Seguidores

segunda-feira, 24 de julho de 2023

FRANCISCO DUARTE FILHO.

 Por José Mendes Pereira

Terezinha Gonçalves Morango, Miss Brasil, quando desfila na ACDP, com Dr. Duarte Filho - 26 de agosto de 1957. - Esta foto pertence ao acervo do Lindomarmos Faustino

Quando Francisco Duarte Filho foi eleito a senador da República, e foi ocupar a sua vaga no senado, quem fazia companhia à noite à sua esposa Maria Salém Duarte, era eu. Todas as noites, de segunda a sábado, quando eu saía do Ginásio Municipal de Mossoró, ia dormir em sua casa para lhe fazer companhia. Passei quase um ano, ou mais, fazendo-lhe companhia. 

Foto do acervo do pesquisador Lindomarcos Faustino e do Site de jotamaria-mulherrn.blogspot.com

Por que essa aproximação com ela? Eu era interno da Casa de Menores Mário Negócio, e a diretora, Ana Salem de Miranda, era sua irmã. Então, me pediu para que todas as noites fosse eu fazer companhia a ela, já que os seus filhos eram casados, e não podiam permanecer a noite com ela.

http://blogdodrlima.blogspot.com/2017/02/dona-maria-salem-duarte.html 

http;//blogdomendesemendes.blogspot.com

NUNCA...

Por José G. Diniz

Nunca atropelei ninguém
Para passar a sua frente
Se fui o primeiro foi mérito
E por que sou competente
A vida tem perda e ganho
Cada um tem seu tamanho
Para isto eu sou consciente
Gosto de ser independente
Mas a verdade eu acato
Meu avô falou, meu filho
Seja um homem sensato
Se estiver uma escada escalando
Saiba que estou gastando
A sola do meu sapato.

https://www.facebook.com/josegomesd

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

300 QUILÔMETROS DE AMOR - AUTOR: CÍCERO VIEIRA - CANTA: JOSÉ DI ROSA MARIA.

 Canta José Di Rosa Maria

https://www.youtube.com/watch?v=t66ydbY0_0c&ab_channel=Jos%C3%A9DiRosaMaria

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SAUDADE...

Por Veridiano Dias Clemente


Tô te ligando meu bem
Já cheguei no Paraná
Vim aqui te procurar
O telefone não atende
Tú havias prometido
E eu aqui esquecido
Com meu coração a chorar
Poeta Verí
Do país de Caruaru-PE

https://www.facebook.com/veridianodiasclemente.clemente

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DEIXE-SE ESTAR

Poe Hélio Xaxá


Lágrimas são sorrisos
Que jorram pelos olhos
Causadas por ciscos
De tempos maravilhosos.
São memórias diluídas
No ãmago das emoções
Felicidades restituídas
Nas raízes dos corações.
O amor será sempre
A cura de todas as dores...
A profecia se cumpre
No raiar de novos amores.
Deixe-se curar
Sempre restará uma cicatriz
À lembrar a ferida de ser feliz...
Deixe-se sondar
As boas lembranças são
Belos bálsamos no coração...
Deixe-se estar
Saudades são alegrias
Com almas de angústias.

https://www.facebook.com/helio.xaxa

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MOITA BRAVA MATA CANGACEIRA LILI E LAVA A HONRA DE HOMEM TRAIDO LAMPIÃO SABIA

Histórias da Vida Real
https://www.youtube.com/watch?v=7vtG-qXElKw&ab_channel=Hist%C3%B3riasdaVidaReal

MOITA BRAVA MATA CANGACEIRA LILI E LAVA A HONRA DE HOMEM TRAÍDO. LAMPIÃO SABIA, por ter traído. Lili perdeu sua vida pelas mãos do cangaceiro Moita Brava de Lampião. Pagou caro as suas puladas de cerca, o sertão do cangaço ficou triste com o fim de mais uma cangaceira.

Antes, Lili soube do fim de cangaceiras traidoras, mas não mudou, e continuou persistindo no erro, e deu no que deu, e não foi por falta de aviso.

Dadá mulher de Corisco, alertou a colega de cangaço, mas ela não deu ouvidos, quem não houve conselho ouve coitado.
#historiasdavidareal #historiasdelampião Contato: artehoraciomoura@gmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MANÉ VÉIO, O HOMEM DE CORAGEM NA GROTA DO ANGICO.

 Por João Marques da Silva


Boa tarde Sr José Mendes, não tenho muito o que falar sobre meu avô, a não ser que sim, tenho muito orgulho da história dele, como Soldado da volante nos tempos do Lampião. Conheci ele já de idade aqui em São Paulo, não o víamos da forma que os outros falavam, porque já era uma pessoa diferente, convertida ao evangelho, sendo testemunha de Jeová. Falava muito pouco sobre o passado, mas como eu e meu irmão Fábio éramos novos, tínhamos muita curiosidade e perguntávamos muito sobre o cangaço.

