Seguidores

sexta-feira, 18 de agosto de 2023

OS MUSEUS NO TEMPO

 Clerisvaldo B. Chagas, 17 de agosto de 2023

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.946

PEDRA DO PADRE CÌCERO – (DOIS RIACHOS – AL) – foto: gazeta de alagoas.

Lembrando a antiga estrada de rodagem, Palmeira dos Índios – Sertão, continua ainda de pé, testemunhando a história dos transportes e da engenharia em Alagoas, a antiga ponte sobre o rio Traipu.  A referida ponte foi descartada por ser estreita para o novo padrão rodoviário. O outro padrão veio de ponte mais larga e logo recebeu cobertura asfáltica. Aponte antiga, muito bem feita, por sinal, ficou à beira da estrada, servindo apenas para passagem de carros de boi, pesquisador ou apreciadores das cheias do rio, observadas por ambas as pontes. É bem ali na BR-316, próximo do acesso a Minador do Negrão. Sem dúvida alguma uma relíquia da história no museu a céu aberto que irá se acabando com o tempo. Mas se não podemos levá-la para um museu fechado, pelo menos deveria ser feita uma maqueta para tal fim.

Outra ponte relíquia da história é a de Dois Riachos que perdeu para ponte nova com outro traçado do trecho que passa pela cidade.

Mas, essa ponte, sabiamente passou a ser uma das entradas da urbe, usada normalmente por automóveis, carroças, animais e humanos na rotina da “Terra de Marta”. Tanto a ponte nova quanto a ponte velha, são também mirantes para apreciação das cheias do rio Dois Riachos, afluente do Ipanema e de calha bastante respeitosa. E mesmo ainda com tanta serventia, não deixa de ser, a ponte, um museu a céu aberto de muito significado para a cidade e município da “Pedra do Padre Cícero”. Os estilos das pontes velha e nova são diferentes, mas a história é a mesma em riquezas de detalhes.

Estamos falando de lugares, aonde palmilhamos ultimamente e vamos sentindo a evolução como acontece com as diversas ciências que iluminam a condição humana. O sertão do carro de boi para o sertão do automóvel; os rios das travessias, para os rios das pontes; O interior do grito pelo interior do celular; os lugares da escolinha pelos lugares das universidades; as cidades das rezadeiras pelas cidades da telemedicina... E a firmeza na crença no desenrolar do mundo. O caráter do homem também transfigurará, fazendo desse planeta de expiação, uma sociedade mais justa, mais igualitária. Afinal, o HOMEM não morreu em vão. Deixemos que o sertão vire mar e que o mar vire sertão. O coração do homem não pode é dispensar a harmonia e a beleza do rotineiro e do exótico para alimentar a sua alma sedenta do Grande Arquiteto do Universo.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2023/08/os-museus-no-tempo-clerisvaldo-b.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VI DE PERTO

Clerisvaldo B. Chagas, 16 de agosto de 2023

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.945

 

Voltando da Bienal, já no domingo à noite (13), passamos no distrito palmeirense de “Canafístula Frei Damião”. Para matar a vontade do meu neto Gabriel e a minha, adentramos ao distrito para vermos a recente estátua implantada do fantástico “Pregador do Nordeste”. Ali eu havia visitado há muito, a Festa da Pinha e que havia gostado bastante. Desta feita, via a expansão do povoado naquelas terras planas de barro Vermelho, onde a feira de animais por um lado e as visitas à Frei Damião, por outro, projetaram a famosa terra da pinha doce. Chegamos ao “Santuário Frei Damião” com a noite fria e já iniciando uma pingadeira dos céus. Cedo da noite, mas tudo quase deserto, portas fechadas e um silêncio profundo nas ruas, provavelmente a frieza encurralava as pessoas sobre os lençóis.

Fiquei impressionado com a estrutura externa do santuário bem iluminado, beleza de arquitetura e bom gosto, muito espaço ocupando a frente da igreja onde se realizavam as festas do lugar; agora dividida em patamares ajardinados com assentos para os visitantes. A estátua do Frei também impressionou bastante, tanto pela obra física em si, quanto pela perfeição da face do santo do Nordeste. A escadaria até o patamar da estrutura geral, semeado de fitas deixadas pelos romeiros, no corrimão de metal em caracol, atestavam pedidos e pagamentos de promessas daqueles de fé inabalável em quem acreditam. Discretamente um vigia numa casa ao lado, tudo observava, mas sensível ao nosso boa noite que a educação pedia. Uma atmosfera de paz nos abençoou e nos fez prosseguir a viagem com mais otimismo e segurança.

Frei Damião nasceu em Bozzano, Itália, em 5.11.1898 e faleceu no Recife em 31.5.1997. Contava, então, com 98 anos de idade e foi sepultado no próprio Recife no Convento São Félix de Cantalice. A causa da sua morte foi uma parada cardíaca.

Pregador vigoroso, conquistou a Região Nordeste, com suas previsões, milagres e Santas Missões que ficaram famosas e atualmente ainda correm de boca em boca em prosa e verso em território nordestino. Um santo de sangue italiano e coração brasileiro. Ê, Nordeste! Ê, Sertão!

MINHA ESPOSA IRENE E MEU NETO GABRIEL NO PEDESTAL FREI DAMIÃO. (FOTO: B. CHAGAS).

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2023/08/vi-de-perto-clerisvaldo-b.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JOÃO MOSSORÓ NO SHOW DO PEDRO AUGUSTO

 Por João Mossoró


Amigo José Mendes Pereira:

No próximo domingo (04 de setembro), estarei participando do show do Pedro Augusto na quadra da Beija Flor a partir das 17:00 horas, e no sábado no Cantinho das Concertinas na Cadegue a partir das 11:45,  e logo após os amigos do Alto Minho.


Uma festa portuguesa com certeza.

Um abraço amigão, José Mendes!

Adendo: 

Grande cantor Alan Jones, 
este show foi promovido em agosto de 2016, no Rio de Janeiro, onde o João Mossoró mora.
Faça contato com ele através deste endereço eletrônico. 
Gente finíssima! 
J. Mendes Pereira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DADÁ

Por Guilherme Machado pesquisador/historiador.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=6239993486104524&set=gm.2030973983913569&idorvanity=893614680982844

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FILHOS DO EX-CANGACEIRO BALÃO II (GUILHERME ALVES DOS SANTOS).

 Por Geraldo Júnior

Fotografia registrada na cidade paulista de Itaquaquecetuba durante visita realizada no último dia 24 de março de 2023.

Iolanda Alves e Juscelino Alves, dois dos vinte e cinco filhos de Balão.

Pessoas formidáveis e receptivas que tive o prazer de conhecer pessoalmente.

Geraldo Antônio De Souza Júnior.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=2534844336679447&set=a.110305082466730

http://blogdomendesemendes.blogspot.com