940, e o cangaço enfim se tornou passado.

Colaboração: Celso Cavalcanti, da Rádio Senado

Fonte: Agência Senado

https://www12.senado.leg.br/noticias/especiais/arquivo-s/combate-a-lampiao-quase-entrou-na-constituicao-de-34?fbclid=IwAR1KhZK8P36Bc-rNS2xILT342-u3RSh6zLoVL0t_7HVvpN9Ogd2JX27v3jQ

Enviado pelo mano de Mossoró João Augusto Braz

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LUIZ GONZAGA CONEXÃO NACIONAL PARTE 02

 Por Instituto Museu do Sertão

https://www.youtube.com/watch?v=O6SA_iBr8EI&ab_channel=InstitutoMuseudoSert%C3%A3o

Luiz Gonzaga, programa Conexão Nacional da Rede Manchete Parte - 02

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LUIZ GONZAGA - LAMPIÃO FALOU

 Por Alfredo Pessoa

https://www.youtube.com/watch?v=-Tphzj8Vivc

A música do CANGAÇO

Este álbum é fruto de um projeto de Aluízio Falcão e o Estúdio Eldorado, que buscava construir um painel da musica inspirada no cangaço. Obviamente, eles esbarraram na já conhecida burocracia e impedimentos das gravadoras para a liberação dos fonogramas; o que dificultou ainda mais a sua realização. Contudo e apesar de forças contrárias o "discão" acabou saindo. Este lp tem um peculiaridade que é o fato de ser também um registro histórico, trazendo entre suas faixas o depoimento de Cila, sobrevivente do massacre de Angico, quando Lampião morreu e também as canções do ex-cangaceiro Volta Seca. (coisas-e-afinss.blogspot.com)

01 - Olha a Pisada (Luiz Gonzaga/ Zé Dantas) - Intéprete: Luiz Gonzaga . 02 - Cavalos do Cão (Zé Ramalho) - Intérpretes: Antônio Carlos Nóbrega, Teca Cala-Zans e Bando Macambira . 03 - Se Eu Soubesse (Volta Seca) - Intérprete: Volta Seca - Narração de Paulo Roberto . 04 - Sapino e Lampião (Volta Seca) - Intérprete: Volta Seca - Narração de Paulo Roberto . 05 - Mulher rendeira (Volta Seca) - Intérprete: Volta Seca - Narração de Paulo Roberto . 06 - Antônio das Mortes (Sérgio Ricardo / Glauber Rocha) - Intérprete: Sérgio Ricardo . 07 - Acorda Maria Bonita (Volta Seca) - Intérprete: Volta Seca . 08 - Mulher Nova, Bonita e Carinhosa faz o Homem Gemer sem Sentir Dor ( Otacílio Batista/ Zé Ramalho) - Intérprete: Teca Calazans . 09 - Depoimento de Cila, viúva do cangaceiro Zé sereno e testemunha do massacre de Angico, onde morreram Lampião e Maria Bonita . 10 - Lampião (Sérgio Ricardo / Glauber Rocha) - Intéprete: Sérgio Ricardo . 11 - Reza do Corisco (Sérgio Ricardo / Glauber Rocha) - Intéprete: Othon Bastos . 12 - Perseguição/O Sertão Vai Virar Mar (Sérgio Ricardo/Glauber Rocha) - Intérprete: Sérgio Ricardo . 13 - Lampião Falou (Venâncio/ Aparício Nascimento) - Intérprete: Luiz Gonzaga

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