Policial Mané Véio, o homem de coragem na Grota do Angico.

A história do meu avô influenciou muito na vida minha e de meu irmão, assim como a maioria dos brasileiros, crescemos admirando as histórias de Lampião, fazendo trabalho em escola.

Após conhecermos a história do nosso avô jamais deixamos de nos trabalhos, mencionar quem eram os heróis de verdade. Meu avô errou sim, infelizmente meu pai (Abílio Marques da Silva), jamais o perdoou, e eu o entendo, não o julgo, só ele sabe o que ele passou tanto, que a única coisa que ele tinha do pai dele, era o nome Marques da Silva, mas nunca tivemos contato com ninguém da família Marques da Silva, por parte do meu pai. 

Depois de muitos anos, conhecemos um primo dele aqui em São Paulo, mas já nos últimos dias de meu pai morrer, sem perdoar o pai, e nunca aceitou nada do pai que o procurava. 

Segundo ele, pra de alguma forma, ajudar talvez fosse comprar o perdão do meu pai, mas não conseguiu, e a história acaba assim. 

Mas graças a história do meu avô, que veio à tona, tanto eu como meu irmão, entramos na Polícia Militar no Estado de São Paulo.

Enviado por João Marques da Silva. neto do policial Mané Véio.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MIGUEL FAUSTINO DO MONTE

 Por José Mendes Pereira

Foto do acervo do historiador Geraldo Maia do Nascimento.

Eu não conhecia foto do empreendedor Miguel Faustino do Monte, cearense, lá da cidade de Sobral, e o que se sabe sobre ele, foi um homem que no passado, muito colaborou com o desenvolvimento de nossa querida Mossoró. Foi o fundador da "Igreja Sagrado Coração de Jesus", no centro da cidade, ali próxima aos Correios, datando sua construção no ano de 1907. 

Esta igreja está entre as mais antigas e tradicionais da cidade. Segundo Geraldo Maia, Seu nome está gravado na galeria dos grandes homens de Mossoró.


Agora, vamos fazer uma excelente leitura sobre o que escreveu o pesquisador, historiador e escritor Geraldo Maia do Nascimento, segundo site com o link logo no final do texto.

UM HOMEM EMPREENDEDOR – MIGUEL FAUSTINO DO MONTE.

Em 1884 a cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, era tida como um Empório Comercial. Vários investidores estrangeiros tinham aqui se estabelecidos com casas importadoras e exportadoras, o que teria contribuído para o seu crescimento comercial. Esse foi o motivo que levou o cearense Miguel, um jovem de 26 anos a deixar sua terra e procurar no Estado vizinho um “meio de vida”. Vindo para Mossoró conseguiu emprego de auxiliar de balcão na grande firma comercial Souza Nogueira. Era criterioso nos seus afazeres, disposto para o trabalho e com grande tino comercial. Conseguiu, com isso, não só a confiança do dono da empresa, como também a mão de sua filha. E assim foi que em pouco tempo passou de simples caixeiro de balcão a genro do patrão.

Em uma das viagens de Souza Nogueira a Recife/PE, por volta de 1894, o genro Miguel acompanhou-o. Foi aí que conheceu o grande homem da indústria e do comércio da região: Delmiro Gouveia, o homem da Fábrica de Pedra à margem do São Francisco. Delmiro Gouveia mantinha relações com Souza Nogueira. Mas ao conhecer Miguel Faustino, vislumbrou no mesmo as qualidades que necessitava para um novo aliado. E o convite veio de chofre:

“-Menino, queres trabalhar para mim? Comprarás peles, couros, outros artigos, se preciso. Mas quem trabalha para mim, se honesto e ativo, acabará bem, ao contrário o diabo o levará”.

Coronel Delmiro Gouveia

Miguel estremeceu. Delmiro Gouveia era um homem muito poderoso. Dava medo tratar com ele. Mas acertou o negócio e passou a trabalhar para Delmiro com inteligência, fé e retidão.

Com a parceria, bom tino comercial e retidão, o jovem Miguel terminou como um dos homens mais ricos de Mossoró, se não o mais rico de todos. Sal, algodão, cera de carnaúba, fibras e borrachas. Esses produtos levaram o sobralense criativo às Exposições Nacionais de 1908 e de 1922, à Internacional de Bruxelas de 1910 e a de Turim em 1911. Ganhou medalhas de ouro e diplomas de honra.

Em não sendo mossoroense de fato, tornou-se de direito. Participou ativamente da campanha de 1883 pela libertação dos escravos de Mossoró e de todos os movimentos que aqui aconteceram. Foi um benfeitor no momento da criação da Diocese de Mossoró. Retribuiu com bens a aceitação que teve de Mossoró.

Miguel Faustino do Monte tornou-se lenda na cidade que ofereceu ao grande empreendedor as condições para o seu sucesso e com ele viu seu nome ser falado no velho mundo.

Miguel Faustino do Monte era cearense de Sobral, mas, desde jovem, radicado em Mossoró; e aqui fez história. Cedo, conseguiu galgar posição de destaque como chefe de poderosas organizações comerciais. Quando se esboçou o movimento abolicionista de 1883, foi uma das figuras de maior projeção tendo sido, inclusive, um dos Diretores da Sociedade Libertadora Mossoroense.

Nasceu numa quarta-feira, em 11 de agosto de 1858, na cidade de Sobral/CE. Era um homem dotado de predicados cristãos. Foi ele quem construiu com seus próprios recursos a capela do Sagrado Coração de Jesus, que permanece até hoje com suas linhas originais. Arcou com a responsabilidade da maior parte do patrimônio levantado para a Diocese de Mossoró, doando seu palacete residencial para sede do Seminário Santa Terezinha, uma casa de sua propriedade na Praça Vigário Antônio Joaquim, onde funcionou a Rádio Rural além de apreciável quantia em espécie à Diocese de Mossoró.

O rápido enriquecimento de Miguel Faustino e a sua generosidade para com a Igreja fizeram surgir lendas onde se dizia que o mesmo havia enriquecido por ter feito um pacto com o diabo. E estava passando parte dos seus bens para a igreja como forma de redimir com Deus. Essa lenda ainda é contada pelas pessoas mais antigas.

Já na velhice transferiu sua residência para o Rio de Janeiro, onde morreu em 10 de novembro de 1952, aos 94 anos de idade. Fez muito por Mossoró e por sua Diocese. Seu nome está gravado na galeria dos grandes homens de Mossoró.

Geraldo Maia do Nascimento – Colunista

“É Notícia Mossoró”

https://enoticiamossoro.com.br/2022/04/um-homem-empreendedor-miguel-faustino-do-monte/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O LEITE DE CADA DIA

 Clerisvaldo B. Chagas, 21 de julho de 2023

Escritor símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.932

Sim, é um altíssimo privilégio em um município pertencer a Bacia Leiteira de Alagoas. Sabemos, é óbvio, que o critério de um município para pertencer a chamada Bacia Leiteira de Alagoas, é produzir leite, isso todo mundo sabe.  Mas, levando-se em conta que todos os municípios do Agreste e Sertão de Alagoas se cria gado junto à lavoura, todos, então deveriam estar incluídos na Bacia. Todo proprietário rural é agropecuarista. Lógico que a quantidade de vacas leiteiras depende da quantidade de terras e do poder aquisitivo. Mas todos têm a vaca leiteira no seu espaço. Não encontramos uma fonte que explicasse o porquê do seu município fazer parte desse privilégio. Consultando duas fontes distintas, fomos encontrar uma Bacia Leiteira com 11 municípios e 2.782,9 Km2.

Vaca gir leiteira (foto: pinterest).

Anotamos os municípios de Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Izidoro, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Palestina e Pão de Açúcar. Porém, na segunda fonte, o número de municípios salta para 16 e amplia a área para 5.053 Km2. Acrescente-se Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Igaci, Olivença e Palmeira dos Índios. No primeiro caso temos somente municípios sertanejos. No segundo caso, parte do Agreste faz parte com Estrela de Alagoas, Igaci e Palmeira dos Índios. Dois Riachos e Olivença são município do Sertão. Bem, pode ser que seja uma Bacia Leiteira atualizada.  Mas isso fica para uma terceira e definitiva pesquisa. Leite tem uso estadual e para exportação.

A Bacia Leiteira de Alagoas é a maior do Nordeste. O estado é o maior produtor de leite dos estados nordestinos. Isso quer dizer que não é possível faltar leite a uma criança no estado de Alagoas e, se faltar será motivo de descaso público. Além dos empregados de qualquer uma das fábricas de leite, ainda temos os que trabalham com o gado leiteiro, o corpo técnico dos rebanhos, os transportadores do produto das fazendas para a recepção e os transportadores do leite industrializado para outros centros. O que importa mesmo além do desenvolvimento, é o emprego com origem no campo que acalma e dignifica milhares de pessoas, pais e mães de família que louvam a atividade e o pão de cada dia.

O tema ainda merece ser estudado e visto de CARA NOVA.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2023/07/o-leite-de-cada-dia-clerisvaldo-b.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com